SISTEMA URINÁRIO Flashcards
O sistema urogenital é formado durante a ____ semana de vida intrauterina a partir do mesoderma intermediário, em três estágios sucessivos: ___, ____ e _____. Complete a frase
O sistema urogenital é formado durante a terceira semana de vida intrauterina a partir do mesoderma intermediário, em três estágios sucessivos: pronefro, mesonefro e metanefro
Unidades excretoras renais são formadas a partir do ____ e o sistema coletor do _____ .
Unidades excretoras renais são formadas a partir do blastema metanéfrico e o sistema coletor do broto ureteral.
A lobulação renal fica completa na ___ semana
A lobulação renal fica completa na 28ª semana
Os rins estão localizados inicialmente na cavidade pélvica e por volta da ___ semana de gestação já estão localizados em sua topografia habitual no retroperitônio.
os rins estão localizados inicialmente na cavidade pélvica e por volta da nona semana de gestação já estão localizados em sua topografia habitual no retroperitônio.
Quais órgão estão contidos no espaço pararrenal anterior?
Pâncreas, segunda à quarta porções do duodeno, cólons ascendente e descendente
Quais órgão estão contidos no espaço perirrenal?
Rim, a adrenal, o ureter proximal e gordura.
Qual é a medida média dos rins no adulto?
9 a 11 cm
O que o seio renal possui?
O seio renal contém os ramos vasculares principais, cálices, pelve renal e gordura
Pq o córtex renal é possível de ser diferenciado da medula na fase contrastada corticomedular?
O córtex renal pode ser diferenciado da medula renal neste estágio, porque a vascularização do córtex é maior do que a da medula.
A máxima opacificação das artérias renais ocorre durante esta fase, permitindo uma adequada avaliação da anatomia arterial. Qual fase se trata?
Na fase contrastada corticomedular
A fase nefrográfica inicia quando? E qual sua principal utilidade?
A fase nefrográfica inicia-se à medida que o material de contraste entra nas alças de Henle e nos túbulos coletores. É a mais valiosa para a detecção de massas renais e caracterização de lesões indeterminadas.
Fase excretora é utilizada em qual momento?
Para avaliação dos sistemas coletores
Qual é a anomalia renal mais comum?
Ela é uma anomalia de fusão parcial ou total?
O rim em ferradura é a anomalia renal mais comum.
Fusão parcial
Durante a migração dos rins para a fossa renal, eles cruzam as artérias _____. Qualquer alteração na posição dessas artérias pode causar a fusão dos _____ , resultando em uma fusão que pode ser : _____
Durante a migração dos rins para a fossa renal, eles cruzam as artérias umbilicais. Qualquer alteração na posição dessas artérias pode causar a fusão dos blastemas nefrogênicos, resultando em uma fusão que pode ser total ou parcial
O que se trata?
Aneurisma de aorta abdominal sintomático associado a rim em ferradura
Na anomalia que caracteriza os rins em panqueca - como os rins são?
Massa única, mediana, situada na cavidade pélvica ou no nível da bifurcação aórtica.
O que é?
Rim em panqueca
A ectopia renal cranial é geralmente _____ , e a ectopia caudal pode ser classificada em 3. Quais?
A ectopia cranial é geralmente intratorácica, e a ectopia caudal pode ser classificada em abdominal, ilíaca ou pélvica.
Das ectopias renais caudais qual é a mais comum e ao mesmo tempo com mais associação com malformações genitais.
pélvica
Na ectopia simples, o rim está do mesmo lado em que se originou?
Sim
Na ectopia renal congênita, a posição mais baixa do rim é acompanhada de:
Na ectopia renal congênita, a posição mais baixa do rim é acompanhada de um ureter mais curto, de vasos renais com origem ectópica e algum grau de malformação do sistema coletor que torna essa condição mais suscetível a refluxo, infecções, litíase e quadros obstrutivos.
O que temos é a presença de rins ectópicos na transição abdominopélvica. Com medianização dos polos inferiores.
Cada rim sofre uma rotação medial de cerca de 90° e os hilos se orientam para a linha média, alinhados e voltados um para o outro.
V ou F
V
Deve-se suspeitar de agenesia renal unilateral em crianças quando?
Deve-se suspeitar de agenesia renal unilateral em crianças com somente uma artéria umbilical.
O que temos aqui?
As lobulações do contorno renal trata-se da persistência de sulcos corticais bem definidos na superfície renal que são encontrados no rim fetal e costumam desaparecer durante a infância como consequência do crescimento e do aumento do número de néfrons.
Por quê a agenesia renal bilateral é incompatível com a vida?
Pois provoca oligodrâmnio grave
á o rim em “corcova de dromedário” caracteriza-se por ser uma proeminência focal do parênquima renal, provavelmente por conta de uma impressão do baço durante a vida embrionária.
condição benigna que pode simular neoplasia é a hipertrofia do septo de Bertin, que corresponde a colunas de tecido cortical renal, localizadas entre as pirâmides, resultantes da fusão de dois ou mais lobos renais.
A estenose da junção ureteropélvica (JUP) é a anomalia urinária mais comum na infância.
Defeito parenquimatoso juncional
hidronefrose sem dilatação ureteral (JUP)
Qual é a causa mais comum de hidronefrose no neonato?
megaureter congênito por obstrução da JUV
No geral qual é a anomalia congênita mais comum do trato urinário?
DUPLICIDADE DO SISTEMA COLETOR
O que é a lei de Weigert e Meyer? Presente na duplicidade completa do sistema coletor?
Em geral, essa duplicidade obedece a Lei de Weigert - Meyer, a qual explica que o ureter responsável por drenar o polo superior do rim se insere mais medial e distal na bexiga, em relação ao ureter que drena o polo inferior do rim, sendo este, mais lateral e superior
O que é?
Duplicidade do sistema coletor
Mostre o esquema da duplicidade ureteral?
O que é ureterocele?
E quais as complicações?
Ureteroceles representam dilatação congênita anormal da porção mais distal do ureter.
Podem provocar obstrução ureteral e dar origem a infecções recorrentes do trato urinário. Elas podem ser complicadas pela formação de cálculos. O tratamento das ureteroceles sintomáticas é cirúrgico, porém a maioria das ureteroceles é assintomática
O que é isso:
ureterocele aparece como uma estrutura cística que se projeta na bexiga, muitas vezes perto da localização normal da junção vesicoureteral (JVU) . Isto é ectópico na maioria dos casos e, portanto, não na localização esperada do orifício ureteral. O ureter associado geralmente está visivelmente dilatado
Necrose cortical aguda
O nefrograma estriado neste caso retrata material de contraste preso em túbulos renais necrosados. Isso representa as consequências da nefropatia aguda
principal causa de IRA em pacientes hospitalizados; relacionada a fatores agressores renais, como hipotensão, isquemia renal (pacientes transplantados), sepse, meios de contraste iodado, drogas, desidratação, hemoglobinúria e mioglobinúria.
NTA necrose tubular aguda
TC de abdome/pelve com contraste demonstrando hiporealce relativo do córtex renal e realce normal da medula renal, em consonância com o sinal de borda reversa visto na necrose cortical renal.
necrose papilar aguda
necrose papilar aguda
ins. renal crônica: perda da relação corticomedular, com acentuada hiperecogenicidade e afilamento do parênquima renal (1 cm)
Calcificação distrófica:
Toda formação cálcica que não se inclua no diagnósticos das litíases e das nefrocalcinoses (calcificações em paredes de vasos, calcificações tumorais)
Nefrocalcinose:
Deposição de sais de cálcio no parênquima renal, geralmente associada a hipercalcemia; na USG esses depósitos cálcicos não apresentam sombra acústica posterior.
Qual local mais acometido no rim de nefrocalcinose?
Pirâmides renais são as áreas mais envolvidas.
urolitíases:
Imagem hiperecogênica que determina sombra acústica posterior, localizada em agrupamento calicinal (superior, médico ou inferior), em ureter (ureterolitíase) ou livre no interior da bexiga.
Identificação com grande precisão de cálculos renais com dimensões maiores que 3 e 5 mm. V ou F
V
O que é?
Cálculo no terço médio do rim esquerdo
O que é ?
Cálculos coraliformes: grandes dimensões e sombras posteriores muito compactadas.
Cálculos coraliformes podem ser confundidos com gases de vísceras ocas, calcificações grosseiras sequelares renais ou nefrocalcinose). Como diferenciar?
Avaliação complementar com radiografia convencional
Grave
Bom
O que é e como deve ser descrito?
Formação hipodensa exofítica, heterogênea, com densidade de gordura, medindo _ x _ cm, localizado em terço médio do rim esquerdo, possivelmente relacionado a angiomiolipoma, como principal possibilidade diagnóstica.
O que é?
Tumor renal
Formação expansiva / infiltrativa no terço médio / superior do rim direito, com componente exofítico, com intenso realce heterogêneo ao meio de contraste iodado, delimitando áreas centrais de necrose / liquefação, medindo cerca de <> x <> x <> cm
Na presença de um tumor renal o que mais devemos avaliar?
Avaliar sinais de circulação colateral perirrenal, sinais infiltração, linfonodos, densificação dos planos gordurosos adjacentes e comprometimento das estruturas vasculares do hilo renal
O que é? E qual é o possivel diagnostico diferencial?
Formação expansiva em pólo médio do rim esquerdo, circunscrita, medindo _ cm x _ cm x _ cm que demonstra captação de contraste, exceto por região central semelhante a uma cicatriz hipodensa em formato de estrela. Apresenta características de imagem sugestivas de oncocitoma, mas o carcinoma de células renais não pode ser descartado, especialmente devido ao tamanho da lesão.
O que é?
Tumor de Wilms ou nefroblastoma
Formação expansiva / infiltrativa do rim direito, que se insinua além da linha média e desloca as estruturas adjacentes, mas sem sinais de invasão / infiltração. Apresenta coeficientes de atenuação heterogêneos, com áreas de hipoatenuação central (necrose / liquefação), associado a realce pelo meio de contraste iodado das porções sólidas. Medidas <> x <> x <> cm.
Cite algumas diferenças entre o neuroblastoma e o tumor de Wilms?
Lesões císticas renais Bosniak I e II precisam de acompanhamento?
As classificadas em I e II são lesões benignas e não precisam de acompanhamento por apresentar taxa de 0% de malignidade, enquanto as lesões IIF são aquelas com risco de malignidade de até 25% e que, portanto, necessitam de acompanhamento com método de imagem (USG, TC ou RM).
Como deve ser a forma de acompanhar uma lesão Bosniak II F?
6 meses - 1 ano
anualmente - por próximos 3 a 5 anos
Por quê as lesões Bosniak III e IV precisam de tratamento cx?
Pois possuem alta taxa de malignidade
O que é?
Observação:
- Desconsiderar pseudo realce em lesões císticas homogeneas menores que 1,5 cm.
- Parede pode realçar mas interior não
- Por isso, obviamente, preciso ter estudo com contraste!
Observação: só considero septo se tiver REALCE!
Quando não usar a classificação de Bosniak?
- USG
- Lesão com > 25% de componente sólido
- Sindromes que aumentam o risco de carcinoma de celulas renais - como Von Hipel Lindau
- Lesões infecciosas, inflamatórias ou vasculares
O que é?
Tem nodulo facil de ver ou qualquer projeção focal obtusa maior que 4mm é 4!
Como é a classificação do refluxo vesicoureteral?
Ureter retrocaval
Classifique os graus desses refluxos?
D
E -
Não se pode avaliar a uretra posterior na fase retrógrada somente na fase miccional.
Em laranja observe a próstata rechaçando o assoalho vesical. Pq na fase miccional podemos observar o calibre verdadeiro da uretra posterior quando vem a miccção de fato ai se teria a abertura.
Nessa imagem como o contraste vem de forma retrograda e não ha vontade de fazer xixi fica a impressão de obstrução!
A
Rm tem dificuldade de avaliar calculo renal.
Diverticulo (anomalia uraco)
O que é?
cisto uracal
Úraco patente
Qual é a ordem do mais frequente pro menos frequentes das anomalias do uraco?
Quais os 3 pontos de constrição mais sintomáticos no cálculo urinário?
Cálculos coraliformes: apresentam “pontas” em múltiplos eixos, simulando presença de cálculos em agrupamentos calicinais diferentes.
Doenças renais císticas multifocais hereditárias
Cite 3
Doença renal policística autossômica dominante (ADPKD)
Doença von Hippel-Lindau (VHL)
Esclerose tuberosa
Qual é a manifestação extrarrenal mais comum na: Doença renal policística autossômica dominante ?
Cistos hepáticos
Doença renal policística autossômica dominante
Olha os cistos hepáticos para ajudar
A neoplasia definidora de VHL é quase sempre o hemangioblastoma, acometendo qualquer parte do SNC, vista em quase todos os pacientes.
Porém ela tb pode acometer a parte visceral. Discorra mais:
Paciente com transtornos psiquiátricos, angiofibromas faciais realizou a seguinte ultrassonografia, e levantou-se a suspeita de ____? Complete a frase anterior, e informe qual é o achado da imagem:
Esclerose tuberosa
Angiomiolipomas
O angiomiolipoma é a alteração renal mais vista no rim dos pacientes com ET. Por 2 vem os cistos
E
Nefrograma estriado
PNA
Nefrograma estriado
PNA
Abcesso em polo inferior do RE
Ou pielonefrite enfisematosa
Como é feita a divisão da uretra?
Pq na cistite crônica muitas vezes é necessário realizar cistoscopia ?
Qual é a infecção parasitária mais comum que afeta o trato urinário ?
Qual sintoma mais comum?
E cronicamente qual é o risco de desenvolvimento?
- Esquistossomose
- Hematúria
- Carcinoma de células escamosas
Dilatação da uretra posterior, acentuada estenose da uretra posterior
Válvula da uretra posterior
Sinal do buraco da fechadura
Pode ser vista em avaliação de us gestacional e se relaciona a VUP
Quais as características dos cistos da pelve renal ?
Cisto parapielico
Se originam do parênquima e insinuam a pelve renal / normalmente grandes e únicos
Cisto parapielico
Se originam do parênquima e insinuam a pelve renal / normalmente grandes e únicos
Peripielico: múltiplos custos pequenos, confluentes e irregulares no seio renal, originam
Da pelve renal
Oncocitoma