Sistema Único de Segurança Pública Flashcards
Sistema Único de Segurança Pública (Lei Federal nº 13.675/2018 e suas alterações)
É instituído o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), que tem como órgão central o _______________________________________________ e é integrado pelos órgãos de que trata o art. 144 da Constituição Federal , pelos agentes penitenciários, pelas guardas municipais e pelos demais integrantes estratégicos e operacionais, que atuarão nos limites de suas competências, de forma cooperativa, sistêmica e harmônica.
Ministério Extraordinário da Segurança Pública
A Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS) tem como finalidade:
Preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por meio de atuação conjunta, coordenada, sistêmica e integrada dos órgãos de segurança pública e defesa social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, em articulação com a sociedade.
Certo
Errado
Certo
A segurança pública é ___________________________ e _____________________________, compreendendo a União, os Estados, o Distrito Federal e os Munícipios, no âmbito das competências e atribuições legais de cada um.
dever do Estado
responsabilidade de todos
Cabe à/ao __________ estabelecer a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS).
a) Estado
b) Município
c) DF
d) União
D
São princípios da PNSPDS:
a) respeito ao ordenamento jurídico e aos direitos e garantias individuais e coletivos;
b) proteção, valorização e reconhecimento dos profissionais de segurança pública;
c) proteção dos direitos humanos, respeito aos direitos fundamentais e promoção da cidadania e da dignidade da pessoa humana;
d) eficiência na prevenção e no controle das infrações penais;
e) todas as alternativas estão corretas
E
São princípios da PNSPDS, EXCETO:
a) eficiência na repressão e na apuração das infrações penais;
b) eficiência na prevenção e na redução de riscos em situações de emergência e desastres que afetam a vida, o patrimônio e o meio ambiente;
c) participação e controle social;
d) resolução pacífica de conflitos;
e) uso desproporcional da força;
E
Art. 4º, IX - uso comedido e proporcional da força;
Assinale a alternativa incorreta com relação aos princípios da PNSPDS.
a) proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente e prezar pela relação harmônica e colaborativa entre os Poderes Legislativo e Judiciário;
b) publicidade das informações não sigilosas e promoção da produção de conhecimento sobre segurança pública;
c) otimização dos recursos materiais, humanos e financeiros das instituições;
d) transparência, responsabilização e prestação de contas.
e) simplicidade, informalidade, economia procedimental e celeridade no serviço prestado à sociedade;
A
a) proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente e prezar pela relação harmônica e colaborativa entre os Poderes;
O SUSP, que tem como órgão central o Ministério Extraordinário da Segurança Pública.
Certo
Errado
Certo
Fazem parte do SUSP os órgãos de que trata o art. 144 da CF, os agentes penitenciários, as guardas municipais e demais integrantes estratégicos e operacionais.
Certo
Errado
Certo
São integrantes estratégicos do SUSP:
I) a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, por intermédio dos respectivos Poderes Executivos.
II) os Conselhos de Segurança Pública e Defesa Social dos três entes federados.
a) apenas I está correta
b) apenas II está correta
c) I e II estão corretas
d) nenhuma das alternativas está correta
C
São integrantes operacionais do SUSP: polícia federal, polícia rodoviária federal, polícias civis, polícias militares, corpos de bombeiros militares, guardas municipais, guarda portuária, órgãos do sistema penitenciário, institutos oficiais de criminalística, medicina legal e identificação, Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), secretarias estaduais de segurança pública ou congêneres, Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Secretaria Nacional de Política Sobre Drogas (Senad), agentes de trânsito e guarda portuária.
Certo
Errado
Certo
O SUSP será coordenado pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública.
Certo
Errado
Certo
As operações combinadas, planejadas e desencadeadas em equipe poderão ser ostensivas, investigativas, de inteligência ou mistas, e contar com a participação de órgãos integrantes do Susp e, nos limites de suas competências, com o Sisbin e outros órgãos dos sistemas federal, estadual, distrital ou municipal, necessariamente vinculados diretamente aos órgãos de segurança pública e defesa social.
Certo
Errado
Errado
… NÃO necessariamente vinculados diretamente aos órgãos de segurança pública e defesa social, especialmente quando se tratar de enfrentamento a organizações criminosas (Art. 10, § 2º).
A segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos, compreendendo a União, os Estados, o Distrito Federal e os Munícipios, no âmbito das competências e atribuições legais de cada um.
Certo
Errado
Certo
Compete ao Estado estabelecer a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS) e aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer suas respectivas políticas, observadas as diretrizes da política nacional, especialmente para análise e enfrentamento dos riscos à harmonia da convivência social, com destaque às situações de emergência e aos crimes interestaduais e transnacionais.
Certo
Errado
Errado
Compete à União…
O Ministério Público, responsável pela gestão do Susp, deverá orientar e acompanhar as atividades dos órgãos integrados ao Sistema.
Certo
Errado
Errado
O Ministério Extraordinário da Segurança Pública…
A Autonomia dos Poderes e das Unidades Federativas é um dos princípios da PNSPDS.
Certo
Errado
Errado
Não é princípio da PNSPDS a autonomia dos Poderes e das Unidades Federativas (Art. 4º)
O Respeito ao ordenamento jurídico e aos direitos e garantias individuais e coletivos é uma diretriz da PNSPDS.
Certo
Errado
Errado
É princípio da PNSPDS o respeito ao ordenamento jurídico e aos direitos e garantias individuais e coletivos (Art. 4º, I).
O Atendimento imediato ao cidadão é um objetivo da PNSPDS.
Certo
Errado
Errado
Atendimento imediato ao cidadão é diretriz da PNSPDS (Art. 5º, I).
Os Conselhos de Segurança Pública e Defesa Social congregarão representantes com poder de decisão dentro de suas estruturas governamentais e terão natureza de órgão deliberativo, com competência decisória e de fiscalização das atividades de segurança pública e defesa social.
Certo
Errado
Errado
… terão natureza de colegiado, com competência consultiva, sugestiva e de acompanhamento social das atividades de segurança pública e defesa social, respeitadas as instâncias decisórias e as normas de organização da Administração Pública (Art. 20, § 2º).
Serão criados Conselhos de Segurança Pública e Defesa Social, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, mediante proposta dos chefes dos Poderes Executivos, encaminhadas aos respectivos Poderes Legislativos.
Certo
Errado
Certo
Art. 20, caput.
O Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, com atribuições, funcionamento e composição estabelecidos em regulamento, terá a participação apenas de representantes da União, dos Estados e do Distrito Federal.
Certo
Errado
Errado
… representantes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios
(Art. 20, § 1º).
A Lei Federal 13.675/2018 prevê os seguintes componentes: SUSP, Conselhos de Segurança Pública e Defesa Social, Sinaped e Sinesp, Sievap e Pró-vida, Susesp.
Certo
Errado
Errado
Não há, na referida lei, qualquer referência a “Susesp”.
Deverão ser realizadas conferências a cada 4 (quatro) anos para debater as diretrizes dos planos nacional, estaduais e municipais de segurança pública e defesa social.
Certo
Errado
Errado
Deverão ser realizadas conferências a cada 5 (cinco) anos para debater as diretrizes dos planos nacional, estaduais e municipais de segurança pública e defesa social (Art. 45).
Os documentos de identificação funcional dos profissionais da área de segurança pública e defesa social serão padronizados mediante ato do Secretário Nacional de Justiça e terão fé pública e validade em todo o território nacional.
Certo
Errado
Errado
… serão padronizados mediante ato do Ministro de Estado Extraordinário da Segurança Pública e terão fé pública e validade em todo o território nacional (Art. 43)
A Rede EaD-Senasp é escola virtual destinada aos profissionais de segurança pública e defesa social e tem como objetivo viabilizar o acesso aos processos de aprendizagem, independentemente das limitações geográficas e sociais existentes, com o propósito de democratizar a educação em segurança pública e defesa social.
Certo
Errado
Certo
Art. 41