Sistema respiratório Flashcards
Como é a irrigação pulmonar?
O pulmão possui dupla circulação e é irrigado pelaas artérias brônquicas e pulmonares
A dupla circulação é importante para evitar a isquemia.
O que é o septo alveolar?
O septo alveolar está presente na porção final da árvore brônquica.
O septo alveolar é constituido por:
1- intertíscio (fibras colágenas e elásticas)
2- capilares
3- epitélio alveolar
4- macrófagos alveolares
O epitélio alveolar é composto por pneumócitos do tipo 1 e do tipo 2
os pnemócitos do tipo 1 são responsáveis por realizar troca gasosa. Já os pneumócitos dio tipo 2 produzem surfactante e são responsáveis pela manutenção do epitélio.
Quais são as fazes de evolução do edema pulmonar não cardiogênico?
1- fase aguda ou exudativa
2- fase proliferativa
3- fase fibrótica ou resolução
Qual é a patogênese do edema pulmonar não cardiogênico?
A lesão se inicia no endotélio e posteriormente envolve o epitélio alveolar.: os neutrófilos são atraídos por fatores quimiotáticos até o intertiscio e lá liberam substancias que agridem o endotélio. Com isso, há um aumento da permeabilidade vasculare destruição tecidual. Essa destruição tecidual não é facilmente resolvida, cursando com fibrose. Devido a fibrose, é desenvolvida uma doença pulmonar crônica de curso variável.
Qual é a patogenia da TEP?
A patogenia da TEP é a tríadde de Virchow:
1- hipercoaguabilidade
2- fluxo sanguíneo anormal
3- lesão endotelial
Esses 3 fatores levam a formação de trombos
Qual valor é considerado hipertensão pulmonar?
acima de 25 mmHg
As principais causas de hipertensão pulmonar são as causas SECUNDÁRIAS:
tromboembolia
IC esquerda
enfizema
shunt esquerda direita- hiperfluxo pulmonar
Na hipertensão pulmonarhá vasos com hipertrofia e?ou fibrose concentrica. Devido a hipertensao os vasos possuem uma dificuldade para se contrairem, assim, para compensar, esses vasos realizam uma hipertrofia. No enttando, em determinado momento essa hipertrofia não é mais possível, o que gera uma lesao endotelial e a formação de uma fibrose concentricca no interior do vaso.
Alem disso, tambem podem haver lesoes plexiformer ou angiomatóides (vasos dentro dos vasos). Essa lesão ocorre em decorrencia da formação de trombos devido a estase sanguinea causda pela hipertrofia e pela fibrose.
O que é o enfizema pulmonar?
O enfizema pulmonar é o aumento anormal dos ácinos pulmonares por destruição de suas paredes (septos) SEM fibrose evidente.
Quais são os tipos de enfisema pulmonar?
Os enfizemas podem ser classificados em 4 tipos
, de acordo com sua localização anatomica:
1- centroacinar ou centrolobular
2-panacinar ou panlobular
3- paraseptal
4- irregular
Enfisema panacinar
No enfisem panacinar ou panlobular há acometimento de todo o lóbulo pulmonar.
Esse enfizema está associado à deficiência de alfa 1 tantitripsina. A alfa 1 antitripsina é uma anti-protease produzida no fígado. Ela tem a função de degradar a elastase neutrofílica, que é uma enzima que digere elastina, evitando assim, dano tecidual.
Na ausencia da alfa 1 antitripsina, não h´degraça~i da elastase neutrofílica, levando a uma degradação excessiva de elastina, que leva a problemas pulmonares.
Qual a etiopatogênese do enfisema?
O tabagismo e a poluição levam a um aumento da atividade inflamatória, pois a nicotina e a poluiçaõ são quimiotáticos para neutrófilos. Devido a esses agentes tóxicos os macrófagos alveolares são ativados, liberando fatores quimiotáticos para neutrófilos. Com a ativação dos neutrófilos e macrófagos há um aumento da liberação de elastase por eles.
Alem disso, há um aumento da ação lesiva de agentes oxidantes: os radicais livres de oxigênio agridem diretamente fibras colágenas e elásticas e esses agentes oxidantes reduzem a ação da alfa 1 antitripsina.