Sistema Imune Flashcards

1
Q

Explique o que é o sistema imune:

A

O sistema imune corresponde ás estruturas do nosso organismo responsáveis pela proteção deste, a defesa contra agentes agressores.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O sistema imune se organiza em três linhas de defesa, quais são estas?

A

1° Linha de defesa: Barreiras 2° Linha de defesa: Defesa Inata 3° Linha de defesa: Defesa Adaptativa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Explique á primeira linha de defesa e quais são os tipos de barreiras:

A
  • Barreiras: são estruturas que impedem a penetração dos agentes invasores.- Barreiras químicas: Enzima lisozima, presente na saliva, suor e lágrimas, o ácido clorídrico presente no suco gástrico, que elimina microorganismos provenientes de água e alimentos. - Barreiras mecânicas: Muco das vias aéreas, que retém microorganismos para que não atingem os alvéolos pulmonares, e os Epitélios de revestimento em pele e mucosa, que dificultam a entrega de microorganismos.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Explique á segunda linha de defesa.

A

A defesa inata é inespecifica, agindo com o objetivo de eliminar os agentes invasores que tenham ultrapassado as barreiras e atingindo a circulação sanguínea. Como componentes da defesa inata, temos os leucócitos, como neutrófilos e eosinófilos, a reação inflamatória e a febre.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Explique o processo de inflamação:

A

A inflamação é uma resposta da defesa inata acionada contra agentes físicos (como queimaduras), mecânicos (como pancadas), químicos (como queimaduras por ácido) ou biológicos (como infecções). A reação inflamatória é desencadeada por mediadores químicos, sendo principais deles as protaglandinas, produzidas a partir dos constituintes das células danificadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A prostaglandinas é produzida a partir dos constituintes das células danificadas, sintetize este processo de obtenção da prostaglandinas.

A

Célula | Lesão CelularFosfolipídios de membrana | Enzima fosfolipase Ácido araquidônico | Enzima ciclooxigenase (COX)Prostaglandinas |Inflamação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

As prostaglandinas são responsáveis pela maior parte dos efeitos da reação inflamatória, como:

A
  • vasodilatação, o que leva uma maior quantidade de sangue e, consequentemente, mais leucócitos para a defesa e mais nutrientes e oxigênio para o reparo - aumento da permeabilidade vascular, o que permite ao plasma abandonar os vasos, para o intersticio, levando consigo mais leucócitos para defesa facilitando a diapedese, é mais nutrientes e oxigênio para o reparo- dor, para impedir que o indivíduo fosse a área afetada, agravando a lesão.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

como o resultado desses efeitos que a prostaglandinas ocasiona, pode-se descrever cinco sinais clássicos do processo inflamatório:

A
  • edema, inchaço promovido pela vasodilatação e pelo extravasamento de plasma (= Hematomas) - rubor ou vermelhidão, promovido pelo aumento do fluxo sanguíneo relacionado a vasodilatação.- calor no local, devido ao atrito produzido pelo excesso de sangue na área- dor - perda de função, devido a dor
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Sintetize as fases da inflamação:

A
  • Fase Irritativa: é a fase que perdura por toda a inflamação, caracterizada pela liberação de mediadores químicos decorrente da ação do agente agressor nos tecidos.- Fase Vascular: consiste no aumento da permeabilidade do vaso e vasodilatação.- Fase Exudativa: caracterizado pela formação de exudato celular e plasmático, oriundo do aumento da permeabilidade do vaso.- Fase Degenerativa-Necrótica: fase em que evidenciam células mortas, necrosadas e produtos de degeneração.- Fase produtiva-reparativa:multiplicação de células e reparação tecidual. O local lesionado pode regenerar (mesmo tipo de célula) ou cicatrizar (tecido fibroso). Essa é a fase final que visa recompor o tecido lesionado.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Inflamações generalizadas, pode ocorrer febre. As prostaglandinas agem sobre o hipotálamo, região relacionada à regulação da temperatura corporal, aumentando á temperatura por:

A
  • aumentar a atividade metabólica corporal, intensificando a queima de nutrientes nas mitocôndrias, com a consequente produção de calor.- levar a uma vasoconstrição periférica na pele, aumentando a retenção de calor corporal.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O aumento da temperatura proporcionado pela febre ocasiona o quê? E o que acarreta se estiver presente a toxinas bacterianas?

A

O aumento da temperatura proporcionado pela febre aumenta a velocidade das reações enzimáticas, potencializando a multiplicação dos leucócitos e as demais reações de defesa. Entretando, a excessiva produção de prostaglandinas e ação de toxinas bacterianas de efeito pirógeno (gerador de febre) podem levar a maiores elevações de temperatura, podendo desnaturar as enzimas e promover a morte celular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Explique a terceira linha de defesa:

A

A defesa adaptativa apresenta duas importantes propriedades, a especificidade de ação e a memória. A especificidade se refere ao fato do sistema imune reconhece o antígeno para poder combatê-lo da maneira mais eficiente possível. A memória se refere ao fato de que uma vez que se entra em contato com o antígeno, todas as informações sobre eles são armazenadas, de tal maneira que a resposta ocorre muito mais rápida. Como componentes da defesa adaptativa, temos os anticorpos ou imunoglobulinas, que são proteínas produzidas por células chamadas plasmócitos e que agem especificamente contra determinadas substâncias, chamadas antígenos, e os linfócitos T8 ou células assassinas, que agem especificamente contra células infectadas por vírus ou contra células cancerosas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Diferencie anti-inflamatórios não esteroidais de anti-inflamatória esteroidais.

A

✓ Não esteroidais: Inibem a enzima ciclooxigenase, que leva á produção das prostaglandinas, sem prostaglandinas, o processo inflamatório é então suprimido. Exemplos: A.A.S - Aspirina: Diminuição da coagulação e aumento da acidez no estômago. Paracetamol - Tylenol: Tóxico ao fígado. Dipirona - Novalgina: Aumento no risco de AVC.✓ Esteroidais: Derivados de colesterol, estabiliza a membrana plasmática, impedindo a ruptura de membrana. Exemplos: Hormônios cortisol, corticóides.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Sintetize os efeitos colaterais do anti-inflamatória esteroidais

A
  • Baixa imunidade: Aumentando o risco de infecções. - Diminui o processo de cicatrização- Retenção de líquido e consequentemente inchaços- Inibição da produção de corticóides naturais (por feedback negativo) - Evitar a rejeição de transplantes
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Diferencie antígeno de patógeno:

A

O antígeno é uma substância orgânica (proteína, lipídio ou carboidratos) estranha a um determinado organismo. Um vírus, bactéria ou qualquer outro organismo não pode ser considerado um antígeno, uma vez que antígenos são moléculas. O que se pode dizer é que vírus, bactérias ou outros organismos possuem antígenos, que nesse caso são moléculas que os formam o que são produzidos por eles. O termo patógeno pode ser utilizado para descrever vírus, bactérias ou outros organismos capazes de causar doenças

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Sintetize o mecanismo de produção de imunidade:

A
  1. Fagocitose: os dois mecanismos de imunidade se iniciam de maneira Idêntica, com a fagocitose do antígeno ou do patógeno, onde é fagocitado por macrófagos especiais denominadas células dendríticas ou células apresentadoras de antígenos. o antígeno fagocitado é então fragmentado em determinantes antigênicos, que são expostos na membrana da célula apresentadora para que haja contato com os linfócitos. 2. Seleção clonal: as células apresentadoras com os determinantes antigênicos expostos na superfície de suas membranas entra em contato com os linfócitos, que então tenta um reconhecer os fragmentos de antígenos a partir de seus receptores. como Existem muitos tipos de linfócitos que variam quanto aos seus receptores de membrana, a indentificação daquele capaz de se ligar a um determinado antígeno em questão é feita pelo método de tentativa e erro. quando a identificação do linfócito com receptor adequado, nem sei o que houve a sensibilização do linfócito.3. Expansão Clonal: como existem apenas poucos linfócitos como receptores específicos para o determinante antigênico em questão, uma vez que o linfócito com receptor adequado é identificado, promove-se a multiplicação do mesmo. Assim, ocorre a produção de grande número de cópias do linfócito com receptor adequado. 4. Diferenciação e ativação: a maior parte dos linfócitos sensibilizadas vai ser diferenciada em células ativas, sejam eles linfócitos B ativados em plasmócitos e linfócitos T8 ativados em células assassinas. Uma pequena parte do linfócito sensibilizados, no entanto, vai ficar inativa na forma de células de memória. As células de memória podem ser rapidamente ativadas quando houver necessidade, sem que ser precise repetir o processo de seleção clonal. Elas permanecem inativas na circulação, E caso asa nova penetração do antígeno específico, as células de memória podem passar imediatamente a forma ativa.
17
Q

Resuma o processo de produção de imunidade:

A

Antígeno no organismo -> Fagocitose pelas células apresentadoras -> apresentação aos linfócitos -> seleção clonal -> diferenciação e ativação -> formação de plasmócitos, células assassinas e células de memória.

18
Q

Diferencie imunidade celular e imunidade humoral:

A
  • A imunidade celular é aquela mediada pelos linfócitos T 8 ativados em células Assassinas- A imunidade humoral é aquela mediada pelos linfócitos B ativados em plasmócitos e esta relacionado à produção de anticorpos contra determinado antígeno.
19
Q

Explique o que é anticorpos ou imunoglobulinas:

A

Os anticorpos são proteínas formadas por quatro cadeias peptídicas (duas cadeias pesadas e duas cadeias leves), em uma estrutura molecular em forma de Y. A extremidade da base do Y, denominada porção FC é a mesma para todos os anticorpos de uma mesma classe, sendo inespecífica. Essa região inespecífica pode ser ligar as células de defesa do organismo, como os macrófagos, que por isso reconhecem facilmente o anticorpo. As duas extremidades superiores do Y, chamadas porções Fab, são idênticas aos receptores de membrana que eles possuem, sendo, pois específicas para determinante antigênico em questão. São essas regiões que se ligam aos antígenos pelos determinantes antigênicos.

20
Q

Os anticorpos não destróem antígenos, mas levam à destruição do antígeno por facilitar a ação das células de defesa de três maneiras possíveis:

A
  • Opsoninas: marcam os antígenos, ao se ligar a porção inespecífica exposta, as células de defesa, como os macrófagos, fagocitam o anticorpo e o antígeno ligado a ele. - Aglutininas: aglomeraram os antígenos, evitando que se dispersem pelo organismo, permitindo que os leucócitos eliminem todos os antígenos aglutinados de uma vez. - Antitoxinas: neutralização antígenos tóxicos, como venenos evitando que eles exceção sua ação, nesse caso, a porção específica do anticorpo se liga a região do antígeno que desempenha a ação tóxica.
21
Q

Cite três importantes classes de imunoglobulinas:

A
  • Imunoglobulibas E: processos alérgicos e contra parasitas como os pertencentes aos grupos dos protistas e vermes.- Imunoglobulinas G: Na Infecção crônica, atravessam a placenta - Imunoglobulinas M: Na a infecção aguda
22
Q

Um indivíduo foi ao médico e descobriu que possuia mais imunoglobulinas M, o que isto significa? E o que aconteceria caso fosse diagnosticada com excesso de imunoglobulinas G?

A

Se este indivíduo apresenta imunoglobulinas to tipo M, significa que ele está doente nesse momento, infecção aguda. Porém caso no diagnóstico apresentar Imunoglobulinas do tipo G, significa que ele está curado ou se curando.

23
Q

Explique o que é Imunização ativa:

A

a imunização ativa consiste na produção de anticorpos próprios pelos organismos, podendo ocorrer de modo natural ou artificial. A imunização ativa natural ocorre através de infecções, em que a própria doença desencadeia os fenômenos imunológicos que combinam com a imunidade. Já a imunização ativa artificial ocorre através da administração de vacinas. Nesse processo, é introduzido no corpo de um indivíduo sadio o antígeno que causa a doença, havendo então a produção de anticorpos específicos para esse antígeno.

24
Q

Explique o que é resposta imunitária primária e resposta imunitária secundária:

A
  • Na resposta imunitária primária, que ocorre quando o indivíduo entra em contato com o antígeno pela primeira vez, o tempo para a produção de anticorpos é a maior, e a quantidade de anticorpos produzidos é menor, comparando-se com o que ocorre na resposta secundária. - Na resposta imunitária secundária, que ocorre quando o indivíduo recebe o mesmo antígeno pela segunda vez, o tempo para produção de anticorpos é a menor, e a quantidade de anticorpos produzidos é maior. A resposta secundária está relacionado a presença de células de memória, que são prontamente ativadas quando o organismo volta entrar em contato com um certo antígeno.
25
Q

Cite os três princípios ativos para a vacina:

A
  • Antígeno isolado: Toxina inativa da bactéria. Exemplo: vacina antitetânica.- Patógeno inativo: Vacina contra gripe. Exemplo: vírus da gripe morto (ou inativo)- Patógeno vivo atenuado: Vacina contra rubéola. Exemplo: vírus da rubéola vivo (ativo), porém enfraquecido.
26
Q

Um certo indivíduo não queria se vacinar contra a gripe, pois este afirmava que toda vez que se vacinava acabava ficando gripado. Está afirmação está correta?

A

Não. A vacina da gripe é feito com vírus inativos, então não há perigo de infecção. No entanto como o vírus inativo não estimula muito o sistema imune, é necessário junto a este vírus colocar um adjuvante que irá potencializar o sistema imune. Porém os efeitos desse adjuvante acaba sendo similares com efeito da gripe. Entretanto a duração é diferente, enquanto o vírus da gripe fica uma semana, os efeitos do adjuvante só dura um até dois dias. Desse modo, muitos se acabam confundindo acreditando que tenha pegado a gripe.

27
Q

Cite os prós e os contras da vacina com patógeno ativo e inativo.

A
  • Patógeno inativo: Não estimula muito o sistema imune, sem risco de infecção. - Patógeno Ativo: Estimula o sistema imune, porém há risco de Infecção.
28
Q

Explique o que é imunização passiva:

A

A imunização passiva consiste no recebimento de anticorpos prontos, podendo ocorrer de modo natural ou artificial. A imunização passiva natural ocorre através da transferência de anticorpos da mãe para o filho através da placenta e do aleitamento. Já a imunização passiva artificial ocorre através da administração de soros. Nesse caso, são introduzidos no organismos os anticorpos já prontos para o combate a um antígeno. É um tipo de imunização utilizada quando se deseja uma resposta rápida do organismo.

29
Q

Cite exemplos de imunização passiva artificial:

A

Em caso de mordida de cobra peçonhenta, por exemplo, cujas toxinas podem matar em pouco tempo, não é possível esperar que o próprio organismo reage produzindo anticorpos. Injeta-se, então, um soro antiofídico que já contém os anticorpos prontos para atuar. Outro exemplo de utilização de soros é no caso de pessoas que se ferem e são contaminadas pela bactéria causadora do tétano, deve ser aplicado o mais breve possível o soro antitetânico, caso a pessoa não tenha recebido a vacina antitetânica.

30
Q

Diferencie imunização ativa de imunização passiva:

A

A duração da imunização passiva, é passageira, ao contrário da imunização ativa. Isso porque a pessoa recebe os anticorpos prontos que combateram os antígenos antes mesmo de eles terem ativado o próprio sistema imunológico da pessoa. a informação nesse caso, não fica registrada na memória do organismo. Assim como, na imunização ativa é utilizada como prevenção, já na imunização passiva é utilizada como tratamento.

31
Q

Como é produzido o soro?

A

E a aplicação do antígeno em cavalo, para que este comece a produzir anticorpos. Em que consiste no isolamento dos anticorpos a partir do sangue do cavalo.

32
Q

Explique a reação alérgica:

A

Antígenos são substâncias orgânicas estranhas ao organismo e que geram uma resposta do sistema imunológico. A alergia ou anafilaxia é uma impossibilidade do nosso sistema de defesa há certos antígenos fracos, conhecidos como alérgenos, contra os quais nem todos os indivíduos oferecem uma resposta. Os tipos mais comuns de alergia estão relacionados aos anticorpos do grupo das imunoglobulinas E, que ficam aderidos à membrana plasmática dos mastócitos, ocorrendo a união do antígeno com o imunoglobulina E dos mastócitos, essas células liberam histamina e outros agentes inflamatórios, armazenados em vesículas no citoplasma, que provoca a dilatação dos vasos sanguíneos e alteram sua permeabilidade, gerando edema, vermelhidão e prurido (coceira).