Algas e Protozoários Flashcards
A que filo pertencem as algas unicelulares, sem parede celular, flageladas e que podem nutrir-se tanto de forma autotrófica como heterotrófica?
Dinophyta (dinoflagelados).
A que filo pertencem as algas unicelulares ou multicelulares, de água doce ou salgada, com pigmentos e parede celular bioquimicamente semelhantes às das plantas de terra firme?
Chlorophyta (clorofíceas ou algas verdes).
A que filo pertencem as algas multicelulares, com o pigmento ficoeritrina, e que têm paredes celulares impregnadas de ágar e carragenina?
Rhodophyta (rodofíceas ou algas vermelhas).
A que filo pertencem as algas multicelulares, exclusivamente marinhas, que podem atingir grande tamanho e devem sua cor estanha à presença do pigmento fucoxantina?
Phaeophyta (algas pardas).
A que filo pertencem as algas unicelulares abundantes no fitoplâncton marinho, cujos representantes possuem frústulas silicosas em forma de duas peças encaixadas?
Bacillariophyta (diatomáceas).
A que filo pertencem as algas responsáveis pelo fenômeno da bioluminescência marinha e as que causam as marés vermelhas?
Dinophyta (dinoflagelados).
A que filo pertencem as algas exclusivamente de água doce, de paredes calcificadas e que lembrar musgos?
Charophyta (carofíceas).
A que filo pertencem as algas que apresentam: sílica nas paredes celulares, a maioria das espécies unicelulares e características que também estão presentes em diatomáceas e feofíceas?
Chrysophyta (crisofíceas ou algas douradas).
Caracterize os Protozoários quanto ao ambiente onde vivem e à forma de nutrição.
A maioria dos protozoários é aquática, vivendo em água doce,água salgada, regiões lodosas e terra úmida. Algumas espécies são parasitas, habitando o interior do corpo de animais invertebrados e vertebrados, causando doenças. Há também protozoários que mantêm relações de troca de benefícios (mutualismo) com outros seres vivos (ex.: flagelados e cupins).Algumas espécies alimentam-se de matéria orgânica de cadáveres ou de restos de outros seres vivos; outras ingerem microrganismosvivos, como bactérias, algas e outros protozoários; existem ainda protozoários parasitas que se alimentam de tecidos corporais dos hospedeiros.
De que maneira os protozoários de água doce enfrentam o problema osmótico decorrente de viver em uma solução hipotônica em relação ao seu citoplasma?
A eliminação do excesso de água nesses protozoários está a cargo dos vacúolos contráteis, bolsas citoplasmáticas que acumulam água, eliminando-a de tempos em tempos. Assim, pode-se dizer que os vacúolos contráteis são responsáveis pela regulação da osmose nos protozoários, ou seja, por sua osmorregulação.
Quais são as características típicas dos rizópodes (ou sarcodinas) e onde vivem esses protozoários?
O filo Rhizopoda, também chamado Sarcodina, compreende os protozoários que se locomovem por meio de expansões citoplasmáticas denominadas pseudópodes, também utilizados para capturar alimento. Há espécies de rizópodes vivendo livremente em água doce ou no mar, sobre os fundos e a vegetação submersa. Algumas amebas podem viver no corpo humano sem causar prejuízo, em uma relação que os biólogos chamam de comensalismo. Exemplos de amebas comensais humanas são Entamoeba gengivalis, que vive na boca, e Entamoeba coli, que vive no intestino. Por outro lado, a Entamoeba histolytica é parasita, e ao se instalar no intestino humano, provoca a doença conhecida como amebíase ou disenteria amebiana.
Caracterize os actinópodes quanto à organização de sua célula e ao ambiente onde vivem.
Os radiolários e os heliozoários, que integram o filo Actinopoda, apresentam pseudópodes afilados, os axópodes, sustentados por um eixo central e que se projetam como raios em torno da célula. Os radiolários apresentam uma cápsula interna central, esférica e perfurada, constituída de quitina e ligada a um esqueletoformado por espículas de sílica (SiO2) ou de sulfato de estrôncio(SrSO4); eles vivem exclusivamente no mar, constituindo um importante componente do plâncton. Os heliozoários podem ou não ser dotados de estruturas esqueléticas, mas nunca apresentam cápsula esférica central, como os radiolários. A maioria dosheliozoários é de água doce; algumas espécies habitam o fundo de lagos de água doce ou vivem sobre a vegetação submersa.
Caracterize os foraminíferos quanto à organização de sua célula e ao ambiente onde vivem.
O filo Foraminifera (do latim foramen, buraco, furo) reúneprotozoários dotados de uma carapaça externa, constituída de carbonato de cálcio (CaCO3), quitina ou mesmo de fragmentos calcários ou silicosos selecionados da areia pelo foraminífero. A carapaça apresenta numerosas perfurações, através das quais se projetam finos e delicados pseudópodes, usados na captura de alimento.A maioria dos foraminíferos vive no mar. Muitas espécies de foraminíferos flutuam, constituindo parte importante do plâncton.Outras espécies vivem sobre algas, animais ou no fundo do mar.
Caracterize os protozoários apicomplexos (esporozoários) quanto à organização de sua célula e ao ambiente onde vivem.
O filo Apicomplexa engloba exclusivamente protozoários parasitas, sem estruturas locomotoras e dotados, em algum estágio do ciclo de vida, de uma estrutura celular proeminente, o complexo apical (daí o nome do grupo). Estudos têm mostrado que o complexo apical desempenha papel importante na penetração desses protozoários parasitas nas células hospedeiras. O termoSporozoa, antigamente utilizado para designar o filo, se refere ao fato de muitos representantes do grupo possuírem ciclos de vida com estágios em que se formam esporos.
Caracterize os protozoários flagelados, comentando os ambientes em que podem ser encontrados.
O filo Zoomastigophora, também conhecido por Flagellata, compreende protozoários que se locomovem por meio de estruturas filamentosas em forma de chicote, os flagelos. Geralmente há um ou dois flagelos, mas algumas espécies podem apresentar dezenasdeles. Muitos flagelados podem viver no meio aquático, no mar e em água doce. Alguns têm vida livre, utilizando os flagelos para a natação e capturando alimentos por fagocitose. Outros são sésseis, isto é, vivem fixados a um substrato, e utilizam o movimento flagelarpara criar correntezas líquidas que arrastam partículas de alimento para perto de si. Diversas espécies de flagelados são parasitas, causando doenças em animais e na espécie humana.