Histologia Flashcards
Seres unicelulares são os formados por uma ___ célula, como as bactérias, os protozoários, certas algas e certos fungos.
Única.
Seres multicelulares são os formados por um número ___ de células, que pode variar de centenas até trilhões.
Grande.
São multicelulares as __, os animais, certos fungos e certas algas.
Plantas.
Por que as bactérias, embora possam formar agrupamentos coloniais, não são consideradas seres multicelulares? Parte 1Como não há nenhuma divisão de trabalho ou compartilhamento de funções entre as células bacterianas de uma colônia, elas se comportam como se estivessem ____.
Isoladas.
Por que as bactérias, embora possam formar agrupamentos coloniais, não são consideradas seres multicelulares? Parte 2O conceito de multicelularidade pressupõe a existência de uma certa ___ entre as células associadas.
Interdependência.
Aponte e comente duas vantagens da multicelularidade em relação à estratégia unicelular.Parte 1A associação de células é uma maneira de ___ tarefas e funções.
Dividir.
Aponte e comente duas vantagens da multicelularidade em relação à estratégia unicelular.Parte 2Nos seres unicelulares, uma mesma célula realiza todas as funções ___ à vida: captura de alimento, digestão, excreção, percepção do ambiente etc.
Essenciais.
Aponte e comente duas vantagens da multicelularidade em relação à estratégia unicelular.Parte 3A multicelularidade ___ aos organismos crescer e ___ sua complexidade, mantendo a relação adequada superfície/volume. A soma das superfícies de muitas células pequenas é ___ que a superfície de uma única célula grande, de volume equivalente.
Permitiu;Aumentar;Maior.
Tecidos são conjuntos de células altamente ___, cada um deles especializado em realizar funções específicas no organismo.
Integradas.
Apenas plantas e animais (com exceção das esponjas) apresentam tecidos ___.
Verdadeiros.
Aponte e comente uma característica estrutural dos epitélios de revestimento que garante o bom desempenho da função revestidora. Parte 1O bom desempenho da função revestidora dos epitélios é garantido pelo fato de suas células serem ____ ajustadas e unidas umas às outras por pequena quantidade de material cimentante.
Perfeitamente.
Aponte e comente uma característica estrutural dos epitélios de revestimento que garante o bom desempenho da função revestidora. Parte 2O arranjo das células epiteliais pode ser comparado ao de ___ ou tijolos firmemente encaixados e colados uns aos outros.
Ladrilhos.
De onde as células epiteliais recebem nutrientes e gás oxigênio e para onde descartam gás carbônico e excreções? Parte 1Nos tecidos epiteliais ___ há vasos sanguíneos.
Não.
De onde as células epiteliais recebem nutrientes e gás oxigênio e para onde descartam gás carbônico e excreções? Parte 2Assim, as células epiteliais ___ gás oxigênio e substâncias ___ a partir de tecidos próximos, por __.
Recebem;Nutritivas;Difusão.
De onde as células epiteliais recebem nutrientes e gás oxigênio e para onde descartam gás carbônico e excreções? Parte 3Elas se livram do gás carbônico e das excreções lançando-as nos espaços intercelulares, de onde esses produtos se ___ para os vasos sanguíneos dos tecidos próximos.
Difundem.
De onde as células epiteliais recebem nutrientes e gás oxigênio e para onde descartam gás carbônico e excreções? Parte 4Os epitélios estão sempre associados a tecidos ___ nos quais há vasos sanguíneos que __ e oxigenam os epitélios próximos.
Conjuntivos;Nutrem.
Quanto ao número de camadas celulares, os tecidos epiteliais de revestimento são classificados em:Parte 1Epitélios simples ou ___ (formados por uma única camada de células).
Uniestratificados.
Quanto ao número de camadas celulares, os tecidos epiteliais de revestimento são classificados em:Parte 2Epitélios ___ (formados por mais de uma camada de células).
Estratificados.
Quanto ao número de camadas celulares, os tecidos epiteliais de revestimento são classificados em:Parte 3Epitélios pseudo-estratificados são formados por uma __ camada celular, mas têm células de diferentes alturas, o que dá a impressão de serem estratificados.
Única.
Quanto à forma das células, os epitélios são classificados em:Parte 1a) pavimentosos (ou escamosos), suas células são ___ como ladrilhos ou escamas.
Achatadas.
Quanto à forma das células, os epitélios são classificados em:Parte 2b) ___, com células em forma de cubo.
Cúbicos.
Quanto à forma das células, os epitélios são classificados em:Parte 3c) ___ ou colunares, com células alongadas, em forma de coluna.
Prismáticos.
Quanto à forma das células, os epitélios são classificados em:Parte 4d) Epitélio de ___ é o termo que designa os epitélios cujas células mudam de forma devido ao estiramento (ex.: epitélio da bexiga urinária).
Transição.
Junções celulares são estruturas presentes nas membranas de células epiteliais vizinhas cuja função é a ___ intercelular, necessária à função revestidora dos tecidos epiteliais.
Adesão.
Os principais tipos de estruturas de junção são os __ e as zonas de __, além das junções adesivas e das junções tipo gap.
Desmossomos;Oclusão.
Lâmina basal é uma camada de glicoproteínas entremeadas por fibras da proteína ___, secretado pelas próprias células epiteliais, que dá apoio e sustentação ao epitélio.
Colágeno.
Muitas vezes a lâmina basal é reforçada por fibras ___ no tecido conjuntivo subjacente, formando a membrana basal.
Entrelaçadas.
Os hemidesmossomos são estruturas semelhantes a desmossomos, que ___ as bases das células epiteliais à lâmina basal, em vez de ligarem as membranas de células vizinhas, como fazem os desmossomos.
Conectam.
Microvilosidades são ___ da membrana celular semelhantes a dedos de luva, que mantêm sua forma graças a microfilamentos presentes em seu interior.
Projeções.
Dê exemplo de epitélios em que ocorrem microvilosidades, comentando a relação estrutura/ função.Elas ampliam a superfície de contato das células epiteliais e o meio, o que __ a capacidade de absorção do epitélio.
Aumenta.
As microvilosidades estão presentes nas células do epitélio que __ internamente o intestino delgado, cuja função é __ nutrientes e permitir que eles passem da cavidade intestinal para o sangue.
Revestem;Absorver.
Comente a relação estrutura/função das invaginações e dos cílios encontrados em certos tipos de epitélio. Dê exemplo de epitélios em que ocorrem essas especializações da borda celular.Parte 1Invaginações são ___ internas da membrana celular, presentes em epitélios em que há grande intercâmbio de substâncias, como o que forma os túbulos presentes no interior dos rins.
Dobras.
Comente a relação estrutura/função das invaginações e dos cílios encontrados em certos tipos de epitélio. Dê exemplo de epitélios em que ocorrem essas especializações da borda celular.Parte 2Os túbulos renais são constituídos por células epiteliais, cuja função é __ substâncias úteis da urina em formação, devolvendo-as ao sangue.
Reabsorver.
Comente a relação estrutura/função das invaginações e dos cílios encontrados em certos tipos de epitélio. Dê exemplo de epitélios em que ocorrem essas especializações da borda celular.Parte 3Cílios são estruturas em forma de ___ microscópicos móveis, presentes em epitélios que precisam remover constantemente muco e partículas acumuladas, como os presentes na superfície interna da traqueia e no interior das tubas uterinas.
Pêlos.
Comente a relação estrutura/função das invaginações e dos cílios encontrados em certos tipos de epitélio. Dê exemplo de epitélios em que ocorrem essas especializações da borda celular.Parte 4Na traqueia, o batimento constante dos cílios garante a __ do sistema respiratório, dificultando a entrada de agentes estranhos nos pulmões.
Limpeza
Comente a relação estrutura/função das invaginações e dos cílios encontrados em certos tipos de epitélio. Dê exemplo de epitélios em que ocorrem essas especializações da borda celular.Parte 5Nas tubas uterinas, o ___ dos cílios arrasta o gameta feminino liberado pelo ovário ou o embrião em direção ao útero.
Batimento.
Caracterize as glândulas quanto ao tecido que as constitui e quanto à sua função no organismo. Como podem ser classificadas? Parte 1Glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial glandular, especializadas na ___ e eliminação de substâncias úteis ao organismo, as secreções.
Produção.
Caracterize as glândulas quanto ao tecido que as constitui e quanto à sua função no organismo. Como podem ser classificadas? Parte 2Por exemplo, a saliva é a __ das glândulas salivares, o leite é a secreção das glândulas mamárias, e assim por diante.
Secreção.
Caracterize as glândulas quanto ao tecido que as constitui e quanto à sua função no organismo. Como podem ser classificadas? Parte 3As glândulas podem ser classificadas em dois tipos: ___ e endócrinas.
Exócrinas.
Compare, quanto ao aspecto estrutural básico, glândulas exócrinas e glândulas endócrinas? Dê exemplo de cada tipo de glândula. Por que o pâncreas é considerado uma glândula mista?Parte 1Glândulas exócrinas são as que possuem __ por onde saem as secreções, as quais são eliminadas para fora do corpo ou para cavidades internas de órgãos. Exemplo: glândulas sudoríparas.
Ducto.
Compare, quanto ao aspecto estrutural básico, glândulas exócrinas e glândulas endócrinas? Dê exemplo de cada tipo de glândula. Por que o pâncreas é considerado uma glândula mista?Parte 2Glândulas endócrinas são as que __ possuem ducto, eliminando suas secreções (hormônios) diretamente no sangue. Exemplo: glândula tireóidea.
Não.
Compare, quanto ao aspecto estrutural básico, glândulas exócrinas e glândulas endócrinas? Dê exemplo de cada tipo de glândula. Por que o pâncreas é considerado uma glândula mista?Parte 3O pâncreas é considerado uma glândula ___ ou anfícrina porque desempenha simultaneamente funções endócrinas e exócrinas.
Mista.
Os critérios usados para classificar as glândulas exócrinas são: Parte 1a) __ da porção secretora da glândula.
Forma.
Os critérios usados para classificar as glândulas exócrinas são: Parte 2b) tipo de __.
Ducto.
Os critérios usados para classificar as glândulas exócrinas são: Parte 3c) tipo de __.
Secreção.
Os critérios usados para classificar as glândulas exócrinas são: Parte 4d) maneira de ___ a secreção.
Eliminar.
Quanto à forma da porção secretora as glândulas exócrinas podem ser:Parte 1 Tubulosas (__).
Tubulares.
Quanto à forma da porção secretora as glândulas exócrinas podem ser:Parte 2___ ou acinosas (arredondadas)
Alveolares.
Quanto à forma da porção secretora as glândulas exócrinas podem ser:Parte 3Túbulo-alveolares ou túbulo-acinosas (tubulares com extremidades ___).
Arredondadas.
Quanto ao ducto podem ser: ´Parte 1a)___ (sem ramificações)
Simples.
Quanto ao ducto podem ser:Parte 2b)___ (ducto ramificado)
Compostas.
Quanto ao tipo de secreção podem ser:Parte 1a) ___(secreção consistente).
Mucosas.
Quanto ao tipo de secreção podem ser:Parte 2b) ____ (secreção fluida, protéica)
Serosas.
Quanto ao tipo de secreção podem ser:Parte 3c) ___ ou seromucosas (secreção mista).
Mucosserosas.
Quanto à maneira de secretar podem ser: Parte 1a) ___ (eliminação total do citoplasma glandular com a secreção).
Holócrinas.
Quanto à maneira de secretar podem ser: Parte 2b) ____ (eliminação somente da secreção).
Merócrinas.
Quanto à maneira de secretar podem ser: Parte 3c) ___ (eliminação parcial do citoplasma glandular com a secreção).
Apócrinas.
Explique brevemente a formação de glândulas exócrinas.Todas as glândulas têm ___ na fase embrionária a partir de uma superfície epitelial. As células epiteliais se multiplicam e constituem um cordão celular, que se aprofunda nos tecidos mais internos. Nas glândulas exócrinas, a parte mais profunda do cordão de células se desenvolve e assume a função ___; o restante do cordão celular forma o ducto, através do qual a secreção flui para fora da glândula.
Origem;Secretora.
Explique brevemente a formação de glândulas endócrinas.Nas glândulas endócrinas, a parte mais profunda do cordão celular se ___, e não se forma ducto. As secreções são eliminadas _____ para o interior de vasos sanguíneos localizados na própria glândula ou em torno dela.
Isola;Diretamente.
Quais são os dois tipos de tecido que constituem a pele?A pele é constituída por dois tecidos unidos entre si: o mais externo é a ___ (tecido epitelial), e o mais interno, a ___ (tecido conjuntivo).
Epiderme;Derme.
Quais são as camadas que constituem a epiderme da pele?Partindo da mais externa, as camadas são: ___ (queratinizada); ___ (prolongamentos celulares para resistência); ___ (grânulos de queratina); ___ ou germinativa (produção de novas células). Dica: Cê, ganhou bem!
Córnea;Espinhosa;Granulosa;Basal.
Melanócitos são células ___ que produzem e acumulam melanina, o pigmento escuro que dá cor à pele.
Ramificadas.
Os melanócitos situam-se junto à camada basal, próximos da derme, apresentando prolongamentos que permitem depositar melanina __ das células das camadas basal e espinhosa.
Dentro.
A melanina atua como um ___ da radiação ultravioleta solar, que pode causar danos à pele.
Filtro.
As células de Langerhans reconhecem e ___ agentes estranhos que entram na pele, além de alertar o sistema de defesas corporais (sistema imunitário).
Destroem.
As células de Merkel ___ estímulos mecânicos que atingem a pele, transmitindo-os às fibras nervosas (são mecanorreceptores).
Percebem.
A derme é um tecido conjuntivo rico em __ protéicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas.
Fibras.
As principais células dérmicas são os fibroblastos, ___ pela produção de fibras protéicas e de uma substância gelatinosa que preenche os espaços do tecido, a substância fundamental ___.
Responsáveis;Amorfa.
As fibras da derme são de três tipos: ___ (mais espessas e resistentes), ___ (mais finas e elásticas) e ___ (ainda mais finas, entrelaçadas). ). É o conjunto dessas fibras que confere ____ e elasticidade à pele.
Colágenas;Elásticas;Reticulares;Resistência.
Pelos são finos bastões de queratina produzidos pela compactação de restos de células epidérmicas mortas. Um pelo se forma no interior de um tubo de células epidérmicas que se aprofunda para o interior da derme, o folículo piloso. Uma das funções dos pelos é ____ a pele contra o atrito.
Proteger.
Unhas são placas de queratina presentes nas pontas dos dedos; nos pés, dão mais equilíbrio ao caminhar e, nas mãos, ___ a apreensão e a manipulação de objetos.
Auxiliam.
Glândulas sebáceas são pequenas bolsas constituídas por células epiteliais glandulares que lançam sua ___ nos folículos pilosos, exceto nos lábios e nos órgãos genitais (glande do pênis e lábios menores da vagina), onde elas se abrem diretamente na superfície da pele. A secreção oleosa das glândulas sebáceas ___ a pele e os pelos, evitando seu ressecamento.
Secreção;Lubrifica.
Glândulas sudoríparas localizam-se na derme e se conectam a poros na superfície da epiderme, onde eliminam o suor, um fluido que contém água, sódio, potássio, cloretos, ureia, amônia e ácido úrico. O suor ___ a manter a temperatura corporal, pois, ao evaporar, absorve grande quantidade de calor da superfície do corpo, resfriando-o.
Ajuda.
Como é constituído o tecido epitelial?
Os epitélios são constituídos por células geralmente poliedricas, justaposta, com pouca substâncias extracelular e sem vascularização.Geralmente as células epiteliais aderem firmemente umas as outras, formando camadas celulares continuas que revestem a superfície externa e as cavidades do corpo, como boca, fossas nasais, tubo digestivo.
Existem basicamente três tipos de epitélios, quais são?
- Revestimento: Especializados no revestimento, proteção, absorção e eliminação. - Glandulares: Especializado na secreção. - Neuroepitelios: Especializados na percepção de estímulos sensoriais.
As células epiteliais têm origem embrionária nos três folhetos germinativos, quais são?
- Origem ectodérmica: Epiderme (que reveste externamente o corpo fazendo parte da pele), epitélios de revestimento de nariz, boca e ânus, glandulas sebáceas, mamárias e salivares. - Origem mesodermica; Endotélio (que reveste internamente os vasos sanguíneos) Epitélios de revestimento do sistema urinário, epitélios de membranas que envolvem órgãos, como a pleura (envolve os pulmões), o pericardio (envolve o coração) e o peritonio (envolve as viceras abdominais) - Origem endodermica: Epitélios de revestimento da luz do tubo digestivo, árvores respiratória e bexiga urinária, fígado, pâncreas, tireóide.
Quais são as características dos epitélios?
- Células justapostas, com quase ausência de substâncias intercelular (=Glicocalix) - Com complexo unitivo bem desenvolvidos (interdigitações, zonulas de oclusão e demossomos) - Avascular: Sem vasos sanguíneos ( O tecido epitelial é nutrido por difusão a partir do tecido conjuntivo subjacente (Lâmina própria) - Sempre muito delgado (Máximo 40 camadas de células = 1,5 cm de espessura): A difusão celular é muito ineficiente. - Com celular poliedricas: Devido a forte justaposição (comprimindo-se umas contra as outras) que gera interfaces planas. - Formas: Pavimentosas, cubóides, cilíndrica ou prismaticas. ( O formato do núcleo indica o formato da célula)
Explique: Se a pele do corpo humano fosse feita de tecido conjuntivo.
Ocorreria a penetração de microorganismos e Substâncias estranhas, pois o tecido conjuntivo possui células espaçadas, facilitando assim a passagens de substâncias invasoras. Dessa forma, sendo o tecido epitelial que reveste todo o organismo, interna e externamente, eles são a primeira e principal barreira à penetração micro-organismos, já que possuem células justaposta, não há espaço para essa penetração.
Explique o que é interdigitações?
As interdigitações são projeções da membrana também em forma de dedos de luva, que se encaixam em projeções completamentares da membrana adjacentes. Estas modificações tem função de aumentar a Adesão entre as células.
Explique o que é zonulas de oclusão?
Zona de oclusão, uma espécie de cinturão adesivo situado junto a borda livre das células epiteliais. A zona de oclusão mantém as células vizinhas tão encostadas que impede a passagem de moléculas entre elas. Assim, substâncias eventualmente presentes em uma cavidade revestida por tecido epitelial não podem penetrar no corpo, a não ser atravessando diretamente as células.
Explique o que é desmossomos?
Um desmossomo pode ser comparado a um botão de pressão constituído por duas metades que se encaixam, estando uma metade localizada na membrana de uma das células e a outra na célula vizinha. Em cada célula existe uma placa circular de proteína, situada bem junto à membrana. Das placas partem substâncias colantes, chamadas desmogleínas, que atravessam as membranas e grudam as células na região de contato. As placas também estão ligadas a um grande número de filamentos constituídos da proteína queratina.
Expliquei o que é a junções tipo Gap?
são partículas cilíndricas que fazem com que as células entrem em contato umas com as outras, para que funcionem de modo coordenado e harmônico. Esses canais permitem o movimento de moléculas e íons, diretamente do citosol de uma célula para outra.
Expliqueo que é microvilosidades?
Microvilosidade são projeções citoplasmáticas na superfície celular envoltas por membrana plasmática que tem forma que lembra um pente. As dobras aumentam a capacidade de absorção das células que as têm. Por exemplo, a microvilosidde está presente em células do intestino delgado, área do corpo humano que absorve nutrientes digeridos, aumentando a área de absorção de nutrientes, a digestão torna-se mais eficiente.
Explique o que é Lâmina basal e hemidesmossomos?
Sob um tecido epitelial há sempre uma espécie de tapete de moléculas de proteínas ao qual as células se ligam: a lâmina basal. As bases das células epiteliais ficam aderidas a lâmina basal por meio de estruturas celulares especiais, denominadas hemidesmossomos. Estes lembram desmossomos, mas possuem estrutura e função diferentes, conectando as bases das células epiteliais à lamina basal, em vez de ligarem as membranas de células vizinhas, como fazem os desmossomos.
Explique a ausência de vascularização do tecido epitelial.
Como as células são muito justaposta, não há espaço entre elas para a penetração de vasos sanguíneos, nem mesmo capilares. A ausência de vasos sanguíneos também está relacionada á função dos epitélios de revestimento. Se houvesse vaso sanguíneos, um microorganismos que conseguisse penetra algumas camadas da célula epiteliais cairia na corrente sanguínea e poderia se espalhar pelo corpo. Devido à ausência de vascularização, a nutrição dos epitélios é feita por Difusão Celular, recebendo os nutrientes a partir dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo subjacente. Assim todo epitélio deve ser sustentado por um conjunto subjacente, chamado de lâmina própria. Os nutrientes sai dos capilares do conjuntivo e passam para o epitélio. Entre o epitélio e o conjuntivo existe uma estrutura permeável denominada membrana basal, ela tem dupla função: Nutri o epitélio e promove a Adesão entre o epitélio e o conjuntivo.
Classifique os epitélios de revestimento:
- Quando ao número de camadas celulares: Simples, estratificado, pseudo-estratificado e de transição. - Quanto á forma das células presentes na camada superficial: Pavimentoso, cúbico ou prismatico.
Qual é a diferença do epitélio simples para o Estratificado?
- Simples: Apresenta uma única camada de células, facilita a passagem de substâncias: Para absorção, porém ela é frágil. - Estratificado: Com várias camadas de células, mas resistênte, para a proteção celular, porém não permite a passagem de substâncias.
De exemplos de epitélios de revestimento;
- Pavimentoso simples: Alvéolos pulmonares, Endotélio do capilar, para trocas gasosas. - Cuboide simples: Túbulos renais, para a reabsorção de substâncias úteis dos túbulos para o sangue. - Prismatico simples: Intestino, para a absorção (com microvilosidades) - Estratificado Pavimentoso: Epiderme (proteína queratina: impermeabilizante), mucosa de boca.- Estratificado cuboide: Folículos ovarianos, para proteger os ovócitos. - Estratificado Prismatico: Uretra, para proteger da pressão da urina.
Explique o tecido pseudo-estratificado prismatico ciliado?
O tecido tecido pseudo-estratificado prismatico ciliado apresenta uma única camada de células (sendo, portando, simples) com núcleo em alturas diferentes (dando a impressão da ocorrência de várias camadas de células). Está modalidade de tecido epitelial, aparece no revestimento das vias aéreas, como fossas nasais, traqueia e brônquios, onde apresenta cílios.
Qual é a função do tecido pseudo-estratificado prismatico ciliado?
Este tecido apresenta uma importante função de remoção de resíduos presentes no ar inalado. Assim, a camada de cílios deste epitélio é recoberta por muco, produzido por células caliciformes. As partículas de poeira ou outras quaisquer presente no ar aderem no muco, e este muco é “varrido” pelos cílios das vias aéreas para a faringe, onde é deglutido junto a saliva. No estômago, a acidez do suco gástrico destrói a poeira e eventuais microrganismo nela presentes.
O que é metaplasia?
Metaplasia é a substituição patológica de um tecido. Por exemplo, o epitélio pseudoestratificado prismatico ciliado da traqueia e dos brônquios, em fumantes crônicos, devido à ação do calor da Fumaça, pode ser substituído por epitélio estratificado pavimentoso, sem cílios. Este, é mais resistente à ação agressiva do calor da fumaça do fumo, mas nesse caso o indivíduo têm mais predisposição a infecções respiratórias, uma vez que perde o mecanismo de limpeza natural das vias aéreas.
Explique o tecido de transição:
Este tecido não apresenta número de camadas o formato de células definidos. Esses vão depender do estado em que se encontra o órgão ao qual pertencem. O tecido de transição é encontrado no revestimento da bexiga órgão altamente elástico. Quando a bexiga está cheia de urina ela se distende e o epitélio de transição acompanha esta distensão achatando as células que se tornam praticamente pavimentosas e diminuindo ou número de camadas celulares. Quando a bexiga está vazia ela se contrai e o epitélio de transição também acompanha este distensão tornando as células alongadas praticamente prismática e aumentando o número de camadas celulares.
O que são glândulas?
As glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial do tipo glandular que são especializadas na síntese e liberação de substâncias. As glândulas podem ser unicelulares quando são formadas apenas por uma célula secretora, ou pluricelulares quando são formadas por mais de uma célula. Como por exemplo a glândula unicelular, podemos citar a célula caliciforme e como exemplo de glândula pluricelular podemos citar a glândula sudorípara.
Diferencie glândulas exocrinas, endócrinas e anficrinas:
- Exocrinas: Com ducto secretores que eleminam a secreção fora do corpo ou em cavidades corporais. Exemplo: Glândula sudoríparas, salivares - Endócrinas: Sem ducto secretores, eleminam a secreção no sangue (Secreção = Hormônios). Exemplo: Tireóide, hipófise. - Anficrinas: Com parte exocrinas e com parte endócrina.Exemplo: Pâncreas, tem parte exocrinas (ácinos) Suco pancreático, e uma parte endócrina (ilhotas pancreáticas) insulina e glucagon.
Como se origina as glandulas exocrinas e endócrinas?
As glândulas multicelulares originam-se sempre dos epitélios de revestimento, por proliferação de suas células para o interior do tecido conjuntivo subjacente. Se o destino desse grupo de células for a formação de uma glândula exocrinas, a coluna de células permanece ligado ao epitélio. Já se o destino destas células for a formação de uma glândula endócrina, a parte da coluna de células ligada ao epitélio de onde este conjunto se originou degenera, e as células restantes se reorganizam e passam a ser envolvidas por vasos sanguíneos que receberão e distribuíram o material secretado.
Explique o tecido muscular:
O tecido muscular é responsável pelos movimentos corporais, sendo constituído por células alongadas e altamente diferenciadas, caracterizada pela presença de grande quantidade de filamentos citoplasmáticos proteicos responsáveis pela contração. Estas células são chamadas fibras musculares ou miócitos.
Qual é a origem embrionária do tecido muscular?
Todos os tipos de tecido muscular são derivados da mesoderme.
A célula muscular é tão diferenciada que apresenta um conjunto de termos exclusivamente relativos a ele, quais são estes termos?
Assim, a membrana plasmática da fibra muscular recebe a denominação de sarcolema, o citoplasma recebe a denominação de sarcoplasma, e o retículo endoplasmático é chamado retículo sarcoplasmático.
A fibra muscular apresenta em sua estrutura proteínas dispostas a formar miofibrilas contráteis, e possui a função de?
Essas miofibrilas são conjuntos de miofilamentos de proteínas contráteis, actina e miosina, e preenchem praticamente todo o sarcoplasma.
Por que não são formados novos tecidos conjuntivos na fase adulta?
Um indivíduo nasce com todas as fibras musculares as quais ele irá dispor por toda a vida. Em outras palavras, como o tecido muscular é formado por células bastante diferenciadas, ele é incapaz de ser formado pelo organismo adulto. Assim, um bebê e um adulto tem a mesma quantidade de fibras musculares. A diferença é que à medida que o indivíduo vai se desenvolvendo, novas miofibrilas são formadas nas fibras musculares, promovendo seu desenvolvimento.
Como a atividade muscular requer muita energia, as fibras musculares apresentam?
Um condrioma (conjunto de mitocôndrias), bem desenvolvido. Para fornecer combustível para o funcionamento das mitocôndrias, o acúmulo de substâncias de reserva energética, principalmente representando por um glicogênio, um polímero de glicose.
Quais são os tipos de tecido muscular?
Existem três tipos de tecido muscular, que são o tecido muscular estriado esquelético, associado ao movimento do esqueleto, o tecido muscular estriado cardíaco, presentes somente no coração e associado ao movimento de batimentos cardíacos, e o tecido muscular liso, presente nas vísceras corporais, como vasos sanguíneos e intestino.
Explique o tecido muscular estriado esquelético:
O tecido muscular estriado esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo dos vertebrados, formando o que se chama popularmente de carne. Essa musculatura recobre totalmente o esqueleto e está presa aos ossos, daí ser chamada de esquelética. Esse tipo de tecido apresenta contração voluntária (que depende da vontade do indivíduo). É uma musculatura de contração rápida, forte e voluntária. O controle da contração deste tipo de músculo é feito pelo córtex cerebral através do sistema nervoso voluntário.
Diferencie o músculo estriado esquelético escuras/lentas e o músculo estriado esquelético claras/rápidas;
-Escuras/Lentas: Delgadas. Muita quantidade de mioglobinas e mitocondrias, contribuindo para a eficiência da respiração aeróbica. Atividades de resistência (por muito tempo). Exemplos: Natação, maratona, ciclismo. - Claras/rápidas: Espessas. Com poucas mioglobinas e mitocondrias, ocasionando a ineficiência da respiração aeróbica. Atividades de explosão (muita força, por pouco tempo) Exemplos: Corridas de velocidade.
A fibra muscular estriada esquelética apresenta cor vermelha, devido á:
Presença da proteína mioglobina. A mioglobina contém ferro e serve para acumular oxigênio na fibra muscular enquanto a atividade muscular, permitindo uma atividade prolongada. Se não houvesse essa proteína, a musculatura estriada esquelética não poderia manter a atividade respiratória aeróbica por muito tempo, faltando energia para contração muscular.
Explique o tecido muscular estriado cardíaco:
Apresenta miócitos estriados com um ou dois núcleos centrais. Esse tecido ocorre apenas no coração e apresenta contração independente da vontade do indivíduo (contração involuntária). No músculo cardíaco essa contração é vigorosa e rítmica. Uma característica particular da musculatura cardíaca é que ela apresenta suas células anastomosadas (isto é, ligadas) entre si através de estruturas denominadas discos intercalares. Os discos intercalares, que fazem a conexão elétrica entre todas as células do coração. Assim, se uma célula receber um estímulo suficientemente forte, ele é transmitido a todas as outras células e o coração como um todo se contrai. Essa transmissão do estímulo é feita por canais de passagem de água e íons entre as células, que facilita a difusão do sinal iônico entre uma célula e outra, determinando a onda rítmica de contração das células. Os discos intercalares possuem estruturas de adesão entre células que as mantêm unidas mesmo durante o vigoroso processo de contração da musculatura cardíaca. É uma musculatura de contração rápida, forte, involuntária e rítmica. O controle dos batimentos cardíacos é realizado pelas próprias fibras musculares cardíacas, ou seja, ele é autógeno.
Explique o tecido muscular liso:
Os miócitos se apresentam uninucleados e fusiformes, isto é, alongadas e coam as extremidades afiladas. Nessas células a contração é involuntária e lenta. Você pode decidir quando lavar as suas mãos, mas não controla conscientemente os movimentos de seu estômago. Ocorre nas artérias, sendo responsável por sua contração; ocorre também no esôfago, no estômago e nos intestinos, sendo responsável pelo peristaltismo (ou peristalse) nesses órgãos. Os movimentos peristálticos são contrações em ondas que deslocam o material alimentar dentro desses órgãos do sistema digestório. É uma musculatura de contração fraca, lenta e involuntária. O controle desta contração é realizada pelo sistema nervoso autônomo.
Explique o processo de contração muscular na fibra estriada esquelética:
Toda a célula muscular contém filamentos protéicos contráteis de dois tipos: actina e miosina. Esses miofilamentos (ou miofibrilas) são diferenciados um do outro pelo peso molecular, maior no filamento de miosina. Os filamentos de miosina formam bandas escuras, chamadas anisotrópicas (banda A), e os de actina, bandas claras, chamadas isotrópicas (banda I). No centro de cada banda I aparece uma linha mais escura, chamada linha Z. O intervalo entre duas linhas Z consecutivas constitui um miômetro ou sarcômero e correspondem à unidade contrátil da célula muscular. No centro de cada banda A existe uma faixa mais clara, chamada banda H, bem visível nas células musculares relaxadas e que vai desaparecendo à medida que a contração muscular ocorre.
Explique como é que a actina e miosina se movimentam:
- Impulso nervoso no miócito (Ramos nervosos se encaminham para o tecido muscular e se ramificam, atingindo células musculares individuais ou grupos delas.)- O retículo sarcoplasma libera cálcio por difusão.- O cálcio liga na troponina, deslocando a tropomiosina - Miosina liga na actina, quebra ATP e dobra. - Actina desliza - contração.
Explique o automaticamente ou relaxamento muscular:
- Bombeamento de cálcio (por transporte ativo) de volta para o retículo sarcoplasma. - troponina e tropomiosina voltam. - Miosina se liga a ATP, desdobra e se separa da actina. - relaxamento
Quem consome mais energia a contração muscular ou relaxamento?
O relaxamento consome mais ATP porque, além do ATP a ser ligado na cabeça da miosina, há o aspecto do gasto de ATP com bombeamento de cálcio. Perceba que o que ativa a contração é a liberação de cálcio do retículo sarcoplasmático por difusão, e o que ativa o relaxamento é a saída de cálcio do sarcoplasma para o reticulo sarcoplasmatico por transporte ativo.
Explique a falta de ATP para o tecido muscular:
A falta de ATP para relaxamento explica o Rigor Mortis ou rigidez cadavérica, que ocorre quando o indivíduo morre: A musculatura permanece travada numa mesma posição e assim permanece até que os lisossomos das fibras se rompem e causem autólise, o que faz então com que os tecidos comecem a se desfazer.
Explique o que causa a cãibra:
Falta de ATP para relaxar o músculo. Miosina permanece dobrada e ligada na actina, consequentemente permanecendo em contração.
Para realizar a função de integração, o tecido nervoso conta com células altamente especializadas, denominadas?
Neurônios, capazes de gerar e transmitir impulso nervoso. Esses sinais elétricos são produzidos de acordo com estímulos específicos, podendo ser rapidamente transmitidos pela células nervosas e interpretados pelas mesmas, de maneira que uma resposta possa ser elaborada e enviada para os órgãos efetores, como glândulas e músculos. E as células da glia, que realizam funções semelhantes ao tecido conjuntivo, como preenchimento, sustentação e defesa.
Qual é a origem embrionária do tecido nervoso?
O tecido nervoso é completamente originado a partir do ectoderme do tubo neural.
“Os neurônios são as células mais diferenciadas no organismo humano.” Explique essa afirmação:
Os neurônios são células tão diferenciadas que acabam sendo incapazes de realizar divisão celular. Além disso, nenhuma outra célula no organismo adulto é capaz de se diferenciar em neurônios. Por isso, pode-se dizer que o tecido nervoso é incapaz de regeneração. Observe que uma célula nervosa quando danificada pode se regenerar e voltar a funcionar, mas uma vez que uma célula nervosa tenha morrido o tecido não tem como regenerar está célula perdida.
Quando o tecido nervoso é danificado e perde neurônios, o espaço antes ocupado pelos neurônios é preenchido por?
Células da glia, denominadas astrócitos. Fala-se não em regeneração, mas em cicatrização.
Alguns poucos neurônios podem ser produzidos no adulto em algumas áreas do sistema nervoso central, como?
O hipocampo relacionado a consolidação da memória. Esses novos neurônios são produzidos pela diferenciação de células da glia, mas em quantidade bastante limitada. Podemos nos referir a essa capacidade de produção de novas células nervosas utilizando o termo plasticidade para o tecido nervoso.
Sintetize a estrutura do neurônio e suas respectivas funções:
- Corpo celular: Contém núcleo, retículo endoplasmático, aparelho de golgi e mitocôndrias. Sintetiza moléculas essenciais para manutenção do neurônio. - Dendritos: São uma extensão do citoplasma ou ramificações do corpo celular. É o principal mecanismo receptivo do neurônio e de emissão de impulsos a neurônio vizinhos- Axônio: é um processo tubular longo, com mais de um metro em grandes mamíferos, e transmite um impulso elétrico (potencial de ação) do corpo celular até as terminações do axônio (terminais pré-sinápticos)- Terminais pré-sinápticos: São o ponto de contato com a célula adjacente, que pode ser outro neurônio ou uma célula muscular. Este local é denominado sinapse e o espaço entre os terminais pré-sinápticos e a célula subjacente (pós-sináptica), denominado fenda sináptica.
O que é a cromatólise?
É a degeneração do ergastoplasma ou corpúsculo de nissl (retículo endoplasmático rugoso) do neurônio, como conseqüência de traumatismos, doenças ou do envelhecimento natural. Até que ele possa voltar a sua atividade e também recuperar a ação neural.
Explique a bainha de mielina;
Os axônios da maioria dos neurônios, tanto no sistema nervoso central quanto no periférico, são envoltos por uma camada lipídica isolante chamada bainha de mielina, formada por células de Schwann, que são células da glia especializadas que se enrolam no axônio. Essa bainha é interrompida em intervalos regulares pelos nodos de Ranvier. Estas estruturas conferem uma maior velocidade de condução de impulsos nervosos, pode-se dizer que os impulsos saltam de um nodo de Ranvier a outro