Bioquímica Flashcards

1
Q

Qual foi a importância do experimento de Wohler, em que foi sintetizada uréia?

A

Serviu para confirmar que era sim possível a sintetização de moléculas orgânicas em laboratórios acabando assim com a teoria da força vital( que pregava que moléculas orgânicas só poderiam se originar da natureza, não sendo possível sintetizá-las).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Como podem ser definidas as substâncias orgânicas, quanto aos elementos que constituem suas moléculas?

A

Todas as substâncias orgânicas possuem carbono em suas moléculas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais são os primeiros elementos químicos que compõem a matéria viva?

A

Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Nitrogênio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que são macronutrientes e micronutrientes?

A

Os macronutrientes são os elementos básicos necessários em maior volume às plantas. São Carbono, Oxigênio, Hidrogênio, Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio e Enxofre. Os micronutrientes são requeridos em pequenas quantidades, de miligramas (um milésimo do grama) a microgramas (um milionésimo do grama). As vitaminas e os elementos vestigiais (oligoelementos) são micronutrientes. As vitaminas são classificadas como hidrossolúveis (vitamina C e oito componentes do complexo vitamínico B) ou lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K). São elementos vestigiais essenciais o ferro, o zinco, o cobre, o manganês, o molibdênio, o selênio, o iodo e o fluoreto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Liste as principais substâncias que constituem os seres vivos em ordem descrente de abundância.

A

Composição Média dos Seres Vivos: Hidrogênio(65,4%), Oxigênio(25,6%), Carbono(7,5%), Nitrogênio(1,25%), Fósforo(0,24%), Enxofre(0,06%), Elementos-traços(0,001% : Na, Mg, Cl, K, Ca, Mn, Fe, **, I)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual característica da molécula de água faz com que ela seja polarizada?

A

A molécula de água é formada por um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio. O átomo de oxigênio ao se relacionar com os dois átomos de hidrogênio, atrai os elétrons dos hidrogênios. Próton = carga positiva; elétron = carga negativa. Quando o oxigênio atrai o elétron do hidrogênio, o deixa menos negativo (já que ele perde elétron, cuja carga é negativa). Ficar menos negativo significa ficar positivo (já o hidrogênio ficou quase sem elétron na sua composição, ficou com seu próton que é de carga positiva). Como o átomo de oxigênio atraiu negatividade (atraiu elétrons) ele ficou negativo. Com isto, na molécula de água o oxigênio fica negativo e os hidrogênios ficam positivos. A diferença de cargas em uma molécula gera uma polaridade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que é ponte de hidrogênio?

A

Pontes de hidrogênio são ligações intermoleculares que acontecem em compostos hidrogenados, quando a diferença de eletronegatividade entre o H e o átomo central é grande (normalmente, O e N, que têm pares de elétrons livres, na última camada - ou camada de valência). Isso explica o chamado “comportamento anômalo da água”, entre os “hidrácidos” da coluna 6a (O, S, Se e Te). Teoricamente, á água deveria ser gasosa, à temperatura ambiente, uma vez que os pontos de mudanças de estado crescem de cima para baixo nas colunas. Mas, o que se vê é que a água tem seus pontos mais altos que os do enxofre (H2S é gasoso, à temperatura ambiente). Isto é explicado pelo fato de a água formar pontes de hidrogênio e o H2S não. São ligações fracas, mas, como são ligações intermoleculares, o composto tende a ter uma menor tendência à separação de suas moléculas (mudanças de fase). A amônia também forma pontes de hidrogênio, se bem que mais fracas que as da água. Nessas ligações, o H se liga aos pares eletrônicos livres do O e do N (estes são átomos pequenos e, portanto, a densidade de carga é maior).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O que é uma solução aquosa?

A

É qualquer solução em que o solvente é a água.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que são substâncias hidrofílicas e substâncias hidrofóbicas?

A

Substâncias hidrofílicas: São substâncias que se misturam com a água. Substâncias hidrofóbicas: São Substâncias que não se misturam com a água.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Como se pode definir reação química?

A

Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros. Resumidamente, pode-se afirmar que uma reação química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que são reagentes e produtos em uma reação química?

A

Reagentes são substâncias que formarão novas substâncias. Produtos são substâncias formadas por eles.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que é reação de hidrólise?

A

Uma hidrólise enzimática consiste em uma reação química catalizada por uma enzima (uma hidrolase) que utiliza água (H2O) para quebrar uma molécula em duas outras moléculas. Um dos produtos da reação catalizada receberá um grupo OH- e, o outro produto, um próton de hidrogênio que serão incorporados à suas estruturas químicas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que é calor específico, calor latente de vaporização e calor latente de fusão de uma substância?

A

O calor especifico é importante pois é a quantidade de calor que cada grama de uma substância necessita trocar para variar sua temperatura em 1ºC. Já o calor de vaporização é a quantidade de energia que é necessária para vaporizar uma molécula de uma substância. E o calor latente de fusão é a quantidade de calor necessária para fundir o gelo à pressão e temperatura.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Qual é a importância do alto calor específico da água para a vida?

A

Evitar mudanças bruscas na temperatura corpórea, já que a água apresenta resistência tanto a perda quanto ao ganho de calor. Atua no equilíbrio da temperatura dentro da célula, impedindo mudanças bruscas de temperatura, que afetam o metabolismo celular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Qual é a importância do alto calor latente de vaporização da água para os seres vivos?

A

Isso permite que a água reserve grande quantidade de energia térmica antes de evaporar. Caso o calor latente fosse menor, a água evaporaria mais rápido e escassearia com rapidez. E, todos nós sabemos, a água indispensável a todas as formas de vida que conhecemos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qual é a explicação molecular para o alto calor latente de evaporação da água?

A

A molécula de água (H-O-H) apresenta dois hidrogênios ligados ao oxigênio. Assim, cada molécula faz duas ligações de hidrogênio, que são ligações inter-moleculares (entre moléculas) que mantêm as moléculas de água fortemente unidas. Por isso, p/ separá-las (evaporação) é necessário uma grande quantidade de calor. Isso explica o alto calor latente de evaporação da água.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Explique a coesão e a adesão das moléculas de água em estado líquido.

A

Coesão na molécula de água, se refere à ponte de hidrogênio que prende as moléculas umas às outras; ou melhor dizendo, coesão, por si só, é a capacidade que uma substância tem de resistir à separação de suas moléculas. A água, por ser polar, suas moléculas tendem a atrair e serem atraídas por moléculas de outras substâncias polares, a este fenômeno damos o nome de adesão. Quando não há adesão, as moléculas não se ligam com as da outra substância.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Como pode ser explicada a tensão superficial da água?

A

Tensão superficial da água – 7.2 x 109N (Newtons).m-1A água líquida tem uma tensão superficial extremamente elevada, explicada pelas ligações por pontes de hidrogénio que mantêm as moléculas fortemente unidas.A tensão superficial de um líquido é a quantidade de energia requerida para reduzir ao mínimo a sua área superficial A tensão superficial explica vários fenómenos:As gotas de água que se observam nas folhas ilustram bem a tensão superficial. As mais pequenas de todas constituem esferas perfeitas. As maiores são ovais, achatadas e as maiores de todas demasiado pesadas para serem sustentadas pela tensão superficial e, por isso, espalham-se.Alguns insectos como o alfaiate passeiam sobre a água devido água tensão superficial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

Como pode ser explicado o fenômeno de capilaridade?

A

Capilaridade é a subida (ou descida) de um líquido através de um tubo fino, que recebe o nome de capilar. Esse fenômeno é resultado da ação da interação das moléculas da água com o vidro (considerando que o tubo é de vidro). Essa interação depende de alguns parâmetros como o diâmetro do tubo (quanto mais fino, maior a aderência), o tipo de líquido e sua viscosidade, que, por sua vez depende da temperatura (mais quente, menos viscoso). Isso se dá mais ou menos da seguinte forma: as moléculas do líquido são atraídas pelas moléculas do tubo por causa das interações intermoleculares. Desse modo, o líquido fica “grudado” na parede.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

O que são glícidos?

A

Os glicídios são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. São também conhecidos como açúcares, sacarídios (do grego sakkharon, açúcar), carboidratos ou hidratos de carbono.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

Que funções básicas os glicídios exercem no mundo vivo?

A

Os Glicídios têm função estrutural (construtora ou plástica) e armazenamento energético nos animais, sob a forma de glicogênio, e principalmente nos vegetais, sob a forma de polissacarídeos. Também tem função anticoagulante (heparina), lubrificante, estrutural (quitina) e antigênica (ativa o sistema imunológico, por exemplo, a alergia causada por crustáceos).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

Como são classificados os glicídeos?

A

Monossacarídeos Os glicídios mais simples são os monossacarídeos, que apresentam fórmula geral (cH2O). O valor de n pode variar de 3 a 7, e, de acordo com ele, os monossacarídeos são chamados respectivamente de trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses. Exemplos de monossacarídeos são glicose, frutose, galactose, ribose e desoxirribose. Dissacarídeos Dissacarídeos são moléculas formadas pela união de dois monossacarídeos. A reação de formação de um dissacarídeo é uma síntese por desidratação: um dos monossacarídeos perde um hidrogênio (- H) e o outro perde uma hidroxila (-OH); os dois monossacarídeos se unem e o hidrogênio e a hidroxila liberados formam uma molécula de água. A sacarose - o açúcar de cana - é um dissacarídeo formado pela união de uma molécula de glicose e urna de frutose. Outro exemplo de dissacarídeo é a lactose - o açúcar do leite -, constituído por uma glicose ligada a uma galactose. PolissacarídeosPolissacarídeos são moléculas grandes, formadas de centenas ou milhares de monossacarídeos. Exemplos de polissacarídeos são amido, glicogênio, celulose, quitina, entre outros. As moléculas de glicose fabricadas na fotossíntese e unidas de uma determinada maneira transformam-se em amido, que é armazenado.nas células das plantas Quando a célula necessita de energia, o amido é quebrado por hidrólise, transformando-se novamente em moléculas de glicose. O amido constitui sim, a principal substância de reserva das plantas e de muitas algas. Em nosso organismo também ocorre armazenamento de polissacarídeos. Depois de uma refeição, as células do fígado absorvem moléculas de glicose do sangue, unindo-as de maneira a formar o polissacarídeo e glicose.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

O que são monossacarídeos e como são classificados?

A

Monossacarídeos são carboidratos não polimerizados, por isso, não sofrem hidrólise. Possuem em geral entre três e sete átomos de carbono. São classificados em : Quanto aos grupamentos funcionais: Aldoses: Monossacarídeos de função mista poliálcool-aldeido, como a glicose , galactose, arabinose e manose :Cetoses: Monossacarídeos de função mista poliálcool-cetona, como a frutose: Quanto ao número de átomos de carbono: Trioses: Monossacarídeos com 3 átomos de carbono: Tetroses: Monossacarídeos com 4 átomos de carbono: Pentoses: Monossacarídeos com 5 átomos de carbono: Hexoses: Monossacarídeos com 6 átomos de carbono: Heptoses: Monossacarídeos com 7 átomos de carbono

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

O que são dissacarídeos e polissacarídeos?

A

Dissacarídeos - é a união de 2 monossacarídeos pela ligação glicosídica através da síntese por desidratação, só tem uma única função que é energética. São eles: Sacarose (Glicose + Frutose) - a principal fonte é a cana-de-açúcar Lactose (Glicose + Galactose) - sua principal fonte é o leite Maltose (Glicose + Glicose) - as principais fontes são as seivas e o caule. Polissacarídeos - São a união de vários monossacarídeos através pela Síntese por desidratação. Sua funções são energéticas e estruturais: Estruturais Celulose - das plantas Quitina - dos insetos Energéticos Amido - função de reserva de energia Glicogênio - função de reserva de energia Síntese por Desidratação é a união de várias moléculas, liberando moléculas de águaPolissacarídeos Sofrem hidrólise produzindo grande quantidade de monossacarídeos. Ocorrem no talo e folhas vegetais e camada externa de revestimento de grãos. E também podem ser encontrados em forma de glicogênio (animal), armazenados nas células do fígado ou dos músculos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

Quais são as características gerais dos lipídeos?

A
  • Reserva de energia (1 g de gordura = 9 kcal) em animais e sementes oleaginosas, sendo a principal forma de armazenamento os triacilgliceróis (triglicerídeos); - Armazenamento e transporte de combustível metabólico; - Componente estrutural das membranas biológicas; - São moléculas que podem funcionar como combustível alternativo à glicose, pois são os compostos bioquímicos mais calóricos em para geração de energia metabólica através da oxidação de ácidos graxos; - Oferecem isolamento térmico, elétrico e mecânico para proteção de células e órgãos e para todo o organismo (panículo adiposo sob a pele), o qual ajuda a dar a forma estética característica; - Dão origem a moléculas mensageiras, como hormônios, prostaglandinas, etc. - As gorduras (triacilgliceróis), devido à sua função de substâncias de reserva, são acumuladas principalmente no tecido adiposo, para ocasiões em que há alimentação insuficiente. A reserva sob a forma de gordura é muito favorável a célula por dois motivos: em primeiro lugar, as gorduras são insolúveis na água e portanto não contribuem para a pressão osmótica dentro da célula, e em segundo lugar, as gorduras são ricas em energia; na sua oxidação total são liberados 38,13kJ/g de gordura.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
26
Q

Quais são os principais tipos de lipídeos?

A

Os principais grupos de lipídios são os triglicérides, os fosfolipídios, os cerídeos e os esteróides.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
27
Q

Como é a molécula de um glicerídeo?

A

Os glicerídeos são definidos como produtos da reação de uma molécula de glicerol com até três moléculas de ácido graxo. Através da reação de esterificação os ácidos graxos são incorporados à molécula de glicerol. A reação inversa é a reação de hidrólise, que provoca o desmembramento das moléculas de ácido graxo do glicerol. Os monoglicerídeos apresentam uma molécula de ácido graxo incorporado à molécula de glicerol. Di e triglicerídeos apresentam duas e três moléculas de ácido graxo incorporados ao glicerol, respectivamente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
28
Q

Qual é a diferença entre óleos e gorduras?

A

Gorduras são triacilgliiceróis que apresentam ligações simples, os ácidos graxos saturados, enquanto o óleo apresenta ligações duplas, são os ácidos graxos insaturados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
29
Q

O que são esteróides?

A

Esteróides → formados por longas cadeias carbônicas dispostas em quatro anéis ligados entre si. São amplamente distribuídos nos organismos vivos constituindo os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis (colesterol).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
30
Q

O que são as substâncias conhecidas como LDL e HDL e qual a função no corpo humano?

A

LDL: colesterol ruim HDL: colesterol bom São essenciais para a formação das membranas celulares, para a síntese dos hormônios esteroidais como a testosterona, estrogênio, cortisol para a produção da bile, para digestão de alimentos gordurosos, para formação da mielina (uma bainha que cobre os nervos), para metabolização de algumas vitaminas (A, D, E e K) etc…

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
31
Q

Que papéis as LDL e as HDL desempenham no metabolismo do colesterol?

A

O LDL e o HDL são proteínas. O LDL é uma proteína que carrega o excesso de colesterol do fígado para os vasos sanguíneos. O HDL é uma proteína que carrega o excesso de colesterol dos vasos sanguíneos para o fígado. Não confunda o LDL e o HDL com o colesterol, apenas lembre para onde o LDL carrega o excesso de colesterol, do fígado e o HDL para onde carrega o excesso de colesterol, dos vasos sanguíneos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
32
Q

O que é fosfolipídeo e qual sua principal função nos seres vivos?

A

Os fosfolípidos, fosfolipídios ou fosfolipídeos são lípidos constituidos por uma molécula de glicerol, duas cadeias de ácidos graxos (uma saturada e uma insaturada), um grupo fosfato e uma molécula polar ligada a ele. São moléculas anfipáticas, isto é, possuem uma cabeça constituida pelo grupo fosfato que é polar ou hidrofílica(tem afinidade por água) e uma cauda constituída pelas cadeias de ácidos gordos apolar ou hidrofóbica, isto é que repele a água. Funções: São essenciais na formação de algumas lipoproteínas; Participa com a esfingomielina no processo de isolamento das bainhas de mielina circunjascentes às fibras nervosas; São doadores de radicais fosfato; Participam na formação de elementos estruturais (principalmente a membrana) nas células de todo o organismo;A Tromboplastina, necessária para desencadear o processo de coagulação, é composta principalmente de uma cefalina (fosfolipídeo).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
33
Q

O que são proteínas?

A

* Proteínas: São compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva. * São de fundamental importância para o organismo. * Carnes, aves, peixes, leite, requeijão, nozes, etc. * O excesso de proteínas pode se transformar em gorduras. * A falta de proteínas causa: Debilidade, edemas, insuficiência hepática, apatia e até baixa das defesas do organismo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
34
Q

O que é aminoácido?

A

Os aminoácidos são compostos que apresentam, na sua molécula, um grupo amino (-NH2) e um grupo carboxila (-COOH); a única exceção é a prolina, que contém um grupo imino (-NH-) no lugar do grupo amino.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
35
Q

Como se forma uma ligação peptídica?

A

Através de uma cadeia de ribonucleotideos, que por sua vez são formados por um grupo fosfato, um açúcar(ribose), e uma base nitrogenada

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
36
Q

Em que as proteínas diferem entre si?

A

As proteínas diferem entre si pelo número, tipo e seqüência dos aminoácidos em suas estrutura.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
37
Q

O que são aminoácidos essenciais e aminoácidos naturais?

A
  • Aminoácidos Naturais : Também chamados de aminoácidos não essenciais, são produzidos pelo próprio organismo. O organismo animal é capaz de produzir apenas 12 dos 20 aminoácidos existentes na natureza, devendo os demais serem retirados da alimentação. Já os vegetais são capazes de produzir os 20 aminoácidos. - Aminoácidos Essenciais : São os aminoácidos que os animais não conseguem produzir, mas são obrigatórios na fabricação das proteínas, portanto devem ser retirados dos alimentos
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
38
Q

Quais são as causas e os sintomas do kwashiorkor do marasmo?

A

CausasConsidera-se que a deficiência protéica, aliada com as deficiências energéticas e de micronutrientes, são importantes causas porém podem não ser os fatores chave. Pode ser que seja também causada por deficiência de um dos muitos tipos de nutrientes (ferro, ácido fólico, iodo, selênio, vitamina C), principalmente aqueles que respondem pela proteção antioxidante.Sintomas:Descoloração dos cabelos;Abdômen distendido;Pele ressecada;Rosto inchado;Tristeza, irritabilidade e apatia.Figado inchado;Olhos avermelhados.Obs:Kwashiokor ou desnutrição intermediária é um tipo de doença decorrente da falta de proteínas e vitaminas, geralmente associado com elevado consumo de carboidratos (arroz, batata, milho, salgadinhos, doces…).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
39
Q

O que é estrutura primária de proteína?

A

Refere-se a sequencia linear de aminoácidos dispostos para formar a proteína.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
40
Q

Descreva sucintamente as estruturas secundária, terciária e quaternária das proteínas.

A

Secundaria- refere-se ao dobramento da molécula proteica formando as estrutura alfa hélice e folha beta pregueada. Terciaria - É a estrutura tridimensional. Quando as cadeias laterais dos aminoácidos se ligam por pontes de hidrogênio, pontes dissulfeto e interações hidrofóbicas. Quaternária- É a junção de estruturas terciárias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
41
Q

O que se entende por desnaturação de proteína?

A

Desnaturação proteica é quando a proteína perde sua estrutura tridimensional por alteração de pH ou temperatura. .

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
42
Q

Que funções principais as proteínas desempenham nos seres vivos?

A

Estrutural, enzimática, Plastica(cicatrização);

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
43
Q

O que são enzimas?

A

São biocatalizadores que diminuem a energia de ativação aumentando consequentemente a velocidade de reação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
44
Q

O que é o centro ativo de uma enzima?

A

É a região onde o substrato se liga a enzima.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
45
Q

O que é o modelo da chave-fechadura para o modo de ação das enzimas?

A

O modelo chave fechadura está relacionado com a especificidade da enzima, ou seja, para cada substrato há uma enzima específica que atua. Fazendo uma analogia…um buraco circular só permite a passagem de uma bola e não de um cubo. Da mesma forma ocorre com as enzimas, que apresentam locais específicos denominados sítios ativos, para a ligação com o substrato que será transformado em produto, liberando a enzima.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
46
Q

O que são co-fatores e coenzimas?

A

Coenzimas: São enzimas e a maioria deriva de vitaminas hidrossolúveis. Classificam em: - transportadoras de hidrogênio - transportadoras de grupos químicos Cofator: algumas enzimas necessitam de algum composto inorgânico que é o cofator. exemplo: Fe+2 ou Fe+3

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
47
Q

De que modo a temperatura afeta a ação das enzimas?

A

A enzima trabalha com uma temperatura ótima, que é onde a enzima está no ápice de sua atividade, quando ela passa da temperatura ótima ocorre desnaturação da enzima.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
48
Q

Que relação existe entre pH e a ação das enzimas?

A

Variações no pH do meio o qual uma enzima se encontra leva a uma consequente alteração no grau de ionização dos aminoácidos constituintes de uma enzima, como a estrutura tridimensional depende das interações dos aminoácidos, pode ocorrer perda da estrutura tridimensional correta, levando em geral perda da função.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
49
Q

O que são vitaminas?

A

São inibidores(moléculas) que se ligam a proteína para acabar com sua atividade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
50
Q

Como atuam as vitaminas?

A

As vitaminas atuam junto com as enzimas ( como coenzimas ) , permitindo assim que todas as atividades que ocorrem no organismo aconteçam de forma rápida e precisa .

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
51
Q

Quais são os tipos de ácido nucléico e em que eles diferem?

A

DNA e RNA- Se diferem na função, formação, estrutura, localização etc

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
52
Q

Quais são os componentes de uma molécula de ácido nucléico?

A

Nucleotídeos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
53
Q

Qual é a unidade básica das moléculas dos ácidos nucléicos e qual é a sua composição química?

A

São os nucleotídeos compostos por bases nitrogenadas, Adenina, timina, guanina, citocina e uracila.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
54
Q

No que se refere à estrutura espacial, qual é a diferença entre moléculas de DNA e de RNA?

A

A molécula de DNA não possui o nucleotídeo Uracila, mas contém a Timina Já a de RNA é o contrário. O DNA forma uma dupla-hélice através da união das bases de hidrogênio. Já o RNA forma uma única hélice, com o mesmo esqueleto fosfoglicídio, só que os nucleotídeos possuem duas ligações preenchidas por nucleotídeos livres presentes no citoplasma durante sua criação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
55
Q

No que se refere à estrutura espacial, qual é a diferença entre moléculas de DNA e de RNA?

A

A molécula de DNA não possui o nucleotídeo Uracila, mas contém a Timina Já a de RNA é o contrário. O DNA forma uma dupla-hélice através da união das bases de hidrogênio. Já o RNA forma uma única hélice, com o mesmo esqueleto fosfoglicídio, só que os nucleotídeos possuem duas ligações preenchidas por nucleotídeos livres presentes no citoplasma durante sua criação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
56
Q

Qual é a unidade básica das moléculas dos ácidos nucléicos e qual é a sua composição química?

A

São os nucleotídeos compostos por bases nitrogenadas, Adenina, timina, guanina, citocina e uracila.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
57
Q

Quais são os componentes de uma molécula de ácido nucléico?

A

Nucleotídeos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
58
Q

Quais são os tipos de ácido nucléico e em que eles diferem?

A

DNA e RNA- Se diferem na função, formação, estrutura, localização etc

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
59
Q

Como atuam as vitaminas?

A

As vitaminas atuam junto com as enzimas ( como coenzimas ) , permitindo assim que todas as atividades que ocorrem no organismo aconteçam de forma rápida e precisa .

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
60
Q

O que são vitaminas?

A

São inibidores(moléculas) que se ligam a proteína para acabar com sua atividade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
61
Q

Que relação existe entre pH e a ação das enzimas?

A

Variações no pH do meio o qual uma enzima se encontra leva a uma consequente alteração no grau de ionização dos aminoácidos constituintes de uma enzima, como a estrutura tridimensional depende das interações dos aminoácidos, pode ocorrer perda da estrutura tridimensional correta, levando em geral perda da função.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
62
Q

De que modo a temperatura afeta a ação das enzimas?

A

A enzima trabalha com uma temperatura ótima, que é onde a enzima está no ápice de sua atividade, quando ela passa da temperatura ótima ocorre desnaturação da enzima.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
63
Q

O que são co-fatores e coenzimas?

A

Coenzimas: São enzimas e a maioria deriva de vitaminas hidrossolúveis. Classificam em: - transportadoras de hidrogênio - transportadoras de grupos químicos Cofator: algumas enzimas necessitam de algum composto inorgânico que é o cofator. exemplo: Fe+2 ou Fe+3

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
64
Q

O que é o modelo da chave-fechadura para o modo de ação das enzimas?

A

O modelo chave fechadura está relacionado com a especificidade da enzima, ou seja, para cada substrato há uma enzima específica que atua. Fazendo uma analogia…um buraco circular só permite a passagem de uma bola e não de um cubo. Da mesma forma ocorre com as enzimas, que apresentam locais específicos denominados sítios ativos, para a ligação com o substrato que será transformado em produto, liberando a enzima.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
65
Q

O que é o centro ativo de uma enzima?

A

É a região onde o substrato se liga a enzima.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
66
Q

O que são enzimas?

A

São biocatalizadores que diminuem a energia de ativação aumentando consequentemente a velocidade de reação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
67
Q

Que funções principais as proteínas desempenham nos seres vivos?

A

Estrutural, enzimática, Plastica(cicatrização);

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
68
Q

O que se entende por desnaturação de proteína?

A

Desnaturação proteica é quando a proteína perde sua estrutura tridimensional por alteração de pH ou temperatura. .

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
69
Q

Descreva sucintamente as estruturas secundária, terciária e quaternária das proteínas.

A

Secundaria- refere-se ao dobramento da molécula proteica formando as estrutura alfa hélice e folha beta pregueada. Terciaria - É a estrutura tridimensional. Quando as cadeias laterais dos aminoácidos se ligam por pontes de hidrogênio, pontes dissulfeto e interações hidrofóbicas. Quaternária- É a junção de estruturas terciárias.

70
Q

O que é estrutura primária de proteína?

A

Refere-se a sequencia linear de aminoácidos dispostos para formar a proteína.

71
Q

Quais são as causas e os sintomas do kwashiorkor do marasmo?

A

CausasConsidera-se que a deficiência protéica, aliada com as deficiências energéticas e de micronutrientes, são importantes causas porém podem não ser os fatores chave. Pode ser que seja também causada por deficiência de um dos muitos tipos de nutrientes (ferro, ácido fólico, iodo, selênio, vitamina C), principalmente aqueles que respondem pela proteção antioxidante.Sintomas:Descoloração dos cabelos;Abdômen distendido;Pele ressecada;Rosto inchado;Tristeza, irritabilidade e apatia.Figado inchado;Olhos avermelhados.Obs:Kwashiokor ou desnutrição intermediária é um tipo de doença decorrente da falta de proteínas e vitaminas, geralmente associado com elevado consumo de carboidratos (arroz, batata, milho, salgadinhos, doces…).

72
Q

O que são aminoácidos essenciais e aminoácidos naturais?

A
  • Aminoácidos Naturais : Também chamados de aminoácidos não essenciais, são produzidos pelo próprio organismo. O organismo animal é capaz de produzir apenas 12 dos 20 aminoácidos existentes na natureza, devendo os demais serem retirados da alimentação. Já os vegetais são capazes de produzir os 20 aminoácidos. - Aminoácidos Essenciais : São os aminoácidos que os animais não conseguem produzir, mas são obrigatórios na fabricação das proteínas, portanto devem ser retirados dos alimentos
73
Q

Em que as proteínas diferem entre si?

A

As proteínas diferem entre si pelo número, tipo e seqüência dos aminoácidos em suas estrutura.

74
Q

Como se forma uma ligação peptídica?

A

Através de uma cadeia de ribonucleotideos, que por sua vez são formados por um grupo fosfato, um açúcar(ribose), e uma base nitrogenada

75
Q

O que era a força vital, na concepção de alguns cientistas dos séculos XVIII E XIX?

A

É uma teoria bastante antiga que afirmava que substâncias orgânicas (todas que contém carbono, por exemplo, carvão, álcool, papel, dentre outras) não poderiam ser “produzidas em laboratório”; somente os seres vivos conseguiriam produzi-las, pois possuem uma “força vital”. Em meados do século XIX, Friedrich Wöhler, um químico alemão produziu uréia (uma substância orgânica) a partir do cianato de amônio. Essa obtenção ficou conhecida como síntese de Wöhler e desmentiu a Teoria da Força Vital

76
Q

Conceitue Bioquímica.

A

Representa a ciência que estuda as substâncias químicas que compõem os organismos vivos.

77
Q

Os átomos de CHON correspondem à __ da massa corporal dos seres vivos.

A

99,3%

78
Q

Variação percentual bioquímica dos serves vivos

A

Substância Animal VegetalÁgua 67% 74%Sais Minerais 4% 2%Carboidratos 1% 20%Lipídeos 12% 1%Proteínas 15% 2%Ácidos Nucleicos 1% 1% Vitaminas

79
Q

Complete a frase: “A água é a substância mais ____ dos seres vivos.”

A

Abundante

80
Q

Complete os espaços. “Representa em média __ da massa dos animais e __ das plantas.”

A

67%;74%

81
Q

Humanos adultos com 70 kg possuem em média 40 L de água,sendo 5L no sangue.

A

Meio extracelular= 15L Meio intracelular= 25L

82
Q

Qual é a estrutura molecular?

A

Composta por dois átomos de hidrogênio ligados covalentemente a um de oxigênio.

83
Q

Complete a frase: “As ligações covalentes formam entre si um ângulo de ___.”

A

104,5°

84
Q

Complete a frase: Polarizada, tendo carga parcial ___ no oxigênio e __ nos hidrogênios.

A

Negativa; Positiva.

85
Q

Complete a frase: “As interações dipolo-dipolo que ocorrem entre moléculas de água __”.

A

Estabilizando-as

86
Q

Complete a frase : “Se formam e se desfazem numa extrema __, de modo que as moléculas de água de uma massa líquida ficam fortemente unidas a uma temperatura de 25°C e pressão de 1 atm”.

A

Rapidez

87
Q

Conceitue Coesão

A

Representa a atração entre substâncias químicas iguais.

88
Q

Sobre CoesãoComplete a frase: “Garante a __ da água a uma temperatura de 25°C e pressão de 1 atm”.

A

Estabilização.

89
Q

A coesão é responsável pela

A

Tensão superficial da água.

90
Q

Conceitue Adesão

A

Representa a atração entre substâncias diferentes.

91
Q

Sobre AdesãoComplete a frase: “Promove a __ das moléculas de água com outras moléculas polares”.

A

Atração.

92
Q

Sobre AdesãoComplete a frase: “__ o molhamento de uma roupa com água”.

A

Justifica.

93
Q

Conceitue Capilaridade

A

Representa a capacidade que a água possui de subir por tubos finos e estruturas porosas.

94
Q

Sobre CapilaridadeComplete a frase: “Ocorre devido a __ e a __.”

A

Coesão, adesão.

95
Q

Sobre CapilaridadeComplete a frase: “___ colabora para a elevação da coluna de seiva bruta no xilema.”

A

Pouco.

96
Q

Complete a frase: “A água é ___ de substâncias químicas polares ou hidrofílicas”.

A

Solvente.

97
Q

Sobre Solvente UniversalComplete a frase: “Forma-se, então, uma __, composta de solvente e soluto”.

A

Solução.

98
Q

Complete a frase: “Aminoácidos, glicídios, sais, proteínas, são ___ de substâncias hidrofílicas.”

A

Exemplos.

99
Q

Complete a frase: “Lipídios são exemplos de substâncias apolares ou ___”.

A

Hidrofóbicas.

100
Q

Complete a frase: “Na síntese por desidratação(condensação) a água é ___”.

A

Produto.

101
Q

Complete a frase: “Na hidrólise a água é ___”.

A

Reagente.

102
Q

Complete a frase: “Nos organismos, água dos líquidos corporais ___ substâncias.”

A

Transporta.

103
Q

Complete a frase: “ A água possui __ calor específico(1 cal/g ºC”.

A

Alto.

104
Q

Devido a esse alto calor específico, a água atua como ____ térmico dos seres vivos.

A

Estabilizador.

105
Q

Conceitue Intermação.

A

Processo em que o ocorre maior captação de calor do que perda.Emergência clínica com alto risco de morte.

106
Q

Complete a frase: “A elevação da temperatura estimula a produção de suor pelas glândulas __”.

A

Sudoríparas.

107
Q

Complete a frase: “ A sudorese é controlada por __”.

A

Nervos simpáticos.

108
Q

Complete a frase: “ O suor ao evaporar, retira calor da pele, resfriando-a, sendo um processo de ___.”

A

Homeostase.

109
Q

Caracterize Deserto – 65°C:

A

Evaporação

110
Q

Caracterize Floresta tropical – 45°C

A

> Umidade

111
Q

Espécies diferentes possuem percentuais de água diversos, assim temos em:

A

Cnidários–98%; Fungos–83%;Humanos adultos–64%.

112
Q

Complete a frase: “Reações metabólicas ocorrem em ___ ___”.

A

Meio aquoso.

113
Q

Complete a frase: “Quanto maior o metabolismo, __ a necessidade de água”.

A

Maior

114
Q

“Organismos jovens possuem maior metabolismo, por isso, possuem maior percentual de água”. Está frase está correta?

A

Sim.

115
Q

Embrião(1ºmês)–97%; Feto(2ºmês)–95%; Neonatos– 71%; Adulto–64%.Estão corretos estes dados?

A

Sim.

116
Q

Órgãos de maior metabolismo, possuem maior percentual de água, assim temos:

A

Cérebro–90%; Músculos estriados–83%; Ossos(com medula)–40%; Ossos(sem medula)–25%.

117
Q

Minerais

A

SaisIônicaQuelatos

118
Q

Sais

A

Associação de cátions e ânions formando cristais em estruturas esqueléticas

119
Q

Iônica

A

Dissolvidos em líquidos corporais como o sangue e a linfa

120
Q

Quelatos

A

Associados a substâncias orgânicas como proteínas,enzimas e vitaminas

121
Q

Classificação nutricional dos minerais

A

MacroelementosMicroelementos

122
Q

Macroelementos

A

Necessários em maiores quantidades por dia, exemplos: sódio, potássio, cloreto, cálcio, fósforo, magnésio e enxofre.

123
Q

Microelementos

A

Necessários em menores quantidades por dia, exemplos: cobalto, cobre, iodeto, ferro, manganês, molibdênio, selênio, fluoreto e zinco.

124
Q

Sódio

A

Cátion mais abundante nos animais; • Atua no equilíbrio osmótico das células;

125
Q

Sódio

A

• Responsável pela DDP das membranas celulares; • Promove potenciais de ação membranas celulares; • Promove o reflexo da sede.

126
Q

Sódio

A

• Promove elevação da pressão arterial; • Aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

127
Q

Potássio

A

• Cátion mais abundante nas plantas;• Responsável pela DDP das membranas celulares; • Promove potenciais de ação.

128
Q

Potássio

A

• Cofator de enzimas da síntese proteica e respiração celular.• Atua no equilíbrio osmótico das células; • Controla a abertura e o fechamento dos estômatos.

129
Q

Cloreto

A

Participa da regulação do impulso nervoso.• Compõe o ácido clorídrico presente na secreção gástrica; • Cofator enzimático (amilase pancreática).

130
Q

Cálcio

A

• Nos animais, encontra-se imobilizado principalmente em estruturas esqueléticas; • Ossos e dentes possuem o cristal de hidroxiapatita [Ca5(PO4)3OH].• Atua nos processos de coagulação sanguínea e contração muscular; • Cofator enzimático.• Promove a exocitose de neuro transmissores nas sinapses; • Nível sanguíneo regula do pela calcitonina e PTH.

131
Q

Magnésio

A

• Cofator enzimático; • Liga a porção menor a maior dos ribossomos, sendo importante para a síntese proteica.• Compõe a molécula de clorofila, sendo importante para a fotossíntese; • Antagônico do cálcio, promovendo relaxamento muscular.

132
Q

Ferro

A

• Compõe a molécula da hemoglobina, presente nas hemácias e responsável pelo transporte de gases; • Carência leva a anemia ferropriva.• Compõe a molécula de mioglobina, responsável pelo armazenamento de gás oxigênio na fibra muscular.• Compõe as moléculas dos citocromos, responsáveis pelo transporte de elétrons na cadeia respiratória.

133
Q

Fosfato

A

• Nos animais, encontra-se imobilizado principalmente em estruturas esqueléticas; • Compõe a estrutura dos nucleotídeos• Participa do metabolismo energético,formando o ATP e GTP.• Compõe os ácidos nucleicos, DNA e RNA.• Participa da bioenergética celular, formando o NAD+, FAD e NADP+.• Atuam com íons tampões, estabilizando o pH de líquidos corporais; • O pH sanguíneo varia de 7,35 a 7,45.

134
Q

Iodeto

A

• Participa do controle do metabolismo celular, pois forma os hormônios da tireoide(T3 e T4); • Carência leva ao bócio endêmico.

135
Q

Fluoreto

A

• Participa da composição de ossos e dentes na forma cristalina de fluoropatita [Ca5(PO4)3F]; • Ação bacteriostática e bactericida, prevenindo cáries dentárias.

136
Q

Também podem ser chamados de

A

Glicídios, açúcares ou hidratos de carbono.

137
Q

O que são glicídeos?

A

Glicídios, também chamados de açúcares, carboidratos ou hidratos de carbono, são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, sendo que esses dois últimos elementos estão sempre na proporção de 2 : 1 na molécula.

138
Q

Que funções básicas os glicídeos exercem no mundo vivo?

A

Além de constituir a principal fonte de energia para os seres vivos, os glicídios também exercem função plástica ou estrutural, pois atuam como matéria-prima de construção dos seres vivos. Outro papel importante dos glicídios é participar da estrutura dos ácidos nucléicos, tanto do RNA quanto do DNA, e do ATP.

139
Q

Como são classificados os glicídeos?

A

Os glicídios costumam ser classificados em três grupos: monossacarídios, dissacarídios e polissacarídios.

140
Q

O que são monossacarídios e como são classificados?

A

Os monossacarídios são glicídios simples que apresentam entre 3 e 7 átomos de carbono na molécula e fórmula geral Cn(H2O)n. De acordo com o número de átomos de carbono em sua molécula, eles são classificados em: trioses (3C), tetroses (4C), pentoses (5C), hexoses (6C) e heptoses (7C).

141
Q

O que são dissacarídios e polissacarídios?

A

Dissacarídios são moléculas formadas pela união de dois monossacarídios; polissacarídios são moléculas formadas pela união de centenas ou mesmo milhares de monossacarídios.

142
Q

Quais são as características gerais dos lipídios?

A

O termo lipídio designa alguns tipos de substância orgânica cujas principais características são a insolubilidade em água e a solubilidade em diversos solventes orgânicos.

143
Q

Quais são os principais tipos de lipídios?

A

Os principais tipos de lipídio são: glicerídios (óleos e gorduras de origem vegetal e animal); ceras; carotenoides; fosfolipídios e esteroides.

144
Q

Como é uma molécula de glicerídio?

A

Do ponto de vista químico, um glicerídio é uma molécula do álcool glicerol ligada a uma, duas ou três moléculas de ácidos graxos; neste último caso, os glicerídios são conhecidos como triglicerídios, ou triglicérides.

145
Q

Qual é a diferença entre óleos e gorduras?

A

Óleos e gorduras diferem entre si quanto a uma propriedade física, o ponto de fusão: enquanto os óleos são líquidos à temperatura ambiente, as gorduras são sólidas. Os óleos são glicerídios que contêm em sua constituição ácidos graxos insaturados, isto é, cujas moléculas apresentam dupla ligação entre um ou mais pares de carbonos. As gorduras são glicerídios que contêm em sua constituição apenas ácidos graxos saturados, ou seja, todos os seus carbonos estão unidos por ligações simples.

146
Q

O que são esteroides?

A

Esteroides são lipídios constituídos por átomos de carbono (aos quais se unem átomos de hidrogênio e de oxigênio) unidos de modo a formar quatro “anéis” interligados.

147
Q

O que são as substâncias conhecidas como LDL e HDL e qual a sua função no corpo humano?

A

As LDL e as HDL são proteínas do sangue cuja função é transportar lipídios, entre eles o colesterol, para os diversos tecidos. As LDL são as principais transportadoras de colesterol, enquanto as HDL são as principais transportadoras de fosfolipídios (lipídios associados a fosfatos), mas ambas podem transportar esses dois tipos de molécula.

148
Q

Que papéis as LDL e as HDL desempenham no metabolismo do colesterol?

A

O colesterol sintetizado no fígado ou absorvido no intestino é transportado na forma de LDL até os diversos tecidos do corpo, nos quais o conjunto colesterol-proteína é englobado e degradado pela célula, ao passo que o lipídio é utilizado na síntese das membranas celulares. Uma concentração elevada de colesterol no sangue interfere nesse processo, reduzindo a captação do complexo LDL pelas células. Em excesso no sangue, as LDL passam a se depositar na parede dos vasos sanguíneos, causando aterosclerose. As HDL, por sua vez, captam parte do excesso de colesterol do sangue, transportando-o até o fígado, onde ele é excretado na bile.

149
Q

O que é fosfolipídio e qual é a sua principal função nos seres vivos?

A

Fosfolipídio é um glicerídio combinado a um fosfato. Os fosfolipídios são os constituintes principais das membranas celulares.

150
Q

O que são proteínas?

A

Proteínas são moléculas formadas por aminoácidos unidos linearmente por meio de ligações peptídicas.

151
Q

O que é aminoácido?

A

Aminoácido é uma molécula orgânica com um átomo de carbono (carbono-alfa), ao qual se ligam um grupo amina (–NH2), um grupo carboxila (–COOH), um átomo de hidrogênio (–H) e um quarto grupo R (de radical), típico de cada aminoácido.

152
Q

Como se forma uma ligação peptídica?

A

A ligação peptídica é a ligação entre dois aminoácidos vizinhos em uma molécula de proteína. Essa ligação se estabelece sempre entre o grupo amina de um aminoácido e o grupo carboxila de outro. Durante a formação da ligação peptídica, o grupo carboxila de um dos aminoácidos perde um grupamento –OH (hidroxila), ficando com uma ligação livre. Simultaneamente, o grupo amina do outro aminoácido perde um hidrogênio (–H), ficando também com uma ligação livre. Os aminoácidos unem-se por essas ligações que ficaram livres, constituindo a ligação peptídica. O grupo –OH liberado pela carboxila de um dos aminoácidos une-se ao –H liberado pelo grupo amina do outro aminoácido, formando uma molécula de água.

153
Q

Em que as proteínas diferem entre si?

A

. As proteínas podem diferir umas das outras nos seguintes aspectos: a) número de aminoácidos; b) tipos de aminoácidos; c) sequência em que os aminoácidos estão unidos na cadeia polipeptídica. Assim, duas proteínas que possuam exatamente o mesmo número e os mesmos tipos de aminoácido podem ser diferentes, dependendo da sequência em que os aminoácidos estiverem unidos.

154
Q

O que são aminoácidos essenciais e aminoácidos naturais?

A

Aminoácidos essenciais são aqueles que um organismo não consegue produzir; aminoácidos não-essenciais ou naturais são aqueles que o organismo consegue produzir a partir de outras substâncias.

155
Q

Quais são as causas e os sintomas do kwashiorkor e do marasmo?

A

O kwashiorkor é um quadro de malnutrição infantil que resulta da deficiência de proteínas na alimentação. A falta de aminoácidos essenciais compromete a síntese de proteínas nas células, diminuindo o conteúdo protéico do sangue. Com isso, a pressão osmótica sanguínea diminui e água começa a passar do sangue para os tecidos, nos quais se acumula, provocando inchaços (edemas), particularmente visíveis no abdome. O marasmo, principal problema alimentar das crianças em regiões carentes do Brasil, é um quadro de subnutrição grave, causado por deficiência na quantidade de alimento ingerida, insuficiente para fornecer a energia necessária às atividades celulares. Nesse caso, a criança se torna excessivamente magra, com músculos atrofiados, pele pendente e aspecto envelhecido.

156
Q

O que é estrutura primária de uma proteína?

A

Estrutura primária é a sequência linear de aminoácidos de uma cadeia polipeptídica.

157
Q

Descreva sucintamente as estruturas secundárias, terciária e quaternária das proteínas.

A

. As cadeias polipeptídicas apresentam um primeiro nível de enrolamento helicoidal, comparável ao de um fio de telefone, conhecido como estrutura secundária, que é causado pela atração entre certos átomos de aminoácidos próximos. Em seguida, esse fio helicoidal dobra-se sobre si mesmo, formando a estrutura terciária, decorrente da atração entre diferentes partes da molécula e também da atração e repulsão que os radicais de aminoácidos exercem sobre as moléculas de água circundante. Finalmente, a associação de duas ou mais cadeias polipeptídicas entre si forma a estrutura quaternária.

158
Q

O que se entende por desnaturação de uma proteína?

A

Desnaturação de uma proteína é a alteração de sua estrutura espacial, causada, entre outros fatores, por aquecimento e alterações drásticas do pH do meio

159
Q

Que funções principais as proteínas desempenham nos seres vivos?

A

As proteínas desempenham papel estrutural, constituindo-se nos componentes principais das células e dos tecidos, e papel enzimático, controlando as reações químicas que acontecem no corpo.

160
Q

O que são enzimas?

A

Enzimas são proteínas especiais que funcionam como catalisadores biológicos (aceleram a velocidade das reações químicas no organismo sem se modificar). Certas reações químicas da célula são catalisadas por moléculas de RNA, as ribozimas.

161
Q

O que é o centro ativo de uma enzima?

A

Centro ativo é uma pequena região da molécula enzimática, em geral uma depressão na superfície do glóbulo formado pelo enrolamento da cadeia polipeptídica, onde se “encaixam” as moléculas dos reagentes, conhecidos como substratos da enzima.

162
Q

O que é o modelo da chave-fechadura para o modo de ação das enzimas?

A

O modelo da chave-fechadura propõe que as moléculas dos reagentes se encaixam perfeitamente aos centros ativos das moléculas de enzima, como uma chave se encaixa em sua fechadura, favorecendo a ocorrência da reação química. Uma vez terminada a reação, os produtos se libertam da enzima, a qual está pronta para atuar novamente. Assim, as enzimas catalisam as reações químicas sem se desgastar no processo.

163
Q

O que são cofatores e coenzimas?

A

Co-fatores são substâncias não-protéicas ou íons que se associam a proteínas, permitindo que elas desempenhem eficientemente suas funções. Quando o co-fator de uma proteína enzimática é uma substância orgânica, ele é chamado de coenzima.

164
Q

De que modo a temperatura afeta a ação das enzimas?

A

Dentro de certos limites, a velocidade de uma reação enzimática aumenta com a elevação da temperatura. Entretanto, a partir de determinada temperatura, a velocidade da reação enzimática diminui bruscamente. A explicação é que a elevação da temperatura provoca maior agitação das moléculas, aumentando, portanto, as possibilidades de elas se chocarem para reagir. Entretanto, se for ultrapassada certa temperatura, a agitação das moléculas se torna tão intensa que as ligações que estabilizam sua estrutura espacial se rompem, levando à sua desnaturação.

165
Q

Que relação existe entre o pH e a ação das enzimas?

A

Cada enzima tem um pH ótimo de atuação, no qual sua atividade é máxima. Fora dessa faixa de pH, a enzima deixa de funcionar adequadamente. O pH ótimo para a maioria das enzimas celulares fica ao redor de 7, isto é, próximo ao neutro.

166
Q

O que são vitaminas?

A

Vitamina é qualquer substância orgânica de que o organismo necessita em pequeníssima quantidade mas não consegue produzir, tendo de obtê-la pronta no alimento.

167
Q

Como atuam as vitaminas?

A

Muitas vitaminas atuam como co-fatores em reações enzimáticas, isto é, são coenzimas. Assim, na ausência de determinada vitamina, não se forma a holoenzima correspondente, o que altera o metabolismo das células.

168
Q

Quais são os tipos de ácido nucleico e em que eles diferem?

A

Há dois tipos de ácido nucléico: o ácido desoxirribonucléico, conhecido pela sigla DNA, e o ácido ribonucléico, conhecido pela sigla RNA. Eles diferem fundamentalmente quanto ao tipo de glicídio que possuem: desoxirribose no DNA e ribose no RNA.

169
Q

Quais são os componentes de uma molécula de ácido nucleico?

A

Os ácidos nucléicos são constituídos por três tipos de componentes básicos: glicídios (desoxirribose no DNA e ribose no RNA), ácidos fosfóricos e bases nitrogenadas. Dos cinco tipos de base nitrogenada presentes nos ácidos nucléicos, três ocorrem tanto no DNA quanto no RNA. São elas: adenina (A), citosina (C) e guanina (G). A base nitrogenada timina (T) ocorre exclusivamente no DNA, enquanto a base uracila (U) só ocorre no RNA.

170
Q

Qual é a unidade básica das moléculas dos ácidos nucleicos e qual é sua composição química?

A

Tanto o DNA quanto o RNA são constituídos por nucleotídios ligados em sequência, de modo a formar longas cadeias polinucleotídicas. O nucleotídio, unidade básica dos ácidos nucléicos, é constituído por uma molécula de glicídio unida a uma molécula de ácido fosfórico e a uma base nitrogenada.

171
Q

No que se refere à estrutura espacial, qual é a diferença entre moléculas de DNA e de RNA?

A

As moléculas de DNA são constituídas por duas cadeias polinucleotídicas enroladas uma sobre a outra, lembrando uma comprida escada helicoidal. As duas cadeias mantêm-se unidas entre si por meio de pontes de hidrogênio entre pares de bases específicos: a adenina emparelha-se com a timina, e a guanina emparelha-se com a citosina. As moléculas de RNA, por sua vez, são formadas, em geral, por uma cadeia única, que se enrola sobre si mesma pelo emparelhamento entre segmentos com bases complementares na mesma cadeia polinucleotídica.