Sistema complemento Flashcards
Divisões do sistema complemento e consequências da ativação do complemento :
Via que é dependente de ligação antígeno anticorpo
VIA CLÁSSICA
Imunoglobulinas capazes de ativar o sistema complemento ( 2)
IgM e IgG ( excerto IgG4)
Primeira proteína da cascata da via clássica e suas particularidades
Após ligação Ag-Ac a proteína C1 vão se ligar aos Ac ligados ao antígeno
Qual das 2 Imunoglobulinas que ativam o complemento é mais eficaz
IgM, por ter um tetâmero e depender só dela para se ligar a C1, já que C1 precisa de pelo menos 2 domínios
Somente anticorpos ligados a antígenos, e não anticorpos livres circulantes, podem iniciar a ativação da via clássica. V ou F
V Justificativa: Cada molécula de C1q deve se ligar a, pelo menos, DUAS cadeia pesadas da Ig!
Explique a via clássica de ativação do complemento ( boa sorte )
Descreva a via das lectinas de ativação do complemento ( você que lute )
Ocorre na AUSÊNCIA DE ANTICORPO e é desencadeada pela ligação de polissacarídeos microbianos às lectinas circulantes. Ex.: lectina ligadora de manose (MBL).
Qual o evento inicial da via alternativa :
Proteólise de C3 e fixação de C3b nas superfícies microbianas SEM a necessidade de anticorpo! Através de : 1) Hidrólise por enzimas presentes na superfície de MO são capazes de clivar C3 2) Clivagem de C3 pela via clássica 3) Hidrólise espontânea de C3 Se não ocorrer a formação de ligação com a superfície celular, o C3b permanece na fase fluida e a ligação de tioéster reativa e exposta é hidrolisada, inativando a proteína==> A ativação do complemento NÃO pode continuar!
Descreva a via alternativa : (sangue do cordeiro )
C3b se liga na superfície do MO. Quando o C3b sofre sua mudança conformacional pós-clivagem, há exposição de um local de ligação para uma proteína plasmática chamada Fator B. O Fator B liga-se, então, à proteína C3b e passa a ser alvo de uma protease plasmática chamada Fator D, que consegue clivar o fator B em Ba e Bb. Bb se associa a C3b formando o complexo C3bBb, que é a C3 convertase da via alternativa (funciona como isoenzima da C3 convertase da via clássica (C4bC2b)). No entanto essa C3 convertase não é estável, necessitando do fator P (properdina) para se estabilizar. A C3 convertase, então, cliva C3 em C3a e C3b. Algumas das moléculas de C3b geradas ligam-se à própria C3 convertase resultando na formação do complexo C3bBbC3b, que funciona como uma C5 convertase da via alternativa, que funciona como a C5-convertase da via alternativa, que cliva C5 em C5a e C5b e inicia as etapas comuns da ativação da via terminal do complemento.
Parte comum das vias de ativação :
Formação dos poros na membrana do MO através da junção da : C5b+C6+C7+C8+C9
Componentes exclusivos da via clássica: (3)
C1 (C1q, C1r, C1s) C2 (C2a, C2b) C4
Componentes exclusivos da via alternativa ( 3)
Fator B Fator D Fator P
Componentes comuns das vias alternativa e clássica (6)
C3 (C3a, C3b) C5 (C5a, C5b) C6 C7 C8 C9
Função dos componentes C5a, C4a, C3a e qual o mais potente
ANAFILOTOXINAS Indução da inflamação aguda ativando mastócitos, neutrófilos e células endoteliais. C5a é a mais potente!
A regulação da ativação do SC é mediada por :
proteínas circulantes e de membrana celular==> Reguladores da Atividade do Complemento (RCA)
Cite os 5 tipos de regulação que podem ocorrer ao SC
1) INIBIDOR DE C1 (C1-INH) inibe a atividade proteolítica de C1r e C1s através do deslocamento das proteínas C1r e C1s. C1q, sozinho, não possui atividade proteolítica. 2) Proteínas reguladoras MCP, CR1, DAF, Fator H e C4BP: inibem a formação de C3 convertase (Proteínas reguladoras inibem competitivamente a ligação de outros componentes da C3 convertase: Bb (via alternativa) e C2b (via clássica) 3) C3b ou C4b associado à célula é degradado pelo Fator I : MCP, Fator H, CR1 e C4BP (proteínas reguladoras) funcionam como cofatores para essa clivagem por Fator I. Fator I cliva C3b em fragmentos de iC3b, C3d e C3dg, que NÃO participam da ativação do complemento, mas são reconhecidos por receptores em fagócitos e linfócitos B. 4) Inibição da formação do MAC pela proteína de membrana CD59 ==> CD59 liga-se ao complexo C3bC6C7C8, impedindo a adição de moléculas de C9. 5) Inibição da formação do MAC pela proteína S: ligação ao complexo C5bC6C7 solúvel impedindo sua inserção em membranas celulares próximas ao local onde a cascata de complemento foi iniciada
Quais proteínas reguladoras se ligam a C3b;
MCP, CR1, DAF e Fator H