SEPSE Flashcards
Como podemos mensurar o qSOFA?
O qSOFA deve ser utilizado como critério de triagem clínica para diagnostico de sepse.
- Alteração de estado mental, Glasgow <15
- Aumento da frequência respiratória, FR ≥ 22
- Hipotensão, PAS ≤ 100 mmHg
**2 ou mais achados positivos, sugerem pior prognóstico.
Como é feito o diagnóstico de Choque Séptico?
O choque séptico faz parte do continuum de gravidade da SEPSE, nesse caso, o paciente evoluiu para uma hipotensão persistente que requer o uso de drogas vasoativas para manter uma pressão arterial média (PAM) acima de 65 mmHg e um lactato sérico acima de 2 mmoL/L na ausência de hipovolemia.
Está associado com maior risco de mortalidade, se comparado apenas à sepse. Alcançando uma taxa de mortalidade hospitalar > 40%.
**Necessidade de vasopressor para PAM ≥ 65 mmHg + lactato > 2 mmol/L (18 mg/dL) na ausência de hipovolemia
O que é SEPSE?
Definição: a sepse é uma síndrome caracterizada pela resposta inflamatória desregulada a uma infecção, levando a disfunção no funcionamento dos órgãos e sistemas. Sua causa e origem mais comuns são a pneumonia e a comunidade, respectivamente.
Quais os achados clínicos de um paciente com SEPSE?
Pacientes sépticos geralmente possuem queixas infecciosas, como tosse produtiva, dor abdominal ou disúria.
Ao exame físico, pode-se constatar febre, taquicardia e taquipneia.
Com a evolução do processo, sinais de disfunção orgânica, como insuficiência respiratória/renal/hepática e choque podem se desenvolver.
Qual exame complementar sempre deve ser solicitado nos casos de SEPSE (de preferência antes do início da antibióticoterapia)?
Dois pares de hemoculturas (anaeróbia e aeróbia) em pelo menos dois locais diferentes devem ser solicitados para todos os pacientes com suspeita de sepse, preferencialmente antes da administração de antibióticos (mas sem atrasar tal administração).
Como é feito o diagnóstico de SEPSE?
Diagnóstico: realizado a partir da infecção suspeita ou confirmada de sepse + aumento ≥ 2 pontos no escore SOFA.
Qual a droga vasoativa de preferência nos casos de SEPSE?
NORADRENALINA
Drogas vasoativas: se necessário, drogas vasoativas podem ser utilizadas para manter uma PAM de 65 mmHg em pacientes com choque séptico. Indivíduos com hipertensão crônica possivelmente se beneficiam de manter uma PAM entre 80-85 mmHg. A droga vasopressora preferencial é a noradrenalina, mas um segundo ou terceiro agente vasoativo (p. ex., epinefrina, dobutamina ou vasopressina) pode ser necessário em adição à norepinefrina.