Resposta imune adaptativa Flashcards
Quais são as características da resposta imune adaptativa?
-Essa resposta possui especificidade ao antígeno causador da infecção: há produçào de anticorpos altamente específicos ao imunógeno.
-Tem-se a formaçào de memória imunológica.
-É mobilizada diante de patógenos muito potentes
Quais células são envolvidas na resposta imune adaptativa de maneira direcionada?
Diferentemente da resposta imune inata, na resposta imune adaptativa, tem-se a moblização dos:
-Linfócitos T
-Linfócitos B
Além destes, cumpre papel importante as APCs (dendríticas e macrófagos)
Como é o processo de ativação da resposta imune adaptativa ? Por meio de qual células é realizado esse gatilho inicial?
A resposta imune adaptativa é iniciada quando as APCs degradam o antígeno e o apresenta via MHC-II ao receptor TCR específico a este antígeno nos Linfócitos TCD4.
Caso seja primeiro contato do antígeno no hospedeiro, ou será muito dificil das APCs acharem esses TCD4 com TCR específicos, ou então será necessário que haja rearranjo, em que se produz um TCR específico ao antígeno. Nesses casos, a RI adaptativa é mais lenta.
Uma vez tendo sido apresentado aos linfócitos TCD4 via interação MHC-II/TCR, qual é a resposta imediata do linfócito T helper ?
Diante da conexão, tem-se o gatilho para uma ampla proliferação desse linfócito TCD4 com o TCR para o antígeno (expansão clonal). Depois de estar em grande quantidade, esses linfócitos T helper começam a liberar citocinas que induzem quimiotaxia com células específicas ao antígeno.
Em que momento os linfócitos dão origem às células de memória ? onde elas ficam armazenadas?
As células de memória são originadas logo após a expansão clonal dos linfócitos T helper, e elas são armazenadas nos linfonodos = memória imunológica.
Por que a resposta imune adaptativa a uma certo antígeno é mais rápida quando o indivíduo infectado foi previamente vacinado àquela patologia?
Pois a vacina, por meio de imunógenos potentes e controlados, promove essa conexão MHC-II/TCR, fazendo a expansão clonal e dando origem a muitos Thelper com aquele TCR, na hora da infecçào, estes são faceis de achar pelas APCs = resposta rápida.
Por que motivo é possível ser infectado pelo vírus da influenza apenas uma vez a cada ano?
Pois o vírus sofre um processo de drift anual/shift a cada década. Em cada vez que ele faz o drift, tem-se leves alterações da estrutura antigênica do vírus, fazendo com que os prévios TCD4 com TCR específicos ao influenza não reconheçam essa nova cepa.
Síntese da diferenciação dos linfócitos T e B quando ativados:
Após serem ativados, os linfócitos TCD4 liberam muitas citocinas direcionadas. A partir desse efeito, tem-se a definiçào de dois tipos de resposta, que são:
-Resposta celular: mediada pelas células do sistema imune para defesa contra patógenos intracelulares (vírus, bactérias)
-Resposta humoral: derivado de anticórpos do linfócito B e do sistema complemento, faz defesa contra patógenos extracelulares
Como é a resposta celular adaptativa diante de infecçào por vírus?
Primeiramente, tem-se a liberação de citocinas, com foco no interferon. A partir daí, se inicia uma resposta celular por meio da mobilização dos linfócitos TCD8 (citotóxicos), que irão lisar ou induzir a apoptose da c;élula infectada pelo vírus.
Como é a resposta celular adaptativa diante de infecção por bactérias intracelulares?
Tme-se, nesse caso, a mobilização dos macrófagos, que liberam enzimas citotóxicas ao redor da célula infectada.
As bactérias intracelulares ainda podem ser reconhecidas pelo sistema imunológico adaptativo. Isso ocorre porque as proteínas bacterianas liberadas durante a replicação no citoplasma da célula hospedeira podem ser processadas em peptídeos e apresentadas pelas células apresentadoras de antígenos (APCs) em complexo com moléculas do complexo de histocompatibilidade (MHC) para os linfócitos T CD4+ e CD8+. Essa apresentação de antígenos pode levar à ativação dos linfócitos T e à produção de citocinas inflamatórias, que podem ajudar a eliminar as bactérias intracelulares ou pelo menos limitar sua replicação.
Qual o produto final da ativação do sistema imunológico?
Anticorpos vindos dos linfócitos B
Quais as fases da resposta imune adaptativa?
-Reconhecimento do antígeno
-Ativação dos linfócitos
-Eliminação do antígeno
-Declínio
-Memória
A resposta imune adaptativa tem a fase de resposta imune primária. No que ela consiste?
A resposta imune primária se inicia no contato do antígeno com os Linfócitos T naive.
Se trata do primeiro contato do hospedeiro com aquele antígeno específico.
Tem-se uma resposta mais demorada e não tão grande, não haviam TCR na memória imunológica para esse antígeno, então foi necessário constituir um novo, a resposta foi mais enfraquecida e lenta
A resposta imune adaptativa tem a fase de resposta imune secundária. No que ela consiste?
Nesse caso, essa resposta ocorre a partir da segunda exposiçào do indivíduo àquele antígeno: já foram formados os TCR para constituir uma memória imunológica consistente, e então é possível uma resposta mrápida e forte.
Em 1~2 dias, as concentraçòes séricas de anticorpos já está 100 a 1000x a da respsota imune primária, bem como a proliferaçào dos linfócitos TCD8.