Complexo principal de histocompatibilidade Flashcards
O que é o MHC?
É um complexo glicoproteico presente em todas as células NUCLEADAS do organismo.
Ele server para o corpo conseguir distinguir o que é próprio do que é não-próprio (antígenos) = o sistema imune não ataca as células com MHC do próprio organismo (irá atacar MHC extrangeiros).
O que é o MCH-I e em quais células ele pode ser visto?
O MHC-I é o MCH presente na grande maioria de células nucleadas do organismo, tem-se nos subtipos A, B, C.
Os linfócitos TCD8 conseguem atacar células infectadas por causa do MHC-I: essas células depoistam nesse MHC-I um fragmento do antígeno INTRACELULAR, evidenciando que foi infectada.
A atuação do TCB8 nas células infectadas se dá pelo reconhecimento e acoplamento do MHC-I com antígeno.
O que é o MCH-II e em quais células ele pode ser visto?
O MCH-II só pode ser visto nas Células Apresentadoras de Antígenos (APCs - macrófagos, dendríticas, Linfócitos B de memória), tem-se os subtipos: DP, DQ, DR.
A função primordial do MHC-II é promovar a ativação do linfócito TCD4; uma vez ativado, ele promove ativaçào de macrófagos para eliminar patógenos extracelulares e linfócitos B p/ produzirem anticorpos.
O que explica esse polimorfismo dos MHC ?
Os MHC são constituidos por um conjunto de 6 proteínas, e o que define a polimorfia é a ampla variedade de combinaçòes entre estas 6 ptn. Na prática, o MHC é singular de cada indivíduo.
Ex.: o indivíduo possui Complexo MHC = A6, B2, C8, DQ8, DR3, DP2
Em que cromossomo se localizam os genes definidosres do MHC?
Os genes do MCH ficam no cromossomo 6, em seu braço curto, e estes são herdados igualmente do pai e da mãe, cada unidade de MHC deriva de uma unidade isolada, cahamda haplótipo.
Os produtos do MHC são expressos na
superfície das células, de forma co-dominante: Produtos do pai e da mãe são encontrados
numa mesma célula.
Qual a probabilidade de irmãos terem um HLA idêntico ?
É de 25%. (1/2 de vir a mesma metade do da mãe x 1/2 de vir a mesma metade do do pai)
A chance de terem HLA distinto também é de 25%, mas a chance de terem HLA haplo-idêntico é de 50% (têm pelo menos 1 haplótico igual)
Como é o processo de exposição de um complexo MHC-antígeno pela célula?
Inicialmente o antígeno e fagoicitado e degradado, o MHC recém-produzido se asocia ao fragmento do antígeno e este é apresentado na superfície da membrana das APCs, sendo detectados pelo complexo TCR dos linfócitos T.
A resposta imune é individualizada pelo MHC?
Sim.
O MHC das APCs é a forma de os antígenos serem apresentados aos TCD4, entã oesse processo é individual segundo a forma desse MHC, deve-se considerar também que há produção específica de TCR para cada antígeno especificamente, então deve haver match entre o MHC-II na APC com o TCR correspondente ao antígeno da mhc-ii.
O que acontece se o antígeno se ligar diretamente ao TCR do TCD4, sem precisar do mediador via APCs ?
Os antígenos geralmente precisam ser apresentados pelas células apresentadoras de antígenos (APCs) para serem reconhecidos pelos linfócitos T CD4. Isso ocorre porque os TCRs (receptores de células T) dos linfócitos T CD4 são específicos para peptídeos que são apresentados em complexo com as moléculas do complexo de histocompatibilidade principal classe II (MHC-II) nas APCs.
Por que o HLA do paciente é decisivo para realizaçào do transplante de órgãos?
Pois o novo órgão terá células com HLA distintas da do organismo, então será reconhecido como antígeno e atacado. Dessa forma, busca-se a maior compatibilidade possível do HLA do transplantado com do doador.
Os HLAs masi importantes nesse caso: HLA-A, HLA-B, HLA-C.
Distribuição dos MHC-I e MCH-II pelas células do organismo:
Qual MHC vai apresentar o antígeno para as TCD8 e para a TCD4?
as moléculas de Classe I do MHC
apresentam peptídeos antigênicos para células T CD8+, enquanto as moléculas de Classe II apresentam antígenos para células T CD4+. Por esse motivo é dito que as células T CD4+ são restritas às moléculas de Classe II e as células T CD8+, restritas às moléculas de Classe I do MHC.
Qunado o TCD8 reconhce um MHC-I apresentando um antígeno intracelular, qual a resposta?
É uma resposta citotóxica à célula hospedeira.
Liberação de porinas e granzimas na célula para elimina-la.
Algumas célula tumorais deixam de apresentar o MCH e sua membrana, quais os efeitos disso na resposta imune?
Nesse caso, a célula tumoral fica invisível ao sistema imune, já que a identificação de alteraçòes intracelulares se dá por meio dele. = piora da resposta imune.
O SI não identifica a célula nem como própria nem como não-própria, ela simplesmente passa despercebida.
Como é a RI mediada por MHC às infecçòes por vírus?
Na célula infectada, o vírus realizará múltiplas copias de si mesmo, até o momento que um peptídeo viral é representado, pelo MHC I, na membrana. Assim, os linfócitos TCD8 transitando pelos tecidos reconhecem o receptor e iniciam a resposta citotóxica.