Citocinas Flashcards
O que é um antígeno?
É um corpo não codificado pelo DNA próprio do roganismo, visto como corpo estranho
Inclui: medicamentos, alimentos, bactérias,…
O que é um anticorpo?
São proteínas produzidas pelo sistema imune de maneira específica à resposta de um determinado antígeno.
Eles se ligam nos antígenos, marcando-os para serem destruídos pelas células do sistema imunológico
Produzidos pelos Linfócitos B
Quais os subtipos de anticorpos (imunoglobulinas) ?
Presentes em várias formas: IgG, IgM, IgA, IgD e IgE. Cada uma dessas formas tem uma função específica na resposta imunológica, como a neutralização de toxinas bacterianas, a ativação do sistema complemento, a aglutinação de bactérias e a opsonização de partículas para facilitar a sua fagocitose.
Qual a diferença de antígeno para imunógeno?
Os imunógenos são antígenos (produzidos por outro que não DNA próprio) que ativam uma resposta do sistema imune para formar anticorpos.
Qual a função de uma inflamação?
A inflamação busca trazer para um local específico as células que vão combater os patógenos saquele sítio.
A inflamação é uma resposta complexa do sistema imunológico a uma lesão tecidual, infecção ou irritação. Seu principal objetivo é promover a defesa do organismo contra agentes agressores
O que desencadeia a resposta inflamatória?
As células imunológicas, como os neutrófilos, os macrófagos e os linfócitos, são recrutadas para o local da infecção com quimiotaxia de uma identificação inicial, ali, liberam mediadores inflamatórios, como citocinas, quimiocinas e prostaglandinas, que estimulam a resposta inflamatória.
Qual a atuação das células recrutadas na resposta inflamatória?
Os neutrófilos são as primeiras células a serem recrutadas para o local da inflamação. Eles são células fagocitárias que podem engolfar e digerir bactérias, vírus e outros patógenos.
Os macrófagos são outras células fagocitárias que são recrutadas para o local da inflamação. derivados de células mononucleares e são importantes na fagocitose de patógenos e células danificadas. Além disso, os macrófagos podem secretar citocinas, que estimulam outras células do sistema imunológico a se recrutarem para o local da inflamação.
Os linfócitos, por sua vez, desempenham um papel importante na resposta inflamatória adaptativa. Eles são ativados pelos antígenos apresentados pelos macrófagos e produzem anticorpos específicos para combater os patógenos.
Quais os maiores produtores de citocinas?
Macrófagos e linfócitos
Qual a função das citocinas?
São proteínas de sinalização celular, eles são produzidos em resposta a antígenos e medeiam/regulam a resposta imunológica inflamatória.
Mensageiro químico para regular resposta imune
Como as citocinas atuam?
Ativação de células do sistema imunológico: como os linfócitos, macrófagos e células dendríticas, para desempenhar funções específicas durante a resposta imunológica.
Regulação da inflamação: importantes na regulação da inflamação e na ativação de células envolvidas na resposta inflamatória, como os neutrófilos e macrófagos.
Estimulação da produção de anticorpos: as citocinas podem estimular a produção de anticorpos pelos linfócitos B, que são importantes na defesa contra infecções.
Recrutamento de células do sistema imunológico: as citocinas podem atuar como quimiocinas, estimulando a migração de células do sistema imunológico para o local da inflamação ou infecção.
Estímulo à proliferação celular: algumas citocinas, como as interleucinas, podem estimular a proliferação celular de linfócitos e outras células do sistema imunológico.
Onde as citocinas são produzidas?
Elas são produzidas localmente no sítio da infecção por vários tipos de células ali presentes.
O principal produtor das citocinas são os Línfócitos TCD4
Dado que as citocinas regulam a resposta inflamatória, quais os tipos de citocinas que existem ?
Pró-inflamatórias: IL2, IL6, Interferon, Fator de Necrose Tumoral (as que originam os sintomas da doença inflamatória)
Anti-inflamatórias: IL10 e TGF-beta (Liberadas por linfócito T para regular uma resposta imune exacerbada) -> evitam doenças autoimunes
Como atua a citocina Fator de Necrose Tumoral ? (TNF-alfa)
Atua localmente provocando calor, rubor, edema e perda de função
Causa a reação hemorrágica de Shwartzman: diante de infecção por BGN com lipopolissacarídeo, este LPS induz a TNF-a
Quais as funções principais da TNF-a ?
Estimulação da produção de outras citocinas: o TNF-alfa pode estimular a produção de outras citocinas, como as interleucinas (IL-1, IL-6 e IL-8), que são importantes na resposta inflamatória
Ativação de células do sistema imunológico: o TNF-alfa pode ativar diferentes tipos de células do sistema imunológico, incluindo os macrófagos, linfócitos T e células NK, estimulando a fagocitose
Estimulação da resposta de células endoteliais: o TNF-alfa pode estimular a expressão de moléculas de adesão em células endoteliais, permitindo que células do sistema imunológico possam aderir às células endoteliais e migrar para os tecidos.
Estimulação da apoptose: o TNF-alfa pode estimular a apoptose (morte celular programada) de células infectadas ou danificadas
Qual o efeito da IL-6?
Citocina pró-inflamatória
Induz resposta de fase aguda
Potencializa efeito de outras citocinas
Estimula hepatócito a produzir PCR