Responsabilidade Civil Flashcards

1
Q

Considere as seguintes proposições acerca dos prepostos:

I. O preponente responde com o gerente pelos atos que este pratique em seu próprio nome, mas à conta daquele.

II. No exercício das suas funções, os prepostos são pessoalmente responsáveis, perante terceiros, pelos atos dolosos ou culposos que praticarem, inexistindo, em relação aos primeiros, solidariedade com o preponente.

III. É permitido ao gerente estar em juízo em nome do preponente, pelas obrigações resultantes do exercício da sua função.

IV. Os preponentes são responsáveis pelos atos de quaisquer prepostos, praticados nos seus estabelecimentos e relativos à atividade da empresa, exceto aqueles não autorizados por escrito.

De acordo com o Código Civil, está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
A
I, II e IV. 
B
I e III.
C
II e IV. 
D
I, II e III. 
E
III e IV.
A

GABARITO: B

I - Art. 1.175. O preponente responde com o gerente pelos atos que este pratique em seu próprio nome, mas à conta daquele.

II - Art. 1.177. Parágrafo único. No exercício de suas funções, os prepostos são pessoalmente responsáveis, perante os preponentes, pelos atos culposos; e, perante terceiros, solidariamente com o preponente, pelos atos dolosos.

III - Art. 1.176. O gerente pode estar em juízo em nome do preponente, pelas obrigações resultantes do exercício da sua função.

IV - Art. 1.178. Os preponentes são responsáveis pelos atos de quaisquer prepostos, praticados nos seus estabelecimentos e relativos à atividade da empresa, ainda que não autorizados por escrito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A respeito do negócio jurídico, das obrigações, dos contratos e da responsabilidade civil, julgue o item que se segue.

A responsabilidade civil do advogado por inadimplemento da sua obrigação com o cliente depende, além da demonstração do dano causado ao cliente, de dolo ou culpa e do nexo de causalidade.

Alternativas
Certo
Errado

A

gab. C

A responsabilidade civil subjetiva do advogado, por inadimplemento de suas obrigações de meio, depende da demonstração de ato culposo ou doloso, do nexo causal e do dano causado a seu cliente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Renato, estudante de quinze anos, foi contemplado com vasto legado deixado por seu tio avô, o que lhe permitia oferecer à Luiza, sua mãe, conforto material. Luiza era viúva e os únicos bens que lhe pertenciam eram os que integravam o enxoval de uma das casas que Renato recebeu, onde com ele residia. Certo dia, Renato, representado por sua mãe, adquire uma bicicleta e, ao sair da loja, desequilibra-se e cai na pista de rolamento da rua em frente ao estabelecimento. No momento da queda, Joaquim, que conduzia seu carro, desvia-se de Renato, que nada sofre, mas colide com a lateral do automóvel de Carla, estacionado do outro lado da rua. A colisão ocasionou danos em ambos os veículos automotores, mas, como trafegava em baixa velocidade, Joaquim saiu fisicamente ileso. Diante destes fatos, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
A
Carla faz jus a indenização pelos danos ocasionados ao seu carro por Joaquim, que poderão ser por ele ressarcidos.
B
A incapacidade civil de Renato, impede Joaquim de o responsabilizar patrimonialmente pelos danos sofridos.
C
Joaquim deverá provar a negligência de Luiza no exercício da autoridade parental para haver indenização.
D
O fortuito ocorrido não permite que Joaquim pleiteie indenização de Luiza.
E
Joaquim nada deverá pagar a Carla, pois agiu em estado de necessidade.

A

Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Parágrafo único. Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

Art. 928. O incapaz responde pelos prejuízos que causar, se as pessoas por ele responsáveis não tiverem obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meios suficientes.

Parágrafo único. A indenização prevista neste artigo, que deverá ser eqüitativa, não terá lugar se privar do necessário o incapaz ou as pessoas que dele dependem.

RESPONSABILIDADE CIVIL:

Regra - é SUBJETIVA.

Baseada na CULPA.

Exceção - é OBJETIVA.

casos especificados em lei ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem (CLÁUSULA GERAL)

INCAPAZ

Se os pais têm condições de arcar com os prejuízos: os PAIS responderão diretamente e objetivamente.

Se os pais não têm condições de arcar com os prejuízos (caso da questão): O FILHO responderá pelos prejuízos subsidiariamente e equitativamente

Se o filho foi emancipado voluntariamente pelos pais: PAIS E FILHO responderão solidariamente pela totalidade dos prejuízos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

João dirigia embriagado quando colidiu com outro veículo, causando um grave acidente. João morreu no local do acidente e o motorista do outro veículo, Pedro, foi levado ao hospital, onde ficou internado por dois meses, até falecer. Os herdeiros de Pedro decidiram pleitear danos morais e materiais contra os herdeiros de João.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente.
A pretensão dos herdeiros de Pedro é viável, pois tanto o direito de exigir a reparação civil por ato ilícito quanto a obrigação de prestá-la são transmitidos por sucessão aos herdeiros.
Alternativas
Certo
Errado

A

Gabarito. Certo.

Código Civil. Art. 943. O direito de exigir reparação e a obrigação de prestá-la transmitem-se com a herança.

Isso significa dizer que os herdeiros de Pedro poderão pleitear danos materiais e morais contra os herdeiros de João.

Complementando:

Os herdeiros de João, no entanto, somente serão obrigados a indenizar na medida da herança que receberem.

Código Civil. Art. 1.792. O herdeiro não responde por encargos superiores às forças da herança; incumbe-lhe, porém, a prova do excesso, salvo se houver inventário que a escuse, demostrando o valor dos bens herdados.

(494)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Considere os enunciados seguintes, relativos à responsabilidade civil:

I. Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

II. Ressalvados outros casos previstos em lei especial, os empresários individuais e as empresas respondem, desde que apurada sua culpa, pelos danos causados pelos produtos postos em circulação.

III. Os pais são responsáveis objetivamente pelos atos dos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia, independentemente de culpa da conduta desses filhos menores.

IV. O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior.

V. Aquele que habitar prédio, ou parte dele, responde pelo dano proveniente das coisas que dele caírem ou forem lançadas em lugar indevido.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
A
I, IV e V.
B
I, II, III e IV.
C
II, IV e V.
D
I, II e III.
E
II, III, IV e V.
A

O erro no item III, pelo que entendi, está em afirmar “independentemente de culpa da conduta desses filhos menores”. Ocorre que, embora o Art. 933 não obrigue a comprovação de culpa dos pais com relação aos seus filhos (responsabilidade de forma objetiva), o ato dos menores deve ser analisado de forma subjetiva, e não independentemente de culpa da conduta dos filhos menores.

Caso esteja errado, me ajudem a encontrar o motivo do erro deste item.

(229)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

José propôs, contra João, ação de indenização, alegando danos morais por este tê-lo caluniado. José e João morreram no curso do processo. Nesse caso,
Alternativas
A
o processo terá de ser extinto, porque o direito e a obrigação que se discutem são intransmissíveis.
B
o direito de exigir reparação e a obrigação de prestá- la transmitem-se com a herança.
C
extingue-se o direito à indenização se o autor morrer primeiro, porque a ação é personalíssima.
D
extingue-se o direito à indenização se o réu morreu primeiro, porque a pena não pode passar da pessoa do ofensor.
E
o direito de exigir reparação e a obrigação de prestá- la não se transmitem com as respectivas heranças, exceto se ocorrer comoriência.

A

Gabarito: “B”.

Art. 943, CC: O
direito de exigir reparação e a obrigação de prestá-la transmitem-se com a
herança.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Raul, dirigindo em alta velocidade, abalroou o veículo de Daniel, que ajuizou ação de indenização. A responsabilização de Raul se dará mediante comprovação de
Alternativas
A
dano, nexo de causalidade e culpa, na modalidade subjetiva.
B
dano e nexo de causalidade, na modalidade objetiva.
C
dano e nexo de causalidade, na modalidade subjetiva.
D
dano, nexo de causalidade e culpa, na modalidade objetiva.
E
dano apenas, na modalidade objetiva.

A

GABARITO ERRADO!!! letra “A” correta, nao existe responsabilidade por risco integral em esfera civil.

Nao se aplica o art. 927 CC

Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Parágrafo único. Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Sobre a responsabilidade civil disciplinada no Código Civil de 2002, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Os empresários individuais e as empresas são responsáveis, independentemente de culpa, pelos danos que, em qualquer circunstância, causarem a terceiro, no exercício de suas atividades empresariais.

( ) O incapaz responderá integralmente pelos danos que causar se as pessoas por ele responsáveis não tiverem obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meios suficientes.

( ) Ainda que não haja culpa de sua parte, os pais responderão pelos atos praticados pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
A
V, F e V.
B
F, V e F.
C
F, F e V.
D
V, V e F.
E
F, V e V.
A

Gabarito Letra C

FALSO: Art. 931. Ressalvados outros casos previstos em lei especial, os empresários
individuais e as empresas respondem independentemente de culpa pelos danos causados pelos
produtos postos em circulação

FALSO: Art. 928. O incapaz responde pelos prejuízos que causar, se as pessoas por ele
responsáveis não tiverem obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meios
suficientes.

Parágrafo único. A indenização prevista neste artigo, que deverá ser EQUITATIVA,
não terá lugar se privar do necessário o incapaz ou as pessoas que dele dependem

VERDADEIRO: Art. 932. São também responsáveis pela reparação civil:
I - os pais, pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia;
[…]

Art. 933. As pessoas indicadas nos incisos I a V do artigo antecedente, ainda que não
haja culpa de sua parte, responderão pelos atos praticados pelos terceiros ali referidos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

João, devidamente habilitado para dirigir, conduzia veículo de sua propriedade com cautela e diligência, quando foi surpreendido por ônibus em alta velocidade na contramão. Em rápida manobra, João conseguiu evitar uma colisão frontal, desviando seu automóvel para cima da calçada, onde atropelou Lucas, causando-lhe graves lesões físicas.

Sobre os fatos descritos, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
A
João, por ter agido em estado de necessidade, não será obrigado a indenizar o dano causado a Lucas, cuja indenização será devida pela empresa de ônibus.
B
João, por não ter agido no estrito cumprimento de dever legal, será obrigado a indenizar o dano causado a Lucas.
C
João, embora agindo em estado de necessidade, será obrigado a indenizar o dano causado a Lucas, mas terá ação de regresso contra a empresa de ônibus.
D
João, por ter agido em decorrência de fato de terceiro, não será obrigado a indenizar o dano causado a Lucas, cuja indenização será devida pela empresa de ônibus.
E
João, ao desviar deliberadamente o carro, será obrigado a indenizar o dano causado, e não terá ação de regresso contra a empresa de ônibus.

A

Art. 188. Não constituem atos ilícitos:

I - os praticados em legítima defesa ou no exercício regular de um direito reconhecido;

II - a deterioração ou destruição da coisa alheia, ou a lesão a pessoa, a fim de remover perigo iminente.

Parágrafo único. No caso do inciso II, o ato será legítimo somente quando as circunstâncias o tornarem absolutamente necessário, não excedendo os limites do indispensável para a remoção do perigo.

Art. 929. Se a pessoa lesada, ou o dono da coisa, no caso do inciso II do art. 188, não forem culpados do perigo, assistir-lhes-á direito à indenização do prejuízo que sofreram.

Art. 930. No caso do inciso II do art. 188, se o perigo ocorrer por culpa de terceiro, contra este terá o autor do dano ação regressiva para haver a importância que tiver ressarcido ao lesado.

Parágrafo único. A mesma ação competirá contra aquele em defesa de quem se causou o dano (art. 188, inciso I).

Todos os artigos são do CC. Gabarito: C.

(91)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q
No caso de responsabilidade pelo fato da coisa, o responsável será:
Alternativas
A
seu dono.
B
seu usuário.
C
seu possuidor.
D
seu detentor.
E
seu locador.
A

Segundo o Prof. Sílvio de Salvo Venosa, in “Direito Civil – Responsabilidade Civil:“Os objetos, máquinas e aparelhos, as coisas em geral, quase sempre estão ligadas a uma pessoa que é seu titular ou possuidor. Esses objetos podem servir de instrumento causador de danos a terceiros: o veículo mal estacionado em uma esquina propicia um abalroamento; o compressor com defeito explode e atinge transeunte em via pública; uma carga mal colocada em um caminhão desprende-se, cai sobre a pista de rolamento e provoca acidente em rodovia. A mesma situação se aplica ao dono ou possuidor de cão feroz, que fere ou mata quem dele se aproxima. Nesses exemplos, há um dever inerente do guarda da coisa ou do animal em impedir que esses eventos ocorram.”

(23)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A respeito da responsabilidade civil do empregador ou comitente por seus empregados, serviçais e prepostos, é correto afirmar que:
Alternativas
A
não há responsabilidade na ausência de vínculo empregatício.
B
a responsabilidade do empregador ou comitente depende da comprovação de sua “culpa in eligendo” ou “culpa in vigilando”.
C
a responsabilidade do empregador exclui a do empregado.
D
o empregador que ressarcir a vítima poderá reaver o que houver pago em ação contra seu empregado.
E
não há responsabilidade quando o empregador ou comitente é pessoa física.

A

Alternativa
A – ERRADA

A
afirmação A está incorreta, pois o art. 932, III do Código Civil
estabelece a existência de

responsabilidade
não apenas por atos de empregados, mas também de serviçais e prepostos
.

Alternativa
B – ERRADA

A
afirmação B está incorreta, pois o art. 933 do Código Civil
estabelece que o empregador ou comitente será responsabilizado ainda
que não haja culpa de sua parte, estabelecendo, portanto uma
responsabilidade objetiva.

Alternativa
C – ERRADA

A
afirmação C está incorreta, pois o
art. 942, parágrafo único do Código Civil estabelece que são
solidariamente responsáveis com os autores dos ilícitos as
pessoas designadas no art. 932.

Art.
932 do Código Civil. do Código Civil: São também responsáveis pela reparação
civil:

III
- o empregador ou comitente, por seus empregados, serviçais e
prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em
razão dele;

Alternativa
D – CERTA

De
todas as afirmações, a única correta é a alternativa D, conforme
o art. 934 do Código Civil:

“Aquele
que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago
daquele
por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu,
absoluta ou relativamente incapaz”. (salvo se for “culpa in
vigilando”)

Alternativa
E – ERRADA

A
afirmação E está incorreta, pois a lei não distingue
entre a responsabilidade de pessoas físicas e jurídicas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly