Propriedades Gerais das Bactérias Flashcards
Microrganismos Procariotas
possuem um cromossoma único e circular, menos quantidade de DNA, são geralmente haplóides e não possuem núcleo nem organitos membranares, mitocôndrias, golgi e re ausentes, membrana citoplasmática sem esteróides, parede celular de estrutura complexa, reprodução assexuada, sem flagelos simples e faz a respiração através da membrana citoplasmática
Microrganismos Eucariotas
têm cromossomas lineares, maior quantidade de DNA, são geralmente diplóides, e possuem núcleo com invólucro nuclear e organitos membranares
Quais as características pelas quais se classifica as bactérias?
Morfológicos - tamanho, forma e características; Metabólicos, Antigénicos e Genéticos.
Quais as possíveis classificações segundo os aspetos Morfológicos?
Cocos (Diplococos, Estreptococos, Tetrades, Estafilococos)
Bacilos/Bastonetes
Espiroqueta/Espirilo
Vibrião
Quais os diferentes Aspetos Bioquímicos a avaliar?
Coloração Gram; Toxicidade ao Oxigénio; Obtenção de Energia; Parede Celular e Lipopolissacáridos
De que se trata a Coloração de Gram?
é uma prova útil e fácil que permite distinguir as principais classes
de bactérias com o objectivo de instaurar um tratamento. As bactérias gram-positivas são
aquelas que têm uma cor azul, o corante precipita na camada de peptidoglicano que possui
uma estrutura entrecruzada e grossa em forma de malha à volta da célula. As bactérias gram-
negativas apresentam uma camada delgada de peptidoglicano incapaz de reter o corante e por
isso adquirem uma cor rosa.
A que se refere a Toxicidade ao Oxigénio?
devido á formação de superóxidos, peróxidos e hidróxidos,
muitas bactérias não coexistem em ambientes com oxigénio. A presença ou não de enzimas
destoxificadores (catalases) pode constituir um critério de classificação
O que se pode distinguir quanto à Obtenção de Energia?
Pode ser através da Respiração ou Fermentação
Quanto aos microrganismos aeróbios, que tipos se podem distinguir?
- Obrigatório, habita apenas perante a presença de oxigénio;
- Facultativo, poderá realizar respiração, mas também realiza fermentação;
- Microaerófilo, é tolerante a baixas concentrações de oxigénio;
Quanto aos microrganismos anaeróbios, que tipos se podem distinguir?
- Obrigatório, apenas existe em ambientes anaeróbios e não tem capacidade de usar O2 nem de estar em contacto com este;
- Aerotolerante, podem estar em ambiente com 02, mas não o usam;
O que há a avaliar quanto è parede celular?
a presença ou não de parede celular, composta por peptideoglicano
O que há para avaliar quanto aos lipopolissacáridos?
presença ou não de membrana externa
Que semelhança e diferença existe entre as bactérias Gram Positivas e Negativas?
Tanto as bactérias gram-positivas, como as gram-negativas, possuem estruturas citoplasmáticas semelhantes, o que já não ocorre relativamente às estruturas extra-celulares
O que difere o cromossoma bacteriano do eucariota?
O cromossoma bacteriano difere do eucariota pois é composto por uma única molécula circular de cadeia dupla e que não está contido no núcleo, mas sim numa estrutura conhecida como nucleóide. Apesar disso este cromossoma carece de histonas e por isso não forma nucleossomas.
O que são os plasmídeos e em que células se costumam encontrar?
moléculas extra-cromossómicas de DNA circular mais pequenas que o
cromossoma. Regra geral os plasmídeos encontram-se nas células gram-negativas, e na maior parte dos casos não são essenciais para a sobrevivência da célula, mas podem conferir-lhe uma vantagem selectiva, como é o caso de resistência a antibióticos.
Qual o efeito da ausência de membrana nuclear?
simplifica os mecanismos de controlo da síntese proteica. Assim sendo o ribossoma fixa-se diretamente no mRNA que está a ser transcrito e inicia a tradução, sintetizando a proteína à medida que o mRNA é sintetizado e ainda se encontra unido ao DNA.
Que subunidades e que ribossoma se encontra na célula bacteriana?
O ribossoma bacteriano é constituído pelas subunidades 30S e 50S que formam o ribossoma 70S. Este ribossoma é distinto do humano (Ribossoma 80S = 40S + 60S), e ainda é possível encontrar diferenças no rRNA, e por isso tanto o ribossoma como o rRNA são alvo de muitos antibióticos.
Qual a diferença entre a membrana citoplasmática dos eucariotas e das bactérias?
A membrana citoplasmática possui uma estrutura idêntica à dos eucariotas, mas contrariamente a estes não possui esteróides, como é o caso do colesterol, com excepção dos micoplasmas.
Qual a principal característica que diferencia as bactérias Gram-positivas e negativas?
Diferem na estrutura da parede celular e nos seus componentes e funções. Os componentes das paredes celulares são exclusivos das bactérias, sendo que a maior parte das membranas dos procariotas está rodeada por uma camada rígida de peptidoglicano (mureína), com excepção das arqueobactérias e micoplasmas. O peptidoglicano determina a rigidez e forma da bactéria, sendo que nas bactérias gram-negativas existe ainda uma membrana externa que as envolve.
Caracterize a Parede Celular das Bactérias Gram-Positivas
possuem uma parede celular espessa que é composta por várias camada, as quais são compostas maioritariamente pelo peptidoglicano. Uma característica importante do peptidoglicano é que este é suficientemente poroso para permitir que grande parte dos metabolitos alcance a membrana citoplasmática.
O peptidoglicano pode ser destruído perante a lisozima, levando à lise celular.
A célula gram-positiva pode ainda possuir outros componentes na membrana externa, como é o caso dos ácidos teicóicos e lipoteicóiscos.
Caracterize a Parede Celular das Bactérias Gram-Negativas
as paredes celulares destas bactérias são mais complexas, contendo duas camadas externas em relação com a membrana citoplasmática: imediatamente a seguir à membrana encontra-se uma camada fina de peptidoglicano (5 a 10% do total da parede celular), que não contem ácidos teicóicos nem lipoteicóiscos. A camada mais externa denomina-se membrana externa e é exclusiva das bactérias gram-negativas, o espaço compreendido entre esta e a membrana plasmática designa-se espaço periplasmático. Este espaço possui enzimas hidrolíticas que degradam as macromoléculas necessárias para a célula; por outro lado a membrana externa constitui uma barreira para as moléculas de grande tamanho e hidrófobas, e uma defesa para as condições possivelmente adversas de alguns ambientes.
A zona externa é geralmente formada por lipopolissacáridos (LPS) que pode também ser conhecido como endotoxina, pois constitui um potencial causador de resposta imunitária. Existem ainda algumas proteínas, como é o caso das porinas que formam poros e permitem a difusão através da membrana de moléculas hidrofóbicas com menos de 700 Da de peso.
A membrana externa une-se à membrana citoplasmática por meio de zona de adesão e ao peptidoglicano por interacção com uma lipoproteína.
Que estruturas externas se podem encontrar?
Algumas bactérias encontram-se rodeadas por capas laxas de proteínas ou polissacáridos denominadas cápsulas, no caso de não ser uniforme ou muito fina chama-se capa de limo (slime layer). Na generalidade estas duas estruturas são conhecidas como glicocálix.
Qual a funcionalidade desta cápsula?
A cápsula pode actuar também como uma barreira frente a molécula hidrófobas
tóxicas, por exemplo os detergentes, e por outro lado facilitar a aderência a outras bactérias
ou às superfícies do hospedeiro.
De que se trata o biofilme?
polissacárido produzido por algumas bactérias em determinadas condições que favorece o estabelecer de uma colónia bacteriana e protege os seus membros da acção dos antibióticos e defesas dos organismos
hospedeiro.
Que apêndices citoplasmáticos podemos encontrar nos procariotas?
Flagelos, Fímbrias ou pilli e Pilli Sexuais
Descreva os Flagelos
Com função de locomoção, são formados por subunidades proteicas enroladas helicoidalmente de flagelina. Os flagelos permitem às bactérias aproximarem-se dos nutrientes e ambientes favoráveis, afastando-se dos ambientes tóxicos - quimiotaxia;
Descreva as Fímbrias ou Pilli
permitem a adesão e fixação às paredes do organismo hospedeiro, sendo formada por subunidades proteicas de pilina. Diferenciam-se dos flagelos por não possuírem uma estrutura helicoidal e terem um diâmetro menor. Para que permitam a adesão às paredes do hospedeiro ou outras estruturas possuem um factor de adesão, a adhesina, sendo que existe ainda outro factor que se fixa a açúcares específicos - lectina;
Pilli Sexuais
tornam possível a troca horizontal de material genético, permitem a união a outras bactérias e são codificados por um plasmídeo
Como ocorre a Divisão Celular?
A replicação do cromossoma bacteriano desencadeia também o início da divisão celular. A produção de duas células filhas exige o crescimento e amplificação dos componentes da parede celular, seguidos da formação de um septo que dividirá as bactérias em duas células distintas. Uma separação incompleta pode originar bactérias que permanecem unidas e formam cadeias como é o caso dos estreptococos e estafilococos.
De que se tratam os Esporos?
Algumas bactérias gram-positivas, mas não as gram-negativas, são capazes de formar esporos. Em condições ambientais adversas estas bactérias podem passar de estado vegetativo para um estado de latência ou de esporo. A localização do esporo no interior da célula constitui uma característica de cada bactéria e pode facilitar a sua identificação.
O esporo é uma estrutura desidratada formada por múltiplas camadas que protege a bactéria e permite que continue viva em estado de latência. O esporo contém uma cópia completa do cromossoma bacteriano, as concentrações mínimas imprescindíveis ao ribossoma e proteínas essenciais, e uma elevada concentração de cálcio unido ao ácido dipicolínico. O esporo consegue proteger o DNA bacteriano do calor intenso, radiação e acção da maioria das enzimas e substancia químicas.