Processos Inflamatórios E Sepse Flashcards
O que é a inflamação?
A inflamação é uma resposta protetora que envolve células do hospedeiro, vasos sanguíneos, proteínas e outros mediadores e destinada a eliminar a causa inicial da lesão celular, bem como as células e tecidos necróticos que resultam da lesão original e iniciar o processo de reparo.
Quais os sinais cardinais da inflamação? (5)
As manifestações externas da inflamação, chamadas de sinais cardinais, são:
• Tumor (inchaço),
• Rubor (vermelhidão),
• Calor (aquecimento),
• Dor (dolor)
• Perda de função (functio laesa)
São resultantes do recrutamento e ativação de leucócitos.
Quais são as etapas do processo inflamatório? (5)
Cinco erres:
(1) reconhecimento do agente lesivo
(2) recrutamento dos leucócitos
(3) remoção do agente
(4) regulação (controle) da resposta
(5) resolução (reparo)
Caracterize a fase vascular da inflamação
Fase vascular
• Alteração nos pequenos vasos próximos a lesão. Começa com vasoconstrição momentânea e tem vasodilatação.
• A vasodilatação envolve as arteríolas e vênulas, com consequente aumento do fluxo sanguíneo capilar, causando calor e vermelhidão, 2 dos sinais cardinais do processo inflamatório.
• Isto é acompanhado por aumento na permeabilidade vascular, com a efusão de um líquido rico em proteína (exsudato) para os espaços extravasculares.
• A perda de proteínas reduz a pressão osmótica capilar e aumenta a pressão osmótica intersticial. Isso, juntamente com aumento na pressão capilar, provoca fluxo significativo de líquido e sua acumulação nos espaços teciduais, produzindo edema, dor e comprometimento da função, que representam os outros 3 sinais cardinais do processo inflamatório
• A medida que o líquido se desloca para fora dos vasos, ocorre estagnação do fluxo sanguíneo e coagulação. Isso ajuda a localizar a disseminação de microrganismos infecciosos.
Caracterize a fase celular da inflamação
Fase celular
• Envolve o deslocamento de leucócitos, principalmente neutrófilos, para o local da lesão de modo que possam exercer sua função normal de defesa do hospedeiro.
• O deslocamento e a ativação dos leucócitos podem ser divididos nas seguintes etapas: adesão e marginação; transmigração; e quimiotaxia.
• O recrutamento de leucócitos para as vênulas pré-capilares, onde deixam a circulação, e facilitado pela desaceleração do fluxo sanguíneo e pela marginação ao longo da superfície vascular.
• Depois do extravasamento, os leucócitos migram através dos tecidos em direção ao local da lesão por quimiotaxia.
O deslocamento e a ativação dos leucócitos podem ser divididos em quais etapas?
- Adesão e marginação
- Transmigração
- Quimiotaxia.
Após as duas fases da inflamação, há a ativação de leucócitos e a fagocitose. Comente sobre o processo (4)
Uma vez na lesão, os produtos do dano tecidual desencadeiam uma série de respostas leucocitárias, incluindo fagocitose e morte celular.
- A opsonização dos micróbios pelo fator de complemento C3b e anticorpo facilita o reconhecimento pelo neutrófilo receptor de C3b e anticorpo
Fc. - A ativação do receptor desencadeia a sinalização intracelular e a montagem de actina no neutrófilo, levando à formação de pseudópodes que englobam o micróbio em um fagossomo.
- O fagossomo então se funde com um lisossomo intracelular para formar um fagolisossomo
- Enzimas lisossomais e radicais de oxigênio são liberados para matar e degradar o micróbio.
Como ocorre o reconhecimento da inflamação?
Pelos TLR e pelos inflamossomos.
• A ativação pelos inflamossomas resulta na ativação de uma enzima chamada caspase 1, que cliva as formas precursoras da citocina inflamatória interleucina 1b(IL-1b) em sua forma biologicamente ativa.
• A IL-1 é um importante mediador no recrutamento de leucócitos na resposta inflamatória aguda, onde os leucócitos fagocitam e destroem as células mortas.
• A gota (doença articular) é causada pela deposição de cristais de urato, os quais são ingeridos por fagócitos e ativam o inflamossomo, resultando na produção de IL-1 e inflamação aguda.
Quais as ações dos leucócitos no sítio da inflamação?
• Reconhecimento;
• Fagocitose;
• Produção de mediadores químicos;
• Destruição intracelular de microrganismos e resíduos;
• Dano tecidual.
O que pode causar a inflamação (2)?
• Reconhecimento de agentes potencialmente prejudiciais:
- Células residentes (células parenquimatosas, microvasculatura, macrófagos e mastócitos, células mesenquimais)
• Alteração na parede vascular após lesão desencadeia os seguintes fenômenos:
- Ativação de células endoteliais;
- Perda da integridade vascular;
- Extravasamento de plasma;
- Emigração de leucócitos para o tecido.
Relacione as causas do edema com a produção de exsudato e transudato.
TRANSUDATO
— Aumento da pressão hidrostática
— Ou por redução da pressão oncótica
EXSUDATO
Aumento da permeabilidade vascular
OBSTRUÇÃO LINFÁTICA
Quais os principais mediadores da inflamação e suas funções (9)
- Histamina — vasodilatação, aumento de permeabildiade vascular e ativação endotelial.
- Serotonina — vasoconstrição
- Prostaglandinas — vasodilatação, dor e febre.
- Leucotrienos — aumento da permeabilidade vascular, quimiotaxia, adesão e ativação dos leucócitos.
- Espécies reativas de oxigênio — diminui microorganismos e lesão tecidual
- Óxido nítrico — relaxa músculo liso vascular, morte de microorganismos.
- Citocinas
— Local: ativação endotelial (expressão de moléculas de adesão)
— Sistêmica: febre, anormalidades metabólicas, hipotensão (choque) - Quimiocinas — Quimiotaxia e ativação de leucócitos
*Em vermelho
Quais os principais efeitos do TNF-alfa e da IL-1beta?
O principal papel dessas citocinas na inflamação é a ativação endotelial.
Aumento do TNF-alfa:
• Induz a um estado Hipercatabólico
— Aumento do gasto energético de repouso
— Aumento da Lipólise
— Aumento da Neoglicogênese hepática
— Aumento da taxa de Catabolismo proteico global.
• Estimulação do eixo Hipotálamopituitário-adrenal
Cite alguns efeitos sistêmicos protetores e patológicos das citonas IL-1, IL-6 e TNF
Quais as 3 características principais da reação de fase aguda?
• Proteínas de fase aguda
• Febre ou pirexia
• Leucocitose
Cite algumas proteínas de fase aguda. O que ocorre com a albumina na inflamação?
Na área pré-óptica no hipotálamo anterior temos células nervosas sensíveis à temperatura do sangue arteial. Lá, temos um centro dissipador de calor e um centro promotor de calor. Como esses centros atuam nessas funções?
- Centro dissipador de calor
— Vasodilatação periférica
— Aumento da sudorese - Centro promotor de calor
—Vasoconstrição periférica
— Aumentam a atividade metabólica corporal (via supra-renal e atividade simpática),
— Aumento do tônus muscular (calafrios)
Qual a variação de temperatura que caracteriza febre?
De 1º à 4ºC.
É febre acima de 38,3 ºC.
Qual mediador é responsável por estimular a febre?
Prostaglandinas E2
O que é o ciclo do ácido araquidônico?
O ácido araquidônico é um ácido graxo insaturado com 20 átomos de carbono encontrado nos fosfolipídios das membranas celulares.
A liberação de ácido araquidônico por fosfolipases inicia uma série de reações complexas que conduzem à produção dos mediadores inflamatórios da família dos eicosanoides (leucotrienos, prostaglandinas e metabólitos relacionados).
A síntese dos eicosanoides segue uma de duas vias: a via da ciclooxigenase, que culmina com a síntese de prostaglandinas, e a via da lipooxigenase, que culmina com a síntese de leucotrienos.
• Prostaglandinas: são sintetizadas a partir do ácido araquidônico pela via metabólica da ciclooxigenase. As prostaglandinas induzem inflamação e potencializam os efeitos da histamina e de outros mediadores inflamatórios. A prostaglandina tromboxano A2 promove agregação de plaquetas e vasoconstrição.
— O ácido acetilsalicílico e os medicamentos antiinflamatórios não esteroides (AINE) reduzem a inflamação por inativação da primeira enzima na via da ciclooxigenase para síntese de prostaglandina.
• Do mesmo modo que as prostaglandinas, os leucotrienos são formados a partir do ácido araquidônico, mas pela via da lipooxigenase. A histamina e os leucotrienos são complementares na ação porque têm funções semelhantes. Também foi constatado que os leucotrienos afetam a permeabilidade das vênulas póscapilares, as propriedades de adesão de células endoteliais e o extravasamento, quimiotaxia e promovem a constrição lenta e sustentada dos bronquíolos e são importantes mediadores inflamatórios em casos de asma brônquica e anafilaxia.
Qual as 4 fases da manifestação clínica da febre?
1 - Pródromo (antes)
2 - Calafrio com a elevação da temperatura
3 - Rubor
4 - Desfervescência
O que é setpoint hipotalâmico?
A temperatura do nosso corpo é controlada por uma região do hipotálamo conhecida como centro termorregulador, que mantém a temperatura interna em torno de 37 ºC.
O SET POINT é a temperatura ao redor da qual a temperatura corporal é regulada.
A febre é causada pela circulação de pirogénios endógenos e/ou exógenos que aumentam os níveis de prostaglandina E2 no hipotálamo. Este processo aumenta o “set-point” fisiológico da temperatura corporal.
Qual as alterações no organismo para febres acima de 42ºC?
• Desnaturação de proteínas *
• Desorganização de lípídeos *
• Parada de síntese de DNA e proteínas
• Translocação bacteriana
- Dano celular direto!
Qual a diferença de hipertermina e febre?
(Causas, mecanismo e tratamento)
Hipertermia descreve um aumento da temperatura corporal que ocorre sem mudança no set point do centro termorregulador do hipotálamo. Ela se dá quando os mecanismos de termorregulação são sobrecarregados pela produção de calor, pelo calor excessivo no ambiente ou pelo comprometimento dos processos de dissipação do calor. Diversos fatores podem predispor o organismo à hipertermia.
Exemplo: esforço muscular é sustentado por longos períodos em climas quentes, como atletas.
Hipertermia maligna é uma doença autossômica dominante metabólica em que o calor gerado pela contração descontrolada da musculatura esquelética pode produzir hipertermia grave e potencialmente fatal.
Quais os benefícios da elevação moderada de temperatura?
• Melhora de algumas funções da inflamação (diapedese, fagocitose), e atividade da mitocôndria.
• Aumento das proteínas do choque térmico (HSP) e suas funções protetoras celulares (chapeironas responsáveis por homeostase proteica).
O que é desvio para esquerda no hemograma e o que isso significa?
Aumento do número, absoluto ou percentual de neutrófilos bastões no sangue periférico.
Indica uma leucocitose.
Como há o controle da resposta inflamatória?
A partir de :
• Citocinas anti-inflamatórias (IL-10 e TGF-beta)
• Lipoxinas (A4 e B4)
• Mediadores lipídicos pró-resolução (resolvinas, protectinas e maresinas)
• Eferocitose (baixa IL-23)
• Inibidores endógenos de moléculas de adesão.
O que é sepse? E choque térmico?
Sepse: disfunção orgânica potencialmente fatal causada por uma resposta imune desregulada a uma infecção.
Choque Séptico: sepse acompanhada por profundas anormalidades circulatórias e celulares/metabólicas capazes aumentar a mortalidade substancialmente.
Quais os critérios de sepse clínica?
Infecção + SOFA.
O que é SOFA e quickSOFA?
SOFA : escore Sequential Organ Failure Assessment
SOFA ==> é considerado padrão ouro no diagnóstico da sepse, e não deve ser usado para manejo do paciente, apenas para caracterizá-lo. Possui uma limitação devido a sua aplicabilidade, pois depende de exames laboratoriais (como uréia e creatinina…).
• SOFA é melhor utilizado a beira leito em pacientes com suspeita de infecção, que já estão hospitalizados na unidade de terapia intensiva
QuickSOFA ==> abrange parâmetros mais práticos e de maior aplicabilidade:
— PA sistólica < 100 mmHg
— FR > 22 irpm
— Glasgow < 15
Cada parâmetro vale 1 ponto (0 a 3) e se for maior ou igual a 2, sugere maior mortalidade ou de maior permanência na UTI.
Marcadores de sepse
Proteína C reativa
• Útil no acompanhamento do quadro
• Quando está decaindo, sabe-se que a pessoa está melhorando, porém não permite estratificar a pessoa naquele momento
Procalcitonina
• Produzida pelas células prafoliculares C da tireoide e neuroendócrinas do pulmão e intestino
• Não se sabe porque aumenta durante a infecção
Quais são as disfunções na sepse? (9)
A) Metabólica
B) Pulmonar
C) Hipovolemia
D) Miocárdica
E) Renal
F) Neurológica
G) Gastrointestinal
H) Hepática
I) Hematológica
A) Disfunção metabólica
— Hiperglicemia na ausência de diabetes
— Hipertrigliceridemia
— Glicogenólise e gliconeogênese
— Aumento do catabolismo lipídico
— Excesso de catecolaminas, glucagon e glicocorticóides endógenos
B) Disfunção pulmonar
— Lesão endotelial-capilar
— Progressivo edema intersticial
— Desequilíbrio ventilação-perfusão
— Hipoxemia refratária
C) Hipovolemia
— Dilatação arterial e venosa
— Perda de fluidos para o espaço extravascular
— Leva a taquicardia, estado hiperdinâmico (catecolaminas), vasodilatação sistêmica e fluxo sanguíneo não homogêneo nos territórios de perfusão → resultado: disfunção cardiovascular
D) Disfunção miocárdica
— Redução do suprimento sanguíneo coronariano
— Edema miocárdico
— Dilatação ventricular
— Diminuição da fração de ejeção
E) Disfunção renal
— Hipoperfusão tecidual com ou sem hipotensão
— Lesão inflamatória
— Isquemia
— Disfunção tubular renal (oligúria progressiva com queda da taxa de filtração glomerular e elevação da creatinina. Taxas de mortalidade de até 80%)
F) Disfunção neurológica
— É a área mais sensível à redução de O2
— A disfunção é causada por inibição das atividades metabólicas, queda no pH, hipoperfusão e aumento da permeabilidade vascular
— Resulta em lesão neuronal e edema cerebral, assim como alterações nos níveis de consciência
G) Disfunção gastrintestinal
— Retardo do esvaziamento gástrico
— Úlceras
— Comprometimento de mucosas
— Translocação de bactérias e toxinas para os vasos
H) Disfunção hepática
— Redução do fluxo sanguíneo hepático
— Congestão venosa
— Lesão inflamatória dos hepatócitos
— Só é significativa tardiamente, no curso da sepse
— É o órgão mais eficaz, o último a ser atingido na sepse
I) Disfunção hematológica
— Inicia com leucocitose, depois leucopenia com desvio à esquerda
— Aparecem mais segmentados, bastões, metamielócitos, mielócitos
— A leucopenia é um mau prognóstico
— Redução da eritropoiese leva à anemia progressiva
— Trombocitopenia ocorre devido ao consumo periférico aumentado (infecção, droga, coagulação intravascular disseminada)
Qual o tratamento para sepse?
• Medir lactato: repita se acima de 2mmol/L (18mg/dL)
• Colha culturas antes do início de antibióticos
• Administre antibióticos de amplo espectro
• Administre (rapidamente) cristalóide (30mL/kg) se hipotenso ou lactato > ou igual a 4 mmol/L
• Vasopressores devem ser iniciados se o paciente permanecer hipotenso durante ou após a ressuscitação (objetivo PAM > ou igual a 65 mmHg)
Parâmetros do qSOFA?
QuickSOFA ==> abrange parâmetros mais práticos e de maior aplicabilidade:
— PA sistólica < 100 mmHg
— FR > 22 irpm
— Glasgow < 15