Aterosclerose Flashcards
O que é arterioesclerose
Tudo o que leva ao endurecimento das artérias.
Arteriolosclerose: causada pela hipertensão e pelo diabetes; doença do pequeno vaso, das arteríolas. Pode ter muita deposição de proteínas na matriz do vaso obstruindo-o e endurecendo-o ou a arteriolosclerose hiperplásica, ou seja, quando a célula muscular lisa do vaso passa a se proliferar e fecha a luz do vaso. Pode acontecer as duas coisas ao mesmo tempo.
O que é ateroesclerose?
É caracterizada pela placa de ateroma (com centro lipídico circundada por uma capa fibrótica) na camada íntima do vaso das artérias. É a principal causa da arteriosclerose. Doença do grande vaso e demora décadas para se instalar.
Consequências da placa de ateroma?
• IAM
• AVE
• Embolia paradoxal (muito raro): quando há uma fístula de artéria e de veia. Entre as artérias e as veias há capilares, onde o trombo pode ficar parado ali. Isso só acontece por meio de uma comunicação anômala.
V ou F
A embolia pulmonar não é consequência da placa de ateroma.
Verdadeiro.
Pois o trombo acontece nas veias.
Nomeie cada estrutura dessa placa de ateroma.
F - Capa fibrosa
C - Núcleo fibroso
L - Lúmen
Quais as principais afetadas pela aterosclerose?
Artérias elásticas (aorta, carótidas, ilíacas) e artérias musculares de médio calibre (coronárias, poplíteas).
Qual a principal complicação de uma placa de ateroma?
Formar trombo.
Como forma-se um trombo?
Pode haver uma laceração nessa placa, com exposição das substâncias, onde haverá deposição de plaquetas e fatores de coagulação começam a se fazer. Com isso pode formar um trombo, o qual pode ocluir parcial ou total a luz do vaso. Se parte desse trombo se soltar ele irá virar um êmbolo, causando embolia mais distalmente obstruindo a luz de um vaso arterial de menor calibre. Se o trombo obstruir uma artéria e esta for a única que irriga determinada região, o tecido irrigado passará a sofrer necrose. Caso não seja a única artéria que irriga a região, as outras artérias que irrigam o tecido irão das conta de suprir.
V ou F
A placa de ateroma pode crescer tanto, que pode chegar a obstruir e levar a morte do tecido distal, ou seja, um infarto.
Verdadeiro.
Fatores de risco para aterosclerose
HAS, hipercolesterolemia (principal), diabetes e tabagismo.
O sexo masculino e com o aumento da idade aumentam o fator de risco para a aterosclerose.
A mulher é protegida pelo estrogênio (protege o vaso sanguíneo, aumenta NO, aumenta HDL, ou seja, melhora vaso sanguíneo) durante a idade fértil. Só depois da menopausa que a incidência da mulher paralela e se iguala com o homem.
Como o LDL fornece colesterol às células?
Todas as células precisam de colesterol, para fazer membrana plasmática, dos lisossomos etc. Pode ser adquirido pela alimentação ou produção endógena pelo fígado. Esse colesterol é empacotado pelos quilomícrons e vai sendo modulado à medida que vai sendo transportado pelo corpo em VLDL, LDL e, posteriormente, o HDL.
O LDL se liga ao seu receptor e distribui colesterol para todas as células. Logo, aumenta o número de proteínas da partícula, a qual se liga ao seu receptor, e esse conjunto é endocitado.
O LDL é encaminhado ao lisossoma, onde é degradado (quebrando proteínas e aminoácidos para aproveitar) e o colesterol será aproveitado para síntese de membrana, hormônio, do que a célula precisar. Já o receptor é reciclado para a membrana.
O fígado consegue produzir colesterol. Qual enzima ele utiliza?
A enzima HMG CoA redutase é a enzima chave na produção de colesterol. Quando há muita quantidade de colesterol para de se sintetizar a enzima.
Como agem as estatinas?
As estatinas são remédios que usam para abaixar o colesterol, inibindo a produção endógena de colesterol, pois inibem a enzima HMG CoA redutase.
O que são células espumosas e o que elas fazem?
As células espumosas, são macrófagos ou células musculares, que estão repletas de lipídio.
Isso acontece quando ao fumar as espécies reativas modificam e oxidam a molécula de LDL, e não conseguem mais se ligar ao receptor, ficando na matriz. Logo, o macrófago tecidual começa a endocitar por receptores de varredura, não sendo autolimitada. Ele pode morrer de tanto endocitar e liberar esses lipídios no centro da placa.
Cite um exemplo de pessoa que pode ter placas de ateroma sem ter colesterol alto
Fumantes.