PROCESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS Flashcards
Qual foi o marco que consagrou a internacionalização dos direitos humanos?
- A consagração da internacionalização dos direitos humanos no mundo pós-Guerra Fria ocorreu na Conferência Mundial de Direitos Humanos de Viena, de 1993.
- Tal Conferência foi um marco na proteção de direitos humanos no mundo, pois, além de ter contado com a participação de diversos Estados e organizações não-governamentais, dedicou-se, ao longo de 15 anos, exclusivamente à discussão acerca dos direitos humanos.
Qual foi o resultado da Conferência Mundial de Direitos Humanos de Viena, de 1993?
O resultado foi a elaboração de uma Declaração e um programa de ação para a promoção e proteção de direitos humanos, que contou com o reconhecimento claro do universalismo, da indivisibilidade e da interdependência dos direitos protegidos.
Qual a natureza jurídica da Declaração Universal dos Direitos Humanos? Ela possui força vinculante?
A Declaração Universal de Direitos Humanos não possui força vinculante, de acordo com a Carta da ONU.
No entanto, a Declaração é reconhecida como espelho de norma costumeira de proteção de direitos humanos e ainda elemento de interpretação do conceito de “direitos humanos” insculpido na Carta da ONU, conforme decidiu a Corte Internacional de Justiça.
Todos os direitos, consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, são vinculantes, de acordo com os precedentes da Corte Internacional de Justiça?
De acordo com a Corte Internacional de Justiça:
- Os direitos à vida, à integridade física, à liberdade e à igualdade vinculam todos os Estados;
- Os direitos humanos compõem os princípios gerais do Direito Internacional e vinculam mesmo os Estados não contratantes (Parecer Consultivo relativo à Convenção de Prevenção e Repressão ao Crime de Genocídio);
- Os princípios de direito humanitário são princípios elementares de humanidade e constituem princípios invioláveis do Direito Internacional consuetudinário, tenham os Estados ratificado ou não as convenções a seu respeito.
Os Estados e parte da doutrina só reconhecem uma parcela dos direitos humanos como costume e princípios gerais de direito internacional (e.g. direito à vida x direitos sociais).
Quais são os elementos que compõem o Direito Internacional dos Direitos Humanos?
O Direito Internacional dos Direitos Humanos é composto por duas partes indissociáveis:
- O rol de direitos; e
- Os processos internacionais.
Como pode ser definida a dicotomia, aplicável aos direitos humanos, entre universalismo na ratificação e localismo na aplicação?
Os Estados ratificam tratados, os descumprem cabalmente, mas alegam que os estão cumprindo, de acordo com a ótica nacional.
Aplicado o truque de ilusionista aos direitos humanos, veremos os Estados afirmarem que respeitam determinado direito, mesmo que sua interpretação seja peculiar e em cabal contradição com a interpretação dos órgãos internacionais de direitos humanos.
O que são os processos internacionais de direitos humanos?
O processo internacional de direitos humanos consiste no conjunto de mecanismos internacionais que analisa a situação de direitos humanos em um determinado Estado e, eventualmente, detecta a violação de direitos humanos bem como fixa reparações cabíveis ou impõe sanções.
De que modo podem ser classificados os processos internacionais de direitos humanos?
Os processos internacionais de direitos humanos podem ser classificados de acordo:
- com a origem: unilateral ou coletivo;
- com a natureza: político ou judiciário;
- com as finalidades: emitindo recomendações ou deliberações vinculantes;
- com a sujeição passiva: Estado ou indivíduo;
- com âmbito geográfico de atuação: global ou regional.
No que consiste o mecanismo unilateral de aferição de violações aos direitos humanos?
No mecanismo unilateral de proteção aos direitos humanos, um Estado, sentindo-se ofendido por uma violação de direitos humanos, realiza, ele próprio, uma apuração sobre o ato transgressor e, caso entenda ter havido violação, aplica sanções unilaterais ao Estado violador.
Qual o principal exemplo de mecanismo unilateral de aferição de violações aos direitos humanos?
Consiste na produção de relatórios pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, submetido anualmente ao Congresso daquele país, sobre o respeito aos direitos humanos por parte de outros Estados.
Trata-se de fruto de lei interna (o Foreign Assistance Act, de 1961), que estabelece ser o incentivo ao respeito de direitos humanos meta da política externa do país e condicionante do fornecimento de assistência financeira e militar.
Quais são as críticas que podem ser apontadas ao mecanismo unilateral de aferição de violações aos direitos humanos?
- Adoção do bilateralismo, típico de acordos internacionais, como fundamento para a responsabilização internacional do Estado violador (princípio da reciprocidade).
- A lógica de reciprocidade não se adéqua a característica dos Direitos Humanos.
O que é obrigação objetiva internacional?
A obrigação objetiva internacional consiste no encargo que não depende de uma contraprestação específica de outro Estado-parte, constituindo-se, por assim dizer, em obrigação para com a sociedade internacional, em vez de ser uma obrigação com as partes do tratado.
No que consiste a natureza objetiva dos tratados internacionais de direitos humanos?
A natureza objetiva dos tratados de direitos humanos consiste no conjunto de normas protetoras de um interesse coletivo dos Estados, em contraposição aos regimes de reciprocidade, nos quais impera o caráter quid pro quo nas relações entre os Estados.
Qual foi o marco para o surgimento do conceito de obrigações objetivas internacionais?
O conceito de obrigação objetiva tem como marco as quatro Convenções de Genebra de 12 de agosto de 1949, referentes ao Direito aplicável em conflitos armados (Direito Internacional Humanitário).
Por que as Convenções de Genebra são consideradas um marco para o surgimento do conceito de obrigações objetivas internacionais?
As regras de direito humanitário não nascem de um acordo movido pela reciprocidade, mas sim, de uma série de engajamentos objetivos, marcados pela unilateralidade, pelos quais cada Estado se obriga em face de todos, de modo pleno.
Quais são as consequências decorrentes da consagração da natureza jurídica de “obrigação objetiva” aos direitos humanos?
- Impossibilidade de utilização do princípio geral de Direito Internacional da reciprocidade;
- A proteção dos direitos humanos é baseada na própria natureza de tais direitos;
- Os mecanismos de apuração de violação dos direitos humanos tutelam o interesse do indivíduo e não um interesse material do Estado.
Quais são as normas internacionais imperativas em sentido amplo?
São:
• o jus cogens e
• as obrigações erga omnes.
No que consiste o jus cogens?
Consiste no conjunto de normas que contém valores considerados essenciais para a comunidade internacional como um todo, sendo por isso dotado de superioridade normativa no choque com outras normas de Direito Internacional.
No que consistem as obrigações erga omnes?
As obrigações erga omnes referem-se a obrigações internacionais cujo cumprimento interessa à comunidade internacional.