EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS DIREITOS HUMANOS Flashcards
Quais são as contribuições da Antiguidade Oriental para a afirmação histórica dos direitos humanos?
- Séculos VIII e II a.C.: primeiro passo rumo à afirmação dos direitos humanos, com a emergência de vários filósofos (Zaratustra, Buda, Confúcio, Dêutero-Isaías), cujo ponto em comum foi a adoção de códigos de comportamento baseados no amor e respeito ao outro.
- Antigo Egito: reconhecimento de direitos de indivíduos na codificação de Menes.
- Suméria antiga: edição do Código de Hammurabi: primeiro código de normas de condutas, preceituando esboços de direitos dos indivíduos, consolidando os costumes e estendendo a lei a todos os súditos do Império.
- Suméria e Pérsia: edição, por Ciro II, de uma declaração de boa governança.
- China: Confúcio lançou as bases para sua filosofia, com ênfase na defesa do amor aos indivíduos.
- Budismo: introduziu um código de conduta pelo qual se prega o bem comum e uma sociedade pacífica, sem prejuízo a qualquer ser humano.
- Islamismo: prescrição da fraternidade e solidariedade aos vulneráveis.
Quais foram as contribuições gregas para a afirmação dos direitos humanos?
- Consolidação dos direitos políticos, com a participação política dos cidadãos (com diversas exclusões).
- Platão, em sua obra A República, defendeu a igualdade e a noção do bem comum.
- Aristóteles, na Ética a Nicômaco, salientou a importância do agir com justiça, para o bem de todos da pólis, mesmo em face de leis injustas.
- Reflexão sobre a superioridade normativa, mesmo em face da vontade do poder (Sófocles, Antígona).
Quais foram as contribuições romanas para a afirmação dos direitos humanos?
- Contribuição na sedimentação do princípio da legalidade.
- Consagração de vários direitos, como propriedade, liberdade, personalidade jurídica, entre outros.
- Reconhecimento da igualdade entre todos os seres humanos, em especial pela aceitação do jus gentium, o direito aplicado a todos, romanos ou não.
- Marco Túlio Cícero retoma a defesa da razão reta (recta ratio), salientando, na República, que a verdadeira lei é a lei da razão, inviolável mesmo em face da vontade do poder.
Quais foram as influências do Antigo e do Novo Testamento, do cristianismo e da Idade Média na afirmação dos direitos humanos?
- Cinco livros de Moisés (Torah): apregoam solidariedade e preocupação com o bem-estar de todos.
- Antigo Testamento: faz menção à necessidade de respeito a todos, em especial aos vulneráveis.
- Cristianismo contribuiu para a disciplina: há vários trechos da Bíblia (Novo Testamento) que pregam a igualdade e solidariedade com o semelhante.
- Filósofos católicos também merecem ser citados, em especial São Tomás de Aquino.
Qual a concepção de Justiça para São Tomás de Aquino?
Para a escolástica aquiniana, aquilo que é justo (id quod justum est) corresponde a cada ser humano na ordem social, o que reverberará no futuro, em especial na busca da justiça social constante dos diplomas de direitos humanos.
Quais as diferenças entre a liberdade para os antigos e para os modernos, de acordo com Benjamim Constant?
- Os antigos viam a liberdade composta pela possibilidade de participar da vida social na cidade.
- Essa visão de liberdade na Antiguidade resultou na ausência de discussão sobre a limitação do poder do Estado, um dos papéis tradicionais do regime jurídico dos direitos humanos.
- Já os modernos (ele se referia aos iluministas do século XVIII e pensadores posteriores do século XIX) entendiam a liberdade como sendo a possibilidade de atuar sem amarras na vida privada.
Quais foram os antecedentes históricos do período da baixa Idade Média e do início da Idade Moderna que culminaram com os primeiros diplomas de direitos humanos?
- Idade Média: poder dos governantes era ilimitado, pois era fundado na vontade divina.
- Surgimento dos primeiros movimentos de reivindicação de liberdades a determinados estamentos, como a Declaração das Cortes de Leão adotada na Península Ibérica em 1188 e a Magna Carta inglesa de 1215.
- Renascimento e Reforma Protestante: crise da Idade Média deu lugar ao surgimento dos Estados Nacionais absolutistas e a sociedade estamental medieval foi substituída pela forte centralização do poder na figura do rei.
Quais foram os primeiros diplomas de direitos humanos surgidos na Idade Moderna?
- Século XVII: o Estado Absolutista foi questionado, em especial na Inglaterra.
- A busca pela limitação do poder é consagrada na Petition of Rights de 1628.
- A edição do Habeas Corpus Act (1679) formaliza o mandado de proteção judicial aos que haviam sido injustamente presos, existente tão somente no direito consuetudinário inglês (common law).
- 1689 (após a Revolução Gloriosa): edição da “Declaração Inglesa de Direitos”, a Bill of Rights (1689), pela qual o poder autocrático dos reis ingleses é reduzido de forma definitiva.
- 1701: aprovação do Act of Settlement, que enfim fixou a linha de sucessão da coroa inglesa, reafirmou o poder do Parlamento e da vontade da lei, resguardando-se os direitos dos súditos contra a volta da tirania dos monarcas.
Quais foram as contribuições de Thomas Hobbes para a afirmação dos direitos humanos?
Thomas Hobbes (Leviatã – 1651) é um dos primeiros textos que versa claramente sobre o direito do ser humano, que é ainda tratado como sendo pleno no estado da natureza. Mas Hobbes conclui que o ser humano abdica de sua liberdade inicial e se submete ao poder do Estado (o Leviatã), cuja existência justifica-se pela necessidade de se dar segurança ao indivíduo, diante das ameaças de seus semelhantes. Entretanto, os indivíduos não possuiriam qualquer proteção contra o poder do Estado.
Quais foram as contribuições de Hugo Grócio para a afirmação dos direitos humanos?
Hugo Grócio (Da guerra e da paz – 1625) defendeu a existência do direito natural, de cunho racionalista, reconhecendo, assim, que suas normas decorrem de “princípios inerentes ao ser humano”.
Quais foram as contribuições de John Locke para a afirmação dos direitos humanos?
John Locke (Tratado sobre o governo civil – 1689) defendeu o direito dos indivíduos mesmo contra o Estado, um dos pilares do contemporâneo regime dos direitos humanos. O grande e principal objetivo das sociedades políticas sob a tutela de um determinado governo é a preservação dos direitos à vida, à liberdade e à propriedade. Logo, o governo não pode ser arbitrário e deve seu poder ser limitado pela supremacia do bem público.
Quais foram as contribuições de Abbé Charles de Saint-Pierre para a afirmação dos direitos humanos?
Abbé Charles de Saint-Pierre (Projeto de paz perpétua – 1713) defendeu o fim das guerras europeias e o estabelecimento de mecanismos pacíficos para superar as controvérsias entre os Estados em uma precursora ideia de federação mundial.
Quais foram as contribuições de Jean Jacques Rousseau para a afirmação histórica dos direitos humanos?
Jean-Jacques Rousseau (Do contrato social – 1762) prega que a vida em sociedade é baseada em um contrato (o pacto social) entre homens livres e iguais (qualidades inerentes aos seres humanos), que estruturam o Estado para zelar pelo bem-estar da maioria. Um governo arbitrário e liberticida não poderia sequer alegar que teria sido aceito pela população, pois a renúncia à liberdade seria o mesmo que renunciar à natureza humana, sendo inadmissível.
Quais as contribuições de Cesare Beccaria para a afirmação dos direitos humanos?
Em sua obra Dos delitos e das penas, Beccaria sustentou a existência de limites para a ação do Estado na repressão penal e balizando o jus puniendi, com influência até os dias de hoje.
Quais foram as contribuições de Kant para a afirmação dos direitos humanos?
Kant (Fundamentação da metafísica dos costumes – 1785) defendeu a existência da dignidade intrínseca a todo ser racional, que não tem preço ou equivalente. Justamente em virtude dessa dignidade, não se pode tratar o ser humano como um meio, mas sim como um fim em si mesmo.