PRINCIPIOS BASICOS DA ADM PÚBLICA - ESTUDO DIRIGIDO Flashcards
C ou E: – CESPE/CEBRASPE 2024
Com relação aos princípios da administração pública e seus poderes, assinale a opção correta:
A administração pública dispõe do poder de polícia, o qual garante ao ente público a prerrogativa de condicionar e restringir o uso e o gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado
CERTO!
C ou E: – CESPE/CEBRASPE 2024
Com base nos princípios da administração pública, julgue os itens a seguir.
O princípio da publicidade encerra o seu escopo na publicação oficial dos atos administrativos.
ERRADO!
C ou E: – CESPE/CEBRASPE 2024
Com relação aos princípios da administração pública e seus poderes, assinale a opção correta:
Com base no poder hierárquico, a administração pública poderá punir internamente servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da administração pública pelas infrações funcionais que aqueles cometerem
ERRADO!
O direito de petição aos poderes públicos, previsto na Constituição Federal de 1988, em que o indivíduo pode dirigir-se aos órgãos administrativos para postular a defesa de direitos é considerado um instrumento jurídico concretizador do princípio da ___________________.
Publicidade
É princípio constitucional expresso relacionado à administração gerencial o da:
A ) legalidade.
B ) impessoalidade
C ) eficiência.
D ) moralidade.
E ) publicidade.
Letra: C
O princípio que restringe a liberdade do administrador público de efetuar transações de qualquer natureza, sem prévia autorização legal, é o princípio da
A ) indisponibilidade do interesse público.
B ) especialidade.
C ) segurança jurídica.
D) supremacia do interesse público.
E ) impessoalidade.
Letra: A
C ou E: Quanto às fontes do direito administrativo bem como aos princípios e ao regime da administração pública, julgue os itens seguintes.
De acordo com o princípio da igualdade, na administração pública, todos os administrados devem receber o mesmo tratamento do poder público.
ERRADO!
C ou E: – Instituto AOCP 2023
Sobre o direito administrativo, julgue os itens a seguir.
Previsto na Constituição Federal, o princípio da moralidade reclama que a atuação administrativa, além de respeitar a lei, seja ética, leal e séria
CERTO!
Instituto AOCP 2022
Os princípios da administração pública primordiais estão previstos no art. 37 da Constituição e outros estão previstos em leis específicas. Dentre os princípios da administração pública, o princípio da publicidade é aquele:
A ) segundo o qual as finalidades públicas não podem ser deixadas de lado pelos agentes públicos.
B ) segundo o qual o interesse da coletividade é mais importante que o de cada indivíduo.
C ) que é constituído de atividades essenciais ao bem-estar da coletividade.
D ) segundo o qual os atos e a conduta interna dos seus agentes devem ser conhecidos.
E ) que é decorrente da bilateralidade do processo
Letra D
C ou E: Referente aos princípios da Administração Pública e à organização administrativa do Estado:
Na outorga, também denominada descentralização por colaboração, é transferida a titularidade e a execução do serviço público à pessoa jurídica diversa do Estado.
ERRADO!
C ou E: Referente aos princípios da Administração Pública e à organização administrativa do Estado:
Embora não possuam personalidade jurídica própria, determinados órgãos públicos gozam de capacidade processual ativa, de modo que, em tais casos, terão capacidade postulatória para agirem judicialmente em nome próprio
CERTO!
A análise da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal indica o reconhecimento de um princípio implícito na Constituição da República, consectário do Estado Democrático de Direito, que corresponde à dimensão subjetiva da segurança jurídica, de grande relevância no âmbito da atividade de controle administrativo, sendo correto afirmar que se trata do princípio da: ___________;
proteção da confiança;
Segundo a Constituição Federal de 1988, no art. 37, a Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá a quais princípios?
A Constituição Federal de 1988, no art. 37, estabelece que a Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
L egalidade,
I mpessoalidade
M oralidade
P ublicidade
E ficiência
Existem outros princípios que não estão expressamente indicados na Constituição, mas são extraídos da leitura de outros artigos?
Sim. Existem outros princípios que não estão expressamente indicados na Constituição, mas são extraídos da leitura de outros artigos, como, por exemplo, os princípios da motivação, razoabilidade, proporcionalidade, segurança jurídica, supremacia do interesse público, continuidade dos serviços públicos, dentre outros. Dessa forma, o agente público obedecerá aos princípios expressos e implícitos na Constituição.
A violação de um dos princípios da Administração Pública pode significar?
A violação de um dos princípios pode significar a nulidade da conduta do agente público.
Os princípios são
de aplicação
imediata?
Sim. Os princípios são de aplicação imediata,
dispensando lei formal para sua efetivação.
É possível afirmar
que existe
hierarquia entre
os princípios da
administração
pública?
Não. Na aplicação dos princípios, não existe
hierarquia. Todos têm de ser respeitados durante
a atividade do agente público, sejam princípios
expressos ou implícitos.
O ato deve ser, ao mesmo tempo, praticado de
acordo com a lei, com a impessoalidade e
moralidade; corretamente divulgado, eficiente,
dentro dos seus limites (razoável e proporcional),
havendo, também, a sua justificação.
O que o autor
Celso Antônio
Bandeira de Mello
afirma sobre a
supremacia do
interesse público
e o da
indisponibilidade
do interesse
público?
Os princípios da supremacia do interesse público
e o da indisponibilidade do interesse público
constituem a base do regime jurídicoadministrativo.
Os princípios do
Direito
Administrativo são
monovalentes?
Os princípios do Direito Administrativo não são
monovalentes, pois aplicam-se a vários ramos do
direito
Para Maria Sylvia
Di Pietro, quais
são princípios
formadores da base do regime
jurídicoadministrativo ?
Maria Sylvia Di Pietro afirma que os dois princípios
formadores da base do regime jurídicoadministrativo seriam: legalidade e supremacia
do interesse público
O que é o principio da Legalidade?
Significa que o agente público somente pode
fazer aquilo que a Lei autoriza ou determina.
Algum princípio
administrativo é
absoluto?
Nenhum princípio administrativo é absoluto, pois
podem ser relativizados em determinadas
hipóteses
O que é o principio da Impessoalidade?
A atuação da Administração Pública possui cunho impessoal. Não pode, em nenhuma situação, o agente público oferecer tratamento diferenciado, visando privilegiar determinadas pessoas.
Existem vários dispositivos que decorrem do princípio da impessoalidade como, por exemplo, a obrigatoriedade de realização de concursos, pagamento por meio de precatórios, exigência de procedimento licitatório antes da realização de contratos etc.
O art. 37, § 1º, CF, proíbe que conste nome, símbolos ou imagem que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos em publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos. Esse dispositivo também decorre da impessoalidade, que deve nortear a administração.
A doutrina tradicional, Hely Lopes (2004), entende que o princípio da impessoalidade se equipara ao da finalidade. Celso Antônio (2004) entende que o princípio da finalidade é autônomo. Sendo que o princípio da finalidade busca a vontade maior da lei, busca o espírito desta.
O que é o principio da Moralidade?
A moralidade exige que a conduta praticada pelo administrador seja pautada de acordo com a ética, com o bom senso, bons costumes e, principalmente, com a honestidade.
A moralidade administrativa constitui, hoje, pressuposto de validade de todo ato administrativo.
Moral é um conceito que tem variação no tempo e no espaço. Nem tudo que é moral para a sociedade será moral para a Administração Pública