PLANEJAMENTO Flashcards
FGV - Auditor do Tesouro Municipal (Recife)/2014
Um planejamento adequado é benéfico para a auditoria das demonstrações contábeis. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Permite que o auditor dedique atenção apropriada às áreas importantes da auditoria.
II. Permite que o auditor identifique e resolva problemas potenciais tempestivamente.
III. Permite que o auditor organize adequadamente o trabalho para que a auditoria seja realizada de forma eficaz e eficiente.
IV. Permite que o auditor selecione os membros da equipe de trabalho com níveis apropriados de capacidade e competência para responderem às evidências esperadas e aloque apropriadamente os recursos.
Assinale:
a) se somente as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
b) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
c) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
d) se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
A NBC TA 300 – Planejamento da Auditoria de Demonstrações Contábeis-, especificamente item 2, enumera as vantagens de um planejamento adequado, a saber:
O planejamento da auditoria envolve a definição de estratégia global para o trabalho e o desenvolvimento de plano de auditoria. Um planejamento adequado é benéfico para a auditoria das demonstrações contábeis de várias maneiras, inclusive para (ver itens A1 a A3):
- auxiliar o auditor a dedicar atenção apropriada às áreas importantes da auditoria; (Item I).
- auxiliar o auditor a identificar e resolver tempestivamente problemas potenciais; (Item II).
- auxiliar o auditor a organizar adequadamente o trabalho de auditoria para que seja realizado de forma eficaz e eficiente; (Item III)
- auxiliar na seleção dos membros da equipe de trabalho com níveis apropriados de capacidade e competência para responderem aos riscos esperados e na alocação apropriada de tarefas;
- facilitar a direção e a supervisão dos membros da equipe de trabalho e a revisão do seu trabalho;
- auxiliar, se for o caso, na coordenação do trabalho realizado por outros auditores e especialistas.
Ao realizar o cotejo entre os itens da questão e as vantagens de um planejamento adequado, expressas na norma, concluiremos que a único item incorreto é IV. Senão vejamos:
IV. Permite que o auditor selecione os membros da equipe de trabalho com níveis apropriados de capacidade e competência para responderem às evidências esperadas e aloque apropriadamente os recursos. (o correto seria riscos ao invés de evidências).
Portanto, alternativa correta é B (I, II e III).
A determinação de materialidade pelo auditor é uma questão de apuração científica e é afetada pela percepção do auditor das necessidades de informações financeiras dos usuários das demonstrações contábeis
ERRADO
A determinação de materialidade pelo auditor é uma questão de julgamento profissional e é afetada pela percepção do auditor das necessidades de informações financeiras dos usuários das demonstrações contábeis. […] (item 4).
FDC - Auditor Fiscal de Tributos Municipais (BH)/2012 (e mais 1 concurso)
O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e dos riscos de detecção. Os riscos de distorção relevante podem existir em dois níveis: no nível geral das demonstrações contábeis e no nível da afirmação para classes de:
a) saldos contábeis, demonstração de valor adicionado e notas explicativas.
b) contas contábeis, saldos contábeis e notas explicativas.
c) transações, contas contábeis e fluxo de caixa.
d) transações, saldos contábeis e divulgações.
e) operações, fluxo de caixa e divulgações.
Segundo a NBC TA 315, especificamente o item 25, o auditor deve identificar e avaliar os riscos de distorção relevante:
(a) no nível das demonstrações contábeis (ver itens A105 a A108); e
(b) no nível de afirmação para classes de transações, saldos de conta e divulgações (ver itens A109 a A113), para fornecer uma base para a concepção e a execução de procedimentos adicionais de auditoria.
Questão extraída de forma literal dessa norma, portanto alternativa correta é D.
Qual a definição de RISCO DE AUDITORIA?
Qual a Definição do Escopo do Trabalho?
- Segundo a NAT 92 (Normas de Auditoria do TCU), escopo da auditoria deve ser estabelecido de modo suficiente a satisfazer os objetivos do trabalho.
- O escopo envolve a definição das questões de auditoria, a profundidade e o detalhamento dos procedimentos, a delimitação do universo auditável (abrangência), a configuração da amostra (extensão) e a oportunidade (momento) dos exames.
- Em outros termos, escopo da auditoria é a profundidade e a amplitude do trabalho para alcançar o objetivo da auditoria e é definido em função do tempo e dos recursos humanos e materiais disponíveis
FCC
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ
AUDITOR FISCAL DE CONTROLE EXTERNO - ÁREA COMUM (TCE PI)
2014
Auditoria
Auditoria Interna
Normas de Execução dos Trabalhos de Auditoria Interna
Planejamento da Auditoria Interna
O planejamento da auditoria é a fase na qual são fixadas as ações a serem executadas no trabalho de campo. Entre os principais conceitos sobre os quais está fundamentada esta atividade figura a
A
legalidade.
B
relevância.
C
impessoalidade.
D
objetividade.
E
publicidade.
GABARITO: ALTERNATIVA B.
A questão solicita ao candidato a alternativa que contém corretamente um conceito diretamente relacionado à fase de planejamento da auditoria.
Segundo a NBC TI 01:
- 2.1 – Planejamento da Auditoria Interna
- 2.1.1 – O planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade.
- 2.1.2 – O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente os seguintes:
Veja que o examinador se refere ao planejamento como a fase na qual são fixadas as ações a serem executadas no trabalho de campo. Portanto, ele deseja do candidato o conceito relacionado ao planejamento mas que também seja relacionado à execução dos trabalhados. Esta parte é muito importante para solução da questão, haja vista que outras alternativas apresentam conceitos que estão relacionados com fases da auditoria.
É importante ter em mente que a atividade de auditoria considera os aspectos relevantes, pois caso contrário seria necessário auditar a integralidade de informações, o que seria algo demasiadamente trabalhoso, além do alto custo e do tempo tomado.
Portanto, alternativa correta “B”.
FCC
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS
ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO - ESPECIALIDADE ORÇAMENTO E FINANÇAS (TCE GO)
2014
Auditoria
Auditoria Interna
Normas de Execução dos Trabalhos de Auditoria Interna
Planejamento da Auditoria Interna
Fatores Relevantes a Serem Considerados no Planejamento
Nos termos da NBC TI 01, os riscos de auditoria interna estão relacionados à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos. Assim, a análise dos riscos da Auditoria Interna deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos, considerando, entre outros, o seguinte aspecto:
A
o resultado de auditorias anteriores.
B
a adequação e eficiência dos controles internos.
C
a determinação e extensão dos testes de auditoria.
D
a extensão da responsabilidade do auditor interno no uso dos trabalhos de especialista.
E
a avaliação dos processos e dos sistemas de informações.
GAB - LETRA D
De acordo com a NBC TI 01, item 12.2.2, a análise dos riscos da auditoria interna deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos, e deve considerar, principalmente, os seguintes aspectos:
a) a verificação e a comunicação de eventuais limitações ao alcance dos procedimentos da auditoria interna, a serem aplicados, considerando o volume ou a complexidade das transações e das operações;
b) a extensão da responsabilidade do auditor interno no uso dos trabalhos de especialistas.
Logo, a alternativa D é a resposta da questão.