NBC TA 200_Objetivo Flashcards

1
Q

ASSEGURAÇÃO RAZOÁVEL é um nível absoluto de segurança

A

Contudo, asseguração razoável não é um nível absoluto de segurança porque há limitações inerentes em uma auditoria, as quais resultam do fato de que a maioria das evidências de auditoria em que o auditor baseia suas conclusões e sua opinião, é persuasiva e não conclusiva (ver itens A28 a A52).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A maioria das evidências de auditoria em que o auditor baseia suas conclusões e sua opinião, é conclusiva

A

ERRADO❌
​ Contudo, asseguração razoável não é um nível absoluto de segurança porque há limitações inerentes em uma auditoria, as quais resultam do fato de que a maioria das evidências de auditoria em que o auditor baseia suas conclusões e sua opinião_, ✅é persuasiva_ e ❌não conclusiva (ver itens A28 a A52).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Considere os itens abaixo.

I. O objetivo do Auditor Interno é preparar documentação que forneça registro suficiente do embasamento do seu relatório.

II. Arquivo de auditoria compreende o registro de procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor.

III. A documentação de auditoria pode substituir os registros contábeis da entidade.

Sobre a documentação de auditoria, está correto o que se afirma em

A

I e II, apenas.

B

II, apenas.

C

I, apenas.

D

I, II e III.

E

II e III, apenas.

A

LETRA C.

A questão apresentou três assertivas relacionadas ao tema “documentação de auditoria”. A seguir, é solicitado ao candidato que assinale a alternativa que contenha apenas as assertivas corretas quanto ao assunto, de forma que analisaremos cada uma delas individualmente.

Destaco, inicialmente, que a questão refere-se à auditoria interna. Entretanto, a norma utilizada como base para a solução da questão é direcionada à auditoria independente (auditoria externa), haja vista que ambas as formas de auditoria utilizam a mesma terminologia.

I. O objetivo do Auditor Interno é preparar documentação que forneça registro suficiente do embasamento do seu relatório.

CORRETA.

Segundo a NBC TA 230 (R1):

  1. O objetivo do auditor é preparar documentação que forneça:
    (a) registro suficiente e apropriado do embasamento do relatório do auditor; e
    (b) evidências de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigências legais e regulamentares aplicáveis.

Veja que a primeira assertiva é a literalidade da norma. O auditor prepara a documentação a qual será a base para seu relatório. Portanto, assertiva correta.

II. Arquivo de auditoria compreende o registro de procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor.

ERRADA.

Segundo a NBC TA 230 (R1):

  1. Para fins das normas de auditoria, os seguintes termos possuem os significados atribuídos abaixo:
    (a) Documentação de auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor (usualmente também é utilizada a expressão “papéis de trabalho”).
    (b) Arquivo de auditoria compreende uma ou mais pastas ou outras formas de armazenamento, em forma física ou eletrônica que contêm os registros que constituem a documentação de trabalho específico.

Veja que o examinador trocou o conceito de arquivo de auditoria pelo conceito de documentação de auditoria. Portanto, assertiva incorreta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A efetividade da auditoria está embasada na análise conjunta de dois elementos: critério e efeito.

A

ERRADA.

Novamente a alternativa tentou confundir o candidato, visto que para a análise conjunta são necessários 4 elementos e não apenas 2: critério, condição, causa e efeito. São eles:

a) Critério: representa o padrão de desempenho empregado para medir a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade do objeto da auditoria.
b) Condição ou situação encontrada: é a situação identificada pelo auditor em seu trabalho e documentada.
c) Causa: são os motivos do bom ou mau desempenho observado na empresa. Deverão servir de base para propor recomendações e determinações.
d) Efeito: são as consequências reais entre a diferença constatada pela auditoria entre a condição e o critério.

Pode-se obervar que a condição (ou seja, a situação encontrada) em confronto com o critério leva ao núcleo do achado. A causa é o fator responsável pela diferença entre a condição e o critério, e o efeito é a consequência de se persistir nessa diferença.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

As NBC TAs − Normas Brasileiras de Contabilidade TAs são escritas no contexto da auditoria de demonstrações contábeis executada por um auditor. Se, durante os trabalhos de auditoria, o auditor concluir que determinado procedimento estabelecido por uma NBC TA será ineficaz no cumprimento do objetivo dessa exigência, deverá
87%
executar procedimento alternativo.
2%
comunicar o fato ao Conselho Federal de Contabilidade.
5%
interromper imediatamente a auditoria.
1%
executar o procedimento, uma vez que é obrigatório.
5%
alterar o escopo da auditoria.

A

GABARITO: LETRA A

A questão pode ser respondida de forma direta com o conhecimento da NBC TA 200 (R1), item 23.

  1. Em circunstâncias excepcionais, o auditor pode julgar necessário não considerar uma exigência relevante em uma NBC TA. Em tais circunstâncias, o auditor deve executar procedimentos de auditoria alternativos para cumprir o objetivo dessa exigência. Espera-se que a necessidade do auditor não considerar uma exigência relevante surja apenas quando a exigência for a execução de um procedimento específico e, nas circunstâncias específicas da auditoria, esse procedimento seria ineficaz no cumprimento do objetivo da exigência (ver item A74).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly