FRAUDE E ERRO Flashcards
Na avaliação da evidência de auditoria, se o auditor identifica uma distorção, ele deve avaliar se a distorção é indicadora de fraude. Caso exista tal indicador, o auditor deve avaliar as implicações da distorção relativamente a outros aspectos da auditoria, em especial a(s) ________________________________________, reconhecendo que _____________________________________.
Assinale a alternativa cujos termos complementam, CORRETA e respectivamente, as lacunas.
a) possibilidade de existirem outras fraudes / tal possibilidade é real
b) aptidão de planejamento / sem planejamento, não se consegue avaliar nada
c) confiabilidade das representações da administração / dificilmente um caso de fraude será uma ocorrência isolada
d) distribuição das contas / estas precisam de uma análise minuciosa
e) demonstrações contábeis / ações preventivas devem ser pensadas sobre elas
Gabarito: LETRA C.
A resposta para essa questão pode ser extraída da NBC TA 240(R1) que trata de fraudes. Segundo alguns trechos dessa norma:
- Se o auditor identifica uma distorção, ele deve avaliar se a distorção é indicadora de fraude. Caso exista tal indicador, o auditor deve avaliar as implicações da distorção relativamente a outros aspectos da auditoria, em especial a confiabilidade das representações da administração, reconhecendo que dificilmente um caso de fraude será uma ocorrência isolada […]
(…)
A51. Como a fraude envolve incentivo ou pressão para que se cometa fraude, uma oportunidade percebida para tanto ou uma racionalização do ato, é improvável que um caso de fraude seja uma ocorrência isolada. Portanto, distorções, como numerosas distorções em local específico, embora não tenham efeito cumulativo relevante, podem indicar risco de distorção relevante decorrente de fraude.