OTORRINO Flashcards
qual é o trajeto do ar
O ar penetra nas narinas, passando pelo vestíbulo, a porção anterior dilatada das fossas nasais, revestida por epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado e contendo pelos e glândulas sebáceas.
onde temos epitélio respiratório
Posteriormente ao vestíbulo, o epitélio torna-se do tipo respiratório (pseudoestratificado ciliado e com células caliciformes)
o que são os cornetos nasais
É importante que se tenha uma visão tridimensional: perceba a presença dos cornetos nasais - são três projeções na parede lateral (de cada lado), formadas por uma lâmina óssea revestida por mucosa respiratória, aumentando bastante a superfície total da mucosa nasal. A porção óssea dos cornetos superior e médio pertence ao osso etmoide, enquanto que porção óssea do corneto inferior pertence ao osso maxilar
o que produzem as celulas caliciformes
Por entre as células colunares, existem as cé- lulas caliciformes, produtoras de muco. A lâmina própria contém fibras colágenas e elastina, além de fibroblastos, mastócitos, macrófagos, células de Langerhans (apresentadoras de antígeno) e linfócitos T. Capilares, vênulas e arteríolas são abundantes. Na porção mais profunda (referida como “submucosa”), encontram-se diversas glândulas produtoras de muco e secreção serosa (“glândulas submucosas”).
levantando o corneto médio o que temos ?
Se levantarmos o corneto médio, veremos o complexo óstio-meatal, onde se abrem os orifícios de drenagem dos seios maxilar, frontal e etmoidal anterior (voltaremos a falar sobre esta estrutura adiante, no item “seios da face”). Abaixo do corneto inferior está a abertura do ducto nasolacrimal. Logo atrás do corneto superior, desembocam os óstios do seio esfenoidal e etmoidal posterior.
na dilatação das venulas o que temos
É importante ressaltar que a mucosa respiratória dos cornetos médio e inferior é riquíssima em capilares e vênulas. Ao se dilatarem, produzem edema dos cornetos, obstruindo a fossa nasal (congestão nasal)
onde se encontram os ramos do bulbo olfatório
O extremo superior da fossa nasal, onde está o corneto superior contém a mucosa olfatória, onde se encontram os ramículos do bulbo olfatório (I par craniano).
septo nasal é formado por quais estruturas
O septo nasal é liso (figura 26C) e formado por três estruturas (figura 26D e figura 27): a lâmina perpendicular do etmoide, o osso vômer e a cartilagem nasa
fossa nasal se comunica com a nasofaringe atraves da
Posteriormente, as fossas nasais se comunicam com a nasofaringe através de grandes aberturas: as coanas.
fale o básico sobre atresia de coanas bilateral .
s. Estas podem estar ausentes em alguns recém-nascidos, uni ou bilateralmente. A atresia de coanas bilateral é uma causa de disfunção respiratória grave se não identificada e tratada rapidamente em neonatos.
quem forma o exqueleto externo do nariz
osso nasal
processo frontal da maxila
parte nasal do osso frontal
quais cartilagens formam o nariz
cartilagem nasal.
cartilagem alar menor.
cartilagem alar maior( ramo lateral e ramo medial )
qual irrigação do nariz exeterno
ramos da arteria oftalmica ( dorsal do nariz , nasal externa , infra-orbital)
ramos da arteria facila ( lateral do nariz , ramos alar e septal da labial superior)