Origem e Composição Geral da Água Flashcards
quais sao os sintomas de desidratacao ?
Sintomas de desidratação leve: sede; cansaço; palidez; mucosas secas (bocas, olhos); ressecamento da pele.
Sintomas de desidratação grave: moleza; desmaio; tontura; confusão mental.
Sintomas e sinais de desidratação gerais: sede; pele avermelhada; fadiga; caibras musculares; apatia; lábios e boca seca; urina de coloração escura; sensação de cansaço;
olhos fundos; pele acinzentada e pregas na mesma.
Nota: Uma criança que chegue às urgências com febre, uma das primeiras preocupações é hidratála a fim de restabelecer o equilíbrio iónico para que os sistemas funcionem.
qual a composicao da agua ?
A água é um dos constituintes básicos dos seres vivos, sendo que tem 2 grupos de constituintes básicos a compô-la:
Substâncias inorgânicas → Não possuem átomos de carbono ligados a cadeias de hidrogénio.
- Água e sais minerais
Substâncias orgânicas → Possuem átomos de carbono ligados a cadeias de hidrogénios
- Proteínas; hidratos de carbono; lípidos e ácidos nucleicos
A água tem uma estrutura molecular simples (H2O – 1 átomos de oxigénio e 2 de hidrogénio), sendo que corresponde entre 75 a 90% da massa celular do nosso organismo (ver imagem ao lado).
Constituí o meio que sustenta as reações químicas/bioquímicascelulares vitais. É um excelente solvente podendo entrar nas reações fisiológicas como reagente ou apresenta-se como produto final das
mesmas.
como é a molecula de agua ?
A molécula de água é um excelente solvente, porque é polar, ou seja, tem polos com cargas contrárias.
O átomo de oxigénio contém no seu núcleo mais protões (carga +) que os átomos de hidrogénio.
Assim, os eletrões vão-se distribuir de forma desigual, sendo que se aproximam mais do átomo de oxigénio, pois, são por ele atraídos e esta zona ficará mais negativa.
Ocorre uma maior probabilidade de haver ligação a iões
/moléculas (com carga +), formando compostos estáveis.
Conclui-se que deste modo se gera na molécula de H2O um “polo positivo” (H) e um “polo negativo” (O).
A polaridade permite, portanto, estabelecer ligações por pontes de hidrogénio (ligações mais fracas que as ligações covalentes) entre as moléculas de água e também entre estas e outras substâncias que também sejam polares,
ou seja, que contenham carga. Tal torna a estrutura macromolecular mais coesa.
Por ser uma molécula polar, aumenta a facilidade com que outras substâncias se misturam nela, daí a dificuldade de, num ambiente natural, se encontrar água pura.
qual a diferença entre contaminacao e poluicao ?
Os poluentes são todos contaminantes, mas nem sempre os contaminantes são poluentes. Esta diferença tem haver com o tempo que estes permanecem no substrato, sendo que o facto de haver uma contaminação quer dizer que houve o contacto de uma substância estranha
ao meio, sendo que passa a ser poluente quando permanece demasiado tempo naquele meio,
começando a interferir com outros processos.
A contaminação consiste na simples presença em altas concentrações de uma substância que talvez já exista naturalmente no sistema por exemplo, azoto e fósforo nas águas naturais.
A poluição é uma contaminação que só gera um efeito ecológico ao longo do tempo, acabando por ter um efeito sobre a biota, as plantas, os organismos aquáticos e ser humano, dependendo da extensão desse efeito.
quais sao as principais causas da poluicao ?
A poluição/contaminação das águas por ação antropogénica (aquele que vem de fora) é
provocada principalmente por:
* Efluentes domésticos (poluentes orgânicos biodegradáveis, nutrientes e bactérias);
* Efluentes industriais (poluentes orgânicos e inorgânicos, dependendo da atividade industrial);
* Uso na agricultura (poluentes advindos da drenagem de áreas: fertilizantes, defensivos agrícolas, fezes de animais e material em suspensão).
como se pode caracterizar a agua ?
Água ácida: Esta característica resulta do dióxido de carbono em excesso na água, que forma na reação de equilíbrio ácido carbónico, conferindo-lhe propriedades ácidas e uma agressividade que pode atacar os materiais do sistema de abastecimento (dissolvem matéria).
Água calcária (dura): A esta característica também se dá o nome de dureza e, confere à água propriedades incrustantes (precipita o calcário), dificulta a formação de espuma nas lavagens com sabão e leva ao entupimento das tubagens, principalmente as de água quente.
- A água medianamente calcária não apresenta qualquer risco para a saúde, no entanto, as águas duras quando ingeridas prolongadamente, aumentam a incidência de doenças renais (pedras nos rins), diminuindo a ocorrência de doenças cardiovasculares.
Águas com ferro e manganês: Estas substâncias conduzem também à incrustação nas tubagens e nos acessórios de ferro, conferem cor e turvação à água, manchando deste modo a roupa (durante a lavagem)e as louças sanitárias.
- A ingestão temporária de água com excesso de ferro ou
manganês não apresenta graves riscos para a saúde humana.
Água turva: Resulta da alteração de uma qualidade organolética, podendo conferir à água cor, sabor, cheiro, dependendo das substâncias presentes. Tal facto poderá constituir um risco a saúde pública.
Água contaminada: Existem dois tipos de contaminação, a química e a bacteriológica e, no âmbito do nosso estudo, apenas irá ser abordada a contaminação química.
O impacto da contaminação química é a médio-longo prazo, porque se dá por processos cumulativos, já a bacteriológica o seu impacto é a curto prazo.
quais sao as substancias de origem mineral ?
- Em suspensão → partículas de areia
- Em solução coloidal → as partículas coloidais são visíveis através de microscopia eletrónica, com diâmetros que variam entre 1 mμ a 1 μ, como a argila, sílica, óxido de ferro, alumínio.
Estas partículas coloidais não estão totalmente dissolvidas, sendo de difícil visualização, ex.: água argilosa é turva, mas não conseguimos ver as partículas. - Em dissolução → sais de Ca2+, Na+, K+, (bicarbonatos, sulfatos, cloretos, nitritos e nitratos)
- Gases → Dióxido de carbono, oxigénio e azoto
quais sao as substancias de origem organica ?
- Resíduos animais e vegetais do solo
- Matéria orgânica coloidal
- Ácidos orgânicos
- Corantes orgânicos
- Derivados azotados
- Gases (CO2, H2)
- Organismos vivos