Análise físico-química de uma água Flashcards
o que sao os parametros organoleticos ?
São parâmetros para os quais os consumidores são muito sensíveis, mas que não representam por si só risco para a saúde pública.
Dos parâmetros organoléticos, os que são importantes avaliar são a cor, o sabor, o cheiro ou a turvação.
o que sao os parametros fisico-quimicos ?
São parâmetros que em circunstâncias normais, não representam riscopara a saúde humana.
Incluem uma serie de parâmetros indicativos da qualidade da água e que podem refletir o bom funcionamento dos sistemas de tratamento utilizados. São, por exemplo, a temperatura e a dureza, que afeta a necessidade de sabão nas lavagens, ou o alumínio que, por vezes, é adicionado
no tratamento da água.
Os parâmetros físico-químicos podem ser o pH, a condutividade, os cloretos, os sulfatos, a dureza, o resíduo seco, o sódio e o potássio.
o que sao os parametros indesejaveis ?
Alguns são indicadores do estado de degradação da qualidade da água, mas, por si só, não comportam riscos para a saúde pública. Outros, como por exemplo o ferro e o
manganês, têm implicações no estado de conservação dos componentes dos sistemas e/ou em concentrações elevadas ou muito elevadas poderão ser tóxicos.
Estes podem ser o cloro residual, os nitratos, os nitritos, o azoto amoniacal, o azoto Kjeldahl, a oxidabilidade, o carbono orgânico total, o sulfureto de hidrogénio, o manganês, o cobre, o zinco, o fósforo, o fluor, o cobalto, os sólidos suspensos totais (SST) e o ferro.
o que sao os parametros toxicos ?
São parâmetros (como por exemplo o cádmio, chumbo, entre outros), que podem induzir doenças se houver uma ingestão continuada de água com excesso destas
substâncias.
Estes podem ser o cádmio, os cianetos, o crómio, o mercúrio, o níquel, o chumbo, o selénioe os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HAP), sendo que estes últimos estão ligados aos combustíveis fosseis.
quais sao alguas relacoes entre a saude no homem e o excesso ou falta de componentes nas aguas ?
- A relação entre o bócio (hipertrofia da tiroide) e a deficiência em iodo (o iodo é fundamental para o adequado funcionamento da tiroide);
- Anemias severas, nanismo e hiper-pigmentação da pele e a deficiência em zinco;
- O excesso de flúor e a fluorose do esqueleto e dentária;
- A deficiência em flúor e a incidência de cáries dentárias;
- Anencefalia/microcefalia (ausência total ou parcial de cérebro) e a exposição ao mercúrio;
- O selénio e a inaptidão (alteração de comportamentos).
Outras correlações apresentam uma aceitação relativa. Exemplo: - dureza da água VS algumas doenças cardiovasculares;
- chumbo VS esclerose múltipla;
- cádmio VS hipertensão e arteriosclerose;
- ampla gama de elementos VS diversos tipos de carcinomas.
que fatores devem ser tidos em conta na analise das aguas ?
Assim, nestes tipos de estudos relacionais, devem ser considerados fatores como o pH, tipo e abundância de minerais, teor de matéria orgânica, hidróxidos de ferro, manganês e alumínio, reatividade química, gradientes hidráulicos, porosidade e permeabilidade.
Muitas vezes os efeitos tóxicos de uma substância manifestam-se em locais distantes da sua introdução no meio ambiente podendo ocorrer em áreas pontuais ou ao longo de estruturas geológicas lineares, como falhas.
Assim, a pessoa pode estar exposta não porque a água da sua zona de abastecimento esteja contaminada, mas porque há um efluente que chega à mesma zona, que vem de outra região distante e que pode estar contaminado, sendo os efeitos manifestados à distância.
de acordo com decreto de lei, como estao organizados os parametros ?
- G1: cheiro, sabor, cloro residual, condutividade, oxidabilidade, coliformes totais e coliformes fecais;
- G2: temperatura, turvação, pH, nitratos, nitritos, azoto amoniacal, germes totais a 22℃ e a 37℃, coliformes totais, coliformes fecais, estreptococos fecais, clostridium sulfito
redutores; - G3: Ca2+, Mg2+, Na+, K+, alcalinidade, sulfitos, cloretos, restantes parâmetros tóxicos.
O G3 pressupõe todos os parâmetros do G2 e mais alguns
exclusivos do G3 e, por sua vez, o G2, para além dos seus próprios parâmetros, engloba todos os parâmetros do G1.
Quando não se conhece a natureza da água fazemos uma análise G3 que é mais exaustiva, à medida que vamos a conhecendo e os parâmetros se mantêm regulares,
deixamos de fazer a G3 e passamos a fazer a G2. Por fim, se
suceder mais algum tempo sem alterações, passamos a realizar a G1. Caso existam alterações devemos passar a analisar a água de novo segundo o G3.
quais sao as entidades responsaveis pela qualidade da agua para consumo humano ?
- Entidades Distribuidoras de Água (Câmaras Municipais, Serviços Municipalizados, EPAL e empresas concessionárias): controlo de qualidade da água que distribuem.
- Direção Geral de Saúde (DGS) e Autoridades Locais de Saúde: ações de vigilância sanitária.
- Direção Geral do Ambiente (DGA): recolha e tratamento da informação para verificação do cumprimento do normativo legal.
- Inspeção Geral do Ambiente: realização de programas de inspeção.