Controlo De Qualidade Da Água Flashcards
O que é o controlo de rotina ?
O controlo de rotina tem como objetivo fornecer regularmente informações sobre a
qualidade organolética e microbiológica da água destinada ao consumo humano, bem como sobre a eficácia dos tratamentos existentes, especialmente a desinfeção, tendo em vista
determinar a conformidade da água com os valores paramétricos estabelecidos no presente decreto-lei.
Quais sao parametros do controlo de rotina ?
Parâmetros do controlo de rotina 1: bactérias coliformes; Escherichia coli (E. coli) e desinfetante residual.
Parâmetros do controlo de rotina 2: alumínio; amónio; cheiro; cor; condutividade; clostridium
perfringens, incluindo esporos; pH; ferro; manganês; nitratos; nitritos; número de colónias a 22℃;número de colónias a 37℃; oxidabilidade; Pseudomona aeruginosa; sabor e turvação.
O que é o controlo de inspeção?
O controlo de inspeção tem como objetivo obter as informações necessárias para verificar o cumprimento dos valores paramétricos presentes no diploma em questão (Dec-Lei 243/01 de 5/9).
Nas situações em que é utilizado como agente floculante deve ser determinado no
controlo de rotina 2. Nas restantes situações, este parâmetro faz parte do controlo de inspeção.
Nos casos em que a origem da água não seja artificial nem seja influenciada por
águas superficiais, este parâmetro faz parte do controlo de inspeção.
Nos casos em que o processo de desinfeção não inclua a cloraminação (utilização em simultâneo de amónia e cloro), este parâmetro faz parte do controlo de
inspeção.
Necessário só para água à venda em garrafas ou outros recipientes.
Quais sao as principais caracteristicas fisicas da agua ?
Os principais parâmetros utilizados para caracterizar fisicamente (aspeto físico) as águas naturais são a cor, a turvação, os níveis de sólidos nas suas diversas frações (os sólidos podem ter várias dimensões), a temperatura, o sabor e o cheiro.
Alguns destes parâmetros, fornecem indicações prévias importantes para a caracterização da qualidade química da água como, por exemplo:
• os níveis de sólidos em suspensão (associados à turbidez),
• as concentrações de sólidos dissolvidos (associados à cor),
• os sólidos orgânicos (voláteis)
• e os sólidos minerais (fixos),
• os compostos que produzem cheiros, etc
o que é a cor das aguas ?
A cor de uma amostra de água está associada ao grau de redução de intensidade que a luz sofre ao atravessá-la (e esta redução dá-se por absorção de parte da radiação eletromagnética), devido à presença de sólidos dissolvidos, principalmente material em estado coloidal orgânico e
inorgânico.
o que sao os coloides organicos ?
De entre os coloides orgânicos (associados à presença de organismos) podem-se mencionar os ácidos húmico e fúlvico, substâncias naturais resultantes da decomposição parcial de compostos orgânicos presentes em folhas (estão nas águas brutas), de entre outros substratos.
Os esgotos sanitários também são caracterizados por apresentarem predominantemente matéria em estado coloidal, além de efluentes industriais contendo:
* taninos (efluentes de curtumes (curtir couros), por exemplo),
* anilinas (efluentes de indústrias têxteis, indústrias de pigmentos, etc.),
* lignina e celulose (efluentes de indústrias de celulose e papel, da madeira, etc.).
Todos os componentes acima mencionados são componentes orgânicos que atribuem cor
à água.
quais sao os principais compostos inorganicos e alguns metais que conferem cor ?
Os principais compostos inorgânicos (minerais) com propriedades e ação de matéria em
estado coloidal são os óxidos de ferro e manganês, que são abundantes em diversos tipos de solo.
Alguns metais presentes em efluentes industriais conferem também cor, mas, em geral, os iões dissolvidos pouco ou nada interferem na passagem da luz.
A cor existente na água para consumo corrente, pode então associar-se à presença de substâncias orgânicas coradas, metais (ferro e manganês), ou desperdícios industriais altamente corados, como sendo os da pasta de papel e dos têxteis.
o que significa as diferentes cores da gua ?
- Geralmente, quando pura, e em grandes volumes, a água é azulada (não é incolor, porque absorve radiação, mas que não é percetível à nossa visão).
- Quando rica em ferro, é arroxeada.
- Quando rica em manganês, é negra e, quando rica em ácidos húmicos, é amarelada.
- A cor vermelha e preta da água pode também ter origem nas canalizações em que circula (através da dissolução do material que faz parte das canalizações, sobretudo as mais
antigas).
A situação mais delicada que se põe nestes casos, decorre na chamada “água vermelha”, sendo esta de origem microbiológica, onde as ferrobactérias promovem a oxidação do Ferro II a Ferro III, resultando desta oxidação, a precipitação sob a forma de hidróxido de cor vermelha.
a que é que o excesso de cor conduz ?
De um modo geral, há que proceder à remoção do excesso de cor antes da desinfeção da água, porque o excesso conduz à produção de trihalometanos, que conferem o sabor, sendo os produtos orgânicos clorados associados a doenças cancerígenas.
como é que compramos a cor da agua ?
A medida da cor de uma água é feita pela comparação com soluções padrão de platinacobalto ou com discos de vidro corados e calibrados com soluções padrão de platina-cobalto.
Para a medição da cor deve-se sempre anotar o pH uma vez que, a intensidade de cor aumenta com o pH. A cor é igualmente influenciada por matérias sólidas em suspensão (turvação), que devem ser removidas antes da medição.
A água potável não deve então apresentar nenhuma cor de considerável intensidade.
Segundo a OMS o índice máximo permitido deve ser 20 mg Pt/l.
como é que o ph interfere com a cor da agua ?
O pH interfere com a cor da água, porque um pH demasiado baixo tem a capacidade de
dissolver mais material na água, logo quanto mais baixo é o pH, mais intensa pode ser a cor, porque maior é a quantidade de material que pode estar dissolvida.
como é feita a medicao do ph das aguas ?
Assim, para se medir um pH de uma amostra aquosa, o método vulgarmente utilizado em laboratório é o eletrométrico, também designado por potenciometria (com recurso a soluções padrão). Podemos ainda usar um método colorimétrico, que tem indicadores sobe a forma de tiras e com as quais fazemos a comparação com a respetiva amostra.
Na medição do pH com o método eletrométrico, dever-se-á medir a temperatura da amostra por esta exercer uma influência importante nas medições (pelo que esta temperatura deverá ser sempre a mesma). Na água pura, a um aumento da temperatura, corresponde a uma
diminuição do pH (há um aumento da concentração do ião de hidrogénio).
quais sao normalmente os valores de ph ?
O valor do pH nas águas brutas varia normalmente entre os 6,5 e os 8,5, verificando-se que o tratamento desta para consumo humano conduz a uma diminuição ligeira do pH (ocorre a estabilização do pH em torno da neutralidade).
que tipo de substancia é a agua ?
Como a água é uma substância anfotérica (substância que tanto se pode comportar como um ácido ou como uma base), acontece a auto-protólise da água (auto-ionização da água):
H2O (l) + H2O (l) ⇄ H3O (aq) + OH−(aq)
Esta reação de equilíbrio, apresentada anteriormente, tanto se pode deslocar num sentido como no oposto.
como varia a temperatura de acordo com o principio de le chatelier ?
- Se aumentarmos a temperatura, o equilíbrio desloca-se para direita (onde ocorre o aumento da concentração dos iões de hidrogénio) e o rendimento aumenta. O pH torna-se
mais ácido, ou seja, mais baixo. - Se diminuirmos a temperatura, o equilíbrio desloca-se para esquerda. O meio torna-se mais básico.