O TEXTO DESCRITIVO Flashcards
Texto descritivo
Texto descritivo: Percebemos o mundo pelos sentidos e através deles construímos as imagens que temos de pessoas, coisas, lugares. Quando usamos a linguagem para realizar uma descrição construímos um texto descritivo. Esse texto pode ser não-verbal (fotos, pinturas, etc) e verbal.
Descritividade
Descritividade: Quando falamos em descrição, imediatamente nos vem à mente um tipo de texto que nos apresenta o retrato de uma pessoa, de uma cena ou de um objeto. No entanto, no dia-a-dia, deparamo-nos frequentemente com textos verbais e não verbais que, embora não sejam propriamente descrições, apresentam características descritivas, ou seja, textos que apresentam descritividade.
Ponto de vista
Ponto de vista: O ponto de vista é a posição que escolhemos para melhor observar o ser ou o objeto que vamos descrever. Esse ponto de vista pode ser físico e psicológico. O ponto de vista psicológico se refere à predisposição psicológica que temos com aquilo que vamos descrever. O ponto de vista escolhido vai determinar a ordem de apresentação dos detalhes e os recursos expressivos usados (vocabulários, figuras, tipos de frase).
Ponto de vista físico e ponto de vista psicológico
Ponto de vista físico e ponto de vista psicológico: Dependendo do ponto de vista a descrição pode ser objetiva ou subjetiva. Na descrição subjetivo ou impressionista o narrador apresenta as cosias sobre seu ponto de vista e impressão pessoal, atribuindo juízo de valor. Na descrição objetiva procura-se transmitir uma imagem concreta e precisa, bastante próxima da realidade. Uma boa descrição não pode prescindir das outras sensações: visão, olfato, tato, etc. Valorizar detalhes às vezes insignificantes para individualizar. Textos que possuam uma sinestesia.
Descrição de pessoas
Descrição de pessoas: Na descrição de uma pessoa podemos iniciar por uma descrição geral e depois uma visão mais detalhada, dando-lhe uma personalidade e individualidade.
Descrição de objetos
Descrição de objetos: Na descrição de objetos, além da imagem podemos descrever experiências sensoriais como tato, auditiva, olfativa.
Descrição de ambientes ou paisagens
Descrição de ambientes ou paisagens: A descrição de paisagens e ambientes é presido também ressaltar os detalhes não só o geral. Além da visão os ruídos, a sensação térmica, entre outras para que a descrição não se torne fria. Podem integrar a cena pessoas, animais, coisas que lhe dão vida, entre outros.
Descrição objetiva e subjetiva/impressionista
Descrição objetiva e subjetiva/impressionista: Dependendo do ponto de vista a descrição pode ser objetiva ou subjetiva. Na descrição subjetivo ou impressionista o narrador apresenta as cosias sobre seu ponto de vista e impressão pessoal, atribuindo juízo de valor. Na descrição objetiva procura-se transmitir uma imagem concreta e precisa, bastante próxima da realidade. Uma boa descrição não pode prescindir das outras sensações: visão, olfato, tato, etc. Valorizar detalhes às vezes insignificantes para individualizar. Textos que possuam uma sinestesia.
Descrição técnica ou cientifica
Descrição técnica ou cientifica: Por outro lado as descrições técnicas ou cientificas tentam ao máximo criar uma objetividade, clareza, precisão, eficácia e eliminar a subjetividade e possibilidades de múltiplas leituras daquilo que é lido através de uma linguagem técnica e denotativa e um vocabulário técnico ligado a uma área cientifica ou tecnológica.
Linguagem técnica
Linguagem técnica: Por outro lado as descrições técnicas ou cientificas tentam ao máximo criar uma objetividade, clareza, precisão, eficácia e eliminar a subjetividade e possibilidades de múltiplas leituras daquilo que é lido através de uma linguagem técnica e denotativa e um vocabulário técnico ligado a uma área cientifica ou tecnológica.
Sinestesia
Sinestesia: Relação de percepção de diferentes sentidos.