O TEXTO ARGUMENTATIVO Flashcards
Texto argumentativo
Texto argumentativo: São textos que há o predomínio de uma sequencia argumentativa.
Operadores argumentativos
Operadores argumentativos: São as palavras e expressões presentes na estrutura gramatical de um texto cuja função é introduzir variados tipos de argumentos.
Recursos persuasivos
Recursos persuasivos: Na hora de posicionar-se, de falar sobre o assunto, os falantes vão utilizar o mesmo código para construir seus textos, mas a escolha das palavras, as combinações, a ênfase, a argumentação, etc. vão ser determinadas pela intenção de cada um. A isso tudo podemos chamar de recursos persuasivos.
Persuadir
Persuadir: é buscar a adesão do interlocutor para um determinado ponto de vista.
Ato de argumentação
Ato de argumentação: A maneira como o falante organiza seu discurso para chegar a determinadas conclusões.
Texto argumentativo ou dissertativo
Texto argumentativo ou dissertativo: são textos onde o emissor tem a intensão de expor um ponto de vista, defender uma ideia ou questionar algum fato. Esses textos possuem uma linguagem mais sóbria e denotativa; quando se utiliza uma figura de linguagem é com a finalidade argumentativa e são escritos em terceira pessoa para dar um caráter mais impessoal, focando nas ideias de seu conteúdo.
Introdução
Desenvolvimento ou argumentação
Conclusão
Introdução: Em que se apresenta a ideia ou ponto de vista que será defendido;
Desenvolvimento ou argumentação: em que se desenvolve o ponto de vista (para convencer o leitor, é preciso usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer a opiniões de especialistas, fornecer dados, etc.);
Conclusão: em que se dá um fecho coerente com o desenvolvimento, com os argumentos apresentados.
Texto argumentativo subjetivo
Texto argumentativo subjetivo: dependendo da abordagem pode-se predominar a intuição, a sensibilidade do autor, ou testemunho de caráter pessoal. Esses são textos argumentativos subjetivos, que por suas características prevalece a primeira pessoa.
Ponto de vista
Ponto de vista: é a nossa tese, é a maneira pela qual alguém considera um assunto, a maneira pela qual aborda o tema, relata um fato, descreve algo. Textos narrativos e descritivos possuem pontos de vista, mas no texto argumentativo ele é explicitado. Um ponto de vista é decorrente da compreensão que temos do assunto e surge da nossa vivência em sociedade, experiências, informações, nossa leitora de mundo.
Hierarquização de ideias
Hierarquização de ideias: quando organizamos os argumentos de um texto em ordem de importância.
Discurso linguístico
Discurso linguístico: Um texto verbal.
Operadores argumentativos
Operadores argumentativos: são elementos da língua, na estrutura gramatical da frase, cuja finalidade é a de indicar a argumentatividade dos enunciados, introduzindo vários tipos de argumentos que levam a determinadas conclusões. Gramaticalmente os operadores argumentativos são os conectivos (normalmente as conjunções), os advérbios e outras palavras que, dependendo do contexto, não se enquadram em nenhuma das dez categorias gramaticais (são classificados como palavras denotativas: até, inclusive, também, afinal, então, é que, aliás, etc).
Argumentatividade
Argumentatividade: Utilização dos operadores argumentativos na construção da argumentação.
Palavras denotativas
Palavras denotativas: Palavras que, dependendo do contexto, não se enquadram em nenhuma das dez categorias gramaticais, mas que exercem função de operador argumentativo.
Escala argumentativa ascendente
Escala argumentativa ascendente: Quando se organiza em sequencia em um texto os argumentos iniciando pelo argumento mais fraco e terminando no mais forte.