O Pensamento lógico Flashcards
Lógica
Lógica: A lógica tem por objetivo as formas do pensamento em geral. Não interessa para ela se um argumento é persuasivo. A Lógica se interessa por técnicas que permitam análise dos argumentos e os métodos que permitem distinguir os que são válidos e os que não são. A lógica possui dois métodos de raciocínio: o indutivo e o dedutivo.
Métodos de raciocínio indutivo
Métodos de raciocínio indutivo: Uma das formas de raciocínio lógico onde, partindo do particular para o geral, elaboramos conclusões a partir da análise de fatos concretos e específicos observados da realidade e se uma coisa é valida para determinado gênero é valida para todo o gênero. Mas por ser generalizador as conclusões podem não ser verdade.
Métodos de raciocínio dedutivo
Métodos de raciocínio dedutivo: Uma das formas de raciocínio lógico onde formamos conclusões a partir de pressuposições gerais (as premissas) e se elas forem verdadeiras e o raciocínio obedecer às leis da lógica a conclusão será verdadeira. Uma forma de raciocínio dedutivo é o silogismo.
Pressuposições gerais ou premissas: Os pensamentos que são tomados como base verdadeira para a construção de raciocínios lógicos.
Silogismo
Silogismo: Silogismo é a forma de raciocínio dedutivo pela qual, a parte de duas proposições apresentadas – as premissas -, infere-se necessariamente outra, a conclusão. Ex: Todo homem é mortal Sócrates é homem Logo, Sócrates é mortal
Sofisma ou silogismo não-valido
Sofisma ou silogismo não-valido: Caso as premissas de um silogismo não sejam verdadeiras e não apresente forma valida teremos um silogismo não-válido ou sofisma. É considerado valido todo o silogismo cuja premissa maior seja universal. O termo médio é a premissa maior, a segunda premissa é a premissa menor.
Termo médio ou maior no silogismo
Termo médio ou maior no silogismo: É, em uma estrutura de pensamento silogista, a premissa maior, a primeira premissa que tem uma extensão de significado maior e englobará a segunda premissa, a premissa menor.
Premissa menor
Premissa menor: É, em uma estrutura de pensamento silogista, a segunda premissa, que tem uma extensão de significado menor que a premissa maior e será englobada por essa.
Silogismo trucado
Silogismo trucado: O silogismo trucado é quando a premissa maior é óbvia e pacificamente aceita e não precisa ser citada.
Silogismo alternativo ou silogismos condicionais
Silogismo alternativo ou silogismos condicionais: O silogismo alternativo é aquele que apresenta na premissa maior proposições ligadas por ou. Nesse caso a premissa menor pode levar a uma conclusão negativa ou positiva. São os silogismos condicionais.
Ex:
Ou preservamos a natureza ou desapareceremos
Preservamos a natureza.
Logo, não desapareceremos.
Polissilogismo
Polissilogismo: O polissilogismo é um silogismo que se encadeia em outro. A conclusão de um passa a ser a premissa do seguinte. EX: Todo engenheiro é bom administrador João é engenheiro. Logo, João é bom administrador. Um bom administrador é um bom politico. Logo, João será um bom político.
Falácia
Falácia: A Falácia, do latim trapaça, engano, ardil, é um argumento logicamente falso. Pode se distinguir dos tipos de falácias as de erro de forma, sofismas por exemplo, e de erros de fatos apresentados.
Falácia do argumento redundante
Falácia do argumento redundante: Quando a conclusão é uma redundância da premissa e não um argumento lógico decorrente. A tautologia que é dizer uma mesma coisa com outras palavras, o pleonasmo e o círculo vicioso.
Falácia da Falsa causa
Falácia da Falsa causa: Quando não há relação de causa e efeito aparente entre a premissa e a conclusão. Muito comum em crendices populares.
Falácia do argumento de autoridade
Falácia do argumento de autoridade: Quando se usa o testemunho de alguém que não é especialista no assunto para se justificar um argumento.
Falácia da generalização apressada
Falácia da generalização apressada: Quando a exceção é tomada como regra.