O TEXTO NARRATIVO Flashcards

1
Q

Texto narrativo

A

Texto narrativo: São textos que há o predomínio de uma sequencia narrativa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Marcadores de tempo em textos narrativos

A

Marcadores de tempo em textos narrativos: São elementos gramaticais como verbos, advérbios e locução adverbial que indicam ao interlocutor o tempo dos acontecimentos em uma narrativa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Narração

A

Narração: é centrada em um fato ou acontecimento. Estruturalmente é marcado por uma temporalidade que envolve o fato e ação, constituído de personagens e na progressão temporal que se desdobrará em um conflito que se solucionará e transformará a situação. A trama se desenvolve se constrói com os elementos desse conflito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Conflito

A

Conflito: uma disputa entre dois elementos dispares em uma narrativa que resultará em embate e posteriormente transformação da situação. Esses conflitos podem ocorrer entre personagem e o meio físico, ou entre ela e sua consciência, ou entre dois personagens. No conflito entre personagens uma estrutura conhecida é a do protagonista (do grego “lutador principal”) e o antagonista (do grego “o que luta contra”).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Trama

A

Trama: As relações e os conflitos estabelecidos em uma narrativa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Estrutura do texto narrativo

A

Estrutura do texto narrativo: é marcado por uma temporalidade que envolve o fato e ação, constituído de personagens e na progressão temporal que se desdobrará em um conflito que se solucionará e transformará a situação. A trama se desenvolve se constrói com os elementos desse conflito. Esses conflitos podem ocorrer entre personagem e o meio físico, ou entre ela e sua consciência, ou entre dois personagens. No conflito entre personagens uma estrutura conhecida é a do protagonista (do grego “lutador principal”) e o antagonista (do grego “o que luta contra”).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Narrativa ficcional

A

Narrativa ficcional: é um texto narrativo onde a história contada surge da imaginação do autor, não aconteceu na realidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Relato de fatos reais

A

Relato de fatos reais: são textos que narram fatos acontecidos de verdade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Narratividade

A

Narratividade: os relatos de fatos reais são textos que apesar de narrativos não são narrações, pois não são do campo da ficção e não se pretendem envolver o leitor em uma trama pelo conflito. Como ambos são caracterizados pela temporalidade podemos dizer que os relatos possuem uma narratividade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Verossímil

A

Verossímil: A narrativa ficcional é fruto da imaginação, mas sempre mantendo contato com a realidade, recriando, se baseando ou se distanciando dela. Se o texto narrado e personagens aproximam-se muito da realidade a ponto de nos confundir dizemos que são verossímeis (semelhante à verdade).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Inverossímil

A

Inverossímil: A narrativa ficcional é fruto da imaginação, mas sempre mantendo contato com a realidade, recriando, se baseando ou se distanciando dela. Se o texto narrado e personagens são absurdos e improváveis dizemos que são inverossímil (que não é semelhante à realidade).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Protagonista

A

Protagonista: A trama se desenvolve se constrói com os elementos desse conflito. Esses conflitos podem ocorrer entre personagem e o meio físico, ou entre ela e sua consciência, ou entre dois personagens. No conflito entre personagens uma estrutura conhecida é a do protagonista (do grego “lutador principal”) e o antagonista (do grego “o que luta contra”).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Antagonista

A

Antagonista: A trama se desenvolve se constrói com os elementos desse conflito. Esses conflitos podem ocorrer entre personagem e o meio físico, ou entre ela e sua consciência, ou entre dois personagens. No conflito entre personagens uma estrutura conhecida é a do protagonista (do grego “lutador principal”) e o antagonista (do grego “o que luta contra”).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Narrativa de ficção

A

Narrativa de ficção: é um relato centrado num tato ou acontecimento; há personagens atuando e um narrador que relata a ação, o tempo e o cenário ou ambiente. Dependendo do enredo trabalhamos com maior ênfase um determinado elemento ou outro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Personagem

A

Personagem: Os seres que vivem o enredo são as personagens. Um personagem bem construído representa uma individualidade, apresentando traços psicológicos próprios. Há personagens que representam tipos humanos, identificados pela profissão, comportamento, classe social, traços diversos comum a todos os indivíduos dessa categoria. Há personagens com traços ou padrões de comportamento extremamente acentuados, esses são os personagens caricaturais. Os enredos vivem através das personagens, as personagens vivem o enredo e entrelaçam seus destinos em um período de tempo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Narrador

A

Narrador: O narrador é o dono da voz ou a voz que nos conta os fatos e seu desenvolvimento. A narrativa pode ser feita em primeira ou em terceira pessoa do singular, tendo assim o ponto de vista, ou foco narrativo. Na narração em primeira pessoa o narrador participa dos acontecimentos, sendo um personagem e assumindo dupla função, o narrador-personagem. Pode ter papel secundário ou principal na trama. Esse modo permite maior penetração no mundo psicológico da personagem. Mas nem tudo que ele narra corresponde à verdade, já que participa do acontecimento tem uma visão própria e parcial dele. A principal característica desse modo é a visão subjetiva do narrador que olha os fatos pelo filtro de sua emoção e percepção. Na narrativa em terceira pessoa, o narrador esta fora dos acontecimentos, permitindo-lhe saber de tudo, passado e futuro, das emoções e dos pensamentos dos personagens, dai ser chamado narrador onisciente.

17
Q

Tempo no texto narrativo

A

Tempo no texto narrativo: O narrador pode narrar no tempo do acontecimento, narrar um acontecimento já concluído ou intermediar um tempo passado e presente com a técnica do flashback. Há também o tempo psicológico, que reflete angústias e ansiedades de personagens e que não mantém nenhuma relação com o tempo propriamente dito e cuja passagem é alheia à nossa vontade.

18
Q

Cenário ou ambiente no texto narrativo

A

Cenário ou ambiente no texto narrativo: Ambiente é o cenário por onde circulam personagens e onde se desenrola o enredo. Em alguns casos o ambiente é tão importante que ele se transforma em um personagem. Há uma relação entre personagem e o ambiente que a cerca, muitas vezes pelos objetos possuídos podemos fazer um retrato do possuidor.

19
Q

Enredo/trama/intriga

A

Enredo/trama/intriga: A palavra enredo nos remete ao campo lexical do ato de tecer, de entrelaçar os fatos. Enredo, ou trama, ou intriga, é o esqueleto da narrativa, que da sustentação à história, estrutura, é o desenrolar dos acontecimentos. Geralmente, o enredo esta centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão da narrativa.

20
Q

Foco narrativo ou ponto de vista

A

Foco narrativo ou ponto de vista: O narrador é o dono da voz ou a voz que nos conta os fatos e seu desenvolvimento. A narrativa pode ser feita em primeira ou em terceira pessoa do singular, tendo assim o ponto de vista, ou foco narrativo.

21
Q

Narração em primeira pessoa

A

Narração em primeira pessoa: Na narração em primeira pessoa o narrador participa dos acontecimentos, sendo um personagem e assumindo dupla função, o narrador-personagem. Pode ter papel secundário ou principal na trama. Esse modo permite maior penetração no mundo psicológico da personagem. Mas nem tudo que ele narra corresponde à verdade, já que participa do acontecimento tem uma visão própria e parcial dele. A principal característica desse modo é a visão subjetiva do narrador que olha os fatos pelo filtro de sua emoção e percepção.

22
Q

Narrador-personagem

A

Narrador-personagem: Na narração em primeira pessoa o narrador participa dos acontecimentos, sendo um personagem e assumindo dupla função, o narrador-personagem.

23
Q

Visão subjetiva do narrador

A

Visão subjetiva do narrador: Na narração em primeira pessoa o narrador participa dos acontecimentos. Esse modo permite maior penetração no mundo psicológico da personagem. Mas nem tudo que ele narra corresponde à verdade, já que participa do acontecimento tem uma visão própria e parcial dele. A principal característica desse modo é a visão subjetiva do narrador que olha os fatos pelo filtro de sua emoção e percepção.

24
Q

Narração em terceira pessoa

A

Narração em terceira pessoa: Na narrativa em terceira pessoa, o narrador esta fora dos acontecimentos, permitindo-lhe saber de tudo, passado e futuro, das emoções e dos pensamentos dos personagens, dai ser chamado narrador onisciente.

25
Q

Narrador onisciente

A

Narrador onisciente: Na narrativa em terceira pessoa, o narrador esta fora dos acontecimentos, permitindo-lhe saber de tudo, passado e futuro, das emoções e dos pensamentos dos personagens, dai ser chamado narrador onisciente.

26
Q

Tipos humanos

A

Tipos humanos: Há personagens que representam tipos humanos, identificados pela profissão, comportamento, classe social, traços diversos comum a todos os indivíduos dessa categoria.

27
Q

Personagem caricatural

A

Personagem caricatural: Há personagens com traços ou padrões de comportamento extremamente acentuados, esses são os personagens caricaturais.

28
Q

Flashback

A

Flashback: O narrador pode narrar no tempo do acontecimento, narrar um acontecimento já concluído ou intermediar um tempo passado e presente com a técnica do flashback.

29
Q

Tempo psicológico

A

Tempo psicológico: o tempo psicológico reflete angústias e ansiedades de personagens e que não mantém nenhuma relação com o tempo propriamente dito e cuja passagem é alheia à nossa vontade.