A correspondência e suas linguagens Flashcards
Correspondência oficial e comercial
Correspondência oficial e comercial: Enviada pelos poderes públicos ou por empresas privadas (avisos bancários, cobranças, ofertas, convites, malas diretas, etc). Apresentam uma linguagem padronizada e normalmente são redigidas em linguagem formal culta. Mesmo que venha assinado por pessoa física o emissor é uma pessoa jurídica.
Carta pessoal
Carta pessoal: As cartas pessoais são utilizadas para estabelecer contato com amigos parentes, namorado(a), para externar opinião em órgãos de imprensa. Tais cartas não seguem modelos prontos. Afora a data, o nome de quem escreve e do destinatário.
Expressões surradas/Clichê
Expressões surradas/Clichê: Na produção de textos, devemos evitar frases feitas e expressões surradas (os chamados clichês.
A coerência no tratamento
A coerência no tratamento: Na carta formal, é necessária a coerência no tratamento. Se a iniciamos tratando o destinatário por tu, devemos manter esse tratamento até o fim, tomando todo o cuidado com pronomes e formas verbais, que deverão ser de segunda pessoa: te, ti, contigo, tua, dize, não digas, etc. Caso comecemos a carta pelo tratamento você, devemos manter o tratamento em terceira pessoa até o fim: se, si, consigo, o, a, lhe, sua, diga, não diga, etc.
Bilhete
Bilhete: Utiliza-se o bilhete para pequenas mensagens escritas. Esse tipo de texto tem Como características a pequena extensão, o fato de ser escrito em linguagem informal e de tratar de assunto que no necessita de sigilo, Já que normalmente no é colocado em envelopes.
Por se tratar de um texto curto o bilhete deve restringir-se do assunto principal.
Telegrama
Telegrama: O telegrama é uma mensagem escrita para ser enviada a um destinatário por meio telegráfico. No Brasil, a ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) é a empresa que opera esse serviço. Por ser um meio de comunicação mais ágil do que a carta, o telegrama deve ser utilizado para transmissão de mensagens urgentes. Nele, paga-se pelo número de palavras escritas — o texto deve ser, portanto, breve e objetivo: nada de introduções, vá direto ao assunto. No telegrama, as palavras devem ser grafadas com letras maiúsculas e não se devem utilizar os acentos gráficos, o til e a cedilha. Para economizar palavras, podemos omitir artigos e combinações de artigos com outras palavras, O hífen das palavras compostas e das formas verbais costuma ser eliminado. Os sinais de pontuação, vírgula (,) e ponto (.), devem ser substituídos pelas abreviaturas VG e PT, respectivamente.
Requerimento
Requerimento: Requerimento é um texto, redigido segundo algumas formalidades, por meio do qual se Solicita a uma autoridade (ou a uma pessoa em posição hierarquicamente superior à de quem redige o requerimento) o atendimento de um pedido.
Os requerimentos devem ser, de preferência datilografados ou digitados em computador e apresentar uma linguagem clara, objetiva e formal. Por se tratar de uma forma de correspondência oficial, a produção de um requerimento deve obedecer às seguintes normas:
o Indicar, no alto da (olha, o cargo da autoridade a quem se faz o pedido
o Não utilizar, após indicação do cargo da autoridade, nenhuma fórmula de saudação;
o Mencionar nome e dados do requerente e justificativa do pedido;
o Apresentar o verbo requerer seguido do pedido propriamente dito;
o Concluir solicitando que seu pedido seja atendido (geralmente a solicitação final vem representada pelas palavras: “Nestes termos, pede deferimento”);
o Fazer constar, após a conclusão, local, data e assinatura do requerente;
o Deixar entre a indicação do cargo a quem se destina o requerimento e o Início do texto propriamente dito um espaço de 9 linhas;
o As margens do requerimento devem obedecer às seguintes medidas: esquerda 4 centímetros; direita — 2 centímetros