As funções da linguagem Flashcards
Ato de comunicação verbal
Ato de comunicação verbal: É o ato da construção de um texto e emissão de uma mensagem no processo de comunicação.
Funções da linguagem
Funções da linguagem: No ato de comunicação verbal o emissor escolhe e organiza as palavras conforme sua vontade, sua intenção. Dependendo dessa intenção, do sentido que quisemos dar ao texto, podemos enfatizar um dos elementos do processo de comunicação atribuindo uma função da linguagem diferente de acordo com o elemento enfatizado. São eles emissor (função emotiva), referente (função referêncial), mensagem (função poética), código (função fática), canal (função metalinguística), destinatário (função conativa).
FUNÇÃO REFERENCIAL/DENOTATIVA
FUNÇÃO REFERENCIAL/DENOTATIVA: A função referencial é a mais comum das funções da linguagem e centra-se na informação. A intenção do emissor de uma mensagem em que predomina essa função é transmitir dados da realidade ao interlocutor de forma direta e objetiva, sem ambiguidades. Essa é a função da linguagem que prevalece em textos dissertativos, técnicos, instrucionais, jornalísticos – todos informativos por excelência.
Como está centrado no referente, ou seja, naquilo de que se fala, o texto em que prevalece a função referencial normalmente é escrito em terceira pessoa, com frases estruturadas na ordem direta e linguagem denotativa (a função referencial é também chamada de denotativa).
FUNÇÃO CONATIVA
FUNÇÃO CONATIVA: Quando a intenção do produtor da mensagem é influenciar, envolver, persuadir o destinatário; quando a mensagem se organiza em forma de ordem, chamamento, apelo ou súplica, temos a função conativa da linguagem (também chamada de apelativa).
Gramaticalmente, a função conativa se caracteriza pelo emprego de verbos no imperativo e uso de vocativos.
FUNÇÃO EMOTIVA/EXPRESSIVA
FUNÇÃO EMOTIVA/EXPRESSIVA: Quando a intenção do produtor do texto é posicionar-se em relação ao tema de que está tratando, é expressar seus sentimentos e emoções, o texto resultante é subjetivo um espelho da ânimo, emoções, do temperamento do emissor. Nesse caso, temos a função emotiva da linguagem (também chamada de função expressiva).
A estrutura da mensagem centrada no emissor revela se em algumas marcas gramaticais: verbos e pronomes em primeira pessoa , interjeições (que nada mais são que o estado emocional do falante), adjetivos valorativos, alguns sinais de pontuação, como as reticências e os pontos de exclamação.
FUNÇÃO METALINGUÍSTICA/METALINGUAGEM
FUNÇÃO METALINGUÍSTICA/METALINGUAGEM: Quando a preocupação do emissor está voltada para o próprio código utilizado, ou seja, o código é o tema da mensagem ou é utilizado para explicar o próprio código, temos a função metalinguística ou metalinguagem.
FUNÇÃO FÁTICA
FUNÇÃO FÁTICA: Em alguns casos percebe-se que a preocupação do emissor é manter contato com o destinatário, prolongando uma comunicação ou então testando o canal com frases do tipo “veja bem” ou “olha…” ou “compreende!”, Essa preocupação com o contato caracteriza a função fática de linguagem.
FUNÇÃO POÉTICA
FUNÇÃO POÉTICA: Quando a intenção do produtor do texto está voltada para a própria mensagem, para uma especial arrumação das palavras, quer na escolha, quer na cominação delas, quer na organização sintática da frase. Ao selecionar e combinar de maneira particular e especial das palavras, o produtor da mensagem busca alguns elementos fundamentais: ritmo, sonoridade, o belo e o inusitado das imagens, valores conotativos, figuras de palavras. Num texto poético você poderá encontrar também as demais funções da linguagem, mas o valor da poesia reside exatamente no trabalho realizado com a própria mensagem.
Importante é perceber que a função poética não é exclusiva da poesia; você poderá encontrá-la em textos escritos em prosa, em anúncios publicitários, em slogans, em prosa, em anúncios publicitários, em slogans, em ditados e provérbios, e mesmo em certas construções de nossa linguagem cotidiana. No entanto, nesses casos, a função poética nunca será a função dominantes.