Nutrição e alergias alimentares Flashcards
Qual o tipo de reação imune presente na anafilaxia? Quais são os principais agentes desencadeantes de anafilaxia em crianças?
IgE mediata (imediata, em até 2 horas) Látex, amendoim
Qual a conduta imediata frente a uma anafilaxia?
Adrenalina IM
Quais outras sensibilidades podem estar presentes de forma cruzada em paciente com hipersensibilidade a látex?
Podem ser sensíveis também a outras frutas, como banana e kiwi.
Como prevenir a alergia ao leite de vaca e ao ovo?
Introduzir estes alimentos de forma mais tardia em pacientes de famílias atópicas. Mães que estão amamentando e tem histórico de famílias atópicas devem evitar consumir esse alimento durante a fase de amamentação.
Quais são os principais alimentos causadores de alergias alimentares em crianças?
Leite de vaca
Ovo
Amendoim
Quais são as características de reações IgE mediadas?
São reações imediatas, que podem evoluir para anafilaxia. São reações cutâneas ou gastrointestinais (edema, prurido no palato), ou até mesmo rinite ou asma. Testes cutâneos podem ser úteis na sua determinação.
O que é a esofagite alérgica eosinofílica e qual seu quadro clínico?
Quadro de DRGE sem resposta ao tratamento. Relacionado ao leite de vaca e confirmado por biópsia.
Quais são as características das reações não mediadas por IgE ou mediadas por células?
Em geral, causam enteropatite, enterocolite ou proctite e são induzidas por proteínas, como a alergia a proteína do leite de vaca. Não há testes laboratoriais disponíveis apenas o teste da retirada.
O que é a alergia a proteína do leite de vaca? Quais são fatores de risco para a sensibilização? Quais são suas manifestações clínicas?
É uma reação contra a beta-lactoglobulina, específica do leite de vaca. No entanto, pode ocorrer reação cruzada com leite de outros animais, como a cabra. Pode ocorrer reação ao aleitamento materno se a mãe consumir lácteos. As manifestações clínicas são cutâneas e gastrointestinais. O principal fator de risco é a a exposição precoce ao leite de vaca, ainda no período neonatal.
Qual a conduta frente a alergia a proteína do leite de vaca?
Usar fórmula hidrolisada para aqueles menores de 6 meses ou com reação mediada por células. Crianças maiores de 6 meses com reação IgE mediada, podem ter como alternativa o leite de soja. A alergia é transitória, então tentar reintroduzir o leite de vaca após 8 semanas, ou a cada 6 meses se a primeira tentativa for frustra.