NOÇÕES DE DROGAS Flashcards
01) Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento é considerada droga. Nesse sentido, segundo a classificação proposta por Louis Chaloult são drogas depressoras do sistema nervoso central, EXCETO: A) Barbitúricos; B) Opiodes; C) Solventes e inalantes; D) Tabaco; E) Álcool;
1 D 353
As drogas depressoras são:
alcool, barbitúricos, benzodiazepínicos, opioides, solventes e inalantes.
pg 355 a 361
são drogas estimuladoras
tabaco, anfetaminas, cocaina, cocaina e seus derivados.
são drogas perturbadoras:
maconha, alucinógenos, LSD (dietilamida do ácido lisérgico), ecstasy, esteroides anabolizantes.
ALCOOL BARBA E BENZE OPIO DISSOLVE E INALA
02) Conforme posição ocupada dentro do ordenamento jurídico, as drogas se subdividem em dois grupos: lícitas e ilícitas. No pertinente ao tema DROGAS, assinale a alternativa CORRETA:
A) O álcool, o cigarro, os anorexígenos (modeladores de apetite) e os benzodiazepínicos (medicamentos que reduzem a ansiedade) são exemplos de drogas lícitas.
B) As drogas lícitas (legalizadas) são aquelas produzidas e comercializadas de forma legal e não estão submetidas a restrições.
C) Segundo a OMS, proporcionalmente, as drogas ilícitas são responsáveis pela maioria dos problemas de saúde em todo o mundo, ou seja, causam mais problemas de saúde quando comparadas com as drogas lícitas.
D) Todos os setores da sociedade apoiam e aceitam o armazenamento, comercialização, porte e uso de drogas consideradas ilícitas.
E) O Supremo Tribunal Federal descriminalizou a conduta do indivíduo que adquiri, guarda, tem em depósito, transporta ou traz consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar.
2 A 354
O álcool, o cigarro, os anorexígenos (modeladores de apetite) e os benzodiazepínicos (medicamentos que reduzem a ansiedade) são exemplos de drogas lícitas.
03) O pesquisador francês Louis Chalout, levando em consideração a ação das drogas no organismo humano, classificou-as em três grandes grupos: estimulantes, depressoras e perturbadoras do sistema nervoso central. É INCORRETO afirmar que:
A) O corpo humano libera químicos que são encarregados de aumentar a pulsão cardíaca, energizar os musculas e manter o corpo em alerta. Esses químicos são liberados pelo organismo quando sentimos medo, nos exercitamos, lutamos ou mantemos relações sexuais. As drogas estimulantes forçam o organismo a liberar essas substancias químicas, estimulantes naturais do corpo, sem que o corpo peça por isso.
B) Igualmente as drogas estimulantes e depressoras, os efeitos das drogas perturbadores variam dependendo do tamanho da dose, da estrutura emocional do usuário, do seu humor e até do momento em que a droga é utilizada.
C) As drogas depressoras são aquelas que debilitam o funcionamento geral do sistema nervoso central e, como consequência, operam como um sedativo que induz sonolência e até coma quando utilizadas em excesso.
D) As drogas perturbadoras da atividade mental, como é o caso da dietilamida do ácido lisérgico (LSD), inutilizam o centro de memória do cérebro e outras funções cerebrais como o juízo e a razão.
E) A principal característica das drogas depressoras é induzir efeitos sedativos por meio de uma série de processos bioquímicos no cérebro e na medula.
3 B 366
DIFERENTEMENTE as drogas estimulantes e depressoras, os efeitos das drogas perturbadores variam dependendo do tamanho da dose, da estrutura emocional do usuário, do seu humor e até do momento em que a droga é utilizada.
04) Descoberto por Adolf Von Baeyer, o BARBITÚRICO é o nome dado a um composto químico orgânico sintético derivado do “acido barbitúrico”. Integra o grupo de substancias DEPRESSORAS do sistema nervoso central. Nesse contexto é INCORRETO afirmar que:
A) Os barbitúricos causam dependência física e psicológica, desenvolvimento de tolerância e síndrome de abstinência.
B) O medicamento “GARDENAL” é uma droga depressora.
C) Atualmente, a comercialização de barbitúricos é legalizada e não há normas que dificultem esta comercialização.
D) Os barbitúricos são utilizados como antiepiléticos, sedativos e hipnóticos.
E) Os efeitos dos barbitúricos são semelhantes aos do álcool, isto é, estimulação temporária e efeitos sedativos atenuantes dos hormônios de estimulação do corpo.
4 C 358
C- ATUALMENTE HÁ NORMAS QUE DIFICULTAM A COMERCIALIZAÇÃO DESSES MEDICAMENTOS.
05) Integrantes de um grupo de fármacos ansiolíticos, os benzodiazepínicos substituíram largamente os barbitúricos, uma vez que aqueles não têm ação depressora do centro respiratório. São efeitos dos benzodiazepínicos EXCETO:
A) Redução da ansiedade e da agressão;
B) Sedação e indução ao sono;
C) Redução do tônus muscular e da coordenação;
D) Amnésia anterógrada e efeito anticonvulsivante;
E) Liberação de endorfinas no cérebro e na medula, assim impedem que nervos lesionados enviem a mensagem de dor ao cérebro e à medula.
5 E 358/359
Liberação de endorfinas no cérebro e na medula, assim impedem que nervos lesionados enviem a mensagem de dor ao cérebro e à medula.- ESSA CARACTERÍSTICA É DOS OPIÓIDES.
06) As drogas depressoras são aquelas que debilitam o funcionamento geral do sistema nervoso central e, como consequência, operam como um sedativo que induz sonolência e até coma quando utilizadas em excesso. Os opiodes, os solventes e os inalantes são exemplos de drogas depressoras. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que:
A) Derivado da morfina, o opioide de abuso mais utilizado é a cocaína.
B) Diferentemente da morfina, a heroína é uma droga estimulante da atividade mental.
C) Os dois mais famosos opioides são a morfina e a heroína.
D) A substância capaz de dissolver coisas é chamada de solvente. Normalmente, indivíduos inalam solventes e induzem o organismo a produzir modificações alucinógenas e depressoras. Em doses pequenas não são capazes de produzir as citadas modificações no organismo e não representam risco para a pessoa que inala a substância.
E) Excepcionalmente, os solvente agridem o cérebro.
6 C 361
Os dois mais famosos opioides são a morfina e a heroína.
07) Em relação aos tipos de Drogas, bem como aos seus efeitos, assinale a alternativa que não consta no rol das Drogas Perturbadoras da atividade mental:
A) Alucinógenos;
B) Maconha, também conhecida popularmente como biricutico, erva ou cangonha;
C) LSD;
D) Ecstasy;
E) Cocaína (alcalóide, substância química que contém nitrogênio, carbono, oxigênio e hidrogênio extraído das plantas).
7 E 363
As drogas depressoras são:
alcool, barbitúricos, benzodiazepínicos, opioides, solventes e inalantes.
pg 355 a 361
são drogas estimuladoras
tabaco, anfetaminas, cocaina, cocaina e seus derivados.
são drogas perturbadoras:
maconha, alucinógenos, LSD (dietilamida do ácido lisérgico), ecstasy, esteroides anabolizantes.
08) As Drogas Perturbadoras são chamadas, em inglês de “ all arounders”. Esse nome revela seu caráter psicodélico de perturbar o funcionamento normal do cérebro e fazer o usuário dar uma volta. Nesse sentido, marque a alternativa correta:
A) Todas as drogas que causam alucinações são consideradas alucinógenas;
B) Nos grupos dos alucinógenos Não Naturais, estão o LSD (derivado do ácido Lisérgico) e o Ecstasy ( mtilenodioxidometano), este último, retirado recentemente do rol de Drogas Perturbadoras da atividade mental;
C) A Dietilamida do ácido Lisérgico (LSD) é uma droga sintética produzida em laboratório. Todavia, recentemente descobriu-se a sua fórmula e aquela passou ser produzida, em fundo de quintal, com facilidade pelos operadores do Tráfico;
D) Em relação aos anabolizantes pode-se afirmar que são compostos que podem ser naturais (produzidos pelo próprio organismo) ou sintéticos que são derivados de outro esteroide, a testosterona;
E) A metilenodioximetanfetamina (MDMA), mais conhecida como ecstasy, é uma droga moderna e sintetizada (feita em laboratório), e corresponde a uma mistura de estimulante e um alcaloide derivado da Cocaína.
8 D 369
9) O corpo humano possui químicos encarregados de, quando necessário, aumentar a pulsão cardíaca, energizar os músculos, manter-nos em alerta. Esses químicos são liberados no corpo quando, por alguma ocasião especial, eles são necessários. A exemplos, pode-se citar a adrenalina e a noradrenalina. Nesse sentido, marque a alternativa incorreta:
A) As Drogas estimulantes elas inibem a liberaçãode estimulantes naturais do corpo sem que o corpo peça por isso;
B) O tabaco é um produto agrícola processado a partir das folhas de plantas do gênero Nicotina. É consumido como uma droga recreativa sob a forma de cigarro, charuto, cachimbo e fumo mascado;
C) Os principais efeitos adversos do tabagismo à saúde do usuário são os seguintes: doenças do sistema cardiovascular, em face da possibilidade de infarto do miocárdio, doença pulmonar obstrutiva;
D) As anfetaminas são drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso Central, isto é, fazem o cérebro trabalhar mais depressa;
E) As anfetaminas afetam vários comportamentos humanos. Seus principais efeitos no cérebro são os seguintes: insônia, inapetência (ou seja, perda de apetitE).
9 A 361
As Drogas estimulantes FORÇAM A LIBERAÇÃO de estimulantes naturais do corpo sem que o corpo peça por isso;
10) Em relação às noções gerais sobre Drogas, responda a alternativa incorreta:
A) Os benzodiazepínicos integram o grupo de fármacos ansiolíticos e são utilizadas como sedativos, hipnóticos, relaxantes musculares, para amnésia anterógrada e atividade anticonvulsionante;
B) Os barbitúricos integram o grupo de substâncias depressoras do Sistema Nervoso Central, sendo utilizados como antiepléticos, sedativos e hipnóticos;
C) No que diz respeito aos opiáceos pode-se afirmar que são substâncias derivadas do ópio. A insensibilidade à dor (analgesia) é uma das importantes ações do opiáceo. Nesse sentido, podemos citar a heroína, a morfina e a cocaína como um opiode que foi bastante utilizado nos campos de batalha por soldados, visando cessar a dor causada por ferimentos.
D) Em relação às Drogas depressoras podemos citar os solventes. Estes possuem uma característica básica: em geral, são voláteis, isto é, evaporam-se naturalmente, o que facilita sua inalação;
E) As anfetaminas são drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central, isto é, fazem o cérebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas mais ligadas, acesas. Nesse contexto, podemos citar o rebite, a metanfetamina (Pervitin) e o Metilfenidato (RitalinA) como Drogas estimulantes.
10 C 359, 363
cocaína é uma droga estimulante e não é um opiáceo
11) Em relação às noções gerais sobre drogas, responda qual alternativa faz parte das contidas no rol de Drogas Perturbadoras da atividade mental: A) Fenproporex; B) Dietilpropiona; C) Dietilamida do ácido lisérgico; D) Benzodiazepínicos; E) Morfina e heroína.
11 C 368
As drogas depressoras são:
alcool, barbitúricos, benzodiazepínicos, opioides, solventes e inalantes.
pg 355 a 361
são drogas estimuladoras
tabaco, anfetaminas, cocaina, cocaina e seus derivados.
são drogas perturbadoras:
maconha, alucinógenos, LSD (dietilamida do ácido lisérgico), ecstasy, esteroides anabolizantes.