Modulo VI- PRESTAÇÃO E NATUREZA DO SERVIÇO DE GROOMING Flashcards

1
Q

INTRODUÇÃO AO GROOMING

objetivo antigo

o que è tosquia leonina propósito

A
  1. procedimentos estéticos que se realizavam em cães tinham uma componente meramente funcional.o objetivo era apenas facilitar o serviço que tinham de prestar.
  2. enquanto companhia.transição acarreta, naturalmente, mais e maiores exigências de natureza estética e de higiene.

preocupação na tosquia efetuada-como forma de pro-teger do frio e da humidade.“tosquia leonina”, por condensar maior quantidade de pelo no dorso e nas patas- padrão estético comum em caniches.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

INTRODUÇÃO AO GROOMING

primeira exposição de gatos

A
  1. o final do século XIX em Londres, especificamente em 1871, ocorreu a primeira exposição de gatos, com finalidade estética cresceu o interesse pela manutenção estética das várias raças e a necessária conservação e apuramento de diferenças entre cada uma.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

INTRODUÇÃO AO GROOMING

serviços de grooming ÷ em 2, fundamental

A
  • os serviços de grooming dividem-se em serviços ambulantes ou localizados no espaço de uma clínica. * No primeiro caso, os profissionais detêm os utensílios necessários e deslocam-se a casa dos proprietários dos animais; porém, apenas em casos de manutenção básica. Os procedimentos mais técnicos e específicos requerem uma intervenção exclusiva no espaço da clínica.
  • A estética profissional surge essencialmente para distinguir uma tosquia simples/funcional de um procedimento que vá ao encontro das características específicas da raça e do tipo de pelo
  • Demonstrar profissionalismo é fundamental na hora de captar novos clientes.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

FUNÇÕES DO GROOMER

qual prioritária

A
  • A função prioritária, em matéria de conceção, é aproximar ao máximo o padrão
    estético
    em que vais trabalhar com o standard reconhecido da raça.
    Cada raça apresenta características físicas muito concretas, de acordo com os predicados reconhecidos pela Federação Cinológica Internacional.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Campeões

o que ter em conta

A

É frequente surgirem cães que, apesar de estarem plenamente integrados numa determinada raça, não se assemelham a exemplares que tenha visto em livros ou exposições, por exemplo. Há que ter em conta que, na maior parte das vezes, esses exemplares são campeões reconhecidos e cujos predicados estão apurados ao máximo (pele, pelo, porte, etc.).Deve explicar ao dono que os cães que aparecem nessas fotografias são fruto de muitos anos de um complexo e moroso trabalho e aperfeiçoamento estético, até serem alcançados os resultados desejados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

exemplar de campões

não podem pq e consequências

A
  • exemplar que o dono traz consigo não tem, idealmente, a estrutura de pelagem adequada (devido à sua genética, por exemplo), e que é muito difícil dispor de uma solução técnica que “transforme” por completo o pelo.
  • por motivos genéticos, não será possível alcançar a densidade e qualidade da cobertura do pelo. Poderá também alegar que o cão seria submetido a um desconforto desnecessário, fruto das muitas sessões de estética, sem que se pudesse obter o resultado ideal conforme a vontade do dono, e que, como foi explicado, essa idealização é baseada em fotografias de “campeões”.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

TIPOS DE ESTÉTICA 1

Estética de exposição

organizado, objetivo, nr raças caninas oficial, 1 exemplo não reconhecido e origem, nr raças felinas

A
  • Exposição é um evento geralmente organizado pelas sociedades nacionais, em que vários juízes decidem sobre cada exemplar da raça com base em critérios previamente definidos.
  • Na avaliação e ponderação que fazem, procuram obter o máximo grau possível de equilíbrio entre o estalão da raça e o exemplar em apreço. A amplitude da apreciação tem uma escala que oscila entre “sem classificação” e “excelente”.
  • Atualmente, estão registadas na Federação Cinológica Internacional 337 raças caninas.
  • Nem todas as raças estão reconhecidas pela Federação Cinológica Internacional, encontrando-se apenas registadas em sociedades nacionais.
    O Boerboel é uma das raças não reconhecidas pela Federação Cinológica Internacional. É um cão de guarda originário da África do Sul.
    No caso dos gatos, o rastreio e certificação das raças está sob a alçada da Federação Internacional Felina. Este organismo reconhece 43 raças.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

TIPOS DE ESTÉTICA

Estética de exposição

concilia que 2 aspetos

A
  • trata-se de trabalhos de muita precisão e dedicação. Há que saber conciliar não apenas o efeito estético natural do pelo, mas também otimizar o rendimento das qualidades anatómicas do exemplar (realce do focinho, das orelhas, Esta lógica de intervenção permite também amenizar os defeitos que o exemplar possa apresentar e realçar partes boas
  • A título de exemplo, um cão que apresente um bom ângulo dos membros posteriores, esse aspeto tenderá a ser realçado com o corte de pelo. De igual modo, se identifica nos membros anteriores uma descompensação capilar, terá de proceder a um aumento do volume por forma a emparelhar ambos os quartos do animal.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Ponto mais alto das aspirações de um profissional da estética

A

consiste em preparar um exemplar canino para exposição ou salão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Raças portuguesas não reconhecidas pela Federação Cinológica Internacional

A

 Barbado da Terceira.
 Cão de Gado Transmontano.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

TIPOS DE ESTÉTICA 2

Estética de comercial

o que produz. tipos de cortes, raças pelo curto 2 fatores condicionam

A
  • É essencialmente centrada na estética de animais de companhia.

(Dono precisa de ter a noção clara. se a finalidade passa por exposições ou “apenas” por ter o cão/gato enquanto animal de companhia)

  • Na estética comercial, raramente se encontram casos assim, visto que, na maior parte dos casos, os donos pretendem cortes de pelo funcionais e práticos.
    Sobretudo nas raças de pelo curto, em que não existem procedimentos muito distintos que tornem o produto final diferente. Seja no conceito de exposição ou de “animal de casa”.varia muito pouco o trabalho estético
    Uma boa alimentação e uma cosmética adequada e regularmente acompanhada são condições essenciais para a manutenção de uma pelagem perfeita.

A estética comercial produz um resultado instantâneo, duradouro e com um custo acessível.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

TIPOS DE ESTÉTICA 2

Estética de comercial

ferramenta mais utilizada, 2 objetivos prazo mínimo de espera

A
  • Na estética comercial, a máquina de tosquiar é a ferramenta mais utilizada. O cliente quer habitualmente um corte para o seu animal que seja duradouro e que, por isso, não exija uma manutenção intensiva com muitas deslocações ao centro estético. Está demonstrado que realizar um corte de pelo que necessite de ser repetido num prazo inferior a dois meses é algo a que os proprietários não estão dispostos.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Pastor Alemão ou o Pastor Belga,Chow-Chow

cuidados

A
  • Pastor Alemão ou o Pastor Belga, entre outros, a manutenção do pelo requer outros cuidados mais específicos.
  • Salientamos a necessidade de uma escovagem mais regular e com os utensílios adequados para não estragar o pelo, assim como um champô que não deixe a pelagem excessivamente seca, e amaciadores ou hidratantes corretos para evitar a acumulação de eletricidade estática.
  • Chow-Chow é um exemplar que requer muitos cuidados de pelo e pele.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Shnauzer, Teckel de pelo duro e vários Terriers

cuidado e custo

A
  • Se vão participar em concursos, necessitam de uma estética concreta para manter e controlar a textura do pelo dentro do estalão da raça; caso contrário, poderiam ser desclassificados. Trata-se de uma técnica dispendiosa e cujos *resultados vão sendo aprimorados a médio/longo prazo.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

raças de pelo comprido e liso

Yorkshire Terrier de exposição não pode o quê

ensinar

A
  • as raças de pelo comprido e liso necessitam de cuidados diários de escovagem e hidratação.
  • Esta pedagogia é muito importante na relação com o dono, demonstrando-lhe os benefícios destes procedimentos para o bem-estar do animal. Um cão de pelo comprido e liso está sujeito a sessões de estética muito intensivas que requerem precauções adicionais
    Yorkshire Terrier de exposição não pode obviamente ir passear para o campo, onde estaria sujeito a um grau de sujidade e desalinho do pelo que não é compatível com a condição de “show rooming” que o dono pretende.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

a estética comercial difere da estética de exposição em vários aspetos:

em 4 aspetos

A

Menos intensiva
 Mais funcional
 Mais acessível
 Mais duradoura.

17
Q

CONCEITOS DE ESTÉTICA CANINA E FELINA

Grooming:

A
  • Este conceito engloba todos os procedimentos e operações que se podem realizar para melhorar a higiene e estética de um animal. Estão incluídos o banho, a secagem, a escovagem, o corte de unhas, o corte de pelo, ou qualquer outra ação que realce a beleza natural do exemplar e a saúde da sua pele.
18
Q

CONCEITOS DE ESTÉTICA CANINA E FELINA

Trimming:

A

Este termo deriva do verbo inglês “trim”, que significa literalmente “aparar”. É a técnica que define todas as ações que se realizam na pelagem do animal para melhorar o seu estado.

19
Q

CONCEITOS DE ESTÉTICA CANINA E FELINA

Stripping:

≈ plucking

A

Esta técnica representa os procedimentos que se realizam sobretudo em cães de raça de pelo duro (Terriers, Schnauzers, etc.). Consiste na eliminação e remoção do pelo morto, utilizando lâminas e luvas de escovagem

Stripping e trimming são conceitos muitas vezes confundidos, quer pelos donos, quer pelos próprios profissionais.

20
Q

CONCEITOS DE ESTÉTICA CANINA E FELINA

Plucking:

A

Plucking:
* Esta técnica é muito similar ao stripping. Consiste na eliminação de pelos soltos com os dedos para proporcionar um acabamento perfeito do corte. É um procedimento de fim de corte.

21
Q

CONCEITOS DE ESTÉTICA CANINA E FELINA

Blending:

técnica, evitar

A

Blending:
Esta técnica consiste em harmonizar o conjunto do corte de uma raça. Dependendo das raças, existem **algumas em que o contraste de vários cortes/tamanhos de pelo tem de ser gradual. ** Pelo que, qualquer intervenção, deve respeitar e otimizar esses predicados, para evitar “tesouradas” ou diferenças em desarmonia com a raça.

22
Q

CONCEITOS DE ESTÉTICA CANINA E FELINA

Clipperwork:

significado, areas de incidência

A

Clipperwork:
* Esta é uma palavra inglesa que significa “zona tosquiada”. Esta técnica aplica- se em zonas concretas que se querem completamente sem pelo. Utiliza-se, neste procedimento, a tosquiadora, e é frequente incidir anatomicamente na área genital, virilhas, orelhas, etc. Cada raça determina as suas áreas específicas de clipperwork.

23
Q

CONCEITOS DE ESTÉTICA CANINA E FELINA

Flatwork:

significado, ≈ a quê

A

Flatwork:
Significa “zona aparada”. É uma técnica muito semelhante ao clliperwork. Aplica-se em algumas áreas anatómicas de raças que deverão ficar com menos pelo que a restante cobertura, sem que se tosquie por completo. Utiliza-se prin- cipalmente em cães de pelo duro. Difere do clipperwork, porque não elimina todo o pelo.

24
Q

CONCEITOS DE ESTÉTICA CANINA E FELINA

Top-knot:

técnica, 4 exmplos e qual o ≠

A

Top-knot:
Esta técnica consiste em condicionar o pelo da cabeça com um elástico de látex, para manter os olhos desimpedidos de pelo. Naturalmente, aplica-se sobretudo em raças de pelo liso e comprido. O Yorkshire Terrier e o Shih-Tzu são dois dos maiores “clientes” desta técnica, por forma a evitar a obstrução dos olhos e eventuais problemas oculares. Também o Bichon Maltês está integrado neste grupo, com a diferença de que, nesta raça, o pelo é recolhido em dois tufos. Esta técnica, top-knot, utiliza-se nos caniches para lhes conferir um aspeto mais exuberante.

25
Q

ENQUADRAMENTO DE GROOMING FELINOS

Persa apreciado p/2 cenas e 2 exigem mt atenção, exemplo de quê?

A
  • O Persa, raça muito apreciada pelo temperamento e beleza que apresenta, é um bom exemplo de um animal transformado em “obra de arte”.Em raças como o Persa, o comprimento e textura do pelo exigem uma atenção recorrente
26
Q

ENQUADRAMENTO DE GROOMING FELINOS

7 procedimentos a reter em relação ao grooming felino

A
  • Os procedimentos a reter em relação ao grooming felino prendem-se sobretudo com:
    Remoção/eliminação de pelo morto.
     Corte de unhas.
     Escovagem.
     Banho ou banho seco.
     Limpeza de ouvidos.
     Lion cuts (“cortes de leão)”.
     Tosquias higiénicas (apenas na zona ano-genital).
27
Q

GROOMINGESAÚDEANIMAL

9 sinais físicos que podem necessitar de um acompanhamento e avaliação

A
  • O grooming não se trata apenas de aprimorar o padrão estético do animal, mas também de contribuir para a sua saúde e bem-estar.
  • O groomer deve prestar atenção redobrada, pois existem sinais físicos que podem necessitar de um acompanhamento e avaliação por parte de um veterinário.
    Infeções oculares.
     Otites.
     Problemas dermatológicos.
     Lacerações.
     Edemas.
     Parasitas.
     Mau-hálito.
     Problemas de unhas e patas.
     Problemas ortopédicos.
28
Q

GROOMINGESAÚDEANIMAL

animais em idade sénior, problema, posição, visão, Tº

A
  • Referenciamos que deverá prestar igual atenção aos animais em idade sénior, pois apresentam artrites e outros problemas osteoarticulares que lhes causam desconforto, ao permanecerem em pé durante muito tempo.
    Por isso, quando prestar serviços a animais nestas circunstâncias, deverá saber colocá-lo em decúbito lateral sobre uma toalha macia e seca.
  • Adicionalmente, muitos destes animais apresentam problemas de visão. Assim, deverá ter cuidado para que não caiam da mesa de tosquia.
  • a idade provoca alterações na pele e no pelo, tornando-os mais sensíveis e finos. Deve, neste contexto, selecionar utensílios apropriados e ajustar a temperatura de secagem e da água do banho
29
Q

GROOMINGESAÚDEANIMAL

controlo do stress

A

e ser obtido através de gestos suaves e uma interação moderada por palavras que confortem e conduzam o animal a um estado de relaxamento e cooperação.

30
Q

GROOMING E SAÚDE ANIMAL

cachorros contato inicial

A
  • uma tarefa que, por vezes, se revela bastante desafiante. Os cachorros são por natureza brincalhões, irrequietos e podem manifestar reações de medo quando são submetidos a estes novos ambientes e experiências.
  • Por isso, deve providenciar-lhes um contacto inicial positivo e agradável, tentando ganhar-lhes a confiança, pois este fator pode determinar a fidelização do cliente. Requerem muita atenção e paciência.