Modulo VI- PRESTAÇÃO E NATUREZA DO SERVIÇO DE GROOMING Flashcards
INTRODUÇÃO AO GROOMING
objetivo antigo
o que è tosquia leonina propósito
- procedimentos estéticos que se realizavam em cães tinham uma componente meramente funcional.o objetivo era apenas facilitar o serviço que tinham de prestar.
- enquanto companhia.transição acarreta, naturalmente, mais e maiores exigências de natureza estética e de higiene.
preocupação na tosquia efetuada-como forma de pro-teger do frio e da humidade.“tosquia leonina”, por condensar maior quantidade de pelo no dorso e nas patas- padrão estético comum em caniches.
INTRODUÇÃO AO GROOMING
primeira exposição de gatos
- o final do século XIX em Londres, especificamente em 1871, ocorreu a primeira exposição de gatos, com finalidade estética cresceu o interesse pela manutenção estética das várias raças e a necessária conservação e apuramento de diferenças entre cada uma.
INTRODUÇÃO AO GROOMING
serviços de grooming ÷ em 2, fundamental
- os serviços de grooming dividem-se em serviços ambulantes ou localizados no espaço de uma clínica. * No primeiro caso, os profissionais detêm os utensílios necessários e deslocam-se a casa dos proprietários dos animais; porém, apenas em casos de manutenção básica. Os procedimentos mais técnicos e específicos requerem uma intervenção exclusiva no espaço da clínica.
- A estética profissional surge essencialmente para distinguir uma tosquia simples/funcional de um procedimento que vá ao encontro das características específicas da raça e do tipo de pelo
- Demonstrar profissionalismo é fundamental na hora de captar novos clientes.
FUNÇÕES DO GROOMER
qual prioritária
- A função prioritária, em matéria de conceção, é aproximar ao máximo o padrão
estético em que vais trabalhar com o standard reconhecido da raça.
Cada raça apresenta características físicas muito concretas, de acordo com os predicados reconhecidos pela Federação Cinológica Internacional.
Campeões
o que ter em conta
É frequente surgirem cães que, apesar de estarem plenamente integrados numa determinada raça, não se assemelham a exemplares que tenha visto em livros ou exposições, por exemplo. Há que ter em conta que, na maior parte das vezes, esses exemplares são campeões reconhecidos e cujos predicados estão apurados ao máximo (pele, pelo, porte, etc.).Deve explicar ao dono que os cães que aparecem nessas fotografias são fruto de muitos anos de um complexo e moroso trabalho e aperfeiçoamento estético, até serem alcançados os resultados desejados.
exemplar de campões
não podem pq e consequências
- exemplar que o dono traz consigo não tem, idealmente, a estrutura de pelagem adequada (devido à sua genética, por exemplo), e que é muito difícil dispor de uma solução técnica que “transforme” por completo o pelo.
- por motivos genéticos, não será possível alcançar a densidade e qualidade da cobertura do pelo. Poderá também alegar que o cão seria submetido a um desconforto desnecessário, fruto das muitas sessões de estética, sem que se pudesse obter o resultado ideal conforme a vontade do dono, e que, como foi explicado, essa idealização é baseada em fotografias de “campeões”.
TIPOS DE ESTÉTICA 1
Estética de exposição
organizado, objetivo, nr raças caninas oficial, 1 exemplo não reconhecido e origem, nr raças felinas
- Exposição é um evento geralmente organizado pelas sociedades nacionais, em que vários juízes decidem sobre cada exemplar da raça com base em critérios previamente definidos.
- Na avaliação e ponderação que fazem, procuram obter o máximo grau possível de equilíbrio entre o estalão da raça e o exemplar em apreço. A amplitude da apreciação tem uma escala que oscila entre “sem classificação” e “excelente”.
- Atualmente, estão registadas na Federação Cinológica Internacional 337 raças caninas.
- Nem todas as raças estão reconhecidas pela Federação Cinológica Internacional, encontrando-se apenas registadas em sociedades nacionais.
O Boerboel é uma das raças não reconhecidas pela Federação Cinológica Internacional. É um cão de guarda originário da África do Sul.
No caso dos gatos, o rastreio e certificação das raças está sob a alçada da Federação Internacional Felina. Este organismo reconhece 43 raças.
TIPOS DE ESTÉTICA
Estética de exposição
concilia que 2 aspetos
- trata-se de trabalhos de muita precisão e dedicação. Há que saber conciliar não apenas o efeito estético natural do pelo, mas também otimizar o rendimento das qualidades anatómicas do exemplar (realce do focinho, das orelhas, Esta lógica de intervenção permite também amenizar os defeitos que o exemplar possa apresentar e realçar partes boas
- A título de exemplo, um cão que apresente um bom ângulo dos membros posteriores, esse aspeto tenderá a ser realçado com o corte de pelo. De igual modo, se identifica nos membros anteriores uma descompensação capilar, terá de proceder a um aumento do volume por forma a emparelhar ambos os quartos do animal.
Ponto mais alto das aspirações de um profissional da estética
consiste em preparar um exemplar canino para exposição ou salão.
Raças portuguesas não reconhecidas pela Federação Cinológica Internacional
Barbado da Terceira.
Cão de Gado Transmontano.
TIPOS DE ESTÉTICA 2
Estética de comercial
o que produz. tipos de cortes, raças pelo curto 2 fatores condicionam
- É essencialmente centrada na estética de animais de companhia.
(Dono precisa de ter a noção clara. se a finalidade passa por exposições ou “apenas” por ter o cão/gato enquanto animal de companhia)
- Na estética comercial, raramente se encontram casos assim, visto que, na maior parte dos casos, os donos pretendem cortes de pelo funcionais e práticos.
Sobretudo nas raças de pelo curto, em que não existem procedimentos muito distintos que tornem o produto final diferente. Seja no conceito de exposição ou de “animal de casa”.varia muito pouco o trabalho estético
Uma boa alimentação e uma cosmética adequada e regularmente acompanhada são condições essenciais para a manutenção de uma pelagem perfeita.
A estética comercial produz um resultado instantâneo, duradouro e com um custo acessível.
TIPOS DE ESTÉTICA 2
Estética de comercial
ferramenta mais utilizada, 2 objetivos prazo mínimo de espera
- Na estética comercial, a máquina de tosquiar é a ferramenta mais utilizada. O cliente quer habitualmente um corte para o seu animal que seja duradouro e que, por isso, não exija uma manutenção intensiva com muitas deslocações ao centro estético. Está demonstrado que realizar um corte de pelo que necessite de ser repetido num prazo inferior a dois meses é algo a que os proprietários não estão dispostos.
Pastor Alemão ou o Pastor Belga,Chow-Chow
cuidados
- Pastor Alemão ou o Pastor Belga, entre outros, a manutenção do pelo requer outros cuidados mais específicos.
- Salientamos a necessidade de uma escovagem mais regular e com os utensílios adequados para não estragar o pelo, assim como um champô que não deixe a pelagem excessivamente seca, e amaciadores ou hidratantes corretos para evitar a acumulação de eletricidade estática.
- Chow-Chow é um exemplar que requer muitos cuidados de pelo e pele.
Shnauzer, Teckel de pelo duro e vários Terriers
cuidado e custo
- Se vão participar em concursos, necessitam de uma estética concreta para manter e controlar a textura do pelo dentro do estalão da raça; caso contrário, poderiam ser desclassificados. Trata-se de uma técnica dispendiosa e cujos *resultados vão sendo aprimorados a médio/longo prazo.
raças de pelo comprido e liso
Yorkshire Terrier de exposição não pode o quê
ensinar
- as raças de pelo comprido e liso necessitam de cuidados diários de escovagem e hidratação.
- Esta pedagogia é muito importante na relação com o dono, demonstrando-lhe os benefícios destes procedimentos para o bem-estar do animal. Um cão de pelo comprido e liso está sujeito a sessões de estética muito intensivas que requerem precauções adicionais
Yorkshire Terrier de exposição não pode obviamente ir passear para o campo, onde estaria sujeito a um grau de sujidade e desalinho do pelo que não é compatível com a condição de “show rooming” que o dono pretende.