Modelos Atômicos E Atomística Geral Flashcards
Quem teve a primeira ideia de que as matéria era composta por pequenas partículas indivisíveis?
Demócrito e Léucipo na Grécia antiga. Eles chamaram essa partículas de átomos.
Após anos de crença na física aristotélica dos quatro elementos, quem recuperou o conceito de átomo?
Com base nas leis ponderais, Dalton recuperou o conceito de átomo, lançando 5 postulados. Nesse sentido, Dalton considerava que a matéria era composta pelos átomos e sua variedade de composições em proporções fixas de números inteiros. Além disso, afirmava que elemento químicos iguais possuem massa igual e elementos químicos diferente possuíam massa diferente, assim como o átomo era indivisível e indestrutível, essas 4 afirmações já foram superadas.
Detalhe os experimentos e conclusões de Thomson.
Thomson, a partir da ampola e do estudo dos raios catódicos a partir de gases rarefeitos (saiam do cátodo - em direção ao ânodo + em linha reta e sofriam atração pelo polo positivo de um campo elétrico) de Crookes, afirmou que os átomos eram esferas difusas com subparticulas de carga negativa que sofriam atração do polo positivo de um campo elétrico. Mais tarde, substituíram o nome raios catódicos por elétrons. Também descobriram que os raios catódicos eram corpusculares, ou seja, possuíam massa.
Como foram descobertos os prótons?
Goldstein, da mesma forma de Thomson, usou uma ampola de crookes, mas com um cátodo furado. Na passagem dos raios em direção ao ânodo, as partículas positivas eram repelidas e passavam pelos furos do cátodo.
Quais fenômenos o modelo de Thomson já conseguia explicar?
A descarga elétrica em gases, a eletrização por atrito, a corrente elétrica e a formação de íons.
Acerca da radiação emitida por elementos químicos, detalhe cada uma.
São três radiações emitidas por elementos químicos: alfa, beta e gama.
Alfa: pouco poder de penetração, possui massa (2 nêutrons e 2 prótons), possui carga positiva e é semelhante a um núcleo do átomo de Hélio.
Beta: possui carga negativa e possui massa desprezível, além de possuir maior poder de penetração em relação à alfa (assemelha-se ao elétron).
Gama: uma onda eletromagnética que não possui carga nem massa, além de possuir alto poder penetrante e ionizante.
Detalhe o experimento de Rutherford e suas conclusões.
Rutherford pegou uma quantidade de polônio e o isolou com chumbo, pois polônio emitia muitas partículas alfa. Então, direcionou a emissão dessas partículas a uma fina folha de ouro cercada por um material de sulfato de zinco fotossensível. A maioria das partículas alfa atravessou a folha sem problema, mas algumas foram ricocheteadas ou sofreram desvio. Rutherford concluiu que o átomo possuía um grande espaço vazio e que o núcleo dos átomos de ouro repelia as partículas alfa quando essas o atingiam. Com isso, formulou o modelo atômico planetário composto por um átomo denso e positivo com uma eletrosfera circulando em volta.
Qual a maior crítica ao modelo de Rutherford?
Os cientistas perguntavam o que impedia que os elétrons fossem atraídos pelo núcleo e Rutherford não tinha resposta.
Detalhe o modelo de Rutherford-Bohr e suas conclusões.
Bohr, a partir dos estudos de Max Planck acerca da energia quantizada, definiu que os elétrons tinham uma órbita definida e circular em volta do núcleo. Também definiu que cada órbita seria chamada de camada de energia e em cada camada havia um quantidade fixa de energia (quantum). Além disso, definiu o elétron não emite nem absorve energia quando está no estado fundamental, mas, a partir do fornecimento de energia, o elétron salta para uma camada mais afastada do átomo é absorve energia, ficando mais instável. Quando o elétron salta pra camada de seu estado fundamental, ele emite a energia na forma de um fóton. Por fim, cada elemento químico emite faixas de luzes específicas (um espectro descontínuo) , o que determina a sua identidade.
Acerca da representação das subpartículas atômicas, como representá-las nos elementos químicos?
A massa sempre e a carga (se tiver) sempre está superior a letra e o número atômico está abaixo.Quando o elemento está sendo escrito por extenso, menciona-se o nome do elemento e a massa no final.
Como se calcula a massa de determinado elemento químico?
Pela soma dos nêutrons e dos prótons ou pela média ponderadas das porcentagens dos isótopos presentes na natureza.
Detalhe todas as semelhanças atômicas.
Isótopos: átomos com mesmo número de prótons, ou seja, mesmo elemento químico com diferente número de massa e nêutrons.
Isobáros: átomos de diferentes elementos químicos com mesmo número de massa, isto é, com diferença no numero de prótons e de neutros.
Isótonos: átomos de diferentes elementos químicos com o mesmo número de nêutrons, ou seja, há diferença no número atômico e na massa.
Espécies isoeletrônicas: átomos ou íons com o mesmo número de elétrons.
Isodiáfetos: mesma diferença entre o número de neutros e o número de prótons.
Quais são os 4 físicos teóricos que fundamentaram o modelo atômico atual? Quais suas contribuições?
Sommerfeld contribuiu para o modelo atômico atual introduzindo a ideia de uma eletrosfera órbitas elípticas. Após isso, Louis de Broglie descreveu a dualidade onda-partícula no mundo quântico. Logo depois, Heisenberg introduziu o princípio da incerteza, no qual há a afirmação de que não há como determinar com precisão a quantidade de movimento e a posição de um elétron na eletrosfera. Por fim, Schrödinger descobriu a equação ondulatória probabilística e criou o conceito de orbital, no qual há a probabilidade máxima de se achar um elétron.
O que são os números quânticos e o que eles medem?
Os números quânticos são modelos matemáticos que auxiliam a localizar os elétrons em um átomo de qualquer elemento químico. São eles o principal (n), que se refere aos níveis de energia, o secundário ou azimutal (l), que se refere aos subníveis de energia, o magnético, que varia de -l para +l e indica a posição do elétron no orbital, e o spin, o qual descreve o momento magnético e a rotação do elétron.
Na prática, são quantos níveis de energia e quantos subníveis?
São 7 níveis de energia:
K, L, M, N, O, P eQ (sentido crescente de energia), e 4 subníveis: s, p, d e f (sentido crescente de quantidade de elétrons possíveis em cada subnível).