Meningites Fúngicas Flashcards
Quais os principais fungos causadores das Meningites Fúngicas?
- Cryptococcus neoformans var. neoformans (cepas de serotipo D)
- C. neoformans var. grubii (cepas de sorotipo A)
Como desenvolve a Meningite Fúngica?
Criptococos causam meningite basilar com hidrocefalia e déficits de nervos cranianos; vasculite é menos comum. Os sintomas meníngeos geralmente começam insidiosamente, às vezes com relapsos e remissões prolongados.
Como é o licor na Meningite Fúngica?
Resultados do LCR tipicamente incluem - Pleocitose infocítica - Proteínas elevadas - Baixo nível de glicose Mas a resposta celular pode ser mínima ou ausente em pacientes com AIDS avançada ou outro estado imunocomprometido grave.
Como é o diagnóstico da meningite criptocócica?
Baseia-se em testes para antígeno contra criptocócica e cultura fúngica; o resultado diagnóstico com esses testes é 80 a 90%. Preparação com tinta da Índia, que tem uma sensibilidade de 50%, também pode ser utilizada.
Como são tratados os pacientes com Meningite Fúngica?
Pacientes com meningite por C. neoformans, mas que não têm AIDS são tradicionalmente tratados com a combinação sinérgica de 5-fluorocitosina e anfotericina B. Pacientes com meningite criptocócica e AIDS são tratados com anfotericina B mais flucitosina (se tolerada), seguido de fluconazol.
Quais os outros agentes etiológicos da Meningite Fúngica?
Coccidioides, Histoplasma, Blastomyces, Sporothrix, e Candida SP
Resultados do LCR tipicamente incluem
- Pleocitose linfocítica
- Proteínas elevadas
- Baixo nivei de glicose
- Candida sp também podem causar pleocitose polimorfonuclear.
A meningite coccidioidica…
tende a resistir ao tratamento e pode exigir tratamento ao longo da vida com fluconazol. Voriconazol ou anfotericina B também foram usados. O tratamento das outras meningites fúngicas geralmente é com anfotericina B.