Linguagem e Leitura Flashcards
O que é a ciência cognitiva da leitura?
É uma área que estuda a leitura enquanto habilidade em termos de como é adquirida e quais são os processos cognitivos que permitem o seu uso.
O que é ler?
É extrair, de uma representação gráfica da fala, a pronúncia e o significado que lhe correspondem. Como o material escrito é geralmente portador de sentido, o objetivo da leitura é extrair dele este sentido. Mas ler NÃO é compreender, dado que tem processos específicos, qua não são os mesmos da compreensão.
Quais os tipos de sistemas de escrita?
Consoante as unidades que representam temos sistemas logográficos/morfosilábicos (morfemas), os silabários (sílaba) e os alfabéticos (fonemas).
O que são fonemas?
São unidades mínimas da fala, altamente abstratas (não são sons) frequentemente não isoláveis do ponto de vista acústico e que permitem distinções semânticas.
O que é o principio alfabético?
É a correspondência grafema-fonema, que permite escrever um número infinito de palavras a partir de um conjunto restrito de letras. A sua compreensão é fundamental para o sucesso na leitura, e depende da consciência fonémica.
Quais as fontes de dificuldade para a aprendizagem da leitura num sistema alfabético?
É necessário uma análise consciente da fala de elevado nível de abstração e existem convenções ortográficas de cada língua em termos do seu grau de transparência (envolve a consciência ortográfica).
Quais as fontes de dificuldades colocadas pela ortografia do português?
Letra X conduz à incerteza na leitura; as vogais não têm uma pronúncia constante; exigência de ditongos e tritongos orais e nasais; algumas grafias têm de ser memorizadas; existem consoantes mudas; redução vocálica (pelo que se tem que memorizar as formas ortográficas)
O que é que o modelo de dupla via de Coltheart postula?
Postula a existência de duas vias: direta (leitura semântica/acesso lexical/ortográfica) e indireta (leitura fonológica/sublexical/de conversão grafema-fonema).
O que é que a via direta permite ler?
Palavras familiares e irregulares, pelo acesso direto do seu significado. A sua utilização pode incorrer em erros visuais na leitura de pseudopalavras
O que é que a via indireta permite ler?
Pavaras pouco familiares e novas, pseudopalavras e palavras regulares pelo uso das regularidade conhecidas entre os padrões de escrita e fonológicos (e vice-versa). A sua utilização pode incorrer em erros de regularização na leitura de palavras irregulares.
Como podemos avaliar os diversos componentes do modelo de dupla via?
Identificação de letras: nomeação de letras; leitura de palavras irregulares.
Reconhecimento visual da palavra; Leitura de palavras irregulares.
Produção da palavra: Leitura de palavras irreguares; nomeação de figuras
Sistema semântico: Correspondência palavra-figura
Regras de correspondência letra-som: Leitura de pseudopalavras.
Como podemos avaliar o processamento da linguagem escrita?
Através da TIL, ALEPE, O Rei (teste de avaliação da fluência e precisão da leitura) e o TCL (teste de compreensão da leitura)