Dificuldades na leitura Flashcards
Quais as possíveis causas/origens de dificuldades na aprendizagem da leitura?
Mau dominio da linguagem, método de ensino; ambiente social pouco estimulante; pouca assiduidade escolar; problemas psicológicos graves; défice intelectual; deficiências severs de visão e/ou audição, origem sociocultural; pouca prática de leitura, etc. OU origem genética e risco familiar (estes dois mais relacionados com a dislexia).
O que é dislexia desenvolvimental?
Défice especifica na aquisição de skilss da leitura, de origem constitucional, que não é apenas explicado pela idade mental, acuidade visual ou método de educação inadequado, caracterizada por dificuldades na decodificação de palavras, refletindo normalmente dificuldades no processamento fonológico.
Quais são os critérios para o diagnóstico de dislexia?
- Despiste de outras origens.
- 2 anos de atraso na leitura - aplicação do teste de idade de leitura (TIL, Santos e Castro) para rastreio, altamente saturado na decodificação fonológica
- 1.65 de desvio padrão da norma
- Ver critérios da DSM-5 e CIF
- Avaliação analitica/componencial - especificar o perfil disléxico
Qual o perfil cognitvo de crianças com dislexia de desenvolvimento?
Na WISC-III observa-se resultados baixos no indice de compreensão verbal, no freedom from distractibility e no velocidade de processamento.
Mau desemepnho em tarefas de loop fonológico e executivo central.
Qual a tipologia das dislexia?
- Dislexia fonológica; dificuldades na decodificação - processamento fonológico (apoia-se na via direta, com erros tipicos de lexicalização)
- Dislexia de superficie: dificuldades na memorização da forma visual da palavra - representação ortográfica (apoia-se na via indireta, com erros tipicos de regularização)
- Dislexia profunda: défice na via fonologica (via indireta) e nos sistemas semânticos e lexicais (via direta) (erros visuais e semânticos - paralexias semânticas)
O que é a teoria do défice fonológico?
O processamento fonológico é a variável qe melhor prevê o nível de leitura. Os disléxicos têm um défice especifico na representação, no armazenamento e/ou na recuperação dos sons da fala, afetando a aprendizagem das regras de correspondência grafema-fonema.
Não consegue explicar as perturbações sensorias e motoras que ocorrem numa proporção significante.
O que é a hipótese do duplo déficit?
Postula que há uma contribuação única da consciência fonológica e rapidez de nomeação para a leitura e spelling, e que portanto crianças com déficit nos dois compoenntes terão um desempenho pior na leitur e escrita.
Um estudo português não replica esta ocnclusão. O déficit fonológico não é suficiente para explicar toda a variabilidade, a RAN também deve ser considerada, mas os dois em conjunto não levam a déficits piores.
Que outras teorias existem para explicar a etiologia da dislexia?
A teoria magnocelular (existe um défice auditivo por trás do défice fonológico OU um défice de caracter visual que causa dificuldaes no processamento no texto) e a teoria Cerebelar (controlo motor - articulação da fala, que deficitário afeta a automatização da conversão grafema-fonema)