Intubação com indução de sequência rápida Flashcards
A função do opioides na intubação de sequência rápida
É feito por via endovenosa a opioide (morfina) para diminuir a dor, sendo que é um procedimento doloroso
Mecanismo de ação dos opioides
Mimetiza a ação dos opioides endógenos (endorfina, encefalina), agindo nos receptores mi, kappa, e delta no medula espinhal, tálamo, tronco encefálico e regiões corticais, reduzindo a condutância da cálcio pré-sináptica, fazendo com que há um impedimento na liberação do conteúdo intravesicular de neurotransmissores, aumenta a condutância de potássio pós-sináptica, causando uma hiperpolarização das fibras nervosas e assim, há a inibição de neurotransmissão excitatória.
Pode gerar depressão do sistema respiratório através de deprimir o centro respiratório no SNC. Essa depressão é dose-dependente e na intubação orotraqueal, isso é desejável.
Pode levar uma sedação com ou sem depressão respiratória.
Exemplo de opioide é Fentanil
mecanismo de ação dos anestésicos não opioides (hipnóticos)
hipnóticos como propofol, etomidato atua nos receptores GABAa e glicina (circuitos inibitórios) e promove a entrada maciça de cloreto dentro da celula
Hipnóticos benzodiazepínicos como midazolam atua em receptores do benzodiazepínicos, assim são passíveis de antagonismo
Hipnóticos como cetamina atua bloqueiando a excitação , por liga aos receptores glutamatérgicos (NDMA), fazendo com que o glutamato não passa e assim, bloqueia o estímulo excitatório.
fala as particularidades de propofol
É um hipnótico que tem efeitos depressores do sistema cardiovascular. Causa uma vasodilatação periférica. Não é ideal para usar em paciente em choque. Pode induzir a hipotensão. Se for usar, prepare um medicamento vasoativo. Deprime os reflexos e tem menor necessidade para bloqueio neuromuscular. pode causar uma depressão respiratória. tem pico de efeito de 2,2 minutos e duração de ação de até 8 minutos
fala as particularidades de etomidato
É neutro do ponto de vista cardiovascular. pode inibir a 11 beta hydroxilase que transforma colesterol em cortisol, pode ter ação supressoras do adrenal de 8-24h.
fala as particularidades de cetamina
É um hipnótico de ótima escolha para pacientes com ICC, hipotensos e as chocadas, sendo que tem uma ação simpatomimética indireta por provocar a liberação de catecolaminas endógenas estocadas e diminuir a sua recaptação. Ocorre um pool de noradrenalina , aumenta da PA e FC . Tem menos depressão respiratória. Não é ideal para os hipertensos e os paciente com TCE, porque aumenta a PIC. Em doses subhipnóticos, deprime o córtex, sistema límbico, levando prazer, alucinações e euforia. Deve usar junto com benzo.
fala as particularidades de midazolam
Um pouco mais seguro em relação a depressão CV porém gera uma grande depressão respiratória. Tem a maior duração de ação.
Mecanismo de ação de BNM despolarizante
A succinilcolina é semelhante à acetilcolina, mas não é substrato de acetilcolinesterase. Ao ligar ao receptor de acetilcolina, leva uma contração inicial (fasiculação muscular generalizada), seguida por dessensibilização dos receptores por 30 segundos a 1 minuto e depois uma paralisia flácida. Esse contração vigorosa inicial leva consigo aumento dos níveis séricos de potássio que não é bom para os pacientes, os pacientes podem reclamar de dores musculares. É contraindicar em pacientes nefropatas com IR crônica descompensada. Pode levar arritmias e até PCR, hipertermia maligna. Seu metabolismo é pseudocolinesterase plasmática
Mecanismo de ação de BNM adespolarizante
É uma antagonista competitivo de acetilcolina. Bastante só uma molécula de rocurônio se ligar aos recptores de acetilcolina, vai levar o bloqueio de todo processo da contração muscular. Tem metabolismo hepático e assim, tem um efeito duradouro. Se não conseguir intubar o paciente na hora certa, vai levar uma apneia e vai precisar sim ventilar o mesmo sob máscara facial