Bases fundamentais de Anestesiologia Flashcards
Quais são os pilares de anestesiologia
Analgesia: para diminuir ou abolir a sensibilidade dolorosa.
Sedação/Amnesia: No caso de anestesia geral, para reduzir o estado de ansiedade antes, durante e depois do ato cirúrgico.
Hipnose- Para deixar o paciente inconsciente durante o ato cirúrgico.
Relaxamento muscular: tem o objetivo de relaxar as cordas vocais para conseguir passar o tubo orotraqueal de forma menos traumática e para relxar também as outras partes do corpo como o abdomen para que o cirurgiã(o) consiga ter melhor acesso para as cavidade e de forma mais fácil.
Quais parámetros de homeostase do organismo devem ser monitorado durante a anestesia
oxigenação, ventilação, PA, temperatura, volemia, equilíbrios hidroeletrolíticos e ácido-básico
quais são os efeitos da anestesia
Depressão respiratória (opioides, propofol e benzodiazepínicos)
Apneia (os bloqueios neuromusculares)
Hipotensão( anestésicos inalatórios, propofol e bloqueio do neuroeixo, cirurgias com grande sangramento)
qual é o tempo necessário de jejum pré-operatório
Dieta geral: 8h
Refeições leves como chá, biscoito de sal e água): 6h
Leito materno: 4h
Líquidos sem resíduos como água, água de coco, suco sem polpa da fruta e não ácidos: 2h
Explique Síndrome de Mendelson
No estado fisiológico, temos o reflexo de tosse que é um mecanismo de defesa do sistema respiratório contra patógenos e substâncias estranhas, impedindo a sua permanência e inclusive, substâncias do TGI. No estado comatoso, ou sob anestesia geral, esse reflexo é abolido. Se o paciente não fez o jejum de forma apropriado e ainda tem conteúdo no estômago, esse mesmo para refluir para a árvore traqueiobrônquica e causar pneumonite aspirativa por substância química, irritando as vias aéreas, podendo causar atelectasia por prejuízo da função de surfactante e finalmente colonização por germes.
A síndrome de Mendelson é definida como a aspiração de conteúdo gástrico de pelo menos 20ml nos adultos e >0,4ml/kg nas crianças com um pH < 3.5
Para evitar essa síndrome, é importante que o paciente entenda a razão pela qual o médico o perça para ficar em jejum, tanto na anestesia geral quanto naquela que não seja geral.
O que é anestesia geral
Anestesia geral é um estado em que o paciente tem uma perda de consciência induzida por drogas e em que ele não pode ser despertar por estímulos dolorosos e que a. sua habilidade de manter a ventilação respiratória e a função cardiovascular está comprometida.
O que precisa para a indução anestésica
Opioides: para a retirada da dor
Bloqueio neuromuscular: para relaxar as msuculaturas do sítio cirúrgico e da via aérea ( no caso de intubação do paciente)
Hipnótico: para deixar o paciente inconsciente.
A diferença entre a anestesia geral balanceada e a anestesia geral venosa
A anestesia geral balanceada involve a indução venosa (opioides, bloqueio neuromuscular e hipnóticos) + manutenção inalatória. Manter todos os pilares anestésicos (analgesia, sedação, hipnóticos e bloqueio neuromuscular)
A anestesia geral venosa envolve indução + manutenção venosa. Não cobre todos os pilares, deve associar opioides e hipnóticos.
Diferença entre o propofol venosa e o inalatório
O propofol venosa tem efeito anti-emético já o inalatório tem efeito emetizante
como despertar os paciente pos-operatoriamente
descontinuação ou diminuição das doses os fármacos
Porque usar aparelhos de anestesia com circuito respiratório fechado
Para prevenir a poluição do ambiente, perda de calor e economiza os anestésicos inalatórios
O que deve ser monitorizada minimamente pelo anestesiologista
eletrocardiograma para monitorizar a função cardíaca
SpO2 para monitorizar a saturação periférica de O2 no paciente
Pressão arterial do paciente
Capnógrafo para medir o CO2 inspirado e expirado pelo paciente: valor normal é entre 30-50, o platô é típico de ventilação mecÂnica e finalmente, ajuda a evitar o acúmulo e eliminação rápida de CO2.
O que é anestesia regional
É a técnica que leva a perda de sensibilidade de uma parte do corpo do paciente, permitindo a realização do procedimento cirúrgico. As cirurgias como cesariana, ortopédica, e dermatológica fazem uso desse método de anestesia. Isso é importante principalmente no trabalho de parto, onde o uso de um sedativo pode não seria benéfico para a mãe e o filho, sendo que esse contato entre os dois é de suma importância.
Algumas vezes é possível sedar o paciente de forma leve.
tipos de sedação
Sedação leve: o paciente responde para comandos verbais. Função cognitivo e coordenação pode estar comprometida porém a função cardiovascular e pulmonar estão intactas
Sedação moderada: o paciente responde para estímulo verbal isolado ou acompanhado com estímulo tátil com função cardiovascular e respiratório suficiente e adequada como no caso de realização de endoscopia digestiva alta.
Sedação profunda: paciente não pode acordar nem com estímulo tátil ou verbal, mas responde para estímulo doloroso. Há risco de depressão respiratória. Nesse caso vai precisar uma máscara facial com pressão +. É usada em procedimento doloroso como uma cardioversão.
Importância da sala de recuperação pós-anestésica
O paciente deve ficar pelo menos 1 hora nessa sala antes de ir para a enfermaria, uma vez que nesse tempo, pode ter algumas complicações que as vezes precisam levar o paciente de novo para a sala cirúrgica ou complicações como dor, náuseas, vômitos, sonolência e hipotermia.