Introdução E Conceitos Flashcards
Conceito de Geriatria
Geriatria é a área da medicina que cuida da saúde e das doenças da velhice nos aspectos físicos, cognitivos, funcionais e sociais, nos cuidados agudos, crônicos, de reabilitação, preventivos e paliativos dos idosos.
Oferece abordagem multidimensional, atuando em equipe interdisciplinar e com objetivo principal de garantir e otimizar a capacidade funcional e melhorar a qualidade de vida dos idosos.
Gerontologia
Estudo do processo de envelhecimento como um todo. Qualquer profissional, seja da área da saúde ou não, pode ser gerontologista.
Gigantes modernos da Geriatria
1) Fragilidade
2) Sarcopenia
3) Anorexia do Envelhecimento
4) Comprometimento cognitivo leve
5) Delirium
6) Quedas
7) Depressão
8) Demência
9) Polifarmácia
10) Fadiga
Senescência X Senilidade
Senescência: Alterações orgânicas, funcionais e psicológicas próprias do envelhecimento normal
Senilidade: Alterações orgânicas, funcionais e psicológicas determinadas por afecções que frequentemente acometem os idosos
A intersecção entre as duas costuma ocorrer na prática, pois muitas vezes o limiar da doença e do envelhecimento normal é muito próximo (exemplo: declínio da memória –> Pode ser senescência ou comprometimento cognitivo leve)
Idade cronológica
Número de anos que se passaram desde a data do nascimento. Não modificável. Critério utilizado para definir idoso: 65 anos para países desenvolvidos e 60 para os em desenvolvimento
Idade biológica
Refere-se a velocidade de declínio das funções celulares do organismo. É modificável e de difícil determinação, influenciado por genética e estilo de vida
Componentes da longevidade
Estilo de vida: 50%
Fatores ambientais: 20%
Herança genética: 30%
Reserva funcional
Desde que nascemos, começamos com reserva nos nossos órgãos e existe um pico de função em determinada idade para cada órgão. Esse pico em geral varia entre os 25-30 anos. Entre a curva de função máxima e a curva de função basal (mínimo para cada órgão funcionar), existe o que se conhece por reserva funcional. O declínio de ambas as curvas, começa (mais marcadamente) após os 60 anos.
Quanto mais reserva funcional a pessoa tiver ao chegar na velhice, melhor será o processo de envelhecimento dessa pessoa. Essa reserva é criada durante a vida e é refletida na velhice. É por isso que existem idosos com a mesma idade, porém em situações físicas totalmente diferentes.
Capacidade funcional
Habilidade de executar tarefas cotidianas, simples (tomar banho, se trocar) ou complexas (ir ao mercado sozinho, cozinhar), necessárias para uma vida independente e autônoma na sociedade.
Independência X Autonomia
1) Autonomia: capacidade de comandar e tomar decisões (refere-se mais à parte cognitiva)
2) Independência: Independência: capacidade de realizar algo por seus próprios meios. Refere-se mais à parte física.
Expectativa de vida no Brasil - homens e mulheres
Expectativa de vida no Brasil: 76,6 anos
Mulheres: 80,1 anos
Homens: 73,1 anos
A expectativa de vida a partir do 60 anos também é importante para que se possa estudar direito às doenças. A partir dessa idade, precisamos pesar os riscos de benefícios de um tratamento ou exame.
Homens vivem menos, mas mulheres vivem mais tempo com incapacidade