Febre Flashcards
Explique os padrões de febre contínua, intermitente, remitente, recorrente, irregular.
Febre:
CONTÍNUA: em todas as aferições a temp é mais alta que o normal, com variação menor que 1 grau em dias consecutivos.
INTERMITENTE: Febre presente com oscilações de temperatura normal. Muita sintomatologia. Ex.: malária, TB disseminada, abscessos piogenicos.
REMITENTE ou REINCIDIVANTE: Hipertermia diária, porém sem períodos de apirexia. (gráfico irregular mas sem pontos apiréticos).
RECORRENTE ou ONDULANTE: O paciente apresenta períodos de febre contínua precedidos de períodos afebris. Ex.: dengue, neoplasias malignas, Linfoma de Hodgkin (gráfico de Paul-Ebstein)
IRREGULAR ou SÉPTICA: com picos altos intercalados com temperaturas baixas ou períodos de apirexia.
Qual a importância da dissociação da temperatura axilar para retal?
Axilar: mais utilizada por ser mais fácil e menos invasiva, porém possui menor acurácia
Retal: Mais acurácia, capaz de confirmar suspeita de apendicite ou de peritonite pélvica. Caso retal seja 1 grau maior que axilar = Sinal de Lennander positivo = suspeita confirmada
Cite aspectos positivos e negativos da medida de temperatura pelo tímpano.
Vantagens: não invasivo, rápido (2-3 seg), seguro e confiável quando realizado adequadamente (se certificar que o canal auditivo externo esteja livre de cerume),mede a temperatura corporal central.
Desvantagens: cerume pode abaixar a leitura da temperatura, mais variáveis que oral e retal, podendo variar até de um ouvido para o outro.
Sugira perguntar a serem feitas na anamnese que fornecem maior convicção ao médico de que o paciente realmente pode ter tido o período febril por ele relatado.
- apresentou algum sintoma associado? – calafrios, sudorese, cefaleia, astenia, mialgia, taquipneia, taquicardia, hiporexia, fotofobia – perguntar pois existem sintomas associados na síndrome febril
- permaneceu ou realizou atividade física intensa em ambiente quente? – perguntar para averiguar se não se trata de um internação por esforço.
- faz uso regular de algum medicamento ou o fez no dia anterior? – antipiréticos podem interferir no mecanismos de produção de calor.
Defina hiperpirexia.
elevação da temp acima de 41,5.
Como se dá a regulação da temperatura corporal e quais modificações fisiológicas associadas?
A regulação da normotermia é definida e regulada por mecanismos hipotalamicos.
Mecanismos de conservação de calor: vasoconstrição, piloereção
Perda de calor: vasodilatação e sudorese
Descreva o mecanismo da febre.
Lesão tecidual/toxinas»_space;> ativam monólitos, macrofagos e células endoteliais»_space;> secreção de citocinas como IL1, 6 e INFs que estimulam o hipotálamo anterior a liberar PGE2, que provoca aumento do ponto de regulação do termostato hipotalâmico.