Dor Lombar Flashcards
Como diferenciar a lombalgia de causa muscular para a lombociatalgia?
Pode-se utilizar a manobra de Laségue (indicador de compressão do nervo ciático). Caso +, indica lombociatalgia.
Realiza-se com:
paciente em decúbito dorsal, a 0 grau de inclinação, com um pequeno travesseiro suportando a coluna cervical, relaxando-a. Os MMSS podem estar estendidos ou sobre o tórax.
Primeiramente, levanta-se o membro inferior SAUDÁVEL/ASSINTOMÁTICO do paciente, com a mão direita do médico apoiando no Tendão de Aquiles do paciente; enquanto a esquerda permanece sobre o joelho, para que este não se dobre. Depois, se realiza a manobra no membro lesado. A elevação é mantida até que o paciente reclame de dor. Se isso ocorrer antes de 40 graus, a manobra é positiva.
Em qual posição as dores de fratura de corpo vertebral por osteoporose são mais sentidas?
Ortostática.
Caracterize a dor lombar de origem Reno-ureteral.
Início súbito, progressiva, associada a sintomas do TGI (nauseas, vômitos), palidez, sudorese e taquicardia
Afeta o paciente mesmo no repouso
Normalmente alta e irradia para as regiões mais baixas do abdómen, podendo chegar na região inguinal e testículo/lábios maiores
Ausência de fatores atenuantes
Caracterize a dor lombar do tipo péptica.
Dor epigástrica que irradia para as costas
Qualidade variável: em corrosão, queimação, surda, constante, compressiva ou semelhante à sensação de fome
F. atenuantes: alimentos e antiácidos podem ou não proporcionar alivio nesses distúrbios (ainda menos em úlcera gástrica)
F. associados: nausea, vomito, eructação, distensão, pirose
M, 17, refere ardência urinária, polaciúria há um mês, poucos dias após relação sexual. Procurou hospital nas últimas 24 h, referindo piora e surgimento de dor lombar direita e febre elevada, precedida de calafrios e sudorese. Diagnóstico?
Pielonefrite ou Infecção urinária alta.
H, 35, queixa de dor em cólica intensa, unilateral, localizada na região lombar, abdomen e testiculo iniciada há uma hora. Apresenta náuseas, vômitos, sudorese, palidez. Não consegue ficar parado no leito, prefere perambular pela enfermaria. Diagnóstico?
Cólica renal por conta de Nefrolitíase.
Dor em barra ou faixa no andar superior do abdómen, referida para o dorso e para região escapular esquerda, sugere qual diagnóstico?
Pancreatite aguda.
H, 68, refere fortes dores lombares, não irradiada, sem relação com esforço, não melhora com analgésicos opioides nem repouso. Nega febre e vômitos. Refere emagrecimento, hiporexia, nictúria e menor força do jato miccional. Diagnóstico provável?
Adenocarcinoma de próstata com metástase óssea.
Diferencie lombalgia motora de psicossomática
Para diferenciar uma lombalgia orgânica de uma lombalgia psicossomática , deve-se analisar se a dor acorda o paciente. Além disso, a dor psicossomática sempre responde a opioides.
Individuos ansiosos - lombalgia ao anoitecer
Individuos depressivos - lombalgia ao acordar (pior pela manhã)