Farmacotécnica Flashcards

1
Q

O que são formas farmacêuticas?

A

É o estado final de apresentação que os princípios ativos farmacêuticos possuem após uma ou mais operações farmacêuticas executadas com a adição de excipientes* apropriados ou sem a adição de excipientes, a fim de facilitar a sua utilização e obter o efeito terapêutico desejado, com características apropriadas a uma determinada via de administração.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Parabenos Cloreto de Benzalcônio Ácido Benzóico Formol Etanol
não que tipo de adjuvantes farmacêuticos?

A

Conservantes

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Os conservantes interferem no Crescimento, Multiplicação e Metabolismo dos microorganismos. Dito isso, de que forma eles realizam tal interferência?

A

o Lise parcial (modificação da permeabilidade da membrana celular e liberação dos constituintes);
o Lise e ruptura do citoplasma;
o Coagulação irreversível dos constituintes plasmáticos;
o Inibição do metabolismo celular;
o Oxidação dos constituintes celulares;
o Hidrólise.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Vantagens das soluções:

A

•Deglutição Facilitada: líquidos são mais facilmente deglutidos do quesólidos (mais indicados para uso pediátrico e geriátrico);
•Absorção mais rápida: já que o fármaco estando em solução éimediatamente disponibilizado para absorção;
• Fármaco está uniformemente distribuído na preparação: já que asolução é um sistema homogêneo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Defina xarope:

A

É a forma farmacêutica aquosa caracterizada pela ALTA VISCOSIDADE, que apresenta não menos que 45% (p/p) de sacarose ou outros açúcares na sua composição. Para o xarope simples: 85g de sacarose para q.s. de água para se obter 100ml.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Xaropes sempre precisam de conservantes

A

F
Em alguns casos pode-se optar por não utilizar conservantes pela alta [] de açúcar

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Qual o maior problema do preparo a quente dos xaropes?

A

Inversão do açúcar (fica âmbar)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual a porcentagemde álcool em elixires?

A

20 a 50%

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que são tinturas?

A

Preparação alcoólica ou hidroalcoólica resultante da extração de drogas vegetais ou animais ou da diluição dos respectivos extratos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quanto MAIOR o tamanho da partícula, MAIOR a velocidade de sedimentação.

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Caracterize suspensões defloculadas

A

As partículas existem como unidades separadas
A velocidade de sedimentação é lenta
O sedimento não fácil de redispersar
A suspensão mantem-se mais tempo com bom aspecto, o sobrenadante permanece sempre turvo
O potencial eletrocinético é alto

O IDEAL é uma solução parcialmente floculada

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Um farmacêutico recebeu em sua farmácia de manipulação uma receita de Suspensão de Mebendazol. Após preparar essa forma farmacêutica, notou que as partículas estavam sedimentando muito rápido gerando um sobrenadante antiestético além de impedir a precisão da dosagem do fármaco. Analisando o caso apresentado, é correto afirmar que
(A) as suspensões são sistemas de dispersão mecânica, caracterizados pela alta instabilidade física, devendo-se, portanto, recorrer a métodos como floculação controlada com o intuito de melhorar a sua estabilidade.
(B) agentes espessantes são amplamente empregados no preparo de dispersões com o objetivo de melhorar a estabilidade física das suspensões, pois controlam o fenômeno de sedimentação, diminuindo a viscosidade da fase dispersante da preparação.
(C) os agentes molhantes são incorporados em uma formulação com o objetivo de melhorar as suas características organolépticas, contribuindo para uma melhor aceitação pelos pacientes.
(D) carboximetilcelulose, sacarose e cloreto de benzalcônio são exemplos de agentes suspensores e poderiam ser utilizados no caso apresentado para retardar a velocidade de sedimentação das partículas na suspensão.
(E) as suspensões são sistemas de dispersão homogêneos que apresentam alta estabilidade química; devem possuir obrigatoriamente em seu rótulo o seguinte dizer “agite antes de usar”.

A

A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quais são os tipos de tensoativos?

A

Anfotero
Catiônico
Aniônico
Não iônico

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Certificado é um exemplo de tensoativo cationico, classe que apresenta maior toxicidade

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Polissorbatos são tensoativos aniônicos

A

F
São não iônicos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Os sistemas emulsionados são formados por componentes aquosos, oleosos e moléculas anfifílicas. As moléculas anfifílicas últimas, juntamente com velocidade e tempo de agitação adequado, permitem a preparação de emulsões estáveis. Assinale a alternativa em que o principal problema de estabilidade nas emulsões está corretamente descrito e definido.
a) Coalescência: fenômeno de deposição das gotículas da fase de maior densidade (oleosa) no fundo do frasco.
b) Cremagem: fenômeno de sedimentação das gotículas da fase de menor densidade (aquosa) no fundo do frasco.
c) Cremagem: fenômeno de aglomeração das gotículas menores em maiores com separação total das fases no frasco.
d) Coalescência: fenômeno de aglomeração das gotículas menores em maiores com separação total das fases no frasco.

A

COMENTÁRIOS: Vamos analisar cada uma das alternativas:a) ERRADO – Na coalescência há SEPARAÇÃO das fases; O fenômeno descrito é o de Creaming;b) ERRADO – Sedimenta a fase de MAIOR densidade;c) ERRADO – O fenômeno descrito é o da coalescência;d) CORRETO GABARITO: D

17
Q

Qual a função do diluente?

A

Função: fornecer volume a preparação.
Podem ser solúveis, insolúveis e mistos.• Diluentes solúveis: Lactose, Sacarose, Manitol;• Diluentes insolúveis: Amido; Celulose microcristalina; Fosfato de dicálcico; Carbonato de cálcio • Diluentes mistos: Granulado amido/lactose; Celulose microcristalina/lactose

18
Q

Como funcionam os desintegrantes?

A

Substâncias com propriedades de captar umidade ou dissolver em meio aquoso, favorecendo a desestruturação do compacto.o Influência diretamente no perfil de dissolução do fármaco. • Ex: sacarose, lactose, glicose, cloreto de sódio, manitol

19
Q

Comprimido é a forma farmacêutica sólida contendo uma dose única de um ou mais princípios ativos, com ou sem excipientes, obtida pela compressão de volumes uniformes de partículas. Sobre os excipientes de comprimidos, assinale a alternativa correta:
a) Os agentes molhantes são usados para combater a repulsão da água por parte dos lubrificantes (substâncias que tem propriedades hidrófobas); dentre os principais agentes molhantes destacamse o lauril sulfato de sódio, os sais da trietanolamina e os sais do Tween 80.
b) Os diluentes são produtos ordinariamente inertes, que se adicionam aos pós a comprimir com a finalidade de absorverem a água dos pós higroscópicos; dentre os principais diluentes solúveis, destacam-se a lactose, o amido de batata e o amido de arroz
c) Os aglutinantes são adjuvantes usados para acelerar a dissolução ou a desagregação dos comprimidos na água ou nos líquidos do organismo, muitas vezes, é necessário introduzir uma ou mais substâncias aglutinantes para a preparação dos comprimidos.
d) Os lubrificantes normalmente agem por três processos: incham em contato com a água, o que permite uma penetração rápida do líquido e favorece a separação dos grãos constituintes do comprimido; reagem com a água ou com o ácido clorídrico do estômago, libertando gases como o oxigênio ou o anidrido carbônico e dissolvendo-se na água, abrindo assim, canalículos que facilitam a desagregação dos comprimidos; um dos principais lubrificantes utilizados na farmacotécnica de comprimidos é a bentonita
e) Os tampões são usados para permitir a compressão de substâncias que não podem aglomerarse solidamente, qualquer que seja a pressão exercida sobre elas; a adição do tampão permite utilizar uma compressão menor e, portanto, reduzir a força da máquina utilizada.

A

A- CORRETAB- ERRADA=> os diluentes não têm finalidade de absorverem a água. Além disso, amido é insolúvel.C- ERRADA =Os aglutinantes favorecem a aglutinação dos pós e facilitam a compressãoD- ERRADA => Lubrificantes são substâncias com propriedades deslizantes e/ou antiaderentes. Dispõem-se entre as partículas maiores favorecendo o deslizamento destas umas sobre as outras. Bentonita é um agente clarificante ou suspensor.E- ERRADA = > O sistema tampão objetiva manter o fármaco estável frente às modificações de pH. Em nada se relaciona com a compressão.GABARITO = A

20
Q

Sobre a produção de comprimidos, é CORRETO afirmar que A) a dupla compressão ou granulação por via seca é um processo largamente utilizado na obtenção de comprimidos. B) a granulação por via úmida é um processo que agrega características desejáveis ao produto, como escoamento mais uniforme, densificação da mistura e uniformidade de conteúdo, processo de etapas reduzidas.
C) a compressão via direta é utilizada na obtenção de comprimidos e possui como grande desvantagem o alto número de etapas nesse processo.
D) o revestimento de comprimidos é alternativa tecnológica para resolver algumas dificuldades na produção dessa forma farmacêutica, como por exemplo conferir estabilidade, mascarar sabor e controlar a liberação do insumo ativo. E) solventes orgânicos são muito utilizados na granulação via úmida, pois possuem características desejáveis no processo, como alta temperatura de evaporação.

A

Vejamos cada uma das alternativas:
A)ERRADA- A granulação por via seca é pouca utilizada, tendo como principal uso a produção de termolábeis e higroscópicos;
B)ERRADA – Granulação por via úmida: processo com maior número de etapas;
C)ERRADA – Compressão direta tem como VANTAGEM o número REDUZIDO de etapas – apenas 3;
D)CORRETAE) ERRADA – principal solvente: água.
GABARITO: D

21
Q

As cápsulas gelatinosas duras são fornecidas em diversos tamanhos e cores. Assinale a alternativa que identifica o tamanho das cápsulas que NÃO são usadas na administração oral por dificultarem a deglutição.
(A) 000 e 00.
(B) 00 e 1.
(C) 3, 4 e 5.
(D) 0 e 1.
(E) 4 e 5.

A

A
Quanto menor o número maior o volume.

22
Q

O Natrosol® é o nome comercial de um polímero formador de gel. A etapa inicial do preparo do gel envolve dispersão do polímero em água. O nome genérico do polímero e a segunda etapa para o preparo do gel são, respectivamente:
A) hidroxietilcelulose e aquecimento;
B) carboximetilcelulose sódica e agitação;
C) hidroxipropilmetilcelulose e aquecimento;
D) acetoftalato de celulose e agitação;
E) hidroxipropilcelulose e aquecimento

A

A

23
Q

Pomadas, pastas, cremes e géis são formas farmacêuticas destinadas à aplicação tópica utilizadas para tratamento de várias afecções da pele. Sobre estas formas farmacêuticas, assinale a opção CORRETA:
(A) Géis são formas farmacêuticas semissólidas que consistem de uma emulsão, formada por uma fase lipofílica e uma fase aquosa. Contêm um ou mais princípios ativos dissolvidos ou dispersos em uma base apropriada e são utilizados normalmente para aplicação externa na pele ou nas membranas mucosas.
(B) Pomadas que não contêm fármacos são utilizadas devido a seus efeitos físicos como protetoras, emolientes ou lubrificantes.
(C) Cremes são formas farmacêuticas semissólidas com um ou mais princípios ativos, que contêm um agente gelificante para fornecer firmeza a uma solução ou dispersão coloidal (um sistema no qual partículas de dimensão coloidal – tipicamente entre 1 nm e 1 mm – são distribuídas uniformemente através do líquido). Um gel pode conter partículas suspensas.
(D) Pomadas são formas farmacêuticas sólidas para aplicação na pele ou nas membranas mucosas e que consistem de solução ou dispersão de um ou mais princípios ativos em baixas proporções em uma base adequada.
(E) Devido à dureza que as caracteriza, as pomadas permanecem no local de aplicação e são empregadas com eficácia na absorção de secreções serosas.

A

COMENTÁRIOS: Vamos avaliar cada uma das alternativas separadamente:A – ERRADA – Os semissólidos que são emulsões são os cremes e não os géis. Géis são soluções ou dispersos coloidais.B- CORRETO – De fato, há pomadas que não possuem fármacos, tendo como objetivos ações protetoras, lubrificantes, emolientes e oclusivas.C- ERRADO – Temos aqui a definição de gel e não de creme. Pode ser facilmente percebido pela apresentação do termo “gelificante”.D- ERRADA – Olha a pegadinha! Pomadas são formas farmacêuticas SEMIssólidas e não sólidas.E- ERRADA – Pomadas têm como característica uma consistência mole.GABARITO: B

24
Q

Em relação às formas farmacêuticas semi-sólidas, a penetração na pele é crescente para:
A) pomada de vaselina, creme A/O, creme O/A, gel de Plurigel.
B) gel de Plurigel, pomada de absorção, creme A/O, creme O/A.
C) creme O/A, pomada de absorção, gel de Plurigel, creme A/O.
D) pomada de vaselina, pomada de absorção, gel de Plurigel, creme O/A.

A

COMENTÁRIOS: A questão pede a ordem CRESCENTE de penetração (do que penetra menos para o que penetra mais).Lembre-se que os GÉIS são pouco penetrantes e os CREMES altamente penetrantes , sendo as pomadas propriamente ditas, um poder intermediário de penetração.CremesGelPomadas propriamente ditasCapacidade de penetração dos semissólidos
GABARITO: B

25
Q

Os géis-base preparados a partir de carbômeros (Carbopol® ), polímeros derivados do ácido acrílico, possuem estabilidade máxima em pH entre 5 e 7. Acerca dos géis baseados em carbômeros, é incorreto afirmar que
a) a base de carbômeros é indicada para a incorporação de alfa-hidroxiácidos.
b) é necessária a neutralização do gel para que a estabilidade máxima seja alcançada.
c) a incorporação de conservantes é necessária devido à grande quantidade de água na base.
d) o gel possui natureza aniônica e a neutralização é necessária para a maior estabilidade da base.

A

A

26
Q

A forma farmacêutica semissólida que contêm uma elevada concentração de pós finamente dispersos, variando este conteúdo de 20% até 60%, que se destina à aplicação externa e apresenta comportamento reológico dilatante é denominada
(A) unguento.
(B) pomada.
(C) creme.
(D) pasta.
(E) cerato.

A

D

27
Q

EHL para emulsões A/O

A

• EHL para emulsões A/O: 3 –6
• EHL para emulsões O/A: 8 –16