Farmacocinética Flashcards
São vias enterais:
Via Oral
Via Sublingual
Via Retal
VANTAGENS da via oral:
Comodidade
Indolor
Fácil administração
Economia
Permite remoção do fármaco em caso de intoxicação
Própria para administração de PRÓFÁRMACOS
METABOLISMO DE PRIMEIRA PASSAGEM:
Quando o fármaco é absorvido por Via Oral, ele passa pelo estômago, intestino e em seguida pelo fígado, através da circulação porta-hepática, onde sofre a primeira metabolização. Só depois, entra na circulação SISTÊMICA e pode ser distribuído pelos diversos tecidos. Ou seja, antes mesmo de entrar na circulação sistêmica, uma fração do fármaco é metabolizada. Daí, a biodisponibilidade ter como um dos fatores que a influenciam o metabolismo de primeira passagem.
Vantagens da via sublingual:
Efeito ccupido
Não sofre efeito de primeira passagem
Uso de subst. instáveis ao pH gástrico
A via retal tem maior efeito de 1ª passagem.
Falso tem cerca de 50% apenas
Desvantagem via retal
Desconforto
Impróprio para subst. irritantes
Qual via é de lenta absorção porém constante (Efeito Sustentado)?
Via subcutânea
Qual via não permite volumes maiores que 1mL?
Via Subcutânea
Características da via ___________:
Efeito rápido
Sem metabolismo de primeira passagem
Uso em pacientes inconscientes
Uso de soluções oleosas pode tornar seu tempo de absorção maior
Via intramuscular
(UFRJ) - Marque a alternativa correta que relaciona os padrões de absorção com a via de administração correspondente.
A) Na via intravenosa a absorção é prejudicada quando se usa grandes volumes para administrar substâncias irritantes.
B) Na via oral a absorção não varia quando se administra fármacos na forma líquida ou na forma sólida.
C) Na via subcutânea a absorção é sempre rápida para preparações na forma de depósito.
D) Na via intramuscular a absorção é rápida quando se administra soluções aquosas, e lenta e sustentada para preparações na forma de depósito.
E) Na via sublingual a absorção é sempre rápida e favorecida pelo intenso efeito de primeira passagem
letra D
(EBSERH) A respeito das vias de administração de medicamentos, assinale a alternativa INCORRETA.
A) A administração de medicamentos por via oral é segura e não requer técnica estéril na sua preparação, nessa via os medicamentos podem ser na apresentação de comprimidos, drágeas, cápsulas ou líquidos; são absorvidos, principalmente, no estômago e intestino.
B) A administração via intramuscular permite que você injete o medicamento diretamente no músculo em graus de profundidade variados. É usado, exclusivamente, para administrar soluções oleosas, garantindo sua absorção em longo prazo.
C) A via endovenosa (EV) é a administração de medicamento diretamente na corrente sanguínea através de uma veia. A administração pode variar desde uma única dose até uma infusão contínua.
D) Na via subcutânea ou hipodérmica, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta, através dos capilares, de forma contínua e segura. Usada para administração de vacinas (antirrábica e anti-sarampo), anticoagulantes (heparina) e hipoglicemiantes (insulina). O volume não deve exceder 1,0 mL.
E) Na via cutânea, a pele apresenta efetiva barreira à passagem de substâncias. No entanto, medicamentos podem ser administrados por via cutânea para obtenção fundamentalmente de efeitos tópicos. Sob certas circunstâncias, produzem efeitos sistêmicos, terapêuticos ou tóxicos.
letra B pelo exclusivamente
Biodisponibilidade da via transdérmica
entre 80 e 100%
Biodisponibilidade da via retal
30 a <100%
Biodisponibilidade via Inalatória
5 a <100
Quais são os efeitos da ligação a ptnas plasmáticas?
A ligação às proteínas funciona como um “depósito temporário”, que apesar de diminuir a intensidade do efeito, prolonga a duração deste, por retardar a eliminação. O fármaco, quando está ligado à proteína plasmática, NÃO consegue sair do vaso sanguíneo e ir para o tecido, onde exercerá seu efeito terapêutico, por isso a ligação funciona como um “depósito”
Quais proteinas fármacos ácidos ou básicos se ligam?
Os fármacos ÁCIDOS, geralmente, ligam-se à ALBUMINA
Os fármacos BÁSICOS, geralmente, ligam-se à B-GLOBULINA.
Quanto maior o VD _________ a distribuição nos tecidos
Maior
Quanto maior o VD _________ a distribuição nos tecidos
Maior
Na cinética de primeira ordem velocidade:
Aumenta proporcionalmente a concentração
O etanol é __________ enzimático.
Indutor
Conceitue depuração.
Taxa de eliminação de um fármaco em relação a sua concentração plasmática
VD = _______/ concentração do fármaco.
Concentração plasmática
Quanto maior o VD _______ o tempo de meia vida.
Maior
Idosos tem ______ metabolismo e excreção.
Menor