F - BQ e Abcesso Flashcards
Bronquiectasia é uma dilatação ______ (reversível/irreversivel) das vias aéreas. Tres tipos: cilindrica/tubular, varicosa, cistica. Qual é mais comum?
Bronquiectasia é uma dilatação irreversível das vias aéreas. Tipos cilindrica/tubular é o mais comum
Faz a ligação entre o síndrome/entidade clinica e o local onde causa bronquiectasias (campo pulmonar sup; inf; médio)- fibrose quistica - traqueobroncomegalia (sindrome de Mounier-Kuhn)- Aspiração recorrente cronica (como na esclerodermia)- fibrose pos radiação- doença fibrotica pulmonar em estádio terminal (de tração na FPI)- inf recorrentes associadas a imunodeficiencia - inf por MAC - ABPA- sindrome dos cilios discineticos/imoveis - sindrome de williams campbell
- fibrose quistica: CS- traqueobroncomegalia (sindrome de Mounier-Kuhn): Vias centrais - Aspiração recorrente cronica (como na esclerodermia): CI- fibrose pos radiação: CS- doença fibrotica pulmonar em estádio terminal (de tração na FPI): CI- inf recorrentes associadas a imunodeficiencia: CI - inf por MAC: CM- ABPA: vias centrais - sindrome dos cilios discineticos/imoveis: CM- sindrome de williams campbell: vias centrais(centrais: nomes estranhos; inf: baixa de tudo; médio: MAC; Capacete para a radiação - mal fica em cima)
25-50% das bronquiectasias sao idiopaticas. V/F
V
Epidemiologia Bronquiectasias - Afeta mais que sexo?- As bronquiectasias causadas por inf por MAC afetam mais ____ (homens/mulheres) com ___ (mais/menos) de 50 anos e ____ (fumadores/nao fumadores).
- Afeta mais que sexo? Mulheres (As bronquiectasias e Os abcessos)- As bronquiectasias causadas por inf por MAC afetam mais mulheres com mais de 50 anos e não fumadoras. (MAC - Mãe)
A TB cursa apenas com bronquiectasias difusas. V/F
F! Tb pode cursar com focais, por exemplo pela obstrução por linfonodos…
Bronquiectasias infeciosas - uma unica inf, desde que muito intensa, pode resultar numa lesao significativa das vias respiratórias e em deficiência da depuração das secreções. V/F- Em pacientes com bronquectasias observou-se inflamação de ____ (peq/grandes) vias aéreas e destruição/dilatação das vias aéreas ____ (maiores/mais pequenas)
- uma unica inf, desde que muito intensa, pode resultar numa lesao significativa das vias respiratórias e em deficiência da depuração das secreções. V- Em pacientes com bronquectasias observou-se inflamação de pequenas vias aéreas e destruição/dilatação das vias aéreas maiores. (destruição é por via de citocinas, proteases… )
- Qual a apresentação clinica mais comum das bronquiectasias?- Nas exacerbações temos sempre febre e infiltrados pulmonares recentes?- podem ter baqueteamento digital?
- apresentação mais comum: Tosse produtiva persistente com produção de expectoração abundante e espessa- Nas exacerbações temos sempre febre e infiltrados pulmonares recentes? Não, podem n estar presentes. Vemos que temos exacerbação quando notamos alterações na expectoração. - podem ter baqueteamento digital? Sim
Qual é o padrão de aquisição de imagens preferencial para dx de bronquiectasia? Diz dois sinais característicos que podem ser vistos nesse meio de imagem.
É a TAC que tem mais especificidade (ao Raio X falta sensibilidade)Sinais característicos: Trilho de comboio; anel de sinete (os dois traduzem dilatação vias aéreas) e arvore em brotamento
Que meio de dx esta indicado na broncoscopia focal?
Broncoscopia
Tx ATB das bronquiectasias - duração minima?- Dois agentes frequentemente implicados?
- duração minima? 7-10 dias- Dois agentes frequentemente implicados? H. influenza e P. aeruginosa
BronquiectasiasATB recomendados para o tx do MAC em HIV negativos?
MERDA- macrolido- etambutol- rifampicina
- O mucolitico dornase esta recomendado para bronquiectasias não fibrose quistica. Na FQ n é recomendado. V/F- O tx com mucoliticos é controverso nas bronquiectasias. V/F
- O mucolitico dornase esta recomendado para bronquiectasias não fibrose quistica. Na FQ n é recomendado. F! A dornase so é recomendada para as bronquiectasias da FQ! Nas outras não!- O tx com mucoliticos é controverso nas bronquiectasias. V
Tx anti-inflamatorio nas bronquiectasias - GC inalatorios melhoram a função pulmonar e diminuem as exacerbações?- GC sistémicos podem ser úteis em que bronquiectasias?
- GC inalatorios melhoram a função pulmonar e diminuem as exacerbações? Não! Mas ↓ dispneia, ↓ necessidade de β-agonistas inalados, ↓ produção de expectoração. - GC sistémicos podem ser úteis em que bronquiectasias? Nas não inflamatórias, nas auto-imunes, e na ABPA (+ itraconazol)
Duas entidades clinicas que temos que pensar quando temos baqueteamento mais hemoptise?
Carcinoma broncogenico ou bronquiectasias
Declinio da função pulmonar das Bronquiectasias não FQ é semelhante ao de que doença crónica pulmonar?
DPOC
Que numero de recorrências por ano em doente com bronquiectasias infeciosas é definido como limiar para tx?Que tx é esse?
Tres ou mais recorrencias ano - instituir profilaxia ATB (menos consenso no que diz respeito á bronquiectasia não FQ)
Pneumonia necrotizante ou gangrena pulmonar é o que?(pista: abcesso :D )
Multiplos pequenos abcessos pulmonares em áreas contíguas do pulmão
- Abcesso pulmonar cronico tem uma duração maior que ___ semanas. - Abcessos pulmonares inespecificos (em que nenhum MO é isolado na expectoração) é frequentemente causado por que bactérias?
- Abcesso pulmonar cronico tem uma duração maior que 4-6 semanas. - Abcessos pulmonares inespecificos (em que nenhum MO é isolado na expectoração) é frequentemente causado por que bactérias? Anaerobias
Em que bichinho pensar se temos abcesso pulmonar em jovem anteriormente saudável?
S. aureus (principalmente se ha historia de influenza)
Multiplos abcessos pulmonares provocados por embolos septicos. Pensar em que?
Endocardite da valvula tricuspide.
Abcesso pulmonar- Calafrios sao raros e a pleurisia pode ser intensa. V/F- desde a pneumonite à cavitação demora cerca de 7-14 dias. V/F
Duas V
- A linfadenopatia está ou não esta associada a abcesso pulmonar bacteriano?- no dx do abcesso pulmonar são mais imp as correlações clinicas ou a cultura da expectoração?
- A linfadenopatia não está associada a abcesso pulmonar bacteriano. Deve-se procurar outras etiologias. - no dx do abcesso pulmonar são mais imp as correlações clinicas ou a cultura da expectoração? As correlações clinicas são mais imp porque as culturas não são confiáveis (anaeróbios não são detectados pelas culturas de escarro)
Causa mais comum de abcesso pulmonar primário?
Anaerobios - formam abcesso em local dependente do pulmão
Tx ATB abcesso - ate quando manter ATB oral?- ATB de primeira linha para tx de abcesso de etiologia presumivelmente anaeróbia? - O metronidazol é boa escolha para anaeróbios?
- ate quando manter ATB oral? Ate desaparecimento da lesões ou substituição por cicatriz pequena e estável - ATB de primeira linha para tx de abcesso de etiologia presumivelmente anaeróbia? Clindamicina (1º IV dps oral). - O metronidazol é boa escolha para anaeróbios? Altamente eficaz contra anaeróbios mas não contra strepto aeróbio que frequentemente esta implicado em inf mistas.
Tx ATB no abcesso pulmonar- a daptomicina n deve ser utilizada para tx de infecções pulmonares. V/F- Quais os principais gram neg implicados nos abcessos pulmonares?
- a daptomicina n deve ser utilizada para tx de infecções pulmonares. V- Quais os principais gram neg implicados nos abcessos pulmonares? P. aeruginosa e K. pneumoniae
Cx no tx do abcesso- 10-12% abcessos pulmonares requerem cx. V/F- Alternativa a cx?
- 10-12% abcessos pulmonares requerem cx. V- Alternativa a cx? Drenagem guiada por TC
Bronquiectasias - criterios de dx para inf por MNTNecessário para alem de sintomas e achados radiologicos:- minimo ___ amostras de expect com cult positiva ou- ___ de local estéril com cultura positiva
Necessário para alem de sintomas e achados radiologicos:- minimo 2 amostras de expect com cult positiva ou- 1 de local estéril com cultura positiva