Exercícios ED. Física Flashcards
A década de 80 do século XX marcou o início de um processo de renovação teórica da educação física brasileira, repercutida na área a partir do momento histórico da redemocratização do país.
CERTO
Surge a partir de 1980, as abordagens criticas
Os métodos ginásticos europeus caracterizam o período no qual a educação física ascendeu à sua condição de promotora de saúde por meio da expansão das academias de ginástica e do mundo fitness.
ERRADO
Mundo Fitness é recente. Surgiu mais com a ascensão das redes sociais.
A Reforma Couto Ferraz, compreendida como a gênese da educação física escolar no Brasil, foi parte da modernização pedagógica no Brasil colônia imposta pela reforma pombalina.
ERRADO
Reforma Pombalina - 1759 - Brasil Colônia - Pedagogia Tradicional
Reforma Couto Ferraz - 1854 - Brasil Império!!!!!!!!
A valorização do desenvolvimento físico e moral a partir dos métodos ginásticos é característico de um período identificado como higienista.
CERTO
A valorização do desenvolvimento físico e moral a partir dos métodos ginásticos é característica de um período identificado como higienista. 1920- Período Higienista
O período identificado como militarista justifica a necessidade da educação física na escola como forma de preparar corpos fortes, saudáveis e disciplinados.
CERTO
Métodos militares: para preparar (treinar, moldar) corpos fortes, saudáveis e disciplinados.
A década de 80 do século XX marcou o início de um processo de renovação teórica da educação física brasileira, repercutida na área a partir do momento histórico da redemocratização do país.
CERTO
Surge a partir de 1980, as abordagens criticas
A educação física, enquanto linguagem, pressupõe aulas em que a cultura corporal é desenvolvida em meio a interações sociais entre os estudantes.
CERTO
A abordagem crítico‐superadora, produzida à luz da pedagogia histórico‐crítica, defende a necessidade de aulas de educação física que enfatizem o desenvolvimento da aptidão física dos alunos.
ERRADO
A Abordagem Crítico Superadora na Educação Física é uma concepção de Educação Física escolar que se opõe ao antigo modelo mecanicista baseado no desempenho físico, na seleção de talentos esportivos, no militarismo e no higienismo.
A configuração curricular escolar da educação física toma como pressupostos os sentidos e significados da cultura corporal historicamente elaborados e culturalmente desenvolvidos pela humanidade.
CERTO
CULTURA DESENVOLVIDA PELA SOCIEDADE
A afirmação de que a educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é um componente curricular obrigatório é um legado da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
CERTO
A Educação Física é um componente curricular obrigatório do currículo da EJA.
CERTO
A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno maior de vinte anos de idade.
ERRADO
A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:
I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;
II – maior de trinta anos de idade;
III – que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física;
IV – amparado pelo Decreto-Lei no 1.044, de 21 de outubro de 1969;
V – (VETADO)
VI – que tenha prole.
A educação física sempre esteve a serviço das classes capitalistas dominantes
ERRADO
sempre não, ela quer ser crítica
O esporte de rendimento tem sido usado para repetir os valores da ordem social vigente, contribuindo para adaptação de seus praticantes a sociedade
CERTO
problematizar o esporte de rendimento e não trazer ele para dentro da escola
A concepção crítico social educação física escolar tem como objetivo levar o aluno a uma postura de discípulo e a um encantamento com o modelo, pois, assim, haverá uma aproximação da sua aprendizagem com o mundo social real
ERRADO
a mídia explora padrões e que as pessoas tem que ser dicipulas daquilo fazer conforme aquele modelo. Essa não é a ideia, educação crítica é: refletir sobre aquilo, acolher a diversidade, ser inclusivo e não apenas reprodutora de processos.
As aulas não devem ser executadas da mesma forma para todas as turmas, pois os estudantes que as compõem possuem particularidades que devem ser respeitadas.
CERTO
Os professores possuem autonomia para realizar suas práticas pedagógicas, exercendo sua autoridade docente.
CERTO
A expressão “esporte da escola”, em oposição à expressão “esporte na escola”, reivindica a necessidade de participação coletiva, entre professores e estudantes, para aspectos que se atentem aos pressupostos do projeto pedagógico da escola, comprometido com a participação de todos.
CERTO
ESPORTE DA ESCOLA =COLETIVO
ESPORTE NA ESCOLA = COMPETIÇÃO
Para desenvolver a autonomia dos alunos, o professor deverá estabelecer um ambiente pedagógico no qual os alunos possam escolher livremente o que querem fazer e como o querem fazer.
ERRADO
professor é mediador, os alunos não tem esse direito
As aulas de educação física devem possibilitar aos alunos a vivência de espaços formativos que valorizem o agir solidário, a adoção de atitudes cooperativas e o repúdio à violência e às injustiças.
CERTO
As aulas de educação física devem criar para os alunos a oportunidade de adoção de uma postura crítica frente a sua realidade, bem como a busca, por meio do diálogo, da resolução de conflitos, valorizando as atitudes coletivas e democráticas.
CERTO
Quando necessário, as aulas de educação física devem suprimir o conteúdo de esporte devido ao fato de este se apresentar como um fenômeno social que carrega, em si, valores individualistas e de sobrepujança.
ERRADO
não se deve suprimir o conteúdo de esporte
Na prática de esportes coletivos, o professor realiza a mediação pedagógica, na qual se oportuniza o desenvolvimento de aspectos educativos, atrelado à cooperação e ao trabalho em equipe.
CERTO
Ao tratar pedagogicamente do esporte como conteúdo de aulas de educação física, o professor procura valorizar práticas que enalteçam ações inclusivas e cooperativas.
CERTO