Exercícios ED. Física Flashcards
A década de 80 do século XX marcou o início de um processo de renovação teórica da educação física brasileira, repercutida na área a partir do momento histórico da redemocratização do país.
CERTO
Surge a partir de 1980, as abordagens criticas
Os métodos ginásticos europeus caracterizam o período no qual a educação física ascendeu à sua condição de promotora de saúde por meio da expansão das academias de ginástica e do mundo fitness.
ERRADO
Mundo Fitness é recente. Surgiu mais com a ascensão das redes sociais.
A Reforma Couto Ferraz, compreendida como a gênese da educação física escolar no Brasil, foi parte da modernização pedagógica no Brasil colônia imposta pela reforma pombalina.
ERRADO
Reforma Pombalina - 1759 - Brasil Colônia - Pedagogia Tradicional
Reforma Couto Ferraz - 1854 - Brasil Império!!!!!!!!
A valorização do desenvolvimento físico e moral a partir dos métodos ginásticos é característico de um período identificado como higienista.
CERTO
A valorização do desenvolvimento físico e moral a partir dos métodos ginásticos é característica de um período identificado como higienista. 1920- Período Higienista
O período identificado como militarista justifica a necessidade da educação física na escola como forma de preparar corpos fortes, saudáveis e disciplinados.
CERTO
Métodos militares: para preparar (treinar, moldar) corpos fortes, saudáveis e disciplinados.
A década de 80 do século XX marcou o início de um processo de renovação teórica da educação física brasileira, repercutida na área a partir do momento histórico da redemocratização do país.
CERTO
Surge a partir de 1980, as abordagens criticas
A educação física, enquanto linguagem, pressupõe aulas em que a cultura corporal é desenvolvida em meio a interações sociais entre os estudantes.
CERTO
A abordagem crítico‐superadora, produzida à luz da pedagogia histórico‐crítica, defende a necessidade de aulas de educação física que enfatizem o desenvolvimento da aptidão física dos alunos.
ERRADO
A Abordagem Crítico Superadora na Educação Física é uma concepção de Educação Física escolar que se opõe ao antigo modelo mecanicista baseado no desempenho físico, na seleção de talentos esportivos, no militarismo e no higienismo.
A configuração curricular escolar da educação física toma como pressupostos os sentidos e significados da cultura corporal historicamente elaborados e culturalmente desenvolvidos pela humanidade.
CERTO
CULTURA DESENVOLVIDA PELA SOCIEDADE
A afirmação de que a educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é um componente curricular obrigatório é um legado da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
CERTO
A Educação Física é um componente curricular obrigatório do currículo da EJA.
CERTO
A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno maior de vinte anos de idade.
ERRADO
A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:
I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;
II – maior de trinta anos de idade;
III – que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física;
IV – amparado pelo Decreto-Lei no 1.044, de 21 de outubro de 1969;
V – (VETADO)
VI – que tenha prole.
A educação física sempre esteve a serviço das classes capitalistas dominantes
ERRADO
sempre não, ela quer ser crítica
O esporte de rendimento tem sido usado para repetir os valores da ordem social vigente, contribuindo para adaptação de seus praticantes a sociedade
CERTO
problematizar o esporte de rendimento e não trazer ele para dentro da escola
A concepção crítico social educação física escolar tem como objetivo levar o aluno a uma postura de discípulo e a um encantamento com o modelo, pois, assim, haverá uma aproximação da sua aprendizagem com o mundo social real
ERRADO
a mídia explora padrões e que as pessoas tem que ser dicipulas daquilo fazer conforme aquele modelo. Essa não é a ideia, educação crítica é: refletir sobre aquilo, acolher a diversidade, ser inclusivo e não apenas reprodutora de processos.
As aulas não devem ser executadas da mesma forma para todas as turmas, pois os estudantes que as compõem possuem particularidades que devem ser respeitadas.
CERTO
Os professores possuem autonomia para realizar suas práticas pedagógicas, exercendo sua autoridade docente.
CERTO
A expressão “esporte da escola”, em oposição à expressão “esporte na escola”, reivindica a necessidade de participação coletiva, entre professores e estudantes, para aspectos que se atentem aos pressupostos do projeto pedagógico da escola, comprometido com a participação de todos.
CERTO
ESPORTE DA ESCOLA =COLETIVO
ESPORTE NA ESCOLA = COMPETIÇÃO
Para desenvolver a autonomia dos alunos, o professor deverá estabelecer um ambiente pedagógico no qual os alunos possam escolher livremente o que querem fazer e como o querem fazer.
ERRADO
professor é mediador, os alunos não tem esse direito
As aulas de educação física devem possibilitar aos alunos a vivência de espaços formativos que valorizem o agir solidário, a adoção de atitudes cooperativas e o repúdio à violência e às injustiças.
CERTO
As aulas de educação física devem criar para os alunos a oportunidade de adoção de uma postura crítica frente a sua realidade, bem como a busca, por meio do diálogo, da resolução de conflitos, valorizando as atitudes coletivas e democráticas.
CERTO
Quando necessário, as aulas de educação física devem suprimir o conteúdo de esporte devido ao fato de este se apresentar como um fenômeno social que carrega, em si, valores individualistas e de sobrepujança.
ERRADO
não se deve suprimir o conteúdo de esporte
Na prática de esportes coletivos, o professor realiza a mediação pedagógica, na qual se oportuniza o desenvolvimento de aspectos educativos, atrelado à cooperação e ao trabalho em equipe.
CERTO
Ao tratar pedagogicamente do esporte como conteúdo de aulas de educação física, o professor procura valorizar práticas que enalteçam ações inclusivas e cooperativas.
CERTO
A avaliação do processo de ensino aprendizagem em educação física não se limita simplesmente a aplicar testes, levantar medidas, selecionar e classificar alunos.
CERTO
A diferença de aptidão física entre meninos e meninas, sobretudo em relação aos níveis de desenvolvimento, é um aspecto particular que deve ser levado em consideração na avaliação de aprendizagem nas aulas de educação física.
ERRADA
A diferença de aptidão física entre os alunos NÃO deve ser levada em consideração NA HORA DA AVALIAÇÃO.
A avaliação na perspectiva crítica permite ao professor identificar lideranças entre os alunos, na medida em que reconhece e legitima entre eles as melhores competências e habilidades motoras.
ERRADO
Está no horizonte do professor de educação física a mobilização de conceitos que reforcem no estudante uma compreensão dos aspectos em torno das práticas corporais que se articulam à promoção da saúde.
CERTO
Uma vez que os saberes relacionados à saúde do corpo já estão contemplados na disciplina de biologia, a educação física pode restringir suas intervenções à socialização entre os alunos.
ERRADO
Interdisciplinaridade! Nada de exclusivo
Ter uma vida ativa é uma escolha pessoal de cada indivíduo; basta o hábito de exercitar-se para obter saúde.
ERRADO
não basta só exercitar para obter saúde, existem outros fatores para se obter saúde
O desenvolvimento motor é uma parte tão importante da fase infantil das pessoas que, passado o período da infância, os indivíduos perdem a capacidade de aperfeiçoar suas habilidades motoras.
ERRADO
Passado o período da infância o individuo não perde a capacidade de aperfeiçoar suas habilidades motoras.
Habilidades motoras simples e fundamentais incluindo atividades esportivas, industriais, militares (tais como pilotar um avião), podem ser aprendidas ou aperfeiçoadas após período da infânica.
O crescimento físico não é um processo independente, pois pode ser influenciado por fatores como nutrição, exercício, doença e estilo de vida, os quais têm efeitos relevantes no processo de desenvolvimento.
CERTO
Um jogo em que seus participantes devem executar arremessos de uma bola e recebê-la envolve estímulos às habilidades motoras de manipulação.
CERTO
As fases da aprendizagem motora são a cognitiva, a associativa e a autônoma, sendo esta última caracterizada por máxima consistência e nenhum erro grosseiro.
ERRADO
TODAS CONTÉM ERROS:
1º Estágio – Inicial/Cognitivo:
tem erro, ela não enxerga e não corrige
2º Estágio – Intermediário/Associativo:
tem erro, ela enxerga e não corrige
3º Estágio – Final/Autônomo:
tem erro, ela enxerga e corrige onde errou
O método global é adequado para exercícios que envolvam habilidades de alta complexidade.
ERRADO
O método Parcial (Tradicional, Analítico-Sintético) é um método onde a habilidade motora é ensinada por partes que envolvam habilidades de alta complexidade.
A adoção do método parcial contribui para a redução da dificuldade do aluno em executar habilidades complexas.
CERTO
A educação física, enquanto linguagem, pressupõe aulas em que a cultura corporal é desenvolvida em meio a interações sociais entre os estudantes.
CERTO
A educação física é o componente curricular concentrado na linguagem corporal e, portanto, possui abordagens pedagógicas que evitam outras linguagens, a fim de não se sobrepor a outros componentes curriculares.
ERRADO
Não evita outras linguagens , é um conjunto de linguagens e aspectos corporais, que podem ser transmitidas de várias maneiras para outras pessoas.
A educação física é um componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social.
CERTO
A construção coletiva de regras oportuniza uma participação efetiva e protagonista dos estudantes quando se tematiza o jogo nas aulas de educação física.
CERTO
Em uma perspectiva crítica, a educação física condena a temática das lutas, observando o necessário posicionamento educativo quanto ao combate à violência e à promoção da cultura da paz.
ERRADO
Uma aula de luta bem elaborada pode contribuir tanto no desenvolvimento motor dos alunos, assim como no quesito psicológico e social, formando um ser de maneira integral.
A dança é um conteúdo interdisciplinar, portanto deve ser trabalhado no currículo da educação artística, haja vista que o foco da educação física é desenvolver a aptidão física dos estudantes.
ERRADO
A dança deve ser trabalhada sim nas aulas de Educação Física, pois trata-se de um elemento da cultura corporal de movimento.
A ausência de aparelhos específicos para ginástica nas escolas condiciona o trabalho do professor de educação física, obrigando‐o a privilegiar o uso de aulas teóricas em sala a fim de contemplar tal conteúdo.
ERRADO
Espera-se que o aluno possa refletir, criticamente, sobre a realização das práticas corporais e sobre os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.
CERTO
Espera-se que o aluno seja capaz de analisar as transformações na organização e na prática dos esportes nas suas diferentes manifestações – seja profissional, seja comunitária/lazer
CERTO
Espera-se que o aluno reconheça o acesso às práticas corporais como dever do cidadão e procure introduzir-se em espaços de formação que atendam as expectativas do esporte de rendimento e, por consequência, ao desenvolvimento econômico do país.
ERRADO
Devido à universalização de regras, o jogo permite que o professor controle os conflitos entre os alunos, aspecto importante no desenvolvimento de uma cultura da paz.
ERRADO
NÃO EXITE REGRAS NO JOGO
Como conteúdo de ensino, as lutas devem enfatizar apenas as ações de ataque para que o oponente seja subjugado com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão e imobilização.
ERRADO
As aulas de Educação Física no conteúdo de lutas, tem que abordas os aspectos de ataque e defesa.
A Unidade Temática de danças trata das atividades rítmicas e expressivas, brincadeiras cantadas e ginásticas rítmicas.
ERRADO
Esporte técnico combinatório
As práticas corporais de aventura podem oferecer aos jovens sensações que estimulam as emoções dos adolescentes e os incentivam com desafios e superação de seus limites, desde que sejam realizadas na natureza e fora do espaço físico da escola.
ERRADO
O skate pode ser feito na escola
A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Na Base Nacional Comum Curricular a unidade temática Esportes utiliza um modelo de classificação baseado na lógica interna, tendo como referência os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação.
CERTO
A educação física escolar teve um papel fundamental no processo de higienização, adestramento e disciplina dos indivíduos para o fortalecimento da sociedade emergente, pós-revoluções dos séculos XVIII e XIX.
CERTO
higienização = saúde
adestramento e disciplina= militarista
séc XVIII e XIX.
A construção de um novo tipo de homem para uma nova sociabilidade deveria privilegiar a sua saúde e a sua integridade física, por isso a educação física deveria se dedicar a cuidar dos aspectos físicos, ao passo que as outras disciplinas se encarregariam do cuidado de aspectos mentais, intelectuais e culturais.
ERRADO
SE APROXIMOU DE OUTRAS DISCIPLINAS tendando romper com a dicotomia (Uma dicotomia é uma partição de um todo em duas partes.) (separação)
A educação física foi inserida em vários ambientes de formação humana, como, por exemplo, campos, fábricas, famílias e escolas, para contribuir com o ideal de corpo saudável.
CERTO
As revoluções políticas e econômicas dos séculos XVIII e XIX não influenciaram nas concepções de corpo e de cuidado.
ERRADO
influenciaram sim
O processo de avaliação na educação física escolar deve incluir o estudante para que ele consiga perceber suas facilidades e dificuldades bem como identificar, principalmente, seus avanços para continuar se desenvolvendo.
CERTO
avaliação formativa (INCLUSIVA)
Atualmente, há o incentivo para que o processo de avaliação na educação física escolar foque nas medições de desempenho físico e esportivo dos alunos, incluindo comparações antropométricas de cada estudante, a fim de ajudar a combater a obesidade infantil.
ERRADO
não é objetivo da avaliação
A avaliação pode ser compreendida como um processo de aprimoramento do planejamento do professor e pode ser realizada ao longo de todo o ano letivo, e não apenas nos finais dos bimestres.
CERTO
avaliação deve ser contínua e processual
Avaliar a motivação e a participação do aluno nas aulas de educação física, em substituição às medições de desempenho de habilidades físicas, são considerados avanços nessa área, uma vez que esses aspectos captam todas as dimensões do conhecimento: conceitual, procedimental e atitudinal.
ERRADO
participação é só uma das fases.
A atitudinal é essencial
Um dos objetivos da educação física é levar à compreensão da expressão corporal como linguagem.
CERTO
Corpo fala, se expressa
Os conteúdos trabalhados pela educação física na escola estão relacionados à cultura corporal, por exemplo, jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas.
CERTO
práticas corporais
Devido aos diferentes níveis de desenvolvimento dos alunos nos ciclos/séries, os conteúdos a serem trabalhados não podem se repetir para que eles possam ter acesso a todos os elementos da cultura corporal durante o processo de escolarização na educação básica.
ERRADO
pode sim, para haver fização, complementação
Em uma perspectiva não tecnicista, no processo de ensino-aprendizagem da educação física escolar, é necessário retirar ou recusar o ensino da técnica como conteúdo específico das aulas.
ERRADO
Foco no processo de aprendizagem, mas deve conter sim a técnica
O ensino do futebol, como conteúdo do componente curricular educação física, deve estar atrelado diretamente à prática de jogar futebol, já que esse esporte é o mais popular no Brasil.
ERRADO
não precisa estar atrelado a prática , pode se ensinar de outras formas.
A ginástica geral, que representa uma manifestação das ginásticas de demonstração, é um excelente conteúdo a ser inserido na educação física escolar, já que é uma modificação da própria ginástica, sem a rigidez do sistema esportivo.
CERTO
Ao tematizar o atletismo na escola, o professor fica condicionado ao ensino da modalidade corrida, por falta de recursos para o ensino de outras práticas, a exemplo de dardo, disco, martelo, peso, bastão e obstáculos.
ERRADO
Atrelada à concepção governista do regime militar brasileiro, a visão tecnicista da educação física escolar destaca a característica utilitarista do corpo no aprimoramento da aptidão física do estudante.
CERTO
período do regime militar- tecniscista,competitivista,esportivista.
A incorporação do esporte à educação física escolar ocorreu em 1851, com a Reforma Couto Ferraz, que valorizou as técnicas e táticas desportivas vigentes, embora isso não fosse o único tema utilizado nas aulas de educação física.
ERRADO
Reforma Couto Ferraz - método ginástico europeu.
nada de esporte
nada de tática
nada de técnica
O modelo esportivista, também conhecido como competitivista, mecanicista, tradicional e tecnicista, prima pelo rendimento, é reconhecido na sociedade e ainda está presente em escolas, apesar das críticas a ele.
CERTO
A educação física esportivista, uma tendência competitivista, tinha a função social de permitir que o estudante soubesse que, em sua estrutura, o sentido da competição, individual ou coletiva, consistia em vivenciá-la de forma democrática, por meio de valores éticos e morais inclusivos, sem preconceitos.
ERRADO
não tinha carater ético
era ganhar por ganhar
Tinha muito preconceito
Em uma aula de educação física, os estudantes foram separados em duas equipes conforme a quantidade de números (par ou ímpar) das letras de seus nomes, para jogar uma espécie de voleibol. O objetivo do jogo era estabelecer recordes de passagens da bola de um lado para o outro da rede, sem interrupção do jogo, o que aconteceria toda vez que alguém tocasse duas vezes seguidas na bola ou a segurasse. Além disso, para validar a pontuação, em conjunto, deveriam ocorrer, no mínimo, três formas motoras diferentes em cada jogada, sendo obrigatório haver, pelo menos, uma manchete. Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.
20 O objetivo dessa aula está voltado para a performance motora, em uma abordagem competitivista da educação física escolar.
ERRADO
só para dar diversidade
jogo cooperativo
não é performace
Em uma aula de educação física, os estudantes foram separados em duas equipes conforme a quantidade de números (par ou ímpar) das letras de seus nomes, para jogar uma espécie de voleibol. O objetivo do jogo era estabelecer recordes de passagens da bola de um lado para o outro da rede, sem interrupção do jogo, o que aconteceria toda vez que alguém tocasse duas vezes seguidas na bola ou a segurasse. Além disso, para validar a pontuação, em conjunto, deveriam ocorrer, no mínimo, três formas motoras diferentes em cada jogada, sendo obrigatório haver, pelo menos, uma manchete. Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes:
A divisão das equipes pelo número de letras do nome dos participantes pode acarretar um desbalanceamento no número de componentes das equipes e, consequentemente, vantagem na pontuação de uma equipe em detrimento da outra.
ERRADO
-Objetivo do jogo é o recorde
-É uma contra a outra
-Não tem vantagem na pontuação
Em uma aula de educação física, os estudantes foram separados em duas equipes conforme a quantidade de números (par ou ímpar) das letras de seus nomes, para jogar uma espécie de voleibol. O objetivo do jogo era estabelecer recordes de passagens da bola de um lado para o outro da rede, sem interrupção do jogo, o que aconteceria toda vez que alguém tocasse duas vezes seguidas na bola ou a segurasse. Além disso, para validar a pontuação, em conjunto, deveriam ocorrer, no mínimo, três formas motoras diferentes em cada jogada, sendo obrigatório haver, pelo menos, uma manchete. Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes:
O jogo em questão é cooperativo, porque nele os participantes visam a um objetivo comum e à superação do desafio para estabelecer o recorde de passagem de bola da turma.
CERTO
Em uma aula de educação física, os estudantes foram separados em duas equipes conforme a quantidade de números (par ou ímpar) das letras de seus nomes, para jogar uma espécie de voleibol. O objetivo do jogo era estabelecer recordes de passagens da bola de um lado para o outro da rede, sem interrupção do jogo, o que aconteceria toda vez que alguém tocasse duas vezes seguidas na bola ou a segurasse. Além disso, para validar a pontuação, em conjunto, deveriam ocorrer, no mínimo, três formas motoras diferentes em cada jogada, sendo obrigatório haver, pelo menos, uma manchete. Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes:
Na aula retratada na situação hipotética em apreço, o professor enaltece a questão dicotomizadora para priorizar o aspecto motor em função dos movimentos a serem realizados.
ERRADA
-objetivo cooperativo que envolve execução
-não segrega apenas para o aspecto moto
Em uma aula de educação física, os estudantes foram separados em duas equipes conforme a quantidade de números (par ou ímpar) das letras de seus nomes, para jogar uma espécie de voleibol. O objetivo do jogo era estabelecer recordes de passagens da bola de um lado para o outro da rede, sem interrupção do jogo, o que aconteceria toda vez que alguém tocasse duas vezes seguidas na bola ou a segurasse. Além disso, para validar a pontuação, em conjunto, deveriam ocorrer, no mínimo, três formas motoras diferentes em cada jogada, sendo obrigatório haver, pelo menos, uma manchete. Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes:
A situação hipotética apresentada pode ser corretamente associada à abordagem crítico-emancipatória, pois a estratégia adotada busca uma superação de condicionantes alienadores e opressores inerentes ao voleibol sistematizado.
CERTO
ESPORTE DA ESCOLA= cooperativo contra competição
ESPORTE NA ESCOLA= Competitivo, alienado
As vivências de práticas corporais lúdicas nas aulas de educação física passam por momentos de sentimentos internos e únicos de cada estudante, sendo uma expressão intrínseca, que não se materializa no outro, no objeto ou no ambiente.
CERTO
A educação física escolar voltada para o desenvolvimento motor, no estágio de performance, deve propor atividades que levem os estudantes a superar o medo do ridículo e a priorizar o prazer e a alegria em detrimento do ato de vencer, de maneira a permitir a participação de todos, com criatividade para resolver o desafio juntos.
ERRADO
Para performace= prioriza a performace e não o prazer a alegria.´(Prioriza só a participação dos que são bons) (exclusivo)
Participativo sim
O envolvimento dos estudantes nas atividades práticas proporciona a vivência lúdica ao implicar a sua vontade de decidir e experimentar formas de movimentos.
CERTO
Na BNCC, a fruição é uma das dimensões do conhecimento da educação física que implica a apreciação estética gerada pelas vivências corporais.
CERTO
Fruir é curtir , apreciar estética gerada pelas vivência corporais.
O componente curricular de educação física está inserido na BNCC na área de Linguagens.
CERTO
O novo ensino médio ratificou a presença obrigatória do componente curricular da educação física nos currículos das escolas nessa etapa da educação básica.
ERRADO
Reforma fala sobre conteúdos
A BNCC prevê que as decisões pedagógicas da escola devem ser orientadas para o desenvolvimento de competências, por meio da indicação clara daquilo que os alunos devem saber e também do que devem saber fazer.
CERTO
saber e saber fazer
A LDBEN estabelece que a educação física é facultativa aos estudantes que tenham prole.
CERTO
só a prática é facultativa
porém ta certo a questão
O termo cultura tornou-se parte da formação em educação física, sobretudo, a partir momento em que se estabeleceu relações entre a educação física e as áreas de conhecimento das ciências humanas e sociais.
CERTO
As práticas corporais correspondem a exercícios físicos realizados pelos sujeitos para ampliar a saúde física.
ERRADO
Diferentes práticas da cultura corporal
Práticas corporais estão previstas nos documentos norteadores das políticas públicas educacionais por sua relação orgânica com as ciências biológicas.
ERRADO
Envolve cultura, não só biológica
As práticas corporais podem ser compreendidas como um tipo de reflexão cognitiva que ajuda a superar o paradigma da aptidão física e do movimento corporal.
ERRADA
evolve movimento
queremos movimento-se mantém
Os objetivos das práticas corporais incluem a educação estética ou a educação para a sensibilidade; a promoção da saúde; e o desenvolvimento do lazer, da sociabilidade e dos cuidados com o corpo.
CERTO
As aulas de educação física devem contemplar dinâmicas alternativas às práticas esportivas direcionadas a meninas e mulheres.
ERRADO
sem separação de generos
O ato motor é a referência principal das atividades esportivas de natureza cooperativa, uma vez que eleva os sentidos e os significados de coletividade em jogos esportivos.
ERRADO
ato motor não é o principal
O rendimento físico é um parâmetro avaliativo que sinaliza ao professor a necessidade de estimular a competição, que é o principal elemento de motivação de estudantes nas aulas.
ERRADO
-não precisa competir para ser motivador
-deve ser intrinseco
O professor de educação física deve dispor de um programa de ensino em esporte cuja participação dos alunos esteja voltada para o aprendizado da organização dos seus próprios jogos.
CERTO
Dada a importância da cooperação, devem ser suprimidas, nas aulas de educação física, práticas esportivas que estimulem a competição em prol do estímulo ao desenvolvimento de atitudes e valores altruístas.
ERRADO
não deve ser suprimida
não dever ser o foco
A educação física aborda diferentes ações humanas que, orientadas para a realidade concreta, são necessárias para a aquisição do conhecimento científico e indispensáveis ao desenvolvimento do pensamento sobre a cultura corporal.
CERTO
Ed. Física é fundamental
A cultura corporal relaciona-se a conhecimentos produzidos e acumulados historicamente pelo ser humano acerca das atividades corporais, por exemplo, danças, ginásticas, jogos e lutas.
CERTO
Cultura corporal
produzindo e acumulando
Os temas da cultura corporal, abordados na escola por meio da disciplina educação física, expressam sentidos e significados articulados dialeticamente entre homem e sociedade.
CERTO
O conceito de cultura corporal surge no país em um contexto de abertura política e específico de crítica ao paradigma da aptidão física na educação física brasileira.
CERTO
-abertura política fim do regime militar
- movimento renovador
Aulas de educação física de perspectiva crítica sugerem o abandono do ensino de técnicas esportivas e o desenvolvimento da aptidão física em prol da difusão da cultura corporal.
ERRADO
Vai ter Técnica sim só não é o foco
A saúde dos alunos estará garantida caso as aulas de educação física sejam organizadas pela prática de exercícios físicos e de acordo com os princípios do treinamento esportivo.
ERRADO
nada garante nada
Compete ao ensino da educação física a democratização do acervo das práticas corporais, garantida na forma de uma progressão curricular que permita aos alunos uma apropriação crítica das diferentes manifestações da cultura corporal.
CERTO
Como campo de conhecimento pedagógico ligado à cultura corporal, a educação física pode contribuir, de maneira privilegiada, para a formação integral dos estudantes, integrando as dimensões afetiva, cognitiva, social e motora no trabalho com o corpo e com o movimento.
CERTO
O movimento renovador da educação física foi responsável pela incorporação dos métodos ginásticos europeus nas escolas brasileiras.
ERRADO
movimento renovador está pós regime militar 1980 (final do seculo 20) decada de 90 inicio do seculo 21
Responsável pela incorporação dos metodos ginásticos europeus estão no final do seculo 19 inicio de 20
A esportivização das aulas de educação física escolar contribuiu para que o Brasil ascendesse ao patamar de potência olímpica no cenário internacional.
ERRADO
não é potência
não era potência
Os métodos ginásticos europeus e a esportivização da educação física são expressões científicas da cultura corporal.
ERRADO
Adestramento físico
Livramento de doenças
A teoria histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica são fundamentos epistemológicos da psicologia e da educação que dão sustentação teórica à educação física crítico-superadora.
CERTO
vigostky
saviani
O atletismo pode ser explorado na forma de jogo quando um professor – com o objetivo de tematizar o lançamento – dinamiza com os alunos uma competição na qual grupos somam as distâncias de lançamento de um objeto.
CERTO
Os gestos técnicos são pressupostos do ensino da dança e condicionam o êxito da aprendizagem dos alunos em torno de suas expressões rítmicas espontâneas.
ERRADO
não deve ser condicionado ao êxito
(só vai dançar bem se for tecnicamente boa?? não né)
A capoeira e o judô possuem uma dimensão histórica e cultural que pode ser explorada, em aulas de educação física, por meio de práticas pedagógicas que expressem a pesquisa como princípio educativo.
CERTO
O ensino da ginástica nas aulas de educação física pode resultar em práticas individuais e coletivas de exibições para a escola e a comunidade.
CERTO
O respeito às regras de uma determinada prática esportiva confere ao aluno uma característica de conduta acrítica e subserviente.
ERRADO
respeitar regra não leva acriticidade
Praticar esportes nas aulas de educação física, por meio de diversas modalidades, conduz o aluno à obtenção de saúde.
CERTO
Conduz=contribuir
É importante que a seleção de jogos para as aulas considere a memória lúdica da comunidade dos alunos, mas também explore jogos de diversas regiões brasileiras e do mundo.
CERTO
O brinquedo interfere na aprendizagem lúdica, pois retira do aluno as possibilidades criativas e imaginativas que devem ser exploradas nas aulas de educação física.
ERRADO
não retira
Quando a criança joga, ela opera com o significado de suas ações, o que a faz desenvolver sua vontade e, ao mesmo tempo, se tornar consciente de suas escolhas e decisões.
CERTO
Evita-se o jogo como conteúdo do ensino médio na medida em que a complexidade formal do currículo solicita uma progressão, complexidade esta ausente na cultura dos jogos.
ERRADO
Pode sim
O jogo permite que a criança se desenvolva livremente, fator que torna o trabalho docente menos intenso, permitindo ao professor maior tempo de planejamento pedagógico de suas aulas.
ERRADO
A depender de suas caraterísticas, os jogos podem ser trabalhados em vários locais e com diversos materiais, podendo, inclusive, ser produzidos pelos próprios alunos, como parte do processo de ensino-aprendizagem.
CERTO
A diferenciação dos alunos a partir do talento esportivo deve ser considerada pelo professor quando do processo de avaliação da aprendizagem, evitando injustiças e comparações descabidas entre alunos.
ERRADO
Talento não deve ser levado em consideração
O diálogo e a discussão entre professor e aluno sobre os processos de ensino-aprendizagem traduzem-se em possibilidades de aprimoramento das avaliações, em consonância com os objetivos pedagógicos da educação física.
CERTO
-Formativa
-dialógica
Aluno participando ativamente
Os protocolos de avaliações biométricas, os testes motores e a verificação de níveis de condicionamento físico são partes inerentes aos processos de avaliação da aprendizagem na educação física escolar.
ERRADO
Não é o foco
A frequência às aulas é elemento estruturante da aprendizagem e isso explica o peso maior que é dado a ela, em comparação com outros aspectos da avaliação em educação física.
ERRADO
Frequencia não tem peso maior
A avaliação de habilidades motoras é uma inferência que, ao se traduzir em notas e menções, permite ao professor identificar os alunos com melhores propensões às práticas corporais, a fim de conduzi-los aos programas de treinamento esportivo.
ERRADO
A avaliação que te o foco no desempenho está incorreto
Quando tematizam esporte, as aulas de educação física na escola devem ter como principal objetivo o desenvolvimento de técnicas e táticas esportivas com vistas à detecção de talentos.
ERRADO
A expressão “esporte da escola”, em oposição à expressão “esporte na escola”, reivindica a necessidade de participação coletiva, entre professores e estudantes, para aspectos que se atentem aos pressupostos do projeto pedagógico da escola, comprometido com a participação de todos.
CERTO
Quando necessário, as aulas de educação física devem suprimir o conteúdo de esporte devido ao fato de este se apresentar como um fenômeno social que carrega, em si, valores individualistas e de sobrepujança.
ERRADO
não tem que suprimir
Os êxitos esportivos em competições escolares são indicadores de boas aulas de educação física.
ERRADO
A prática esportiva no contexto da escola possui potencial educativo para se constituir como um elemento importante no desenvolvimento de hábitos saudáveis junto aos estudantes.
CERTO
Os resultados educacionais produzidos devido à prática esportiva na escola devem ter como horizonte a compreensão e a reinvindicação do esporte enquanto direito social.
CERTO
O adestramento físico tornou‐se uma temática clássica em educação física escolar, fato que justifica sua presença no currículo.
ERRADO
não existe adestramento
A educação física, enquanto linguagem, pressupõe aulas em que a cultura corporal é desenvolvida em meio a interações sociais entre os estudantes.
CERTO