Exame físico do sistema respiratório Flashcards
Fatores desencadeantes de asma em idosos
Fatores que contribuem para o subtratamento de asma em idosos
Principais comorbidades relacionadas com a Asma.
A respiração é um ato automático?
•O tórax forma a caixa óssea, ou caixa torácica, e acomoda e protege diferentes estruturas: o coração, os pulmões e espaços pleurais, o mediastino e parte do esôfago.
A respiração é basicamente um ato automático, controlado por centros respiratórios localizados no tronco encefálico que produzem o impulso neuronal para a ação dos músculos respiratórios
A medida que o tórax se expande, a pressão intratorácica diminui ou aumenta?
- A medida que o tórax se expande, a pressão intratorácica diminui, o que facilita a entrada do ar da árvore traqueobrônquica para os sacos aéreos distais.
- Na expiração, a parede torácica e os pulmões retraem-se, e o diafragma relaxa e eleva-se, passivamente.
A doença pulmonar é, frequentemente, identificada pela:
- Qualquer _disfunção na oxigenação dos tecidos ou na eliminação do dióxido de carbono (CO2) p_ode ter sua origem na falha do sistema respiratório e merece uma investigação clinica acurada.
- A doença pulmonar é, frequentemente, identificada pela presença de tosse, dispneia, produção de escarro, dor torácica, chiado, roncos, estridores e cianose, e a caracterização minuciosa desses sinais e sintomas principais e aqueles que os acompanham, descrevendo as condições e o tempo de inicio, periodicidade de ocorrência, exposições ocupacionais e ambientais, hereditariedade etc, é importante para orientar o raciocínio inicial do diagnóstico sindrômico.
- Assim, possibilitar um exame físico focado, ut_ilizando os métodos propedêuticos adequados e orientando a solicitação apenas dos exames complementares necessários,_ uma vez que, comprovadamente, exames laboratoriais e de imagem contribuem em menos de 30% para o diagnóstico.
Epidemiologia / aumento de quais doenças ao longo dos anos?
Entre as causas de maior morbimortalidade no adulto, as doenças respiratórias destacam-se pelo aumento em sua incidência, especialmente no sexo feminino, uma vez que o hábito de fumar intensificou-se, sobremaneira, nas últimas décadas.
Aumento das taxas de câncer de pulmão e, especialmente, da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), ao longo dos anos.
Semiologia do exame físico dos pulmões
- inspeções estática e dinâmica
- Palpação *
- Percussão *
- Ausculta pulmonar
•
•* Dores musculares & suspeita de derrame pleural.
O que é tosse crônica?
Dados subjetivos/ Como é a escala de Dispneia???
- Tosse
- Febre
- Falta de ar
- Dor torácica
Como inicia-se o exame físico respiratório e onde ele é realizado?
- O exame do tórax é realizado em ambiente iluminado, com o uso de um oxímetro de pulso e estetoscópio com campânula, de preferência.
- Posicione a pessoa primeiramente sentada, e após deitada, em supino, com a região do tórax a ser examinada desnuda, para facilitar a sua observação, sempre comparando um lado com o outro e descrevendo as regiões diametralmente opostas.
OBS: teste os equipamentos antes de começar o exame
Como é a inspeção estática no exame físico respiratório?
- A inspeção do sistema respiratório pode ser estática e/ou dinâmica.
- Inicie pela avaliação estática, observando a expressão facial da pessoa, identificando sinais de sofrimento e angústia; cianose nasal; dilatação de aletas; retrações na região fúrcular e a postura adotada.
- Observe a forma da caixa torácica, verificando desvios em seu alinhamento e se os diâmetros anteroposterior e latero-lateral são semelhantes.
- Presença de abaulamentos e retrações.
O que deve ser avaliado na inspeção dinâmica?
Quais são os ritmos respiratórios identificados na inspeção dinâmica? (8)
Na palpação é possível investigar o quê?
- Na palpação é possível investigar as estruturas da parede torácica, expansibilidade e frêmito toracovocal (FTV) utilizando a ponta dos dedos sobre a pele do tórax, para avaliar as partes moles e o arcabouço ósseo, a presença de enfisema subcutâneo, contratura ou atrofia muscular, e calo ósseo.
- Avalie, também, a sensibilidade tátil, térmica e dolorosa em cada hemitórax.
- A palpação da expansibilidade torácica é realizada com manobras semiológicas específicas para a região dos ápices e para as bases pulmonares