Estrutura e Funções dos Núcleos da base Flashcards

1
Q

Quantos e quais são os núcleo da base?

A

Pode variar conforme o autor, o Machado considera 6 estruturas:
NÚCLEO CAUDADO
PUTÂMEN
GLOBO PÁLIDO(MEDIAL/LATERAL)
CLAUSTRUM
NÚCLEO ACCUMBENS
NÚCLEO BASAL DE MEYNERT

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que é um núcleo da base?

A

Conjunto de corpos de neurônios ou coleção de substância cinzenta localizados profundamente na substância branca telencefálica ou na base dos hemisférios cerebrais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais são os componentes do estriado dorsal/corpo estriado?

A

NÚCLEO CAUDADO(CABEÇA;CORPO;CAUDA)
PUTÂMEN
GLOBO PÁLIDO(MEDIAL/LATERAL)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais são os componentes do estriado ventral?

A

NÚCLEO ACCUMBENS
NÚCLEO BASAL DE MEYNERT

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Como é dividido o estriado dorsal?

A

NEOESTRIADO(Striatum) = N.CAUDADO + PUTÂMEN
PALEOESTRIADO(Pallidum) = GLOBO PÁLIDO M/L

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Explique por que a substância negra e núcleo subtalâmico não fazem parte dos núcleos da base.

A

A substância negra é uma estrutura do mesencéfalo(tronco encefálico) e o núcleo subtalâmico compõe o diencéfalo. Desta forma, apesar da sua proximidade e correlações funcionais, do ponto de vista embriológico e anatômico essas estruturas não fazem parte dos núcleos da base.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Explique por que as conexões do corpo estriado são chamados de circuitos?

A

O corpo estriado não tem conexões aferentes ou eferentes diretas com a medula. Suas funções são exercidas por circuitos das áreas corticais de funções diferentes que se projetam para áreas específicas do corpo estriado, que por sua vez liga-se ao tálamo, e através deste, às áreas corticais de origem. Constitui-se assim os circuitos em alça corticoestriado-talamocorticais

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quais são os circuitos corticoestriado-talamocorticais?

A

1- Circuito motor;
2- Circuito oculomotor;
3- Circuito pré-frontal dorsolateral;
4- Circuito pré-frontal orbitofrontal;
5- Circuito límbico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Descreva o trajeto da via direta do circuito motor(D1)

A

Córtex pré-motor > Putâmen > GPI > Tálamo(VA;VL) > Cortéx pré-motor

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Descreva o trajeto da via indireta do circuito motor(D2)

A

Córtex pré-motor > Putâmen > GPI > GPE > N. Subtalâmico > Tálamo(VA;VL) > Cortéx pré-motor

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Qual a diferença entre o trajeto das vias direta e indireta do circuito motor?

A

Na via indireta o circuito passa pelo GPE e subtalâmico para chegar ao GPI, por isso é chamado de indireta, pois chega de maneira indireta ao pálido medial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Qual a diferença funcional das vias direta e indireta do circuito motor?

A

Nas duas vias o GPI mantém uma inibição permanente dos dois núcleos talâmicos, resultando em inibição das áreas motoras do córtex.

Via direta: Putâmen inibe o GPI, que deixa de inibir o tálamo, resultando em ativação do córtex e facilitando o movimento.

Via indireta: A projeção excitatória dos núcleos subtalâmico sobre o GPI aumenta a inibição do tálamo, resultando em inibição dos córtex motor.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual a participação do sistema dopaminérgico sobre o circuito motor?

A

Ligado a esse circuito há um circuito subsidiário, no qual o putâmen mantém conexões recíprocas com a substância negra, as fibras nigroestriatais são dopaminérgicas e possuem função de modular o circuito motor.
A dopamina tem ações diferentes na duas vias pois o putâmen possui dois grupos de receptores dopaminérgicos, D1(excitador) e D2(inibidor).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Descreva a modulação dopaminérgica sobre a via direta.

A

A ação excitatória das fibras dopaminérgica nigroestriatrais sobre o putâmen na via direta inibem o GPI, ou seja, há ativação dos núcleos talâmicos, resultando em ativação do córtex motor e facilitação do movimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Descreva a modulação dopaminérgica sobre a via indireta.

A

A ação inibitória das fibras dopaminérgicas nigroestriatais sobre o putâmen na via indireta inibem o GPI, com efeito semelhante ao da via direta, ou seja, há ativação dos núcleos talâmicos, resultando em ativação do córtex motor e facilitação do movimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Descreva o trajeto dos circuito pré-frontais.

A

PARTE DORSOLATERAL DO C.PRÉ-FRONTAL > N.CAUDADO > GPI > N.DORSOMEDIAL DO TÁLAMO > C. PRÉ-FRONTAL

PARTE ORBITOFRONTAL DO C. PRÉ-FRONTAL > N.CAUDADO > GPI > N.DORSOMEDIAL DO TÁLAMO > C. PRÉ-FRONTAL

17
Q

Descreva o trajeto do circuito límbico.

A

Origina-se nas áreas neocorticais do sistema límbico

PARTE ANTERIOR DO GIRO DO CÍNGULO > N.ACCUMBENS > N. ANTERIOR DO TÁLAMO

18
Q

Qual a localização e função do claustrum?

A

Delgada calota de substância cinzenta situada entre o córtex da ínsula e o núcleo lentiforme. Separada do núcleo lentiforme pela cápsula externa, e separado do córtex da ínsula por outra fina lâmina de substância branca, a cápsula extrema. Possui conexão recíproca com quase todas as áreas corticais, mas sua função ainda é enigmática.

19
Q

Descreva o núcleo lentiforme e sua localização.

A

Tem forma de uma lente e tamanho aproximado de uma castanha-do-pará. Medialmente relaciona-se com a cápsula interna que o separa do n.caudado e do tálamo. Lateralmente se relaciona com o córtex da ínsula, do qual é separado por substância branca e pelo claustrum, não aparece na superfície ventricular.
Dividido em putâmen e globo pálido por uma fina camada de substância branca. O putâmen está lateralmente e é maior que o globo pálido.

20
Q

Descreva o núcleo caudado e sua localização.

A

Massa alongada e bastante volumosa, relacionada em toda sua extensão com os ventrículos laterais. Possui uma extremidade anterior dilatada, a cabeça do NC, que se eleva no assoalho do corno anterior do ventrículo. O corpo do NC está situado na parte central do ventrículo lateral. A cauda no NC, longa, delgada e fortemente arqueada, estende-se até a extremidade anterior do corno inferior do ventrículo lateral. Em alguns cortes axiais a cabeça do caudado se une com a parte anterior do putâmen, estes dois núcleos em conjuntos são chamados de estriado.

21
Q

Qual a localização e função do núcleo accumbens?

A

Massa de substância cinzenta situada na zona de união entre o putâmen e a cabeça do núcleo caudado, integrando um conjunto que alguns autores chamam de corpo estriado ventral. Constitui uma interface límbico-motora e tem um papel central nos circuitos de recompensa cerebral, cumpre funções emocionais, motivacionais e psicomotoras.

22
Q

Como a vias motoras diretas e indiretas interagem entre si?

A

Não se sabe exatamente como as vias diretas e indiretas interagem entre si, a ideia mais aceita é a de que sinais para um dado movimento sejam direcionados por ambas as vias para a mesma população de neurônios palidais, assim a via indireta poderia frear ou suavizar o movimento, enquanto que simultaneamente, a direta facilitaria o movimento. O comportamento motor normal depende então do equilíbrio entre a atividade das vias direta e indireta.

23
Q

Qual a fisiopatologia dos sintomas motores da Doença de Parkinson?

A

Degeneração idiopática da pars compacta da substância negra que leva a perda da aferência dopaminérgica para o estriado. Desse modo ocorre a DIMINUIÇÃO DA ATIVIDADE DA VIA DIRETA, onde a dopamina tem ação excitatória e AUMENTO DA ATIVIDADE DA VIA INDIRETA, onde a dopamina tem ação inibitória. Estas alterações causam um desequilíbrio da atividade do pálido medial e do núcleo subtalâmico, com manifestação hipocinéticas(ex: bradicinesia, freezzing), bem como hipercinéticas(ex: tremores de repouso).

24
Q

O que é a Coreia de Sydehan?

A

Caracterizado pela presença de movimentos involuntários rápidos que lembram uma dança(movimentos coreicos), hipotonia e distúrbios neuropsiquiátricos como labilidade afetiva. Os sintomas motores são decorrentes do comprometimento dos circuito motor, e os demais sintomas são do comprometimento dos circuitos pré-frontais. A CS ocorre principalmente em crianças, é uma doença autoimune, com anticorpos que lesam os núcleos da base.

24
Q

O que é o hemibalismo?

A

Caracterizado por movimento involuntários de grande amplitude e forte intensidade, dos membros do mesmo lado da lesão, que se assemelham a um indivíduo arremessando um objeto. Nos casos mais graves esses movimentos não desaparecem durante o sono, podendo levar o doente a exaustão.
A causa mais comum são lesões do núcleo subtalâmico, geralmente resultante de pequenos acidentes vasculares. Como outros distúrbios hipercinéticos, deve-se à diminuição da atividade excitatória das projeções do núcleo subtalâmico para o pálido medial, diminuindo o efeito inibidor deste sobre os núcleos talâmicos.